Lontra de estimação: É possível comprar uma legalmente?
O animal de estimação é um animal específico para convívio com seres humanos. Eles são excelentes companhias e muitos são divertidos. Existem diferentes tipos de animais de estimação e os mais comuns são cães, gatos e calopsitas. Entretanto, tem surgido uma nova tendência de animal doméstico: a lontra.
A lontra de estimação é um animal exótico e semiaquático, isso quer dizer que ela possui comportamento de animal aquático com comportamento característico de animal de terra firme. Ela tem sido muito procurada, em todo o mundo, como animal de estimação exótico devido a seu carisma e inteligência, sendo possível a compra legal da lontra em alguns países do mundo.
Como comprar uma lontra legalmente?
É possível comprar de forma legal a lontra como animal de estimação para convívio doméstico, mas é necessário seguir algumas orientações e verificar em quais países isso é legalmente possível.
■O que diz a legislação a respeito da comercialização destes animais?
A compra legalizada da lontra depende da legislação da região de cada lugar do mundo. No Japão, por exemplo, em alguns locais a compra é regularizada. Devido a isso, cresceu o contrabando ilegal de lontras no país. Por outro lado, em países como Tailândia, Indonésia e Malásia também têm crescido a prática de adotar lontras.
Já no Brasil, é totalmente proibido a compra de lontras, mas existem alguns regulamentos muito específicos que permitem a adoção. A proibição acontece porque, no Brasil, a lontra é considerada um animal em em perigo de extinção, dependendo da espécie. No entanto, devido à fragilidade das leis brasileiras e das fiscalizações, existem casos de contrabando ilegal de lontras.
■Qual é o preço de uma lontra?
Na maioria dos países do mundo, a venda de lontras é ilegal. No entanto, é possível encontrar anúncios de venda do animal por meio de aquisições ilegais.
Além disso, pelo fato de não ser um animal que seja vendido facilmente no Brasil, quem comercializa oferece a espécie por altos preços. Em dólares, por exemplo, uma lontra pode custar US $3.000.
■Comprar lontra ilegalmente
Como dito anteriormente, a comercialização de lontra no Brasil é extremamente proibida. E embora a compra e venda no mercado ilegal de animais silvestres pareça ser uma boa alternativa para a aquisição do animal, pode haver a punição do comprador.
No Brasil, para quem trafica espécies silvestres, como a lontra, a pena prevista é reclusão de seis meses a um ano e multa. Além do mais, o tráfico inclui a venda e compra do animal sem a permissão.
■Furão para adoção
O furão é o animal mais próximo da lontra que pode ser domesticado. O IBAMA permite, no Brasil, a adoção do furão por meio de uma permissão especial. Nos EUA e França, o furão é o terceiro animal mais procurado como animal de estimação.
O animal é uma ótima opção para pet, sendo animais ativos, curiosos e podendo ser muito bagunceiros. Ademais, possuem um forte instinto protetor e passam a maior parte do seu tempo dormindo. Além disso, é muito parecido com a lontra
Informações e características gerais da lontra
Caso você viva em uma região do mundo em que é possível ter uma lontra legalmente, é importante considerar as principais informações e características da lontra para a boa convivência com o animal de estimação. Confira!
■ Origem e habitat da lontra
Historicamente, foi observado que a lontra costumava habitar na Europa, no norte da África e parte da Ásia, desde o século XX. Porém, atualmente, a lontra tem uma grande distribuição geográfica e também pode ser encontrada do México até a Argentina.
Com exceção da lontra-marinha, todas as demais lontras vivem em lagoas, rios, lagos, marismas ou em qualquer região com água clara e vegetação ao redor. Além disso, as suas tocas ficam nas margens das águas e elas podem ficar em várias delas ao longo dos dias, pois não possuem uma toca exclusiva.
■Como é o comportamento da lontra?
As lontras gostam de viver apenas na companhia de animais da mesma espécie. Além disso, são consideradas solitárias, uma vez que os machos se reúnem durante o cortejo, a cópula ou quando a mãe está cuidando dos filhotes até que eles a deixam.
A espécie é considerada uma opção de animal de estimação, pois são animais brincalhões, bagunceiras, engraçadas, carismáticas e muito inteligentes.
■Alimentação: o que come uma lontra?
A lontra é totalmente carnívora e sua alimentação preferida são os peixes e crustáceos. No entanto, outros animais podem fazer parte da sua alimentação, como anfíbios, moluscos e mamíferos pequenos.
Além disso, o animal se alimenta diariamente com o equivalente a 25% do seu peso aproximadamente. Ainda, a lontra precisa ter uma dieta equilibrada e adequada para evitar doenças, como a obesidade, e se manter saudável.
