Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cio de cachorro é algo delicado!

Cachorro

O cio da sua cadela é um período muito delicado e você, como tutor de pet, pode ficar preocupado em relação a esse período. Pensando nisso, desenvolvemos um manual para te ajudar. Neste artigo, você entenderá todas as etapas desse momento de calor e perceberá que, além de mudanças comportamentais, também há mudanças físicas.

Porém, o mais importante é que você pode desenvolver táticas para deixar tudo mais tranquilo e adivinhem só, nós iremos te contar quais são elas. Por isso, fica de olho em tudo e se atente a cada detalhe, isso fará toda a diferença no bem-estar do seu animalzinho.

Sintomas físicos de cadela no cio

Cachorro paisagem

Como falamos anteriormente, o cio pode provocar mudanças físicas na sua cadelinha. Essas mudanças, em sua maioria, são visíveis e precisam de um certo cuidado para manter a higiene do seu pet e do seu lar em dia. Por isso, fique atento a elas e confira tudo a seguir!

Aumento da vulva

Em média, a puberdade é alcançada em cerca de seis meses de idade, mas isso pode variar de acordo com a raça do seu pet. Além disso, cada ciclo consiste em várias etapas que serão detalhadas mais adiante.

Uma delas é o aumento da vulva é um dos mais visíveis e comuns e por meio desse sintoma você conseguirá perceber que haverá um inchaço, avermelhamento e alguma descarga sangrenta da vulva. Por conta do inchaço, a região da vulva fica mais sujeita a sofrer traumas e a contrair infecção, pois há uma maior exposição a lambeduras que, em excesso, podem causar problemas na região.

É possível saber pela secreção

A secreção é outro sintoma bem fácil de se identificar. Isso, pois a descarga vaginal mudará de cor e aparência à medida que o ciclo progride. No início, a descarga é muito sangrenta, mas com o passar dos dias, ela se afina para se tornar uma cor rosada.

Ademais, para ajudar na higiene, nesse momento, é interessante fazer uso de fraldas caninas porque elas atuam como um absorvente para cães e são grandes aliadas durante o cio. No entanto, a cadela não deve ficar com elas o tempo todo. Portanto, o ideal é fazer a troca ao menos duas vezes ao dia e deixar um tempinho para a cadela fazer as suas necessidades sem o acessório.

Sensibilidade na região abdominal

Assim como as mulheres, as cadelinhas também sentem cólicas abdominais. Porém, essa dor é bem menos intensa que a dos humanos, se caracteriza mais como uma sensibilidade na região abdominal do que com uma cólica forte.

Certamente, devido a esse e outros sintomas, seu pet pode ficar um pouco desconfortável e inquieto. Porém, se os sintomas apresentarem muito desconforto, consulte um veterinário para se informar melhor. Assim, há possibilidade de prevenir e tratar problemas anormais.

Sintomas comportamentais de cadela no cio

Cachorro

Além das mudanças físicas, será provável que o comportamento da sua cadelinha também mude. Ela pode ser mais amigável com outros cães, demonstrar sinais de agitação, ansiedade, nervosismo, carência e, até mesmo, apresentar alterações de apetite.

Agitação ou sonolência

A agitação ou sonolência são sintomas recorrentes e, eventualmente, podem gerar conflitos. Ou seja, não é estranho observar picos de agressividade com fases de calmaria. Contudo, é preciso se atentar a esses sintomas, pois eles geram brigas e elas são as mais perigosas no mundo canino, já que há uma competição acirrada por acasalamento.

Assim, é importante evitar que sua cadelinha tenha contato com outros pets neste momento. Com isso, haverá mais proteção e você ficará mais tranquilo por saber que ela está segura.

Dá para saber pela carência

O afeto é outra característica marcante neste momento. Geralmente, o seu pet pode ficar mais afetuoso com você e com outros animais, mais receptivo para cruzar e disposto a passear. Porém, também é possível que ele sinta algum desconforto devido às cólicas abdominais e, por isso, se torne mais agressivo. Desse modo, fique atento para evitar oscilações de humor e acidentes inesperados!

Há mudanças no apetite


Como falamos anteriormente, por mais comum que seja, o cio da sua cachorrinha pode se tornar algo delicado, isso porque estar no cio é uma mistura de apresentar alterações físicas e comportamentais que se não forem bem observadas podem gerar complicações. Um exemplo disso são as alterações de apetite que se não forem bem observadas, podem causar complicações na saúde do seu pet.

Por mais diferente que se possa parecer, as mudanças no apetite também são comuns. Desse modo, opte por rações de qualidades e fique de olho para ver se a sua cadela está comendo, pois a falta de apetite ou apetite seletivo é mais recorrente do que você imagina.

Cadela no cio atrai cães machos

Os machos ficam extremamente atraídos pelas cadelas no cio e isso acontece devido aos feromônios que são liberados por elas. Certamente, em função disso há dúvidas recorrentes sobre a eliminação desse odor de algum modo. Porém, não é recomendado que se faça o uso de medicações tópicas ou orais para isso. Isso porque além delas serem ineficazes, elas podem aumentar o estresse da cadela nesse período delicado.

