Quer comprar uma lontra legalmente? Descubra se é possível!

Quer comprar uma lontra legalmente? Descubra se é possível!

Você já pensou em ter uma lontra de estimação e não sabe como? Leia este artigo para descobrir como comprar uma lontra legalmente!


Lontra de estimação: É possível comprar uma legalmente?

lontra


O animal de estimação é um animal específico para convívio com seres humanos. Eles são excelentes companhias e muitos são divertidos. Existem diferentes tipos de animais de estimação e os mais comuns são cães, gatos e calopsitas. Entretanto, tem surgido uma nova tendência de animal doméstico: a lontra.

A lontra de estimação é um animal exótico e semiaquático, isso quer dizer que ela possui comportamento de animal aquático com comportamento característico de animal de terra firme. Ela tem sido muito procurada, em todo o mundo, como animal de estimação exótico devido a seu carisma e inteligência, sendo possível a compra legal da lontra em alguns países do mundo.

Como comprar uma lontra legalmente?

lontra comendo

É possível comprar de forma legal a lontra como animal de estimação para convívio doméstico, mas é necessário seguir algumas orientações e verificar em quais países isso é legalmente possível.

O que diz a legislação a respeito da comercialização destes animais?

A compra legalizada da lontra depende da legislação da região de cada lugar do mundo. No Japão, por exemplo, em alguns locais a compra é regularizada. Devido a isso, cresceu o contrabando ilegal de lontras no país. Por outro lado, em países como Tailândia, Indonésia e Malásia também têm crescido a prática de adotar lontras.

Já no Brasil, é totalmente proibido a compra de lontras, mas existem alguns regulamentos muito específicos que permitem a adoção. A proibição acontece porque, no Brasil, a lontra é considerada um animal em em perigo de extinção, dependendo da espécie. No entanto, devido à fragilidade das leis brasileiras e das fiscalizações, existem casos de contrabando ilegal de lontras.

Qual é o preço de uma lontra?

Na maioria dos países do mundo, a venda de lontras é ilegal. No entanto, é possível encontrar anúncios de venda do animal por meio de aquisições ilegais.

Além disso, pelo fato de não ser um animal que seja vendido facilmente no Brasil, quem comercializa oferece a espécie por altos preços. Em dólares, por exemplo, uma lontra pode custar US $3.000.

Comprar lontra ilegalmente

Como dito anteriormente, a comercialização de lontra no Brasil é extremamente proibida. E embora a compra e venda no mercado ilegal de animais silvestres pareça ser uma boa alternativa para a aquisição do animal, pode haver a punição do comprador.

No Brasil, para quem trafica espécies silvestres, como a lontra, a pena prevista é reclusão de seis meses a um ano e multa. Além do mais, o tráfico inclui a venda e compra do animal sem a permissão.

Furão para adoção

O furão é o animal mais próximo da lontra que pode ser domesticado. O IBAMA permite, no Brasil, a adoção do furão por meio de uma permissão especial. Nos EUA e França, o furão é o terceiro animal mais procurado como animal de estimação.

O animal é uma ótima opção para pet, sendo animais ativos, curiosos e podendo ser muito bagunceiros. Ademais, possuem um forte instinto protetor e passam a maior parte do seu tempo dormindo. Além disso, é muito parecido com a lontra

Informações e características gerais da lontra

lontra

Caso você viva em uma região do mundo em que é possível ter uma lontra legalmente, é importante considerar as principais informações e características da lontra para a boa convivência com o animal de estimação. Confira!

Origem e habitat da lontra

Historicamente, foi observado que a lontra costumava habitar na Europa, no norte da África e parte da Ásia, desde o século XX. Porém, atualmente, a lontra tem uma grande distribuição geográfica e também pode ser encontrada do México até a Argentina.

Com exceção da lontra-marinha, todas as demais lontras vivem em lagoas, rios, lagos, marismas ou em qualquer região com água clara e vegetação ao redor. Além disso, as suas tocas ficam nas margens das águas e elas podem ficar em várias delas ao longo dos dias, pois não possuem uma toca exclusiva.

Como é o comportamento da lontra?

As lontras gostam de viver apenas na companhia de animais da mesma espécie. Além disso, são consideradas solitárias, uma vez que os machos se reúnem durante o cortejo, a cópula ou quando a mãe está cuidando dos filhotes até que eles a deixam.

A espécie é considerada uma opção de animal de estimação, pois são animais brincalhões, bagunceiras, engraçadas, carismáticas e muito inteligentes.

Alimentação: o que come uma lontra?

A lontra é totalmente carnívora e sua alimentação preferida são os peixes e crustáceos. No entanto, outros animais podem fazer parte da sua alimentação, como anfíbios, moluscos e mamíferos pequenos.

Além disso, o animal se alimenta diariamente com o equivalente a 25% do seu peso aproximadamente. Ainda, a lontra precisa ter uma dieta equilibrada e adequada para evitar doenças, como a obesidade, e se manter saudável.

Predadores da lontra

Animais como onças-pintadas, aves de rapina, anacondas e até mesmo cachorros domésticos podem ser predadores naturais das lontras. Além disso, quando o ser humano afeta o habita natural da lontra, acaba prejudicando a sua sobrevivência.

Da mesma forma, a pele da lontra também já foi bastante comercializada e isso causou um grande impacto na população da espécie do animal.

O que você precisa saber antes de ter uma lontra de estimação

duas lontras

Antes de considerar a possibilidade de ter uma lontra como um animal de estimação, deve-se pesquisar todas as características do animal para a tomada de decisão quanto ao animal exótico.

