O que hamster pode comer? Banana, cenoura, morango e mais

O que hamster pode comer? Banana, cenoura, morango e mais

Você já se perguntou o que um hamster pode e o que não pode comer? Neste artigo, falaremos sobre o que oferecer em uma dieta correta para o seu pequeno roedor!


Você sabe o que o hamster pode comer?

hamster comendo vegetal

Na maioria das vezes, os hamsters não requerem muitos tipos diferentes de alimentos. Porém, de qualquer forma, seu pet precisa de um pellet comercial de alta qualidade como dieta principal para atender às suas necessidades nutricionais.

Para esses casos, existe a ração peletizada. Ela é feita a partir de um tratamento de compressão, produzindo pellets com os ingredientes fortemente aderidos, impedindo desperdícios e diminuindo a ação de contaminantes. Porém, às vezes, ela não fornece os nutrientes necessários e o roedor é um pouco exigente em sua dieta, podendo recusar comida caso não haja variações.

É essencial que a maior parte da comida de um hamster de estimação seja composta por alimentos de boa qualidade, comprados em lojas, projetados especificamente para hamsters. Durante o artigo, além dessas, você vai descobrir uma série de informações a fundo para alimentar o pet da melhor forma possível. Vamos lá?

Frutas que hamster pode comer

hamster comendo fruta

Para diversificar a alimentação do seu hamster, é importante que você lhe dê frutas e outros alimentos saudáveis. Isso vai garantir que ele viva mais e seja mais saudável. Então, para você saber exatamente o que dar ao seu hamster, traremos a seguir algumas dicas de frutas. Confira!

Maçã

Uma excelente opção de fruta para você oferecer ocasionalmente ao seu hamster é a maçã. Trata-se de um alimento saudável e seguro para os roedores, que pode fazer a diferença. Porém, vale lembrar que a maçã possui um alto nível de açúcar e água em sua composição, assim como outras frutas. Sendo assim, esperar algumas semanas antes de oferecer o petisco novamente é uma decisão inteligente para evitar problemas.

Banana

A banana é outra fruta segura para dar ao seu hamster de estimação. Esta deliciosa fruta será ótima para enfeitar seus cereais, podendo, assim, compartilhar uma pequena fatia com seu hamster. Vale lembrar que, assim como a maçã, a banana possui também um alto teor de açúcar que pode causar obesidade e diabetes. Então, ofereça pedaços de banana ao seu hamster com moderação e consciência.

Morango

Os morangos são uma rica fonte de vitamina C e são seguros para alimentar o seu hamster, desde que sejam administrados em pequenas doses e introduzidos na dieta do seu hamster gradualmente. Caso contrário, você poderá perturbar o sistema digestivo do seu animal de estimação.

Lembre-se: morangos não são uma parte essencial da dieta de um hamster. Então, se seu hamster não gosta deles, substitua-os por outros alimentos saudáveis que ele goste.

Manga

A manga é outro exemplo de fruta que seu hamster pode ou não gostar. E, consequentemente, pode ser tranquilamente substituída por outro alimento à sua escolha que seja bom para a saúde do animal. Com uma polpa suculenta, a manga pode oferecer diversos nutrientes para que o seu hamster de estimação viva mais e melhor.

Além disso, a manga é uma fruta muito fácil de ser encontrada e pode ser usada em diversos outros fins à sua escolha. Resumindo, trata-se de um alimento completo que pode trazer inúmeros benefícios para você e seu hamster. Portanto, a manga é uma excelente opção de fruta para o seu pet.

Uva

Outra excelente ideia de fruta para o seu hamster são as uvas e passas. Elas são perfeitamente seguras para um hamster de estimação consumir, desde que estejam bem lavadas e livres de quaisquer pesticidas possíveis.

Garanta essa limpeza antes de oferecê-las ao animal para que ele não corra nenhum risco ao consumir a fruta. Ainda vale lembrar que, para oferecer sempre o melhor para o seu hamster, é indicado que você converse com o seu veterinário sobre a quantidade adequada do alimento que pode ser oferecida ao animal.

Pera

A pera é outro exemplo de fruta que a maioria dos hamster adoram. Pode ser facilmente encontrada para vender ou é possível até mesmo cultivá-la por conta própria. E, além disso, trata-se de algo que pode incrementar bem o cardápio e fazer muito bem ao animal.

Sendo pouco calórica, a pera é uma fruta que fornece nutrientes importantes para a saúde como vitamina A, E, C, fibras, potássio, magnésio e cálcio. Portanto, vale a pena diversificar a alimentação do seu hamster de estimação oferecendo-lhe pequenos pedaços de pera ocasionalmente.

Melancia e melão

Por último e não menos importante, a melancia e o melão são frutas ótimas para servir ao seu hamster de estimação. Porém, esses alimentos possuem um alto teor de água, o que pode causar diarreia e desidratação se oferecidos em abundância. Então, lembre-se de lavar bem o alimento para remover impurezas prejudiciais antes de oferecer ao pet.

