Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


Você sabe de onde vêm os cavalos?

cavalo correndo

A princípio, os cavalos existem a mais de 55 milhões de anos, de modo que são animais muito majestosos e bonitos. São grandes amigos dos humanos por séculos, sendo que sua origem é pesquisada por anos pela ciência e existem inúmeras relações dos humanos com esses animais ao longo dos anos.

Neste artigo, iremos te mostrar a origem desse animal majestoso que, por milhares de anos, foi um aliado fiel do humano. Contaremos sobre seus ancestrais, sua história e como eles evoluíram durante as décadas de sua existência.

Aqui você conhecerá, também, sua relação com os humanos de diferentes civilizações e o papel fundamental desse animal nas culturas de diversas partes do mundo, já que ele se tornou um dos aliados fiéis do homem. Confira!

Origem e história do cavalo

cavalo

Para entendermos melhor de onde vieram os cavalos, precisamos saber sua origem, sua história e quem foram seus ancestrais, já que esses animais existem na Terra há milhares de anos. Acompanhe os tópicos seguintes!

Ancestrais do cavalo

Para compreendermos melhor sua origem, precisamos voltar há 55 milhões de anos. Seu antecessor, o Eohippus angustidens, viveu pela América do Norte ainda na época do Eoceno. Acredita-se que esse é o início de toda a raça de equinos no mundo. O ancestral, que migrou para outras partes do mundo, era um animal do tamanho de uma raposa, aproximadamente.

Além dessa espécie, muitas outras existiram, algumas foram encontradas em partes mais frias e outras mais quentes do planeta. Seus ancestrais eram parecidos com raposas ou cachorros grandes, e conforme evoluíram, passaram a ter as características que encontramos hoje: patas, dentes e porte físico similares.

Sobrevivência

No período em que o homem caçava, o cavalo servia apenas como fonte de alimentação, portanto, sua sobrevivência era bastante discutida. Apesar disso, sobreviver fez parte da evolução desse animal.

Dessa maneira, a ciência comprova que seu antecessor Eohippus sobreviveu por milhares de anos e evoluiu, desde então, para poder se tornar o que temos hoje como equino.

Apesar de, por muito tempo, eles terem sido uma fonte de alimentação para os humanos, a sobrevivência das espécies que restavam antes da domesticação desses animais contribuiu para a evolução dos equinos.

Evolução do cavalo

A princípio, a espécie antecessora dos cavalos era o Eohippus angustidens, uma criatura pequena e com vários dedos. Isso, porque o animal vivia em solos macios e úmidos. Com a evolução da Terra, novas características foram surgindo, assim como novas espécies.

A mudança de solo, as condições intermediárias e a evolução natural contribuíram para que novas espécies surgissem em diferentes partes do mundo. Elas, à medida que surgiam, vinham com adaptações aos ambientes: as patas, os dentes e o porte físico se moldaram para as diferentes características dos locais em que eles viviam.

Propagação pelo mundo

Posteriormente, com a evolução da espécie, a ciência comprova que diferentes espécies e características do que conhecemos hoje como "cavalo" foram encontradas em diversas partes do mundo. Suas primeiras aparições, no entanto, começaram na Ásia.

Devido às circunstâncias climáticas, os primeiros gêneros de Equus, os Mesohippus, por exemplo, migraram do hemisfério norte para a Eurásia. Esse lugar, em particular, os cientistas identificaram como o local do extinto cavalo selvagem. Ademais, ele contribuiu para a evolução das outras espécies Asiáticas.

Portanto, na Ásia, surge a raça responsável por fazer parte de momentos históricos e por conquistas da época. Posteriormente, ela migra para outras partes do mundo, como Europa e África.

Diversificação de raças

Acredita-se que desde sua origem, milhares de raças e aspectos existiram na terra. Mas, conforme a evolução, algumas delas passaram a ser reconhecidas pelas suas habilidades e características.

A primeira raça conhecida é a Puro Sangue Árabe, a qual habitou o planeta por mais de 3 milhões anos atrás. Nos mais tarde, devido ao Cristianismo, ocorreu sua expansão na Europa, surgindo, então, novas raças, como a Puro Sangue Andaluz ou Lusitana, originária da Andaluzia, na Espanha.

Contudo, já no Brasil, devido às colonizações, os primeiros cavalos, originários das raças Lusitana e Alter Real, são o Mangalarga Marchador e o Crioulo Brasileiro. Hoje, essas raças são tipicamente nacionais, de modo que foram domesticadas com o uso das selas. Estima-se que existem, hoje, no mundo, mais de 300 raças de cavalos.

