Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


É verdade que lagartixa come escorpião?

lagartixa comendo escorpião

As lagartixas não só comem insetos e aranhas, mas também são verdadeiras predadoras de escorpiões! Ter uma lagartixa em casa pode ajudar a prevenir vários animais peçonhentos, inclusive o famigerado escorpião amarelo, muito comum em domicílios e estabelecimentos, e venenoso para o ser humano.

Continue lendo este artigo e saiba quais outros animais comem o escorpião, e o que você mesmo pode fazer para evitar esses desagradáveis animais. E, lembre-se: quando ver uma lagartixa no cantinho da parede, não se assuste, já que ela é uma grande aliada para afastar animais e insetos que podem ser muito perigosos para você e sua família. Boa leitura!

Quais animais comem escorpião?

escorpião

Há muitos animais que comem escorpiões, como lacraias, louva-deus, sapos, corujas, aranhas, macacos, lagartos, galinhas, camundongos, entre outros. Apesar de vários viverem em áreas rurais ou fora da zona urbana, é importante estar atento aos predadores desses aracnídeos, pois eles podem te ajudar a evitar o temido escorpião. Conheça adiante os maiores predadores de escorpiões e suas curiosidades!

Aranha e louva-deus

Os aracnídeos são uma subclasse do filo dos artrópodes que inclui, entre outros, aranhas e escorpiões. Esses animais são basicamente carnívoros, sendo todos predadores. A dieta das aranhas inclui moscas, mosquitos, grilos, gafanhotos e baratas.

Os escorpiões não fazem parte da alimentação das aranhas, pois elas só comem aquilo que cai na teia delas e, na realidade, é mais comum escorpiões comerem aranhas do que o contrário.

No mais, o louva-deus é um grande predador de escorpiões. Inclusive, ele é um dos insetos mais agressivos e temidos. É capaz de comer até pássaros, lagartos, aranhas, cobras e pequenos roedores.

Sapos e camundongos

A espécie conhecida como sapo-cururu ou sapo-boi é um predador natural do famigerado escorpião amarelo, pois vive no mesmo ambiente e não sente seu veneno, que pode ser letal para seres humanos, principalmente para crianças e idosos.

Outro animal que pode ser bastante útil na caça aos escorpiões é o camundongo. O roedor é insensível ao veneno de escorpião e, inclusive, à dor da ferroada. Ou seja, ambos os animais são predadores de escorpiões e podem colaborar nesse sentido.

Seriema

A seriema é uma ave típica do cerrado brasileiro que possui um canto marcante, podendo ser escutado a mais de 1 km de distância. Ela dispõe de uma plumagem cinza-amarelada, bico e pernas vermelhas.

Sua alimentação é semelhante à de um gavião, onívora, de modo que ela come desde insetos até pequenos vertebrados, como roedores, répteis, anfíbios e até mesmo aves de outras espécies. Ela também tem o hábito de comer cobras e é um dos animais que se alimenta de escorpiões.

Corujas e gaviões

As corujas, assim como os gaviões, são carnívoras-insetívoras, ou seja, podem comer carne ou insetos. As corujas são consideradas espécies generalistas, pois comem conforme a estação do ano e ajudam muito fazendeiros e pessoas da área rural. Isso ocorre, porque uma coruja adulta chega a comer cerca de 25 mil insetos por ano, e um casal pode comer até mil ratos por anos e, certamente, muitos escorpiões.

Os gaviões também comem quase todo tipo de presa e são até vistos como maléficos por atacarem aves domésticas e pássaros canoros. No entanto, são muito úteis ao homem, pois similarmente comem animais nocivos ao homem, como o escorpião.

Galinhas

É sabido que a galinhas comem escorpiões. Contudo, elas não só comem, como têm uma preferência por esse aracnídeo, visto que ele é um dos seus alimentos preferidos. As galinhas, entretanto, possuem hábitos diurnos, enquanto os escorpiões são noturnos. Elas não ficam ciscando sempre à procura, mas quando encontram, comem-nos.

Além disso, as galinhas ajudam no combate ao escorpião por terem alimentações parecidas, portanto, essa região se torna ainda mais hostil para esse bicho, já que elas são predadoras indiretas.

Dicas para evitar escorpião em casa

escorpião em casa

Para se livrar de escorpiões, é necessário realizar alguns procedimentos para evitar ou banir esses aracnídeos de sua casa. Para ter uma maior eficiência no combate ao escorpião, utilizar mais de uma dica garante melhores resultados e, assim, sua casa e seu jardim ficam mais seguros! Continue lendo e confira dicas práticas que você mesmo pode aplicar para conter o temido escorpião.

