Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Você sabe o que são os petiscos naturais para cachorro?

Casal com seu cachorro comendo cenoura

Quem não gosta de uma guloseima, não é mesmo? E os cachorros não são diferentes, inclusive ter algumas recompensas em mãos ajuda a adestrá-los ou somente trazer um pouco de felicidade a esses bichinhos, fugindo das tradicionais rações. Mas você sabia que além das receitas tradicionais vendidas nos pet shops, também é possível fazer petisco natural para cachorro em casa?

São poucos os tutores de pets que sabem dessa possibilidade. Afinal, há quem diga que os cachorros não podem comer as mesmas comidas que nós, já que pode haver alguns imprevistos, como dores no estômago. Porém, existem benefícios bem atraentes com alguns tipos de alimentos.

Se você ficou curioso e quer conhecer algumas receitas de petisco natural para cachorro, continue lendo o conteúdo abaixo, que iremos exemplificar e ainda explicar por que eles são tão interessantes para manter o seu dog saudável. Confira!

Petiscos naturais para cães que você não precisa preparar

Antes de partirmos para as receitas mais complexas, que exigem um preparo, que tal conhecer aqueles petiscos naturais para cachorro que pode ser servido da maneira que comprou? A seguir você confere 8 alternativas diferentes para ter sempre na sua despensa. Veja.

Cenoura

petisco Cenoura

Primeiro vamos falar da cenoura. Rica em vitamina A, C., D, E, K, B1 e B6, além de fibras, carotenóides e antioxidantes, esse é um vegetal com baixa caloria que você pode oferecer como petisco natural para cachorro. Inclusive, se oferecer esse alimento cru, ainda é possível que o seu pet aproveite a textura para limpar os dentes.

Agora, se preferir também é possível oferecer esse petisco cozido, porém é preciso ter atenção ao preparo, já que não pode haver nem alho, cebola ou temperos industrializados. O aconselhável é cozinhar a cenoura com um pouco de sal.

Manga

petisco manga

Quem não gosta de uma manga doce e madura? Isso também se aplica ao seu cachorro. Além de ser saudável, já que essa é uma fruta rica em vitamina A, pectina, betacaroteno, ácido gálico e quercetina. Porém, mesmo que ela seja benéfica para o seu pet, é preciso tomar cuidado com a quantidade que for oferecer.

Isso porque, a manga é um petisco natural para cachorro calórico, por isso é preciso ter cuidado enquanto for oferecer. Além disso, também é necessário dar sem o caroço e casca e ainda evitar dá-lo enquanto ainda está verde, já que tem substâncias abortivas.

Mamão

petisco mamão

O mamão é outra fruta que você pode colocar na lista de petiscos naturais para o seu cão. Também risco em ferro, potássio, cálcio, fósforo e as vitaminas A, B e C, esse é um alimento que muitos cachorros são apaixonados, mas não se deixe levar já que essa é uma guloseima que não pode ser dada em abundância, afinal, essa é um laxante natural.

Ninguém gosta de ficar limpando as sujeiras do cachorro pela casa, não é mesmo? Mas quando o cão não consegue controlar as necessidades, não tem nem como brigar. Por isso, monte um cronograma com os petiscos.

Maçã

petisco Maçã

A maçã é outro dos petiscos que você pode oferecer para o seu cão. Formada por fibras, pectina, quercetina e as vitaminas B, C e E, essa é uma das frutas mais fáceis de serem encontradas, independente do lugar em que vive ou a época do ano em que está precisando variar a dieta do seu pet.

Porém, é importante ter alguns cuidados! É preciso retirar as sementes e talos antes de dar para o seu cachorro essa receita natural, afinal essas partes possuem quantidades altas de ácido cianídrico, que é uma substância altamente tóxica para os cães.

Melancia

petisco melancia

Outra fruta que não pode faltar na sua lista com petisco natural para cachorro é a melancia. Além de ser uma boa alternativa para variar a dieta do seu cão, esse é um alimento que ajuda a deixá-lo mais saudável, já que é uma excelente fonte de vitaminas A, C e B6.

Agora, mesmo que não haja um grande preparo na hora de preparar, é preciso ter alguns cuidados. Isso quer dizer cortar a melancia em pedaços e ainda retirar as sementes, evitando que o seu pet se engasgue.

Pera

petisco de pera

Em termos de nutrientes, a pera é um petisco natural para cachorro muito semelhante a maçã, já que é rica em fibras, niacina, potássio, além das vitaminas B2, C e E. E assim como as outras frutas, essa é uma guloseima que não pode ser servida com sementes, já que elas possuem muito ácido cianídrico, altamente tóxico aos animais.