Verduras e legumes que hamster pode comer

hamster comendo vegetais

De modo a diversificar ainda mais a alimentação saudável do seu pet, traremos a seguir algumas dicas de verduras e legumes que o hamster pode comer. Já sabemos que esses alimentos fazem muito bem ao corpo humano. Mas, eles têm os mesmos efeitos para o hamster? Quais eles podem comer? Confira!

Cenoura

Um primeiro exemplo de legume seguro para o seu hamster de estimação é a cenoura. Trata-se de um alimento que, se administrado com moderação, pode ser altamente benéfico para a saúde do animal. A cenoura para hamster é um petisco seguro e saudável para os peludinhos

Por outro lado, é de extrema importância que você lembre que a cenoura contém açúcar, e por isso deve ser oferecida ao hamster em pequenas quantidades ocasionalmente. Isso, para evitar que seu hamster fique acima do peso e/ou suscetível a diabetes.

Alface

Assim como a melancia, a alface é uma verdura rica em água, o que pode causar diarreia e/ou desidratação, caso consumida em grandes quantidades. Para o hamster, não é diferente. Apesar de ser um ótimo alimento para o animal, é importante que seja dado com bastante moderação para não causar complicações no pequeno roedor.

Há uma grande variedade de alfaces que você pode dar ao seu hamster sem se preocupar. Além disso, trata-se de um alimento que pode ser facilmente encontrado ou até cultivado por conta própria. Isso torna a alface uma excelente opção para incrementar o cardápio do seu pet

Abóbora

Sendo muito benéficas tanto para humanos quanto para hamsters, as sementes de abóbora são verdadeiros superalimentos, dado que são ricas em proteínas e outros nutrientes vitais. Essas sementes de cabaça grande são excelentes como petisco para hamsters maiores, e você pode oferecê-las ao seu pet com muita segurança.

Hamsters são onívoros por natureza, mas frutas e vegetais frescos devem ser instituídos na dieta de qualquer roedor domesticado. A abóbora em suas mais variadas qualidades pode fornecer um lanche rico em nutrientes para hamsters. Além disso, vale lembrar que as sementes de abóbora são alimentos fáceis de serem encontrados ou preparados.

Batata-doce

Outra ótima opção para incrementar o cardápio do seu hamster de estimação é a batata-doce. Trata-se de um alimento rico em fibras, vitaminas e minerais dos mais diversos, que pode ser muito benéfico para o pequeno roedor.

Além disso, tal alimento conta com uma ótima quantidade de energia, pois tem alto teor de carboidratos e ainda é rico em fibras, vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina C e minerais. Porém, vale lembrar que as batatas-doces devem ser removidas da casca antes da alimentação. Isso, porque bolores podem florescer na casca, trazendo problemas no trato digestivo e outras doenças.

Couve-flor

Sabemos que, apesar de a ração comum fornecer a maior parte dos nutrientes da dieta de um hamster, é essencial incrementarmos com outros alimentos. Entre eles, um legume muito indicado é a couve-flor. Sendo muito nutritiva, ela contém grandes quantidades de vitamina C, K, folato e fibra dietética.

Tal alimento serve muito bem como petisco para o seu hamster de estimação, desde que esteja fresco e bem lavado. Além disso, trata-se de um alimento muito indicado tanto para a boa saúde de humanos quanto de hamsters. Vale a pena conferir se o seu pet gosta de couve-flor e, então, oferecê-la ocasionalmente.

Pode dar pepino para o hamster

O último exemplo das melhores verduras e legumes para fazer parte da alimentação do seu hamster é o pepino. Os pequenos roedores podem, sim, comer pepino desde que ele esteja bem limpo e fresco. Ele é rico em potássio, que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele.

Sendo um deleite incrível para hamsters, o pepino é uma ótima opção para compor a dieta do seu pet. Porém, vale lembrar que tal alimento, assim como outros citados acima, possui alto teor de água, o que pode causar desidratação e diarreia, se oferecido em grandes quantidades.

Mais alimentos que o hamster pode comer

hamsters comendo

Até agora, falamos sobre diversos alimentos que podem fazer parte da alimentação do seu hamster, mais especificamente frutas, verduras e legumes. Porém, é claro que podemos ir além disso. A partir daqui, traremos outras opções de alimentos que você pode oferecer ao sem hamster com segurança.

Pão

Visto que alguns pães contêm grãos e sementes, sendo uma refeição ou lanche saudável, os hamsters podem, sim, comer pão. Algumas das melhores opções de pães para o seu hamster são: pão glorioso, pão branco, pão integral, pão de centeio, pão achatado, etc.

Porém, por outro lado, esse tipo de alimento possui também suas desvantagens. Isso, porque a dieta de um hamster é composta principalmente de sementes, fazendo com que o pão não seja necessariamente a melhor coisa para eles.

Sementes e nozes

Muitos consideram um punhado de sementes o lanche perfeito para um hamster. E sim, elas podem ser muito benéficas à saúde do seu pequeno roedor. Como exemplo, teríamos as sementes de abóbora —perfeitas para hamsters maiores- e as sementes de girassol, carregadas com gorduras e vitaminas, as quais são uma escolha popular para hamsters.

