Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Você tem a intenção de deixar seu cão bravo para ele realizar a guarda da sua casa e da sua família? Então, confira este artigo e confira todas as dicas!


Quer deixar seu cachorro bravo para ser um cão de guarda?

cachorro bravo

Muitos tutores têm o desejo de deixar seus cães bravos, especialmente aqueles que querem fazer com que o animal de estimação seja um protetor feroz, pronto para resolver qualquer problema.

De fato, existem muitas formas para atingir tal objetivo e, por isso, é muito importante considerar que você deve observar quais são as estratégias que você pode utilizar e que vão te auxiliar a alcançar o objetivo de maneira efetiva.

Neste artigo, você vai ver algumas dicas de como deixar o cachorro bravo e entenderá também quais são os detalhes que vão fazer diferença nesse processo. Assim, tudo o que você fizer vai ser legitimado conforme o que você, de fato, espera para esse tipo de ação. Acompanhe o artigo com atenção!

Veja dicas de como deixar o cachorro bravo

cachorro bravo sendo treinado

Deixar um cachorro bravo nem sempre é uma tarefa simples. Isso exige disciplina não somente do animal, mas também de quem está orientando as atividades a serem feitas pelo pet. Veja a seguir como lidar com ele nesse momento.

Faça treinos básicos de obediência

O ideal é começar com treinos simples de obediência. Truques para o cão sentar ou dar a pata podem ser uma boa ideia para começar os projetos de como deixar o cachorro bravo. Inclusive, eles representam uma forma de você conseguir iniciar esse processo de forma simples e efetiva.

A lógica é muito simples: se o seu cão consegue aprender truques básicos, ele também consegue entender outros comandos complexos, dependendo dos treinos realizados e de como você vai conduzir todo esse processo. A repetição também pode ajudar nesse momento, sendo uma forma de você conseguir explorar outros tantos benefícios para o objetivo do treinamento.

Treine o latido sob comando

O latido é uma forma com a qual o cão se comunica, seja diante da presença de estranhos, seja para representar entusiasmo, ou qualquer outra coisa. No entanto, é importante saber como controlar isso para ele entender que esse é um comportamento que ele precisa ter em determinadas situações. Assim, trabalhar a comunicação entre vocês é extremamente válido.

Se você consegue fazer o seu pet entender quais são os comandos, ensinando-lhe os momentos em que ele deve latir, já é possível refinar um pouco esse tipo de comunicação entre vocês, considerando que ele começará a associar o latido a uma situação bem específica. Ademais, é preciso ser cuidadoso durante o processo de ensino. Com treinamento e disciplina, é possível alcançar esse tipo de resultado.

Incentive o cão ficar indiferente com outros pets

Cães, quando estão na companhia de estranhos, podem ficar animados ou eufóricos demais, de modo que essa atitude pode distraí-los do foco da ação caso seja preciso defender seu tutor ou sua família. Nesse sentido, isso é maléfico.

Sendo assim, o mais importante é treinar o cachorro para ele ficar indiferente na presença de outros pets. Assim, parte da estratégia de como deixar o cachorro bravo estará sendo alcançada, considerando que ele vai conseguir se controlar e não se distrairá, mesmo com outros elementos à sua volta. Além disso, essa é uma forma de você conseguir intervir no seu comportamento de modo mais leve. Esse é um ponto que pode ajudar, sendo um bom começo.

Ensine o cão a recuar quando necessário

Algumas raças de cachorros agem por puro instinto, e isso pode ser positivo ou negativo. É fato que parte do treinamento de como deixar o cachorro bravo é ensiná-lo a controlar seus impulsos para ele poder recuar quando necessário.

Existem situações em que uma ação impulsiva deixa todo o ambiente desprotegido. Quando o animal consegue recuar e segurar seus instintos, está com a atenção voltada especialmente para o todo, sem agir precipitadamente.

Algumas simulações podem ser feitas conforme a evolução do pet. Situações do dia a dia são excelentes para isso. Saiba como geri-las para que não seja preciso agir com repreensão.

Mostre o que e quem ele deve proteger

Quando um cachorro não sabe muito bem quem ou o que proteger, dificilmente ele vai ter uma ação efetiva. É preciso fornecer-lhe muito bem esse tipo de informação, de modo que ele saiba exatamente quais são as pessoas que ele deve, de fato, proteger. Além disso, é preciso ficar atento para os pontos da educação do animal que demandam mais atenção, já que algumas situações merecem mais atenção que outras.