Mas saiba que a casca não é um problema, mas lembre-se que essa é uma fruta que deve ser oferecida com moderação, afinal os benefícios são altos: melhora o sistema imunológico, reduz o colesterol e ainda protege o intestino.

Caqui

petisco caqui

O caqui é uma fruta muito contraditória, afinal há quem ame e quem odeie, porém esse também é um ótimo petisco natural para cachorro. Como uma das principais fontes de zeaxantina e vitaminas A, C e K, além de ser docinha, essa é uma guloseima que os cães adoram.

Agora, é preciso ter cuidado! Isso porque, o caqui não pode ser oferecido verde e em pouca quantidade, já que pode fazer mal a longo prazo. Mas saiba que os benefícios podem ser altos, já que diminui o risco de doenças degenerativas e ainda previne a formação de tumores.

Kiwi

petisco de kiwi

Não se esqueça do kiwi. Essa é uma fruta que possui o dobro de vitamina C da laranja e a lista não para por aí, afinal ela é rica em vitamina E e B6, além de potássio, cobre, magnésio, fosfato e niacina, mas assim como as outras guloseimas naturais é preciso tomar cuidado com as porções.

Porém, em contrapartida existem diversos benefícios interessantes para o seu cachorro. Isso porque, essa é uma fruta que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, fortalece os ossos e alguns estudos ainda afirmam que ajuda a protegê-los do desenvolvimento de câncer.

Receitas de petisco natural de cachorro para fazer em casa

Como pôde perceber, existem vários tipos de petisco natural para cachorro em que não é necessário nenhum preparo para oferecer a eles, porém a lista ainda não acabou. Se você ficou curioso e quer saber mais, continue lendo os tópicos abaixo e descubra algumas guloseimas para fazer em casa.

Receita de petisco para cachorro com banana e aveia

 petisco para cachorro com banana e aveia

Uma receita simples e fácil de petisco natural de cachorro que você não pode deixar de incluir na sua lista é uma guloseima feita com banana e aveia. Além de ser saudável, ele ainda ajuda no bom funcionamento do intestino.

Para isso, você irá precisar de uma banana nanica sem casa, um ovo, 50g de manteiga sem sal, 2 colheres de mel, uma xícara de aveia em flocos, uma colher de canela em pó e 2 xícaras de farinha de aveia e misturar tudo, menos a farinha que deve ser adicionada aos poucos. Depois é só levar ao forno.

Receita de petisco para cachorro com gengibre

Receita de petisco para cachorro com gengibre

Que tal uma receita diferente para o seu cachorro? O petisco natural para cão com gengibre é uma boa opção para incluir na dieta do seu amigo peludo. Para isso, você precisará de 2 colheres de gengibre fresco, 4 xícaras de farinha de trigo integral, 2 colheres de canela, ½ de xícara de água e ½ xícara de melado de cana.

Você precisará misturar gengibre, farinha e canela e aos poucos adicionar água e o melado. Depois é só abrir a massa e separar em bolachinhas e colocar ao forno e assim esfriar é só dar para o seu animal.

Receita de petisco vegetariano para cachorro

Receita de petisco vegetariano para cachorro

Se você está procurando por outro tipo de petisco natural para cachorro para fazer, que tal uma guloseima vegetariana? Essa é uma comida que pode ajudar o seu pet a emagrecer e ainda complementar a alimentação principal.

O que você irá precisar é de cenoura e abobrinha ralada, 2 ovos, 4 colheres de mel, uma xícara de espinafre, aveia em flocos, abóbora cozida, ralada e amassada, além de ½ colher de cravo da índia e 4 xícaras de farinha de trigo. É preciso misturar tudo e depois acrescentar a farinha até que não grude e colocar no forno, depois de separar pequenas porções na forma de biscoito.

Receita de petisco para cachorro com carne

Receita de petisco para cachorro com carne

Agora, se você não quer dar um petisco vegetariano e focar na proteína, saiba que existem várias opções de guloseimas com carne, entre elas uma receita com uma boa quantidade de proteína para incrementar a alimentação do seu companheiro de 4 patas.

Você irá precisar de 250 g de carne picada e sem tempero, 3 ovos, 3 xícaras de caldo de carne, 1 xícara de leite sem lactose e ¼ xícara de azeite extra-virgem. Misture tudo até que forme uma massa maleável, estique e depois asse. É só esperar esfriar e oferecer para o seu cão.