Há irritação e vontade de sair

Em alguns casos, o pet que está no cio pode demonstrar sinais de irritação devido à atenuação da ansiedade. Assim, a vontade de sair de casa pode se expandir em função da agitação que os hormônios causam. Lembrando que antes mesmo de entrar no cio, o início da estimulação hormonal já causa sintomas físicos que contribuem ainda mais para esse afloramento da inquietação.

Quanto tempo dura o cio da cadela?

Cachorros olhando

O ciclo estral canino tem quatro estágios que serão detalhados adiante. Além disso, a maioria dos cães entram em calor duas vezes por ano. Porém, à medida que seu cão envelhece, a frequência de suas estações pode diminuir. Confira cada uma aqui!

Proestro

Essa fase inicial do desenvolvimento folicular dura cerca de 7 a 9 dias. Os folículos, que estão sob estimulação crescente das gonadotrofinas, passam a produzir cada vez mais estrógeno. O estrógeno proporciona diversas mudanças no trato reprodutivo como edemaciação de vulva e vagina, com secreção sero sanguinolenta, a qual contém feromônios e atrai os machos.

Além disso, no proestro a cadela ainda não aceita o macho, mas começa a tolerá-lo. Devido a esses sintomas, citados anteriormente, o seu pet começará a atrair cães machos, mas ela ainda não estará pronta para acasalar. Por isso, tenha muito cuidado nesse momento.

Estro

Já o estro é o período de acasalamento do ciclo estral, também conhecido como cio, que é caracterizada por uma diminuição nos níveis de estrógeno e um aumento nos níveis de progesterona. Nesta fase, a cadela não apresenta mais secreção sanguínea e nem edema de vulva. Além disso, já começa a aceitar a presença do macho.

Os folículos entram em maturação final diminuem a produção de estrógeno e iniciam a produção de progesterona. A ovulação ocorre de 40 a 50 horas, após o pico de LH, e esta fase dura de 5 a 10 dias.

Diestro

O diestro é um período que dura de 10 a 140 dias. Nesse momento, provavelmente a sua cadelinha estará grávida ou em um período de descanso. Isto é, é uma fase na qual a sua cadela não estará mais receptiva ao macho. Além disso, algumas vezes, elas apresentam uma síndrome conhecida por pseudogestação, em que todas as características fisiológicas se assemelham a uma gestação.

Nesse período, há os níveis máximos de progesterona. Ademais, é notório a presença de um corrimento mais mucoso, diminuição da vulva e um comportamento mais calmo do cão.

Anestro

Por fim, mas não menos importante tem-se o anestro, este é o período de inatividade antes do próximo ciclo de calor, com duração em torno de 6 meses. Ou seja, é a fase caracterizada pelo período de quiescência reprodutiva;

No Anestro a atividade ovariana diminui e as concentrações séricas de estrógeno progesterona e LH ficam em valores basais. Caso tenha ocorrido gestação, é neste período que ocorre a involução uterina e a renovação endometrial.

Assim, fica evidente que em cada momento, da fase de calor, há as suas particularidades. Isto é, uns são mais intensos do que outros, mas ambos necessitam de atenção e respaldo para evitar futuros acidentes.

Como acalmar um cachorro no cio

Cachorro com familia

As alterações de humor podem transformar completamente o seu pet. Por isso, redobre a paciência com a filhota e pense no quanto pode estar sendo difícil para ela. Veja nesse trecho algumas dicas!

Mantenha a cadela longe dos machos

Neste período, sua cadelinha não só vai atrair cães machos, como também será atraída de volta, pois os cães machos podem detectar uma fêmea no calor a uma grande distância e podem começar a marcar sua propriedade com sua urina na tentativa de reivindicar seu território. Assim, para evitar a gravidez indesejada, é preciso mantê-la longe de outros cães não castrados. Isso vale, até mesmo, para a sua própria casa.

Ofereça uma dieta equilibrada

Nutrição equilibrada é essencial para o bom desempenho físico e comportamental do seu pet e esse fato não ficaria de fora desse período de calor que as fêmeas passam. Isso, pois a alimentação saudável também é outra ótima opção para ajudar o seu pet a passar por esse momento de oscilações hormonais e físicas.

Isto é, há várias consequências do manejo nutricional irregular , como fêmeas que são submetidas à deficiência nutricional severa e prolongada estão sujeitas à ausência do período de cio, fêmeas em estágio de obesidade podem provocar baixo desenvolvimento dos folículos ovarianos, partos distorcidos e aumento das taxas de concepção, entre outros problemas. Desse modo, reforce a alimentação saudável para manter a sua cadela disposta, pois isso ajudará na melhora da performance física e mental.

