Como saber se o periquito é fêmea ou macho? Descubra o sexo!

Como saber se o periquito é fêmea ou macho? Descubra o sexo!

Ficou na dúvida se seu periquito é macho ou fêmea? Nesse artigo abordaremos algumas formas de identificar o sexo dessa ave. Você nunca mais vai errar!


É possível saber se o periquito é fêmea ou macho?

Dois periquitos comendo alpiste

Sim, apesar dos órgãos genitais dessas aves não serem visíveis, existem diversas formas de identificar o sexo de um periquito e descobrir se ele é macho ou fêmea. Isso pode ser feito utilizando a cor da cera produzida pelo animal, suas características físicas - como penas, formato do corpo e da cabeça, comportamentos - e, até mesmo, os sons feitos pela ave.

Além disso, existem também formas mais técnicas - que devem ser executadas por profissionais - de saber se o periquito é macho ou fêmea, sendo elas: observação veterinária, teste de DNA e sexagem endoscópica. Explicaremos mais sobre cada uma delas no decorrer deste artigo.

Como saber se o periquito é fêmea pela aparência

Periquito em gaiola

A aparência é umas das coisas que irá diferenciar um periquito macho e fêmea. Sendo assim, algumas características físicas do animal podem ser úteis para identificar o sexo do animal como a cor da cera e dos pés, penagem e formato da cabeça e do corpo. Confira!

Cor da cera

A cera é a faixa de pele encontrada no topo do bico do periquito. Ela possui uma coloração amarelada, no entanto, o tom específico varia de acordo com o sexo do animal. Para localizar a cera facilmente, basta lembrar que é nela que estão localizadas as narinas do periquito.

Um periquito do sexo feminino, depois de adulto, terá a cera de cor branca ou marrom clara. Já o periquito macho terá a cera de cor azul esbranquiçada. No período de acasalamento, o macho terá um azul mais brilhante e a cera da fêmea irá ficar mais espessa e acumular secreções.

Penagem é uma pista do sexo

A penagem é outra característica que pode ser uma pista sobre o sexo do periquito. Enquanto os machos possuem penas mais grossas e ásperas e nas fêmeas as penas são mais finas e tem uma textura mais agradável. Isso condiz com a aparência geral dos periquitos, onde os machos são mais fortes e as fêmeas mais delicadas.

No entanto, as cores das penas dos periquitos não serão muito úteis para identificação do sexo, uma vez que elas não sofrem alterações entre os machos e fêmeas. Os periquitos, de ambos os sexos, podem ter diversas cores, mas as mais comuns são o azul e branco e o verde e amarelo.

Formato da cabeça e do corpo

O formato da cabeça e do corpo também é uma forma de identificar se o periquito é macho ou fêmea. Quando saudáveis, os machos são maiores e mais fortes que as fêmeas, ou seja, são maiores tanto em peso quanto em comprimento.

Além disso, a cabeça do periquito macho também será maior em comparação com a cabeça das fêmeas da espécie. A única situação em que os machos serão menores que as fêmeas dos periquitos são em casos de doenças como desnutrição e atrofia.

Cor dos pés

Assim como a cor da cera, a cor dos pés dos periquitos também varia de acordo com o sexo do animal. A partir dos doze meses de idade essas cores assumirão seu aspecto definitivo, acompanhando também a coloração apresentada na cera dos periquitos.

Sendo assim, os periquitos machos, quando adultos, terão os pés na cor azul brilhante. Já as fêmeas da espécie terão a coloração dos pés variando entre o rosa e o marrom, seguindo a cor presente também na cera da periquita.

Como saber se o periquito é fêmea pelo comportamento

Periquito em galho de árvore

Assim como a aparência, o comportamento dos animais também pode ser utilizado para identificar se o periquito é macho ou fêmea. A seguir, abordaremos as distinções entre a personalidade, as características comportamentais e os sons produzidos pelos periquitos machos e fêmeas.

Sons de periquito macho e fêmea

Uma das características que mais se destacam nos periquitos são os sons que eles produzem. E esses sons também podem ser utilizados para identificar o sexo do animal. Os periquitos machos são predominantemente mais barulhentos que as fêmeas. Esses sons serão mais agradáveis de se ouvir e se estenderam por maiores períodos.

