Pavão voa? Veja estas e outras curiosidades sobre a ave!

Pavão voa? Veja estas e outras curiosidades sobre a ave!

Você já viu um pavão voando? Saiba aqui como são os hábitos e as características de um dos animais mais belos e diferenciados da natureza.


Pavão voa?

Pavão na grama

O pavão é uma das aves mais belas da natureza. Com suas penas coloridas de tons vibrantes, a cauda é a característica que mais chama a atenção nesse animal nativo da Índia. No entanto, o que nem todos percebem é que ele também é capaz de voar. Apesar de ser um evento raro, o pavão voa em algumas situações específicas e urgentes.

O voo do pavão é visto como desajeitado e muito barulhento, algo que pode ser explicado pelo grande tamanho do bicho. Por esse motivo, é muito mais comum vê-lo andando no solo e perto de árvores.

Aqui neste artigo, você que é amante dos animais poderá conhecer mais sobre os hábitos do pavão, uma espécie de ave muito curiosa e interessante. Boa leitura!

Como o pavão voa?

Pavão voando

O pavão possui grandes asas com uma plumagem bem chamativa. Essa característica garante um visual único à ave durante o seu voo, mesmo sendo geralmente em baixas alturas e em velocidade reduzida. A seguir, entenda as condições para que o pavão consiga voar.

Impulso é necessário

Dificilmente uma pessoa verá um pavão voando sem que ele tenha algum impulso antes da decolagem. Quando o pavão voa, ele precisa percorrer uma certa distância em alta velocidade. No entanto, se o animal já está longe do solo, como em cima de uma árvore ou de um telhado, ele abre as asas e direciona-se para baixo.

Além disso, o habitat natural do pavão é a floresta, locais com bastante vegetação natural. Assim, ele precisa encontrar um espaço amplo, como uma campina, para correr até conseguir alçar voo. Esse animal também pode ser criado em parques e zoológicos, lugares que devem estar preparados para oferecer possibilidades de voo de forma natural.

Distância e altura baixas

Outra característica peculiar do voo dos pavões é a altura normalmente baixa e a distância percorrida nunca é muito longa. Ou seja, o pavão voa de um local para outro próximo, às vezes buscando árvores e lugares no alto. Ainda, no que se refere à velocidade, esse animal alcança velocidade média de 16 km por hora.

Aves como o pato, por exemplo, são completamente opostas ao pavão no que se refere às características de voo. Os patos são capazes de voar durante várias horas e em algumas espécies atingem mais de 6 mil metros de altitude. Essas qualidades garantiram-lhes a possibilidade de migração.

Voo desajeitado

Apesar de o pavão ser um animal exuberante na terra e no ar, o seu voo demonstra que ele tem dificuldades para permanecer no ar por muito tempo. Quando está perto do chão, a ave bate as asas com força no momento do pouso, fazendo barulho.

O pavão pode ter até 2,15 de altura quando está com a cauda exposta e tem peso médio de 4 kg. Por apresentar grande porte, a espécie não tem habilidades de voo muito desenvolvidas, o que resulta em movimentos meio desastrados. Por isso, o pavão voa somente em situações urgentes.

Por que o pavão voa?

Pavão com a cauda aberta

Apesar de ser uma ave voadora e possuir grandes asas, o pavão tem um voo muito limitado. Além de voar baixo e percorrer distâncias curtas, o animal não se dá bem com fortes correntes de ar. Com isso, há apenas alguns casos em que ele voará.

Situações de perigo

O pavão é um animal territorialista. Isto é, são aves solitárias que brigam pelo próprio espaço e não convivem com outros animais, muito menos com outros machos da mesma espécie. Mesmo sendo corajoso para brigar por seu próprio território, o pavão também se sente ameaçado e utiliza o voo para escapar do perigo quando há necessidade.

Durante essas situações de ameaça, o pavão voa por curtas distâncias para fugir rapidamente, basicamente pulando de um ponto para outro. Ele poderá buscar um lugar afastado ou no alto, como no topo de árvores.

Busca por território

Quando um pavão perde o seu território, seja pela presença de outros animais, seja por interferências humanas ou da natureza, o animal poderá procurar novos lugares para viver por meio do voo. Planando de um lugar para o outro, ele encontrará um terreno de sua preferência.

Durante a noite, as aves dormem em cima de árvores e descem para explorar os ambientes durante o dia. Ainda, a busca por um novo espaço também pode ser uma estratégia de localizar espécies do sexo oposto que estejam aptas para a reprodução, conforme será explicado a seguir.

Reprodução

Existem algumas formas diferentes que o pavão macho consegue atrair a atenção das fêmeas. Uma vez que as aves maduras encontram-se, o animal do sexo masculino abre a sua cauda para chamar a atenção com as cores e os desenhos em suas penas, conhecidos como ocelos.

Além da abertura da cauda em formato de leque, outra técnica de atração utilizada pelo pavão macho é a sua movimentação e os ruídos emitidos pelo animal. Os gritos dessa ave são extremamente altos, principalmente durante o período de acasalamento.

Uma curiosidade sobre o pavão é que as penas coloridas encantam mais os seres humanos do que as espécies fêmeas. O que parece ser mais efetivo para a reprodução, na realidade, é a agitação da ave diante do sexo oposto, além dos sons.

Pavão: uma das aves mais bonitas do mundo

Pavão de lado com asas fechadas

Tanto no solo quanto durante o seu curto voo, os pavões são animais realmente extraordinários. Eles pertencem à família dos faisões, ave menor e mais leve, mas que também apresenta lindas cores variadas e cauda longa.

Originalmente, esse animal era encontrado somente em países asiáticos como Índia e Sri Lanka. Na antiguidade, era considerado um ser sagrado, muito valorizado por sua beleza única. No entanto, hoje em dia ele já pode ser visto em zoológicos e propriedades privadas em vários lugares do mundo.

Além do mais, o pavão é um animal exótico, mas também pode ser criado em cativeiro, desde que seja bem cuidado e possa viver uma rotina saudável. Já que o animal não necessita do voo para a sobrevivência, ele consegue habituar-se a espaços amplos com facilidade.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


pavão ave voadora

Artigos relacionados


Como saber se o periquito é fêmea ou macho? Descubra o sexo!

Como saber se o periquito é fêmea ou macho? Descubra o sexo!

Ficou na dúvida se seu periquito é macho ou fêmea? Nesse artigo abordaremos algumas formas de identificar o sexo dessa ave. Você nunca mais vai errar!


Faisão: veja descrição, espécies, criação e mais desta ave

Faisão: veja descrição, espécies, criação e mais desta ave

O faisão é um animal muito elegante que apresenta um alto valor comercial. Reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre essa ave!


Calopsita pode comer uva? Veja dicas importantes sobre alimentação

Calopsita pode comer uva? Veja dicas importantes sobre alimentação

Alguns pets são proibidos de comer certas frutas. Mas será que a calopsita pode comer uva? Confira aqui informações importantes sobre a alimentação do animal!


Preço do periquito australiano: confira custo da espécie e de criação!

Preço do periquito australiano: confira custo da espécie e de criação!

Descubra neste artigo o preço do periquito australiano, além dos custos detalhados em relação à manutenção desta ave!


Quer comprar coruja de estimação? Veja como, onde e o qual é o preço!

Quer comprar coruja de estimação? Veja como, onde e o qual é o preço!

É possível ter uma coruja em casa? Quais os custos desse animal tão exótico? Veja a seguir tudo o que é necessário para adquirir o animal legalmente.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.