Pavão voa?
O pavão é uma das aves mais belas da natureza. Com suas penas coloridas de tons vibrantes, a cauda é a característica que mais chama a atenção nesse animal nativo da Índia. No entanto, o que nem todos percebem é que ele também é capaz de voar. Apesar de ser um evento raro, o pavão voa em algumas situações específicas e urgentes.
O voo do pavão é visto como desajeitado e muito barulhento, algo que pode ser explicado pelo grande tamanho do bicho. Por esse motivo, é muito mais comum vê-lo andando no solo e perto de árvores.
Aqui neste artigo, você que é amante dos animais poderá conhecer mais sobre os hábitos do pavão, uma espécie de ave muito curiosa e interessante. Boa leitura!
Como o pavão voa?
O pavão possui grandes asas com uma plumagem bem chamativa. Essa característica garante um visual único à ave durante o seu voo, mesmo sendo geralmente em baixas alturas e em velocidade reduzida. A seguir, entenda as condições para que o pavão consiga voar.
■Impulso é necessário
Dificilmente uma pessoa verá um pavão voando sem que ele tenha algum impulso antes da decolagem. Quando o pavão voa, ele precisa percorrer uma certa distância em alta velocidade. No entanto, se o animal já está longe do solo, como em cima de uma árvore ou de um telhado, ele abre as asas e direciona-se para baixo.
Além disso, o habitat natural do pavão é a floresta, locais com bastante vegetação natural. Assim, ele precisa encontrar um espaço amplo, como uma campina, para correr até conseguir alçar voo. Esse animal também pode ser criado em parques e zoológicos, lugares que devem estar preparados para oferecer possibilidades de voo de forma natural.
■Distância e altura baixas
Outra característica peculiar do voo dos pavões é a altura normalmente baixa e a distância percorrida nunca é muito longa. Ou seja, o pavão voa de um local para outro próximo, às vezes buscando árvores e lugares no alto. Ainda, no que se refere à velocidade, esse animal alcança velocidade média de 16 km por hora.
Aves como o pato, por exemplo, são completamente opostas ao pavão no que se refere às características de voo. Os patos são capazes de voar durante várias horas e em algumas espécies atingem mais de 6 mil metros de altitude. Essas qualidades garantiram-lhes a possibilidade de migração.
■Voo desajeitado
Apesar de o pavão ser um animal exuberante na terra e no ar, o seu voo demonstra que ele tem dificuldades para permanecer no ar por muito tempo. Quando está perto do chão, a ave bate as asas com força no momento do pouso, fazendo barulho.
O pavão pode ter até 2,15 de altura quando está com a cauda exposta e tem peso médio de 4 kg. Por apresentar grande porte, a espécie não tem habilidades de voo muito desenvolvidas, o que resulta em movimentos meio desastrados. Por isso, o pavão voa somente em situações urgentes.
Por que o pavão voa?
Apesar de ser uma ave voadora e possuir grandes asas, o pavão tem um voo muito limitado. Além de voar baixo e percorrer distâncias curtas, o animal não se dá bem com fortes correntes de ar. Com isso, há apenas alguns casos em que ele voará.
■Situações de perigo
O pavão é um animal territorialista. Isto é, são aves solitárias que brigam pelo próprio espaço e não convivem com outros animais, muito menos com outros machos da mesma espécie. Mesmo sendo corajoso para brigar por seu próprio território, o pavão também se sente ameaçado e utiliza o voo para escapar do perigo quando há necessidade.
Durante essas situações de ameaça, o pavão voa por curtas distâncias para fugir rapidamente, basicamente pulando de um ponto para outro. Ele poderá buscar um lugar afastado ou no alto, como no topo de árvores.
■Busca por território
Quando um pavão perde o seu território, seja pela presença de outros animais, seja por interferências humanas ou da natureza, o animal poderá procurar novos lugares para viver por meio do voo. Planando de um lugar para o outro, ele encontrará um terreno de sua preferência.
Durante a noite, as aves dormem em cima de árvores e descem para explorar os ambientes durante o dia. Ainda, a busca por um novo espaço também pode ser uma estratégia de localizar espécies do sexo oposto que estejam aptas para a reprodução, conforme será explicado a seguir.
■Reprodução
Existem algumas formas diferentes que o pavão macho consegue atrair a atenção das fêmeas. Uma vez que as aves maduras encontram-se, o animal do sexo masculino abre a sua cauda para chamar a atenção com as cores e os desenhos em suas penas, conhecidos como ocelos.
Além da abertura da cauda em formato de leque, outra técnica de atração utilizada pelo pavão macho é a sua movimentação e os ruídos emitidos pelo animal. Os gritos dessa ave são extremamente altos, principalmente durante o período de acasalamento.
Uma curiosidade sobre o pavão é que as penas coloridas encantam mais os seres humanos do que as espécies fêmeas. O que parece ser mais efetivo para a reprodução, na realidade, é a agitação da ave diante do sexo oposto, além dos sons.
Pavão: uma das aves mais bonitas do mundo
Tanto no solo quanto durante o seu curto voo, os pavões são animais realmente extraordinários. Eles pertencem à família dos faisões, ave menor e mais leve, mas que também apresenta lindas cores variadas e cauda longa.
Originalmente, esse animal era encontrado somente em países asiáticos como Índia e Sri Lanka. Na antiguidade, era considerado um ser sagrado, muito valorizado por sua beleza única. No entanto, hoje em dia ele já pode ser visto em zoológicos e propriedades privadas em vários lugares do mundo.
Além do mais, o pavão é um animal exótico, mas também pode ser criado em cativeiro, desde que seja bem cuidado e possa viver uma rotina saudável. Já que o animal não necessita do voo para a sobrevivência, ele consegue habituar-se a espaços amplos com facilidade.