Receita de petisco para cachorro com frango

Receita de petisco para cachorro com frango

Outra opção de petisco natural para cachorro para fazer em casa é uma guloseima com frango. Assim, você não terá problemas em equilibrar a alimentação do seu cão e ainda mantendo-o saudável.

O modo de preparo consiste em misturar 200 g de frango desfiado ou moído, 100 g de farinha branca, ½ copo de azeite de oliva virgem, um ovo batido, essência de baunilha e 1 punhado de aveia de floco. Quando conseguir uma massa homogênea é só separar alguns punhados e colocar no forno.

Receita de petisco para cachorro com manteiga de amendoim

Receita de petisco para cachorro com manteiga de amendoim

A manteiga de amendoim é um ingrediente viciante e que nós amamos, então que tal compartilhar com o seu pet? Para isso, você terá que seguir uma lista de ingredientes, como: 250 g de farinha de trigo integral, uma xícara de aveia em farelo, 200 ml de caldo galinha natural, 2 colheres de azeite e mel, 50 g de manteiga de amendoim e papel manteiga.

Você precisará misturar todos esses ingredientes, incorporando a farinha e aveia aos poucos até formar uma massa homogênea e depois abri-la. Coloque o papel manteiga e molde os biscoitos para colocar no forno.

Receita de biscoito para cachorro de micro-ondas

Receita de biscoito para cachorro de micro-ondas

Os cachorros também conseguem apreciar alguns petiscos naturais rápidos que podem ser feitos no micro-ondas. Assim, você consegue deixar o seu animal saudável e com uma alimentação balanceada.

Você deverá separar alguns ingredientes, como: 200 g de frango sem ossos ou tempero, 100 g de flocos de aveia, 100 g de farinha branca e um ovo. Será preciso bater o ovo como uma omelete e depois adicionar carne e misturar tudo até que crie uma massa para incluir a farinha. Use o molde e coloque tudo no micro-ondas.

Receita de sorvete caseiro para cachorro

sorvete para cachorro

Existem diversas receitas de sorvete caseiro para cachorro, inclusive um delicioso sorvete de frutas que é feito com água e frutas, independente de qual ele gosta, seja melancia, maçã, kiwi ou mamão.

É uma receita bem simples. Será necessário lavar, descascar e picar todas as frutas e colocar no liquidificador e acrescentar a água até que fique com a textura de um suco, depois é só colocar em um copinho ou formas de gelo e colocar no congelador para dar ao seu amigo nos dias mais quentes.

Mais dicas sobre petiscos naturais para cachorro

Dois cachorros sentado a mesa

As dicas de petisco natural para cachorro ainda não acabaram! Nos tópicos abaixo, separamos mais alguns conselhos para aproveitar alguns ingredientes interessantes para balancear a dieta do seu animal, confira.

Saiba como oferecer os petiscos naturais

Não há limites de maneiras que você pode oferecer os petiscos naturais para o seu cachorro. Isso quer dizer, desde picar e triturar as guloseimas até dá-los inteiros para que eles possam brincar até cansar.

Inclusive, é possível substituir esses alimentos pelos petiscos comprados nos pet shops. Além disso, esse é um reforço positivo para a saúde do seu animal e ainda ajuda na higiene bucal, agindo como uma fonte interessante de proteínas e minerais para o seu amigo de 4 patas.

Saiba quais alimentos evitar nos petiscos naturais

Como pode perceber, em todos os tópicos acima, os petiscos que aconselhamos são naturais, ou seja, não são industrializados. Por isso, a única indicação quando for dar esses alimentos para o seu cão é evitar dar comida.

Isso quer dizer, desde pedaços de pizza ou pão, afinal mesmo que você não saiba o seu animal pode ser altamente alérgico e ainda possuir reações colaterais por substâncias que você não conhece. Por isso que, os veterinários sempre recomendam evitar esse tipo de alimentação.

Troca da ração pelos petiscos saudáveis

Saiba que essa não é uma boa opção. Mesmo que os petiscos naturais ofereçam proteínas importantes para a manutenção do organismo do seu pet, eles não conseguem dar todo o suporte necessário, por isso o mais recomendado é dar essas guloseimas como um reforço a mais.

As rações possuem todas as proteínas e vitaminas necessárias para o seu cão. Agora, se você gosta de variar, é só montar um cronograma variado e misturar todos os tipos de receitas e frutas que mencionamos acima.

Petiscos comerciais ou caseiros?

Se você é um tutor de um pet há muito tempo, já deve conhecer várias marcas de guloseimas que existem no pet shop, não é mesmo? Por isso, vem a dúvida: posso escolher entre as guloseimas comerciais e naturais? A resposta é sim.