Origem da domesticação do cavalo

cavalo

Para compreendermos melhor como chegamos nos cavalos que temos hoje, é necessário saber mais sobre a origem da domesticação das espécies, bem como a sua relação com os cavalos selvagens com os humanos. Por isso, os tópicos seguintes explicarão a fundo essas relações. Acompanhe.

Primeira relação entre humanos e cavalos selvagens

Ao que tudo indica, nas primeiras relações, ainda na Era Mesozoica, os cavalos eram apenas fontes de alimentação para os humanos que caçavam para sobreviver. Pesquisas arqueológicas sugerem que a relação começou devido à caça por sobrevivência, mas não durou muito tempo até que esses animais fossem domesticados.

Com isso, algumas raças de cavalos acabaram nascendo e até mesmo resistindo. Inclusive, raças selvagens nasceram antes mesmo da domesticação, como a raça Przewalski, que representa um animal asiático considerado, hoje em dia, raro. Ademais, ele se tornou o ponto de partida e a origem das raças modernas que conhecemos hoje.

O início da domesticação do cavalo selvagem

Primeiramente, a domesticação começou há mais de 4000 a.C. na Ásia Central, região conhecida como Eurásia, mas as primeiras evidências arqueológicas aconteceram há 3500 a.C., na Ucrânia e no Cazaquistão.

Dessa maneira, há 3000 a.C., os cavalos já estavam completamente domesticados, e em 2000 a.C. houve um aumento da disseminação de raças por todo noroeste europeu e, consequentemente, uma expansão por todo o continente.

Ainda assim, pesquisas recentes indicam que eles podem ter sido domesticados em vários pontos da Europa e da Ásia durante milhares de anos, por todas as partes dos continentes, e domesticados de formas diferentes em cada lugar.

O cavalo doméstico como forte aliado

Há milhares de anos, a domesticação ocorreu por muitos motivos. Com as habilidades físicas e motoras dos cavalos, sua serventia para serviços e transporte fez com que esses animais fossem ainda mais necessários nas dinâmicas humanas.

Logo após a sua domesticação, o cavalo foi utilizado como um poderoso instrumento de conquistas, transporte, carga, diversão e competições. Dessa forma, era importante ter um cavalo para que ele pudesse servir, com suas inúmeras habilidades físicas, os humanos durante milhares de anos.

Com isso, os aspectos evolutivos desses animais foram causados pela domesticação. Ademais, o cavalo que conhecemos hoje é o resultado de milhares de anos de trabalho, o que torna o animal um dos mais resistentes e fortes.

História do cavalo em diferentes civilizações

cavalo correndo

Com a evolução das espécies, os cavalos se tornaram fundamentais em diversas culturas e povos. Portanto, a relação dos cavalos com as diferentes civilizações tem sua própria história e suas características. Confira algumas delas abaixo!

Roma e Grécia

Bem como sua origem, a história dos cavalos se cruza com as histórias da Grécia e da Roma Antiga. Acredita-se que a origem das primeiras aparições de cavalos nesta região remonta ao Império Bizantino, com as corridas de Bigas.

Sua principal atividade, no entanto, era para os esportes. A primeira, por sua vez, foi a corrida de Bigas, a qual era travada por homens que se feriam e que feriam os cavalos, levando-os, muitas vezes, até a morte. Com isso, esse esporte, apesar de violento, foi levado às olimpíadas no ano 680 a.C.

Outras partes da Europa

Com a sua criação no noroeste europeu, os cavalos para as civilizações, até então, eram usados para além do esporte, em grandes batalhas. Os grandes grupos que travavam guerras por todo o território, ainda em períodos de expansão territorial, eram conhecidas por cavalarias, pois seus soldados eram montados em cavalos. Em cima deles, eram travadas grandes brigas com armamentos medievais e históricos. Isso aconteceu em batalhas turcas, ucranianas, espanholas e até mesmo portuguesas.

Outras habilidades eram os trabalhos manuais, nos quais os cavalos eram usados para ajudar na mão de obra agrícola da época. Há, ainda, registros de cavalos nas primeiras fazendas de gado do leste europeu.

Antigo Egito

De antemão, os cavalos são animais considerados importantes para a expansão do Egito Antigo, ainda nas primeiras formações de civilizações, enquanto estavam descobrindo as habilidades de luta dos equinos nas corridas de bigas da Roma Antiga. De modo geral, no Egito, eles serviam como aliados em expansões territoriais.

