O que a coruja come? Veja formas de alimentação desta ave

O que a coruja come? Veja formas de alimentação desta ave

Você sabia que a alimentação das corujas é inteiramente carnívora? Leia o artigo para descobrir os alimentos favoritos dessa ave.


Você sabe o que a coruja come?

Coruja com uma minhoca na boca

As corujas são aves de rapina. Ou seja, possuem bicos e garras afiadas que facilitam a caça, afinal, corujas são consideradas caçadoras natas. Com essas informações já temos uma ideia no que se baseia uma dieta de uma coruja: sua alimentação é inteiramente carnívora.

Suas caças variam de insetos e larvas até mesmo mamíferos de pequeno porte, como lebres. Além disso, algumas corujas são ótimas pescadores e pegam peixes até maiores que elas.

Essa variação depende basicamente das regiões onde vivem, das espécies existentes de corujas e seus respectivos tamanhos. Existem corujas com poucos centímetros de altura e outras que podem medir acima de meio metro, e chegam a pesar mais de 2,5kg.

Veja a seguir uma lista de animais que fazem parte do cardápio dessas belíssimas predadoras. Você vai perceber que é um cardápio bem variado, sendo tudo uma questão de adaptação.

Coruja come mamíferos e roedores

Os alimentos consumidos pelas corujas são diversos, devido a capacidade de adaptação a fontes de alimentos que são abundantes na região onde ela se encontra. Dentre esses alimentos estão os mamíferos e, como preferência quase unânime entre as corujas, estão os roedores. Vejamos mais detalhes:

Ratos

Rato pequeno

No caso dos ratos, as corujas acabam sendo muito úteis para nós humanos, pois alguns ratos podem ser prejudiciais para plantações e lavouras. E por ser a refeição predileta das corujas, elas nos fazem um grande favor consumindo-os, sendo que cada coruja come em média mil ratinhos por ano.

Todas as espécies de corujas comem ratos, mesmo as espécies menores, como as corujas-buraqueiras, que se alimentam de pequenos camundongos. Os roedores são a fonte de alimento mais comum devido a facilidade das corujas em capturá-los. Com seus sentidos aguçados, pegam facilmente os ratinhos pela cauda.

Ratazanas

Ratazana comendo restos de comida

Ratazanas são maiores que ratos comuns, por isso não são todas as espécies de corujas que se alimentam delas. Geralmente, são as corujas de médio ou grande porte que comem as ratazanas, por exemplo as Corujas-Garradas.

O que influencia também são as regiões onde se encontram esses animais, tornando mais seleta as espécies de corujas que comem ratazanas. O habitat dessas aves são os brejos, matas próximas de rios e florestas. Além disso, as ratazanas acabam sendo uma boa opção de nutrição para elas.

Musaranhos

Musaranho

Os musaranhos são uma espécie pequena de mamíferos. Apesar de muito parecido com os camundongos, são animais de hábitos geralmente noturnos e vivem em locais úmidos.

Estes pequenos animais estão inclusos no amplo cardápio das corujas, que também são de hábitos noturnos. Com sua visão apurada, conseguem caçar sem grandes dificuldades os musaranhos, engolindo-os inteiros e regurgitando posteriormente o que não pode ser digerido por elas.

Pequenas raposas

Raposa adulta com três filhotes

As raposas vivem em diversos lugares, evitando apenas desertos e florestas muito densas. Como muitas corujas também vivem em diferentes habitats e precisam se alimentar, algumas corujas de grande porte comem pequenos mamíferos. Isso inclui filhotes indefesos de raposas.

Dois exemplos de espécies de corujas que se alimentam de pequenas raposas são a Bufo-Real, encontrada principalmente na Alemanha e a Jacurutu, também conhecida por Corujão-da-Virgínia, muito presente na fauna brasileira.

Lebres

Lebre olhando para o lado

Além de possuírem uma boa visão e audição, as corujas possuem asas de plumagem macia, tornando extremamente silenciosas no seu voo. Sendo assim, são capazes de se aproximar das presas com o mínimo barulho.

Devido a essas qualidades das corujas, elas são capazes de caçar até mesmo animais rápidos como as lebres. No entanto, não são todas as espécies de corujas que se alimentam de lebres. Essa alimentação é restrita às corujas de médio e grande porte, que são as que têm capacidade de capturar presas com até duas vezes o seu peso.

Coruja come invertebrados

A dieta de uma coruja é ampla e variada, incluindo animais invertebrados. A seguir, temos exemplos de invertebrados que compõem o cardápio das corujas.

Tenébrio

Várias larvas de tenébrio

Os tenébrios, também conhecidos como larvas-da-farinha, são larvas vindas de um besouro bastante comum. As corujas se alimentam muito desses invertebrados, nos auxiliando no controle dessas larvas que são, para nós, consideradas pragas.

Os tenébrios possuem alta quantidade de proteína entre outros componentes que ajudam as corujas a terem uma dieta balanceada. Claro que a quantidade presente não é suficiente para alimentá-las totalmente, por isso elas buscam outras fontes de alimento também.

Mariposa

Mariposa bem de perto

As mariposas são muito parecidas com borboletas, porém de hábitos noturnos. Isso facilita o trabalho de caça das corujas já que também têm esse hábito. Devido as suas habilidades de caça, as corujas pegam as mariposas até mesmo em movimento.

A principal fonte de alimentação de uma coruja depende puramente da espécie de cada uma. Mesmo que todas possam se alimentar de mariposas, são as corujinhas de pequeno porte que mais comem esses insetos menores.