Por isso, parte do treinamento de como deixar o cachorro bravo é fazer com que ele saiba exatamente quais são as suas pretensões. Assim, caso você consiga se comunicar com o animal, estabelecendo um objetivo claro, por exemplo, de proteger a casa de invasores, ele ficará atento e vigilante, agindo com hostilidade com quem não é bem-vindo na sua residência. Deixar essas informações claras faz com que ele responda mais rapidamente ao treinamento, sem maiores problemas.

Faça testes com estranhos no treinamento

Fazer alguns testes também é importante para avaliar se os treinos estão sendo efetivos e, principalmente, se você está tomando as decisões corretas. Deixar o cão sozinho e pedir que alguém tente se aproximar da casa, por exemplo, é uma forma de conseguir saber se ele aprendeu como defender o ambiente.

Outro treino para saber se as estratégias de como deixar o cachorro bravo funcionaram é pedir que um estranho tente se aproximar do dono de forma abrupta. Normalmente, ele deve reagir, e também obedecer aos comandos do tutor quando ele mandar o cão recuar.

Importante ressaltar que tudo isso deve ser feito sempre de forma segura e que você tenha a certeza de que consegue controlar o cachorro. Se for o caso, começar com treinos mais à distância.

Elimine distrações no cão de guarda

Outro ponto muito importante no processo de deixar o cachorro bravo é eliminar toda e qualquer distração envolvida no procedimento. Se o cão não conseguir focar no treinamento, certamente, vai faltar algo, ou ele não vai conseguir dar a proteção necessária que você julga ser importante naquela situação.

É preciso que o cachorro tenha foco no que precisa ser feito. Tirar todos os agentes que promovem distrações é uma maneira de conseguir avançar bem no treinamento, e até mesmo de melhorar o desempenho, de uma maneira geral, conseguindo avançar em vários aspectos.

Separar um horário no dia e local para o treinamento é uma das formas de conseguir eliminar toda e qualquer distração, além de construir uma boa rotina com o seu cão, para que seja um processo não somente necessário, mas também divertido.

Cuidados importantes ao deixar o cachorro bravo

cachorro bravo

Saber como deixar o cachorro bravo é importante, mas, mais importante é saber quais cuidados são necessários. Conhecendo-os, o processo será ainda mais fácil, já que o pet conseguirá se comportar melhor, e que você saberá lidar melhor com ele, controlando-o quando necessário. Veja a seguir quais são os cuidados.

Tente ao máximo evitar problemas

Em um processo de treinamento de como deixar o cachorro bravo, podem acontecer alguns problemas, sendo que ter uma rotina adequada, inclusive com descanso e recreação para o cão, é muito importante.

É fundamental evitar o estresse em excesso para o cachorro, já que isso pode gerar algumas reações inesperadas, mesmo quando está tudo bem e você deseja receber uma simples visita, sem riscos. Evitar problemas desse tipo é importante para a saúde do seu cachorro e também para a integridade de outras pessoas envolvidas.

Não puna ou repreenda seu cão

É muito comum a utilização da punição para a educação do cachorro. Isso acontece também pelo fato de que muitas pessoas não conseguem avaliar quais são as consequências que isso pode trazer.

Nas estratégias para deixar o cachorro bravo, a utilização da punição não ajuda em nada. Inclusive, os pets respondem muito melhor quando são utilizados reforços positivos, elogios e recompensas, mesmo em um treinamento tão sério. O mais importante aqui é evitar a violência, a qual pode colocar todo o progresso que você fez a perder.

Considere buscar ajuda profissional

Nem sempre é possível oferecer um treinamento tão complexo ao cão sozinho. Sendo assim, caso seja necessário, é bom contar com um profissional que possa ajudar e que, principalmente, seja experiente no processo de adestramento de cães. Inclusive, isso é algo essencial nesse momento.

Esta é a melhor maneira de conseguir deixar seu cachorro bravo de maneira segura e com resultados efetivos, especialmente se você não consegue pensar em como lidar com isso em um primeiro momento sem a ajuda de um profissional.

Antes de saber como deixar o cachorro bravo

cachorro bravo

Existem algumas informações importantes as quais é preciso compreender antes de tomar a decisão de deixar seu cachorro bravo. Primeiramente, é preciso entender que nem sempre vai ser possível alterar sua personalidade, de modo que o processo vai depender bastante do cotidiano da família tutora e do animal. Confira, a seguir, quais são os pontos mais importantes antes de deixar seu cão bravo.