Com o surgimento das cavalarias, até então, a maior cavalaria que já existiu habitou o Egito. A região conseguiu rapidamente conquistar o maior território para a expansão de seu império, que logo se tornou o mais rico e influente da humanidade. Dessa forma, para eles, o cavalo era um animal sagrado.

Árabes

A relação dos cavalos com os povos Árabes originou uma das primeiras raças de cavalos do mundo, a Puro Sangue Árabe. Desse modo, há registros dessa raça na Mesopotâmia há aproximadamente 4500 anos a.C.

Originários da Península Arábica, os cavalos Árabes foram um dos primeiros a serem domesticados. Quem fazia o trabalho era as tribos beduínas. Como eram cavalos majestosos e com habilidades físicas necessárias para o trabalho, pequenas batalhas internas eram travadas por povos árabes, para obter o maior número de cavalos dessa raça. Acredita-se que essa raça se adaptou bem aos ambientes de guerras e a atividades de competição.

Índia

A Índia, no que lhe concerne, foi uma das civilizações responsáveis pelas primeiras domesticações de cavalo da humanidade. Há registros arqueológicos de pinturas rupestres em cavernas indianas que indicam a presença de cavalos nesse período.

Anos mais tarde, a tribo Rajput, responsável pelo aprimoramento racial dos cavalos, tornou os cavalos indianos sagrados, surgindo, assim, a raça de cavalo indiana chamada Marwari, descendente dos cavalos de guerra das famílias da Índia Feudal, há milhares de anos. Logo, de forma sagrada para a religião, o cavalo aparece como uma divindade no Hinduísmo, com o chamado “Hayagriva”.

Japoneses e chineses

Boa parte da expansão do continente asiático por parte dos japoneses se deve aos cavalos, de modo que eles foram os grandes responsáveis pelo crescimento e pela conquista de colônias japonesas. Assim, eles ganharam grandes batalhas ao lado do exército japonês, ainda no século V.


Para a civilização chinesa, a relação é ainda mais profunda: os cavalos fazem parte das origens chinesas há milhares de anos, através das cavalarias dos imperadores, há 2800 a.C. Ademais, a cavalaria dos Unos, antigos mongóis, foi notável, sendo que essa civilização é reconhecida por deter os maiores cavaleiros da história.

História do cavalo no Brasil

Por fim, a chegada dos cavalos no Brasil, nas capitanias hereditárias, em 1534, vale a pena ser relembrada. Ela ocorreu na capitania de São Vicente, na Ilha da Madeira, de modo que os cavalos foram trazidos da Europa por intermédio de Martim Afonso de Souza.

Na mesma época, devido à expansão territorial e às boas condições climáticas que o Brasil tem, outras espécies e raças desembarcaram por aqui. O rico ecossistema do Brasil permitiu que novas raças de cavalos nacionais surgissem

Algumas raças totalmente nacionais, como a Crioula, a Campolina, a Mangalarga e a Marajoara se desenvolveram por aqui. No início, serviam para trabalhos manuais, transporte, batalhas importantes e conquistas da época e, hoje, apenas para o esporte e para atividades pecuárias.

A origem dos cavalos faz parte da evolução humana

cavalo correndo

Neste artigo, pudemos conhecer ainda mais sobre a origem deste animal, considerado um dos mais majestosos das espécies. Vimos que sua história começa há milhões de anos, com a evolução da espécie e com a adaptação de animais que hoje estão extintos.

Um dos destaques de sua origem é que o cavalo fez parte de diversos fatos da humanidade, de modo que a história do nosso mundo se cruza com a origem desses animais incríveis e fortes, que por milhões de anos foram aliados fiéis em batalhas e conquistas históricas. Por isso, o equino é considerado um animal sagrado por muitos povos ao redor do mundo.

E, apesar de termos descoberto inúmeras habilidades que evoluíram com o tempo, a ciência ainda estuda sobre sua origem a fim de conhecer melhor o nascimento das espécies e o seu surgimento nas primeiras civilizações humanas.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Shih Tzu mini: essa raça de cachorro realmente existe?

Shih Tzu mini: essa raça de cachorro realmente existe?

Shih Tzu mini: você sabe se esta raça realmente existe? Leia este artigo, conheça vários fatos sobre o cão e descubra uma série de curiosidades a respeito dele!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.