Shih Tzu mini: essa raça de cachorro realmente existe?

Shih Tzu mini: essa raça de cachorro realmente existe?

Shih Tzu mini: você sabe se esta raça realmente existe? Leia este artigo, conheça vários fatos sobre o cão e descubra uma série de curiosidades a respeito dele!


Você quer ter um Shih Tzu mini?

Shih tzu em floresta

Você provavelmente já ouviu falar de Shih Tzus que possuem um tamanho menor que o convencional. Neste artigo, você saberá tudo sobre a raça, desde suas características físicas e comportamentais, origem e valores. Ademais, adiante você verá se é possível e como adquirir um Shih Tzu mini com segurança.

De modo geral, é essencial que, antes de adquirir um cão, você conheça a fundo a procedência do animal, e saiba se ele recebeu os devidos cuidados nos primeiros dias de vida e se é um exemplar puro da raça. É importante saber se a raça escolhida vai de encontro aos ideais do tutor e do lar que o receberá. Se tratando do Shih Tzu mini, aqui você saberá tudo a respeito dele. Por isso, acompanhe atentamente este artigo. Boa leitura!

O Shih Tzu mini não existe! Saiba o porquê

Shih tzu na grama

Por mais que você já tenha ouvido falar e, inclusive, até veja lugares vendendo filhotes intitulados como "Shih Tzus mini", saiba que esse não é um padrão reconhecido e catalogado. O Shih Tzu sim, é reconhecido conforme os padrões elencados neste artigo. Veja mais detalhes a seguir para entender por que esse padrão não existe.

A reprodução desses cães é duvidosa

Criadores que afirmam ter filhotes menores que os que seguem o padrão da raça pura normalmente podem fazer cruzamentos com cães menores de outras raças ou até com pets de raças indefinidas. Pode ser, também, que os criadores selecionem os Shih Tzus menos desenvolvidos e mais frágeis da ninhada, o que é problemático, porque gera exemplares menos saudáveis e com menor expectativa de vida.

É preciso ficar em alerta e ter o conhecimento concreto de que não há padrões mini dessa raça. Qualquer exemplar que não atenda aos requisitos de peso e tamanho estabelecidos pelas entidades reconhecidas, tem origem duvidosa.

Há problemas também com as raças micro e anão

Em conformidade com o que está estabelecido na CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia), não há nenhum padrão variável da raça como micro, anão e mini. Para as grandes e renomadas entidades, isso tende a ser apenas uma estratégia de marketing utilizada por algumas empresas de criação para trazer novidades ao público leigo.

Estudiosos da raça afirmam que, quanto menor o exemplar, maior é a possibilidade de problemas crônicos de saúde, e menor é a expectativa de vida. Exemplares extremamente pequenos tendem a apresentar problemas neurológicos e físicos, enquanto criadores sérios sempre buscarão padreadores saudáveis e em total conformidade com a raça, atente-se a isso.

Não acontece só com o Shih Tzu mini

Cães titulados como Shih Tzus mini são menores sim, porém, esse não é um padrão confiável e saudável de cães. Isso ocorre, porque criadores com má-fé fazem cruzamentos com cães mais fracos, menos saudáveis e com maior vulnerabilidade, apenas para conseguir exemplares menores.

Isso ocorre também com outras raças de cães e, até que sejam desenvolvidos padrões específicos e plenamente saudáveis, também não há nada que comprove a veracidade de raças mini. Portanto, quem adquirir um exemplar de alguma raça deve se atentar aos padrões de tamanho, peso e outras características, para não ser enganado.

Veja como comprar um Shih Tzu corretamente

Shih tzu raça cão

Bom, agora que você já sabe que não existe Shih Tzu mini, anão, micro, ou qualquer outro adicional ao nome, chegou a hora de saber como comprar um cão legítimo corretamente. Abaixo, você verá as melhores dicas para você não errar e não ser enganado ao adquirir seu cãozinho. Leia atentamente essas dicas, vale muito a pena!