Além disso, por serem onívoros, esses animais também adoram nozes. Nesse caso você pode oferecer amendoim sem sal, que é uma excelente fonte de proteína, e nozes em porções moderadas, para evitar a obesidade.

Ovo cozido

Pelo fato de serem onívoros, os hamsters precisam de uma dieta variada que inclua carne e outros alimentos ricos em proteínas. Sendo assim, apesar de poucas pessoas saberem, uma excelente opção para atender a essa necessidade é o ovo cozido.

Uma ótima recomendação é alimentar seu pet com alguns ovos uma ou duas vezes por semana, assim, garantindo que ele esteja recebendo proteína suficiente. Mas, lembre-se: jamais, em hipótese alguma, alimente seu hamster com claras de ovo cruas.

O que o hamster não pode comer

hamster segurando comida

De modo a trazer tudo o que você precisa saber para fazer com que o seu hamster de estimação viva mais e melhor, é necessário também falar sobre alguns cuidados. Neste tópico, você verá quais alimentos o seu hamster não pode comer. Confira!

Tomate

O primeiro alimento que você não deve incluir na alimentação do seu hamster é o tomate. Em alguns casos, você pode oferecer apenas as sementes do tomate sem problemas, mas evite sempre que possível. O tomate é uma excelente fonte de vitaminas A, C e do complexo B, sendo muito recomendado para humanos, não para hamsters.

Existem diversos outros alimentos que substituem facilmente o tomate na alimentação do seu hamster. A maioria dos especialistas na área não recomenda que os clientes ofereçam tomates aos hamsters devido à preocupação com a toxicidade potencial.

Frutas cítricas

Outro grupo de alimentos para você não oferecer ao seu hamster são as frutas cítricas, como, por exemplo, laranja, limão e tangerina. Apesar de serem ricas em vitaminas, frutas cítricas, caso ingeridas em grandes quantidades, podem provocar lesões na boca ou no sistema gastrointestinal do hamster.

As frutas cítricas são caracterizadas por possuírem altas concentrações de ácido ascórbico. Inclusive, o ascórbico é o responsável por conferir um sabor ácido às frutas, o que pode ser benéfico ou não para os hamsters. Portanto, para evitar possíveis complicações, opte por frutas mais seguras, como a maçã e a pera.

Alho e cebola

Dado que os hamsters possuem um sistema digestivo bem mais frágil se comparado aos humanos, alho e cebola são outros exemplos do que não oferecer aos pequenos roedores. Alho e cebola possuem a acidez como principal característica físico-química.

Com isso, é de se esperar que esses alimentos não sejam muito indicados para fazer parte do cardápio do pequeno roedor. Em outras palavras, você deve ter em mente que tais alimentos podem causar complicações para o seu pet caso consumidos em grandes quantidades. Na dúvida, dê preferência para alimentos mais leves e menos ácidos.

Feijão

O feijão é outro alimento que não deve ser oferecido ao pequeno roedor. Isso se deve pelo mesmo motivo de eles possuírem um sistema digestivo mais frágil, podendo ficar ainda mais vulneráveis com a ingestão de feijão. Trata-se de um alimento da família das leguminosas com alto valor calórico e nutritivo, principalmente ferro.

De qualquer forma, dê preferência para alimentos mais nutritivos e próprios para o consumo de hamsters, como frutas ou outros alimentos indicados. Caso seu pet coma sem querer, leve-o ao veterinário por precaução, para evitar qualquer complicação possível que possa prejudicar a saúde do seu animal de estimação.

Chocolate e outros doces

Em hipótese alguma ofereça chocolate ao seu hamster. O chocolate pode ser muito prejudicial para hamsters e até letal. Isso porque ele contém uma substância que permanece nos sistemas por períodos longos. Ou seja, dado que o sistema digestivo desses animais é bem mais frágil quando comparado ao do ser humano, é interessante evitar tais tipos de substâncias.

E, pelo fato de os hamsters serem animais tão pequenos, uma pequena ingestão de chocolate libera uma proporção maior dessa substância, sendo altamente prejudicial. Vale lembrar que não estamos falando apenas do chocolate, já que qualquer outro doce pode trazer malefícios ao seu pet.

Cuide do seu hamster para ele viver mais!

hamster comendo

Neste artigo, você aprendeu que há diversos alimentos que podem ser trazer vantagens ou desvantagens à saúde do seu hamster. Além disso, você leu sobre alguns dos principais cuidados que devemos ter para fazer com que seu pequeno pet viva mais e melhor.

Os hamster são pequenos roedores muito dóceis na maioria das vezes e, assim como para os humanos, existem alimentos que eles podem e que não podem comer. Portanto, é importante que você faça o possível para mantê-los saudáveis. Agora que você já sabe como fazer isso, e que pode reler o artigo sempre que quiser, basta colocar os cuidados e as dicas em prática!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.