Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Confira aqui como acontece o crescimento do Shih Tzu, no tamanho e no peso, do primeiro mês até a fase adulta, além dos cuidados com a raça.


Crescimento do Shih Tzu varia de acordo com os meses!

Filhote de cachorro de Shih tzu

Neste artigo você poderá descobrir como é o crescimento do Shih Tzu com o passar dos meses, do primeiro ao décimo segundo, podendo acompanhar a evolução média de peso e tamanho.

O Shih Tzu é uma das raças mais conhecidas entre os cães de pequeno porte, por diversos fatores: a facilidade de poder ser criado em diversos ambientes, como casas e apartamentos, a interação com a família, principalmente crianças, pelos olhos esbugalhados, além da pelagem, que o fez ser conhecido como ‘cão-leão’.

Como todo animal, os Shih Tzu têm uma evolução de peso e tamanho ao decorrer da vida, sendo que aos 10 meses pode chegar aos quilos e alturas de sua idade adulta, mas isso varia de animal para animal, de acordo com genética e alimentação, por exemplo.

Crescimento do Shih Tzu de acordo com os meses de idade

Filhote de cachorro de Shih tzu

A seguir, poderá acompanhar como é o desenvolvimento dos Shih Tzu em relação à balança e régua, entre o primeiro mês e a fase adulta do cão. Vale lembrar que, caso o animal apresente diferenças grandes em relação ao apresentado no aqui, a consulta com um médico veterinário é recomendada.

Tamanho e peso do Shih Tzu de 1 a 3 meses

Os primeiros meses de vida de um Shih Tzu são importantes para um desenvolvimento saudável, principalmente em relação ao peso e crescimento dos cãezinhos, que devem variar entre os 2 e 3 kg, podendo ser um pouco menos ou um pouco mais, dependendo do animal.

A altura, também, varia podendo chegar até os 15 centímetros nos primeiros três meses de idade. Alimentação e a genética são fatores que podem contribuir para um crescimento mais rápido ou mais lento do animal, por isso, em caso de cães comprados, vale perguntar ao dono do canil as características dos pais ou familiares.

Tamanho e peso do Shih Tzu de 4 a 6 meses

O desenvolvimento do filhote de Shih Tzu, entre o quarto e o sexto mês é visível, afinal é como se o cão estivesse no começo da adolescência, com ganho de peso e crescimento sendo nítidos.

Neste período de três meses, o Shih Tzu deve pesar entre 3,1 kg e 5,4 kg, independentemente de ser macho ou fêmea. O peso é, praticamente, o dobro dos primeiros meses de vida. A altura, também, tem alteração significativa, afinal, muitos cães da raça, aos 6 meses, já estão com a altura que terão pelo resto da vida ou bem próximo disso, variando entre os 23 a 28 centímetros.

Tamanho e peso do Shih Tzu de 7 a 9 meses

O período entre o sétimo e nono mês de vida do Shih Tzu é o último antes da fase adulta, o que proporciona uma menor evolução do cãozinho, tendo alterações mais visíveis em relação ao peso, já que com seis meses está muito próximo ao tamanho ideal.

Em relação ao peso, em média, os animais desta raça devem pesar entre os 5,5 kg até próximo aos 7,5 kg. Nesta idade o cão está próximo dos 7 kg. A altura, nesta idade, sofre pouca diferença, podendo o Shih Tzu crescer entre 1 ou 2 centímetros, nada muito além disso.

Tamanho e peso do Shih Tzu de 10 a 12 meses

Entre o décimo e o décimo segundo mês, o Shih Tzu já é considerado um cão maduro, como muitas raças de porte pequeno. Estando, na maior parte dos casos, no seu tamanho adulto e muito próximo do peso ideal, também.

Ao completar 10 meses, o Shih Tzu deve estar pesando em torno de 7,5kg, podendo ter pequena variação para mais ou para menos.

Em relação ao tamanho, a raça já tem altura bem próximo do ideal aos 6 meses de idade, não sofrendo muita alteração desde então. Na maior parte dos casos, entre o décimo e décimo segundo mês os Shih Tzu não crescem mais em altura.

Crescimento a partir dos 12 meses

Aos 12 meses ou 1 ano de idade, o Shih Tzu já é considerado adulto e, por isso, não sofre grandes transformações físicas, como peso e altura.