Use barreiras físicas

Uma das formas que pode ajudar a impedir animais peçonhentos é a partir de barreiras físicas para bloquear o acesso do animal ao local. Um exemplo prático e simples é colocar rodos de vedação nas portas e telas dos ralos dos banheiros.

Ao utilizar barreiras físicas, você impede que outros insetos e animais desagradáveis, além do escorpião, entrem em sua casa. É importante lembrar que escorpiões são animais noturnos, então, essas barreiras devem ser colocadas a partir do final da tarde, pois são nessas horas que eles saem de seus esconderijos.

Mantenha o ambiente limpo

Além disso, é essencial manter o ambiente limpo. Para evitar acidentes, é recomendado jogar fora restos de comida ou qualquer coisa que possa atrair baratas, que é um alimento do escorpião, e nem criar ambientes em que ele possa se esconder, como folhas secas agrupadas e materiais de construção nas proximidades.

Portanto, manter a grama aparada e limpar com frequência terrenos baldios ou áreas com essas características são formas de prevenção.

Acabe com o que atrai o escorpião

Escorpiões são animais resistentes a químicos e inseticidas, desse modo, é possível que, ao usar algum tipo de produto, ele saia de seu esconderijo, acarretando uma picada acidental.

Logo, uma das formas mais convencionais é se livrar de tudo que pode atrair esse aracnídeo. Como já dito, baratas e insetos fazem parte da alimentação desse animal, então, dedetizar a casa é uma boa opção.

Outra forma para ajudar a combater os aracnídeos é evitar ambientes muito úmidos ou tentar minimizar a umidade, pois isso também contribui para a invasão de escorpiões.

Instale armadilhas

Outra maneira possível de combate é através de armadilhas próprias para escorpiões. Para prevenir a presença desses animais, é necessário conhecer seus hábitos, interferir nos mesmos e, assim, capturá-los.

Existe também a opção de armar armadilhas caseiras, como um tubo de papelão ou um jornal enrolado que tem a forma de um longo canudo. Eles formam lugares atrativos para esses animais. Basta colocá-los onde você suspeita que tenha escorpiões e esperar.

No entanto, é preciso ter muito cuidado para não causar acidentes, já que o animal vai estar vivo. É necessário utilizar pinças longas, tubos de ensaios e luvas de proteção.

Prepare repelentes naturais

Por último, apesar de outras formas serem mais eficazes, ter um repelente natural pode ajudar no processo para evitar animais peçonhentos. Entre as possibilidades, a lavanda pode ser utilizada contra escorpiões e outros insetos, ao ser plantada no quintal.

Além disso, outros insumos também podem ser utilizados. É o caso da canela, que pode ser espalhada pela casa, das sementes de gergelim e do cheiro de hortelã, de manjericão e de alecrim, que pode ser utilizado para espantar escorpiões. No entanto, esses repelentes devem ser usados como parte de um conjunto de medidas que podem ajudar a banir o temido animal, e não como um recurso único.

Diversos animais são predadores do escorpião

escorpião amarelo

Como foi dito, as lagartixas são suas aliadas para te proteger de animais indesejados. Além de não fazerem mal algum ao ser humano, elas fazem parte de uma estratégia simples e eficaz para exterminar os escorpiões da sua casa.

Contudo, elas não são as únicas que podem ajudar na prevenção desses aracnídeos. Após ler esse artigo, você aprendeu que corujas, sapos, galinhas, louva-deus, entre outros animais, têm o escorpião como parte de seu cardápio. No entanto, uma aranha, por exemplo, não vai te ajudar nessa batalha, pois ela só come o que cair em suas teias.

Outro fator muito importante para o qual deve-se ficar atento é em relação à limpeza da casa. Deve-se evitar acumular material de construção, minimizar a umidade e jogar restos de comida fora para não atrair baratas, as quais alimentos desses aracnídeos. No mais, utilizar repelentes caseiros e armadilhas também ajuda bastante.

Autor deste artigo

Maria Antonia é jornalista e redatora do Guia Animal. Atualmente cursa a pós graduação em Formação do Escritor na PUC-Rio.

Palavras-chave relacionadas


Dicas Fatos Curiosos Artrópodes

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Você tem a intenção de deixar seu cão bravo para ele realizar a guarda da sua casa e da sua família? Então, confira este artigo e confira todas as dicas!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.