É possível intercalar os tipos de alimentos, porém o petisco natural para cachorro tende a ter mais benefícios, já que não possuem substâncias industrializadas. Assim, deixando o seu animal mais saudável e até mesmo livre de certas substâncias tóxicas a longo prazo.

Benefícios dos petiscos naturais para cachorro

Cachorro parado em frente a tigela de comida

Ainda em dúvida sobre os benefícios dos petiscos naturais que você pode dar para o seu cão? Então, leia o conteúdo a seguir e confira algumas das principais vantagens de fazer as guloseimas do seu cachorro em casa, veja!

Livre de hormônios

Um dos grandes benefícios de oferecer o petisco natural para cachorro é ter a certeza de que o alimento do seu animal está livre de hormônios, um tipo de substância que as guloseimas industrializadas são ricas.

“Mas afinal, isso é uma notícia tão ruim?”. A longo prazo sim. Isso porque, os hormônios aumentam a imunidade do seu cão a antibióticos e ainda pode levar a hiperatividade, ou seja, criando alguns problemas que podem impactar o bem-estar do seu amigo de 4 patas.

Petiscos saudáveis não engordam

Se está preocupado com os quilos a mais do seu animal, saiba que uma forma eficaz e saudável de controlar o peso do seu amigo é apostar nas receitas de petiscos naturais e balancear com as rações.

Além disso, esse tipo de petisco natural para cachorro são mais suaves no estômago. Desta forma, você é capaz de reduzir a inflamação e as chances de que haja algum tipo de reação que causa um inchaço no animal. Por isso, cuidado com o que dá!

Sem gatilhos alérgicos

Quer mais uma vantagem de poder contar com o petisco natural para cachorro? Se o seu cão possui uma lista de alergias, uma dica é contar com essas guloseimas e evitar que haja algum tipo de imprevisto ou correria para o veterinário.

Essa é uma alternativa mais segura, já que as guloseimas naturais possuem alta qualidade e não contém ingredientes, como soja, milho ou trigo que são substâncias que normalmente desencadeiam reações graves de alergia. Uma excelente ideia, não é mesmo?

Melhor saúde bucal

Para quem já teve cachorros sabe o quão é difícil controlar ou até mesmo aguentar o bafo desses companheiros, mas você sabia que é possível deixá-los com uma saúde bucal maravilhosa com a adição do petisco natural na dieta?

Isso porque, esses alimentos não possuem adoçantes artificiais ou outros produtos químicos que podem prejudicar o seu animal. Inclusive, as guloseimas duras ainda podem ajudar a retirar alguns resquícios de comida que possam ter ficado nos dentes. Com certeza, um benefício.

Bem-estar físico e mental

Pode até mesmo ser difícil de acreditar, mas os petiscos naturais também ajudam no bem-estar físico e mental. Isso se deve ao fato de que as guloseimas que são processadas causam uma certa irritação, como o desequilíbrio da flora intestinal que afeta a saúde.

Além disso, o que poucos sabem é que esses alimentos industrializados causam alguns problemas no coração, estômago e no cérebro. Agora, se você substituir pelos petiscos naturais, você consegue evitar todos esses problemas, mantendo-os mais dispostos e saudáveis.

Melhor qualidade de vida e longevidade

Para finalizar com chave de ouro, um dos grandes benefícios de incluir vários tipos de petisco natural para cachorro é que eles ajudam a melhorar a qualidade de vida e ainda ampliar a longevidade, assim aproveitando ao máximo os momentos com o seu amigo peludo.

Isso porque, esses lanches naturais não alterados auxiliam a manter os pelos saudáveis e brilhantes e ainda dão mais energia para que eles possam brincar e correr com ânimo todos os dias, já que a sua imunidade passa a ser mais alta.

Inclua o petisco natural para cachorro na dieta do seu amigo

Dois cachorros sentados ao lado de tigela de comida

Gostou das dicas sobre os benefícios dos diferentes tipos de petisco natural para cachorro? Como pôde perceber, existem diversos benefícios e modos de aproveitar essas guloseimas na dieta do petisco. Assim, você consegue mantê-lo saudável, além de dar um gostinho diferente daqueles que ele está acostumado.

Mas lembre-se que os petiscos são um extra e não substituem a ração, já que eles não possuem todos os nutrientes necessários para manter o seu animal forte e saudável. Vale ressaltar que, assim como nós, os cachorros também gostam de variar na dieta, aproveitando sabores diferentes. Por isso, não hesite em diversificar a alimentação dando um gostinho a mais no seu dia a dia.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


alimentação tipos dicas

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.