Já o som produzido pelas fêmeas será menos melodioso e musical e elas vão transmitir um ar mais raivoso enquanto cantam. Outra diferença é que os periquitos machos tendem a tagarelar enquanto tentam conquistar as fêmeas.

Personalidade de cada sexo

Uma coisa que pode ajudar a identificar se o periquito é macho ou fêmea é o fato de que os periquitos machos dessa espécie frequentemente balançam a cabeça para cima e para baixo. Além disso, os periquitos machos são mais ruidosos e são mais propensos a interagir com os humanos do que as fêmeas.

Enquanto isso, as fêmeas do periquito gorjeiam em um tom mais alto do que cantam e tendem a ser mais territorialistas e mandonas do que os machos da mesma espécie, o que pode ser facilmente observado e ajudar na identificação do sexo.

Comportamento na reprodução

As periquitas fêmeas serão ainda mais agressivas, confusas e autoritárias próximo ao período de acasalamento. Já os machos vão ficar mais ruidosos, uma vez que eles utilizam dos sons para atrair a atenção das fêmeas e demonstrar interesse.

Após o macho fazer os sons característicos do acasalamento, a fêmea, se estiver interessada, vai abaixar a cabeça e levantar a cauda para permitir que o acasalamento aconteça. O período de acasalamento deve ocorrer após os doze meses de idade dos periquitos, quando estiverem prontos, as cores tanto dos machos quanto das fêmeas irão se intensificar.

Outras formas de saber se o periquito é fêmea ou macho

Periquito comendo fruta

Existem também meios mais profissionais, digamos assim, de se identificar o sexo do seu periquito. Além da observação de um veterinário, é possível dizer se o periquito é macho ou fêmea por meio do teste de DNA e via sexagem endoscópica, como explicaremos a seguir.

Observação por veterinário

Como já mostramos ao listar as características físicas que podem ajudar a identificar o sexo dos periquitos, é possível fazer a sexagem visual dessas aves e dizer se o periquito é macho ou fêmea. No entanto, se você não se sentir seguro o suficiente para realizar essa verificação e não quiser cometer erros por falta de habilidade, recorrer a um profissional veterinário para realizar essa verificação, pode ser uma alternativa.

Um profissional capacitado poderá observar as características físicas, estrutura, cores, comportamentos, sons e outras singularidades e determinar com mais precisão se o seu periquito é macho ou fêmea.

Teste de DNA

Se for o caso, é possível realizar um teste de DNA para identificar o sexo do periquito. Além de recolher amostras de sangue, a testagem inclui também amostras de penas ou cascas de ovo, que serão analisadas em laboratório.

O resultado vai identificar, com precisão, se o periquito é macho ou fêmea. Se as amostras de DNA apresentarem cromossomos ZZ o periquito é macho; se os cromossomos forem ZW, trata-se de um periquito do sexo feminino.

Sexagem endoscópica

A sexagem endoscópica deve ser feita por um profissional capacitado e consiste em inserir um endoscópio, material cirúrgico, através da pele e dos sacos de ar do periquito para determinar o sexo da ave, por meio da visualização de seus órgãos reprodutivos.

Apesar desse procedimento ser completamente eficaz para identificação do sexo do periquito e poder ser realizado independentemente da idade do animal, ele é caro e pode causar prejuízos para a saúde da ave.

Já conseguiu identificar se seu periquito é macho ou fêmea?

Periquito comendo fruta

Após ler esse artigo, você já sabe que existem diversas formas de identificar se o periquito é macho ou fêmea. Como vimos aqui, isso pode ser feito em casa, a partir de algumas observações do próprio dono, como cores, comportamentos, estrutura física e sons do animal.

Além disso, a identificação do sexo do periquito pode ser feita também em consultórios e laboratórios veterinários, por meio de procedimentos mais profissionais, como teste de DNA e sexagem endoscópica.

Cada um desses métodos terá suas vantagens e desvantagens, além de apresentarem diferentes graus de confiabilidade. No fim, tudo é uma questão de saber qual é a sua necessidade e qual deles irá melhor atendê-la. Ainda assim, todas essas medidas podem ser utilizadas para ajudar a identificar o sexo do periquito e especificar se ele é macho ou fêmea.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


ave características tipos dicas

Artigos relacionados


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.