Besouro

Besouro colorido em cima de uma folha verde

Os insetos que possuem asas duras são chamados besouros e são encontrados em grande quantidade nas regiões tropicais. Estes insetos também servem de alimento para as corujas e não são muito difíceis de capturar.

A Coruja-Buraqueira, considerada de pequeno porte por chegar no máximo 28 cm de comprimento, se alimenta basicamente de animais pequenos. Essa coruja também habita regiões tropicais, por isso são as principais caçadoras desses besouros. Além de mariposas, gafanhotos e demais insetos presentes em grande quantidade nessas regiões.

Aranhas

Aranha na sua teia

As aranhas, assim como as corujas, são predadoras e carnívoras e estão presentes em todos os lugares. Porém, nesse caso, essas pequenas e muitas vezes assustadoras aranhas mudam de posição e viram presas para as corujas de plantão.

Assim como todos os outros insetos citados, as aranhas fazem parte da dieta de todas as corujas. Mas, mesmo sendo fáceis de encontrar e de capturar, algumas corujas dão preferência para outros animais maiores.

Minhocas

Pessoa segurando um pouco de terra cheia de minhocas

As minhocas são muito bem-vindas na alimentação das corujas, principalmente dos filhotes.

Geralmente, presas menores são engolidas por inteiro pelas corujas. Porém, é muito comum observar, em épocas de reprodução, corujas com minhocas em seus bicos. Quando isso acontece, com certeza essa minhoca será entregue como alimento para seus filhotes.

Alguns outros animais que a coruja come

A seguir, veremos mais algumas opções de alimentos dessas aves de rapina. Lembrando que toda essa forma de se alimentar só é possível pois as corujas vivem em locais de áreas abertas ou próximas a elas, que permitem a sua caçada.

Pequenos pássaros

Passarinho em um galho de árvore

Florestas, áreas agrícolas e parques arborizados geralmente são povoados por corujas. Nesses locais, geralmente sua comida é composta de pequenos pássaros, que também vivem em grande número nestes locais específicos.

Algumas espécies de coruja, como a Coruja Caburé, conseguem caçar pássaros e aves muito maiores do que seu tamanho. Já a Coruja Suindara, não tão pequena assim e também conhecida como Coruja-da-Igreja, tem a base de sua dieta composta por esses pequenos pássaros ainda filhotes das mais diferentes espécies.

Répteis

Lagarto verde em cima de uma rocha

Os répteis, geralmente, são animais maiores, como tartarugas, jabutis, cobras, crocodilos, camaleão e lagartos. Evidente que apenas alguns desses podem fazer parte da dieta de uma coruja, ou apenas quando ainda são filhotes.

Em especial estão as cobras, serpentes e lagartos, mas já houve registro de espécies de corujas, como a Jacurutu, que comem pequenas tartarugas e até mesmo filhotes de jacarés. Outros registros foram feitos de uma Coruja Suindara capturando uma serpente de aproximadamente um metro de comprimento, muito maior que qualquer coruja.

Anfíbios

Rã em cima de uma folha na água

Na classe dos anfíbios compreende-se os sapos, rãs, pererecas, cobras-cegas e salamandras. Como alguns locais onde as corujas escolhem para morar são margeados por rios, lagos e banhados, são regiões que possuem uma fauna rica em anfíbios.

No quesito alimentação, as corujas não passam trabalho e se adaptam facilmente de acordo com a região. Portanto, esses anfíbios fazem parte da sua dieta, complementando demais caças.

Peixes

Cardume de peixes nadando

Se tratando da caçada aos peixes, algumas corujas se especializaram em técnicas de pesca. Corujas encontradas nas Filipinas, Ásia e na África, se alimentam em grande parte de peixes.

Podem ser peixes pequenos ou peixões, as corujas são ótimas pescadoras e não se assustam com o tamanho do peixe. A coruja da espécie Bufo-de-Blakistoni, por exemplo, pesca peixes de até três vezes seu próprio peso. Para facilitar a pesca, pega raízes de árvores em uma das garras e com a outra captura seu alimento.

Como uma ótima caçadora, a coruja come diversos animais

Coruja caçando

Aqui você aprendeu sobre o que a coruja come e como seu cardápio é variado. As corujas são ótimas predadoras, tanto quanto falcões e gaviões, no entanto, é durante a noite o período que são mais ativas. Sua capacidade de caça é realmente notável.

De forma geral, corujas de porte pequeno se alimentam na maior parte de insetos, pequenos anfíbios e camundongos, podendo variar de acordo com a região em que vivem. As corujas consideradas de médio porte, comem ratazanas, musaranhos, pequenas cobras e pássaros.

Já as maiores chegam a se alimentar até de pequenos jacarés, e variam entre lebres, pequenas raposas, peixes, entre outros. Cada espécie tem suas preferências no quesito comer bem. Mas é interessante ressaltar que as corujas são oportunistas e irão se alimentar do que estiver disponível naquela região.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


O que hamster pode comer? Banana, cenoura, morango e mais

O que hamster pode comer? Banana, cenoura, morango e mais

Você já se perguntou o que um hamster pode e o que não pode comer? Neste artigo, falaremos sobre o que oferecer em uma dieta correta para o seu pequeno roedor!


Tenébrio: características, como criar, alimentação e mais

Tenébrio: características, como criar, alimentação e mais

Você já ouviu falar do tenébrio? Sabia que há pessoas que criam a famosa larva de farinha? Acesse este artigo e descubra esses e outros fatos interessantes!


Quantidade de ração para gato: veja dicas de como calcular

Quantidade de ração para gato: veja dicas de como calcular

Você sabe dizer o quanto de ração deve dar para um gato? E quantas vezes ele deve comer ao dia? Neste artigo te mostraremos isso e muito mais! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.