Por que ter um cão de guarda?

O primeiro passo antes de utilizar as técnicas para deixar seu cachorro bravo é se perguntar o motivo disso. Muitas pessoas não possuem essa necessidade e, por isso, acabam fazendo o processo de um jeito pouco saudável e efetivo para o cão.

Um cão de guarda é muito mais do que um protetor. Ele faz isso porque gosta, e porque entende que deve proteger. Assim, caso você queira, de fato, deixar seu pet bravo, tenha certeza de que cumprirá todos os procedimentos necessários para fazê-lo de forma segura, tanto para você, quanto para o cachorro.

Inclusive, essa decisão influencia diretamente no comportamento do cão, já que ele vai saber exatamente quando deve ter determinada atitude para, assim, ajudar em todo o processo de defesa.

Seu amigo é ideal para ficar de guarda?

Antes de utilizar de ferramentas para deixar seu cachorro bravo, é bom observar se o seu pet é ideal para realizar esse tipo de função. Para isso, é bom conhecer algumas raças que vão ajudar a entender um pouco sobre esse tipo de decisão, que é tão importante e que vai ser, também, um fator determinante para iniciar os treinamentos.

Como exemplo, os cães que mais fazem bem essa função são os das raças Pastor Alemão e Rottweiler. São pets que estão sempre de prontidão e que, principalmente, possuem em seu DNA todas as características de cães de guarda.

O Pastor Belga e o Fila também são cães que se adaptam facilmente a essa atividade, conseguindo ter um excelente aproveitamento nos treinamentos. Outras raças eventualmente podem fazer tudo isso de forma vistosa, mas essas são as principais utilizadas para guarda.

Cão de guarda também é um animal de estimação

É preciso entender que, antes de ser um cão de guarda, o animal é um bicho de estimação que precisa de atenção, carinho e também de condições adequadas para se estabelecer bem e para ter um bom aproveitamento no seu treinamento.

Sendo assim, dedique um tempo diariamente para passear e para fazer brincadeiras com ele, dando o espaço ideal para que ele se sinta acolhido. Um cão de guarda precisa, também, de afeto para se sentir parte da rotina da casa, além da proteção e de todo o trabalho que faz constantemente.

Ademais, garantir uma boa alimentação e cuidados veterinários também é fundamental para a saúde do seu cão, de modo que isso é algo que você deve sempre considerar.

Pense bem antes de fazer o cachorro ficar bravo

Quando você utiliza de técnicas de como deixar o cachorro bravo, deve entender que essa pode ser uma decisão muito importante. Ela pode, inclusive, influenciar em como ele pode se desenvolver e se relacionar com o mundo à sua volta.

Vale lembrar que um cachorro, quando aprende uma determinada coisa, dificilmente deixa aquele hábito. Por isso, antes de começar, saiba que, a partir daquele momento, as coisas aprendidas ficarão com ele por um bom tempo, de modo que você não conseguirá voltar atrás facilmente. Por isso, é preciso tomar muito cuidado no processo de adestramento, para que ele seja feito da maneira correta, trazendo os resultados que você procura a longo prazo.

Saber como deixar o cachorro bravo demanda cuidado e disciplina

cachorro bravo sendo treinado

Utilizar ferramentas para deixar um cachorro bravo exige de você muito cuidado e, especialmente, disciplina em toda a parte de treinamento. Como você viu isso envolve uma série de questões que precisam ser consideradas.

Lembrar que o cachorro também é um ser que merece atenção e carinho faz toda a diferença no processo, de modo que é possível intensificar os laços entre vocês no adestramento, sendo que isso até ajuda no treinamento, como um todo. Justamente por isso, você precisa entender quais são as formas ideais para atingir o objetivo traçado.

Lembre-se que as técnicas aqui ensinadas ajudam o pet a entender quais são seus limites, além de estimulá-lo. Por isso, é muito importante compreender como você pode explorar as ferramentas e técnicas à sua disposição para conseguir transformar seu pet em um imponente cão de guarda.

Autor deste artigo

Redator e amante dos pets (especialmente os cachorros).

Palavras-chave relacionadas


Dicas Criar Cuidados Filhotes

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.