Busque por padrões oficiais da raça

Assim como o tamanho e o peso médio padrão já foi mencionado, atente-se também para outras características. O focinho deve ser curto e achatado, os olhos devem ser evidentes e levemente saltados, os pelos são finos e lisos ou levemente ondulados nas pontas, além de o comportamento ser dócil e carinhoso.

Se você tiver acesso e puder saber quem são os pais dos filhotes, faça-o, pois isso é importante para ver como possivelmente os filhotes ficarão quando forem adultos. Quanto mais informações você tiver dos pais e da linhagem de vida desses exemplares, melhor.

Escolha vendedores autorizados

Por mais que sejam um pouco mais caros, filhotes com vendedores autorizados trazem características evidentes e mais segurança para a aquisição, inclusive, com garantia e certificado. Ao adquirir um filhote em qualquer lugar e de qualquer pessoa, além de ter os padrões ideais de criação, há possibilidade de ocorrerem misturas que você só percebe mais tarde.

Porém, se você opta por locais profissionais em criação e na continuidade da raça, saberá que há todo um suporte e cuidado que proporciona segurança tanto para quem adquire, como para os profissionais que vendem e criam. Empresas autorizadas emitem certificação, dão todas as dicas necessárias e garantem a confiabilidade e o pedigree do animal.

Exija a documentação

Ao adquirir um exemplar desta raça, não hesite quanto à exigência da documentação como nota fiscal, pedigree, etc. É extremamente importante exigir a documentação, pois, quem paga certa quantia por um exemplar da raça precisa ter todos os documentos que evidenciam os padrões daquele cão.

Se você tem o hobby de ter cães de competição de padrões de raça, saiba que essa documentação é ainda mais importante. Você não pode colocar um cão para competir e ser avaliado se ele não tiver documentação e os padrões exigidos pelos órgãos de regulamentação. Portanto, exija sempre a documentação ao adquirir um filhote.

Prepare-se para cuidar do cachorro

Os cuidados com esses cães não são os mais complexos. Os pontos de maior atenção que você deve ter é em relação à pele, à pelagem e aos olhos do animal. Saiba também que ele precisa de uma atenção especial quanto à tosa —principalmente na área dos olhos—, escovação e alimentação de qualidade, para minimizar possíveis problemas.

E os cuidados vão além disso: esta raça precisa de atenção, passeios tranquilos e companhia. Portanto, saiba que você precisará dar a devida atenção e os cuidados necessários ao seu novo pet. Tenha essa consciência e proporcione o que estiver ao seu alcance para criá-lo de modo feliz e saudável.

Características do Shih Tzu

Shih tzu cachorro

Primeiramente, é importante entender onde surgiu o Shih Tzu. Sua origem, história e características físicas como peso, pelagem e tamanho devem ser consideradas. Outros fatores que veremos são as características comportamentais e de personalidade da raça, assim como sua expectativa de vida. Acompanhe.

Origem e história

Você sabia que o Shih Tzu é uma das raças mais antigas que existem? O simpático cãozinho tem em sua origem cruzamentos da raça chinesa Pequinês com Lhasa Apso. O nome Shih Tzu significa "pequeno leão", e o reconhecimento da raça foi estabelecido pela Federação Cinológica Internacional, em 1957.

Os primeiros registros do cão de origem asiática foram feitos por volta do século XVII, e sua origem era considerada sagrada. Inclusive, ele foi o animal de estimação favorito da histórica família real chinesa no período da dinastia Ming. Agora você já sabe que, a respeito do Shih Tzu, história é o que não falta.

Tamanho e peso do Shih Tzu

Para falar de tamanho e peso com propriedade, tomaremos como base os parâmetros estabelecidos pelo AKC (American Kennel Club), que é uma das entidades mais respeitadas no mundo todo. De acordo com esses parâmetros, a altura ideal do Shih Tzu é cerca de 25 cm, e seu peso pode ser de 5 a 7 kg, em padrões de plena saúde.