■Predadores da lontra
Animais como onças-pintadas, aves de rapina, anacondas e até mesmo cachorros domésticos podem ser predadores naturais das lontras. Além disso, quando o ser humano afeta o habita natural da lontra, acaba prejudicando a sua sobrevivência.
Da mesma forma, a pele da lontra também já foi bastante comercializada e isso causou um grande impacto na população da espécie do animal.
O que você precisa saber antes de ter uma lontra de estimação
Antes de considerar a possibilidade de ter uma lontra como um animal de estimação, deve-se pesquisar todas as características do animal para a tomada de decisão quanto ao animal exótico.
■Comportamento agressivo e possessivo
O convívio da lontra em uma casa com poucas pessoas pode afetar o seu comportamento. Do mesmo modo, quando o animal vive longe do seu habitat natural e fontes de água, pode resultar em um comportamento agressivo.
Além disso, a lontra possui dentes muito afiados e, quando são expostas a situações de ciúmes, podem ser agressivas e possessivas. O período do acasalamento das lontras também pode ser muito perigoso, pois elas também ficam mais agressivas nessas situações.
■Costumam viver em bandos na natureza
As lontras vivem agrupadas com até 15 membros da própria espécie. Esses grupos são formados por fêmeas e seus filhotes. Já os machos são solitários e apenas se encontram com a fêmea no momento de seu acasalamento.
Em contrapartida, em cativeiro, as lontras vivem de forma isolada de seus companheiros da mesma espécie. Sendo assim, esse fator pode alterar negativamente o comportamento do animal.
■Veterinários e clínicas especializadas
Caso você tenha uma lontra de estimação obtida de forma legal é recomendado ter cuidados quanto à saúde do animal, dando bastante importância à prevenção de doenças, como a leishmaniose.
Além disso, deve-se procurar por clínicas especializadas para o atendimento de lontras, pois não todos os médicos veterinários são capacitados para cuidar do animal exótico.
■Características físicas da lontra
A lontra pode ter até 1,5 metros de comprimento e pesar até 35 Kg. Ela apresenta corpo alongado e fino. Além disso sua cabeça é alongada e chata, enquanto suas pernas são curtas e as orelhas pequenas e arredondadas.
Elas possuem membranas interdigitais nas patas e uma cauda resistente, essenciais para a boa natação. Também, as lontras possuem um pelo grosso, que serve como isolante térmico para elas e sua cor varia de marrom claro a marrom escuro.
Como cuidar de um lontra em casa?
Em locais nos quais é permitido a criação de lontras em casa, existem alguns cuidados especiais para manter a boa convivência com o animal e a sua saúde. Saiba quais são esses cuidados!
■Filhote de lontra doméstica: cuidados necessários
Para manter os filhotes de lontras saudáveis é preciso oferecer uma dieta muito específica com os nutrientes necessários para o fortalecimento e crescimento do animal. Além disso, deve-se aplicar vacinas para prevenir infecções, como a cinomose.
O recomendado é que os filhotes de lontras permaneçam com a mãe por pelo menos 18 meses para aprender o necessário para viver com qualidade de vida.
■Viveiro para lontras
As lontras precisam de muito espaço. O local recomendado para um par de lontras é de 60 metros quadrados. E, ainda, a cerca de proteção do viveiro deve ser bem fixada e profunda para evitar que as lontras fujam por buracos feitos por elas mesmas.
Além disso, como são animais de clima tropical, a área deve ser aquecida quando a temperatura ficar em torno de 10°C.
■Criar um lugar semelhante ao habitat natural
As lontras permitidas como animal de estimação precisam de uma mistura de terra e água em seu viveiro. Ainda mais, elas gostam de cavar tocas na terra e, por isso, o solo do terreno deve permitir isso.
É recomendado que o viveiro contenha passarelas, arbustos naturais, árvores e galhos, ou seja, tudo o que for necessário para simular o habitat natural do animal.
■Atender aos requisitos específicos
A criação de lontras como animal de estimação necessita atender requisitos específicos para garantir a qualidade de vida do animal. Primeiramente, a temperatura da água deve ser próxima de 25°C.
A água do viveiro da lontra deve ser totalmente limpa, pois caso contrário isso pode levar à morte rápida da lontra.
Lontras como pets
É possível ter lontras em casa, desde que seja autorizado a comercialização pelas legislações locais. No entanto, é um animal que exige muitos cuidados e altos recursos financeiros. A alimentação e a manutenção dos viveiros das lontras, por exemplo, são bastante caros.
Além disso, fatores como o cheiro liberado pelo excremento das lontras é extremamente desagradável. Outro fator a considerar é que até mesmo as espécies mais jovens podem atacar humanos. Ademais, parasitas e problemas de higiene do animal podem se tornar um fator significativo para não manter a lontra como um animal de estimação.