O principal cuidado com o animal deve estar relacionado ao peso, pois o ideal é que o cãozinho tenha, em média, 7,5 kg, sendo aceitável até os 8,5 kg, mais que isso o Shih Tzu pode ser considerado obeso, o que pode acarretar problemas de saúde.

Fatores que influenciam o tamanho e o peso do Shih Tzu

Filhote de cachorro de Shih tzu

A seguir, você confere os principais fatores que influenciam o tamanho e peso, com: exercícios diários, alimentação adequada, qualidade do sono, cuidados veterinários regulares, atenção e carinho.

Exercícios diários

Realizar exercícios, diariamente, com o Shih Tzu irá proporcionar um desenvolvimento saudável, assim como um controle do peso e a ajuda no crescimento. A atividade física, além de proporcionar diversão ao cãozinho, ajuda a fortalecer os músculos e, também, gastar a energia e gordura acumulada.

Sendo assim, o dono deve reservar um tempo do dia para praticar atividades físicas com o Shih Tzu. De 20 a 30 minutos de caminhada são necessários. Brincadeiras de correr e aquele famoso jogar a bolinha para o cão pegar, são de grande valia.

Alimentação adequada

A alimentação é um dos principais pontos para o desenvolvimento saudável de um cão e não é diferente com o Shih Tzu. Sendo assim, é importante que o dono busque opções apropriadas, equilibradas e de qualidade para a raça.

No mercado há diversas opções de rações para filhotes e cães de pequeno porte, que proporcionam nutrientes suficientes para que o cão se transforme em um adulto cheio de saúde.

Em média, um Shih Tzu consome, diariamente, 100g de ração, que é considerado ideal para o tamanho. É válido lembrar que, além de nutrientes, a alimentação necessita de proteínas, cálcio, fósforo, visando fortalecimento ósseo, ganho de musculatura e aumento da energia.

Qualidade do sono

Os filhotes da raça podem dormir entre 16 e 18 horas seguidas. É necessário que não force o cãozinho ficar acordado, pois o acúmulo de energia proveniente das longas horas de sono é essencial para um crescimento saudável.

Para proporcionar um melhor sono, caminhas e casinhas confortáveis são ideias e, facilmente, encontradas em farmácias veterinárias e pet shops. Além disso, dependendo da região que o cão está, nas épocas de frio é fundamental que cobertores estejam disponíveis para que se mantenham aquecidos. Um local quieto e com poucos barulhos, também, é essencial para uma boa soneca.

Cuidados veterinários regulares

Os Shih Tzu são cães que apresentam alguns problemas genéticos de saúde durante a vida, mas que podem ser acompanhados por médicos veterinários, aumentando a qualidade de vida do animal e levando menos preocupação aos donos.

Para isso, é importante que, em qualquer situação de comportamento estranho ou de alguma alteração física, o médico veterinário de confiança seja contatado. Sendo assim, um aumento considerável de peso ou tamanho, bem como perda de quilo ou uma demora no crescimento, devem ser acompanhados.

É válido, também, que o dono se atente as vacinas e medicações para que o Shih Tzu se mantenha saudável, desde o nascimento até a fase adulta.

Atenção e carinho

O Shih Tzu é um cão que ama brincar e, com isso, divertir seu dono, familiares, amigos, mas, principalmente, crianças. Apesar de ser uma raça dorminhoca, gosta de receber atenção e carinho e fazer parte da rotina do seu tutor.

Levar o cão para passear, pentear os longos pelos, dar carinho na cabeça e por toda a extensão do corpo são maneiras de mostrar o Shih Tzu o cuidado e o amor que se tem para com ele. Fazendo com que ele se sinta feliz, cuidado, amado, se tornando mais saudável e brincalhão.

Pequeno e companheiro, o Shih Tzu é o companheiro ideal para a sua família

Filhote de cachorro de Shih tzu

Com a leitura deste artigo, você, dono de um Shih Tzu, ou que pretende adotar, ou comprar um cãozinho desta raça, já tem mais conhecimento para acompanhar o crescimento do filhote, podendo garantir todo o suporte, atenção, cuidados para que o pet se desenvolva da melhor maneira possível, com qualidade de saúde.

Como visto no texto, é um cão que aspira cuidados e acompanhamentos para que se torne um adulto ativo, saudável e que possa entregar tudo o que o tutor espera do mesmo. Atenção para mudanças de comportamento e físicas, na fase de desenvolvimentos, também, são necessários.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


características cuidados

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.