Sendo um pouco mais criterioso, as normas estabelecem que a altura da raça não deve ultrapassar os 28 cm, enquanto o peso não deve ser superior a 8 kg, nem inferior a 4 kg. Esses parâmetros são estabelecidos e medidos em cães puros da raça, plenamente saudáveis e já em sua total formação de desenvolvimento, ou seja, cães já adultos.

Pelagem do cachorro

A pelagem padrão da raça em exemplares que não são tosados é bastante longa, densa e um pouco ondulada nas pontas. Há inúmeras possibilidades de cor, porém, normalmente, sua cor base é branca, com mesclas de outras cores, como branco e preto, branco e castanho, e branco e cinza.

Há exemplares com pelagem de cores sólidas, como inteiro preto e inteiro castanho, porém, esses pets são mais raros. Esta não é uma raça que possui apenas um padrão específico de tosa, há diversas possibilidades, desde inteiramente tosados, até os que possuem pelagem bastante longa. Porém, deve-se ter atenção à tosa higiênica e à pelagem próxima aos olhos.

Personalidade

Apesar de o seu nome ter significado de “pequeno leão”, esta raça é extremamente dócil e amigável. O Shih Tzu é um cãozinho que, normalmente, é bastante carente, não gosta de ficar muito tempo sozinho e ama carinho e colo. É bastante inteligente e brincalhão, de modo que há leves variações de comportamento, a depender da criação e da origem dos pais.

Há alguns exemplares que apresentam um comportamento um pouco teimoso, mas, com paciência e amor, é possível educá-los muito bem. Eles não são de latir o tempo todo, e gostam de brincadeiras com bolinhas e crianças. Ademais, amam passear e são ótimas companhias.

Expectativa de vida

De maneira geral, se for bem cuidado, o Shih Tzu pode viver de 10 a 15 anos, em média. É claro que inúmeros fatores podem influenciar, como as condições de vida, alimentação e consultas periódicas com veterinário.

Deve-se ter maior atenção às suas condições de pele, de modo que o Shih Tzu pertence a uma raça que sofre possivelmente com dermatites e alergias. Por isso, é fundamental que ele esteja sempre devidamente limpo, escovado e que não fique exposto a muita sujeira e umidade. Ademais, é extremamente necessário fornecer todos os cuidados essenciais ao pet para prolongar sua expectativa de vida.

Valor do filhote de Shih Tzu

Esse é um fator que pode ter certa variação também, mas, em média, os principais criadores de Shih Tzu vendem seus filhotes por cerca de R$ 1.800,00 a R$ 3.000,00. As variações ocorrem devido à coloração: se é macho, fêmea, nome da empresa de criação, quem são os pais, etc.

Outro fator que pode interferir no valor é a idade do filhote, se ele já foi vermifugado, vacinado e se tem certificação com Pedigree. Opte por locais sérios, com especialistas na raça, e que criam os cães com bastante cuidado, atenção. É importante comprar o pet de quem não o explore, por isso, tenha cuidado com lugares muito baratos que não garantem os padrões da raça.

Além disso, saiba dos principais custos com a alimentação de um cachorro dessa raça em as 10 melhores rações para Shih-tzu de 2022.

Vai adquirir um Shih Tzu mini? Saiba dos riscos!

Cão shih tzu

Neste artigo, você viu que qualquer nome fora do padrão da raça fere os critérios de segurança, a confiabilidade e a saúde do animal. É importante deixar claro que esses padrões não são apenas estéticos, mas são, na verdade, padrões de saúde e de confiabilidade. Pesquise o máximo que puder para ter a devida confiança no local de aquisição do seu cão.

Se você deseja adquirir um cão desses, já sabe todos os pontos que precisa observar. Lembre-se que o barato pode sair muito caro, exija garantia, certificação, nota fiscal, pedigree, etc. Agora, é só você escolher um local seguro e selecionar um pet, que certamente vai trazer muita alegria e diversão para o seu lar!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.