Equilibre exercícios e descanso

Os exercícios são uma ótima saída para distrair o seu pet, não só quando ele estiver no cio, como também em outros momentos. As caminhadas e brincadeiras de pega-pega são uma ótima saída. Inegavelmente, isso é importante porque as cadelinhas ficam mais agitadas e mantê-las entretidas ajudará a aliviar um pouco a sua ansiedade. Assim, invista nessa prática para melhorar o bem-estar do seu pet.

Fralda e florais para cachorro no cio podem acalmar

As fraldinhas são uma ótima opção para evitar sangramentos pela casa. Mas, lembre-se que isso não impede que haja o cruzamento. Por isso, continue atento caso você não deseje a gravidez.

Além disso, se você está preocupado com seu cão sangrando pela casa, você pode criar um espaço limitado para a sua cachorrinha andar. Desse modo, tanto a casa, quanto o espaço do seu pet ficarão mais confortáveis.

Tenha paciência com o cão

A alteração hormonal causa muitas mudanças no comportamento da fêmea, estresse, ansiedade e desobediência. Se a sua pet fêmea costuma ser disciplinada, é comum que durante o cio ela possa te desobedecer em alguns momentos. Em casos assim, repreender pode ser uma opção. Porém, sem exageros, já que devemos lembrar que esse período é extremamente sensível para ela.

Isto é, a paciência e o carinho são fundamentais durante o cio, pois os hormônios estão a todo vapor e, com isso as mudanças de humor e comportamento são constantes. Por isso, tenha calma que será apenas uma fase com alguns desafios e responsabilidades e o seu apoio será fundamental.

Mais informações sobre cio de cachorro

Cadela e filhote

Você viu que há diversas informações sobre o cio de cachorro. Contudo, elas não param por aqui! Abaixo haverá o compartilhamento de mais curiosidades que farão você entender melhor esse período de instabilidade para o seu pet.

Cachorro macho entra no cio?

Essa é uma dúvida mais comum do que você imagina e a resposta é um grande NÃO! É importante desmistificar essa ideia, pois os cães machos, quando atingem a maturidade sexual, exibem comportamentos sexuais em relação às fêmeas, mas isso não é cio!

O que ocorre é que na maturidade sexual, os machos começam a produzir mais testosterona que justifica a apresentação desses comportamentos, mas essa produção é constante durante toda a vida sexual do animal. Além disso, essa produção é a que permite aos machos detectarem fêmeas no cio por meio dos feromônios que são eliminados na urina das cadelas. Portanto, o cio é definido como um momento exclusivo da fêmea.

Com quantos meses a cadela entra no primeiro cio?

Outra questão fundamental importante para saber, é reconhecer com quantos meses a sua cadela entra no primeiro cio. Não é difícil identificar esse momento, pois ocorre perda de sangue pela vulva, inchaços nos mamilos e vulva.

A resposta é que a maioria dos cães entram em calor duas vezes por ano, ou cerca de seis meses, embora o intervalo possa variar entre as raças. Além disso, uma outra curiosidade é que os cães de raça pequena podem pedalar três vezes por ano, enquanto cães de raça gigante só podem pedalar uma vez a cada 12 meses.

Tirar o cheiro de cadela no cio não é recomendado

Outra questão importante é entender que tirar o cheiro da sua cadelinha com sprays para minimizar o cheiro e spray ou tablete de clorofila nem sempre é uma boa opção. Isso porque esses itens são uma espécie de remédio e não devem ser utilizados sem recomendação médica. Dessa forma, limpar a casa mais vezes pode ser uma melhor opção, pois ajuda a diminuir a intensidade do cheiro e, consequentemente, manter os machos longe.

Castração é uma boa ideia para prevenir

Pensando em todas as dificuldades desse período, é importante pensar que se você não quiser que o seu pet engravide a melhor maneira de evitar isso é por meio da castração. Ou seja, ter a sua cadela cirurgicamente esterilizada antes mesmo que ela tenha seu primeiro ciclo estral.

Todavia, como pode ser difícil prever quando esse primeiro ciclo ocorrerá, a maioria dos veterinários recomenda a realização de uma ovariohisterectomia antes dos seis a sete meses de idade.

Se atentar ao cio da sua cadela é necessário!

Cachorros

Como vimos nesse post, é muito importante frisar que conhecer o ciclo estral de sua cadela é fundamental, pois só assim você saberá o momento certo para a reprodução ou para evitá-la.

Além disso, você conheceu as fases de oscilações hormonais que a sua cadela passou. Com isso, será possível evitar certos tipos de comportamento que podem gerar desconforto a você e a ela, como as irritações, alterações de apetite, cansaço ou agitação, dentro outros já elencados acima.

Desse modo, conheça profundamente as mudanças desse momento e tenha paciência com a sua cadelinha neste período de calor, sempre respeitando os limites do seu pet. Assim, com amor, dedicação e conhecimento, você verá como o cio se tornará mais tranquilo do que você imagina!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.