Comportamento agressivo e possessivo

O convívio da lontra em uma casa com poucas pessoas pode afetar o seu comportamento. Do mesmo modo, quando o animal vive longe do seu habitat natural e fontes de água, pode resultar em um comportamento agressivo.

Além disso, a lontra possui dentes muito afiados e, quando são expostas a situações de ciúmes, podem ser agressivas e possessivas. O período do acasalamento das lontras também pode ser muito perigoso, pois elas também ficam mais agressivas nessas situações.

Costumam viver em bandos na natureza

As lontras vivem agrupadas com até 15 membros da própria espécie. Esses grupos são formados por fêmeas e seus filhotes. Já os machos são solitários e apenas se encontram com a fêmea no momento de seu acasalamento.

Em contrapartida, em cativeiro, as lontras vivem de forma isolada de seus companheiros da mesma espécie. Sendo assim, esse fator pode alterar negativamente o comportamento do animal.

Veterinários e clínicas especializadas

Caso você tenha uma lontra de estimação obtida de forma legal é recomendado ter cuidados quanto à saúde do animal, dando bastante importância à prevenção de doenças, como a leishmaniose.

Além disso, deve-se procurar por clínicas especializadas para o atendimento de lontras, pois não todos os médicos veterinários são capacitados para cuidar do animal exótico.

Características físicas da lontra

A lontra pode ter até 1,5 metros de comprimento e pesar até 35 Kg. Ela apresenta corpo alongado e fino. Além disso sua cabeça é alongada e chata, enquanto suas pernas são curtas e as orelhas pequenas e arredondadas.

Elas possuem membranas interdigitais nas patas e uma cauda resistente, essenciais para a boa natação. Também, as lontras possuem um pelo grosso, que serve como isolante térmico para elas e sua cor varia de marrom claro a marrom escuro.

Como cuidar de um lontra em casa?

lontra

Em locais nos quais é permitido a criação de lontras em casa, existem alguns cuidados especiais para manter a boa convivência com o animal e a sua saúde. Saiba quais são esses cuidados!

Filhote de lontra doméstica: cuidados necessários

Para manter os filhotes de lontras saudáveis é preciso oferecer uma dieta muito específica com os nutrientes necessários para o fortalecimento e crescimento do animal. Além disso, deve-se aplicar vacinas para prevenir infecções, como a cinomose.

O recomendado é que os filhotes de lontras permaneçam com a mãe por pelo menos 18 meses para aprender o necessário para viver com qualidade de vida.

Viveiro para lontras

As lontras precisam de muito espaço. O local recomendado para um par de lontras é de 60 metros quadrados. E, ainda, a cerca de proteção do viveiro deve ser bem fixada e profunda para evitar que as lontras fujam por buracos feitos por elas mesmas.

Além disso, como são animais de clima tropical, a área deve ser aquecida quando a temperatura ficar em torno de 10°C.

Criar um lugar semelhante ao habitat natural

As lontras permitidas como animal de estimação precisam de uma mistura de terra e água em seu viveiro. Ainda mais, elas gostam de cavar tocas na terra e, por isso, o solo do terreno deve permitir isso.

É recomendado que o viveiro contenha passarelas, arbustos naturais, árvores e galhos, ou seja, tudo o que for necessário para simular o habitat natural do animal.

Atender aos requisitos específicos


A criação de lontras como animal de estimação necessita atender requisitos específicos para garantir a qualidade de vida do animal. Primeiramente, a temperatura da água deve ser próxima de 25°C.

A água do viveiro da lontra deve ser totalmente limpa, pois caso contrário isso pode levar à morte rápida da lontra.

Lontras como pets

lontra

É possível ter lontras em casa, desde que seja autorizado a comercialização pelas legislações locais. No entanto, é um animal que exige muitos cuidados e altos recursos financeiros. A alimentação e a manutenção dos viveiros das lontras, por exemplo, são bastante caros.

Além disso, fatores como o cheiro liberado pelo excremento das lontras é extremamente desagradável. Outro fator a considerar é que até mesmo as espécies mais jovens podem atacar humanos. Ademais, parasitas e problemas de higiene do animal podem se tornar um fator significativo para não manter a lontra como um animal de estimação.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Dachshund arlequim: origem, características, preço e mais!

Dachshund arlequim: origem, características, preço e mais!

Popularmente conhecido como "salsichinha", o Dachshund arlequim é uma raça encantadora. Se quer saber tudo sobre ele, entre e confira!


Qual o preço do Schnauzer (mini, gigante e  standard)?

Qual o preço do Schnauzer (mini, gigante e standard)?

Quer saber o preço deste adorável cãozinho? O Schnauzer é um cachorro companheiro e guardião para a família! Veja aqui, tudo sobre o preço e custos da raça!


Criação de codorna: Guia completo para iniciar e ter lucro

Criação de codorna: Guia completo para iniciar e ter lucro

Saiba tudo que um criador precisa conhecer para poder ter uma avicultura de criação de codorna de sucesso.


Conheça o cachorro Rhodesian Ridgeback, o Leão-da-Rodésia!

Conheça o cachorro Rhodesian Ridgeback, o Leão-da-Rodésia!

Conheça tudo sobre essa raça conhecida como caçadora de leões, da alta performance combinado à sua personalidade dócil, cuidados e custos necessários.


Samoieda filhote: preço, personalidade, cuidados e mais!

Samoieda filhote: preço, personalidade, cuidados e mais!

Você conhece Samoieda? Se deseja saber sobre essa raça, reunimos nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre esse cachorro.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.