O lagarto Teiú é perigoso? Morde? É venenoso? Descubra!

O lagarto Teiú é perigoso? Morde? É venenoso? Descubra!

O Teiú, com seu tamanho e aparência exótica, pode ser bastante intimidador. Mas será mesmo que esse animal é tão perigoso quanto parece? Descubra agora!


Conheça o temido lagarto Teiú!

Lagarto teiú sobre uma rocha

O lagarto Teiú é um famoso réptil encontrado na América do Sul. Sua aparição por essa região é bastante comum. Muitas pessoas ao se encontrarem com esse animal, sentem-se muito intimidadas e com receio, o que é normal, levando em consideração o tamanho do Teíu. É para ficar intimidado mesmo!

Ainda que muitas pessoas pensem que o bicho é perigoso, na realidade, ele não é uma ameaça para os seres humano! Assim, neste artigo, além de desmistificar fatos difundidos pelo senso comum acerca do Teiú, você conhecerá informações gerais acerca dele e saberá como reagir caso o encontre por aí. Acompanhe a seguir e saiba tudo sobre este belo réptil!

O lagarto Teiú pode ser perigoso?

Lagarto teiú sobre pedras

Ainda que nós, seres humanos, não sejamos presas para o lagarto Teiú, caso o bicho sinta-se ameaçado ou seja agredido, ele pode morder o agressor. Por isso, a seguir você saberá em quais ocasiões o réptil morde, além de descobrir informações valiosas a respeito dele. Confira:

O lagarto Teiú morde?

Caso o Teiú seja cercado e sinta que corre risco de vida, é instintiva a reação agressiva do bicho contra a pessoa que o ameaça. Ou seja, geralmente, esse comportamento não parte deles sem algum motivo especifico. Para chegar a tal ponto o animal provavelmente sentiu-se muito ameaçado e enfurecido.

Os Teiús possuem mandíbulas extremamente fortes, por ser um dos seus mecanismos de defesa e, durante uma briga, ele irá tentar morder seu oponente. Sua mordida, inclusive, pode causar sérios danos em um ser humano, por exemplo. A força dela é capaz de, literalmente, arrancar o dedo de alguém. Portanto, ao encontrar um Teiú, ainda que o bicho não seja acostumado a contra-atacar, mas sim, fugir, o mais indicado é não mexer com o animal.

O lagarto Teiú não costuma atacar humanos

Ao contrário do que muitos pensam, o Teiú, lagarto bastante comum no Brasil, é um animal muito pacífico e tipicamente encontrado em zonas rurais nacionais. Eles gostam de ingerir ovos e, por isso, podem invadir galinheiros em busca do alimento, fato que desagrada muitos donos de aves. Nesses casos, é comum que sejam expulsos e até mortos, o que é extremamente negativo, já que o bicho pode comer cobras e ratos, animais maléficos para os ruralistas.

O Teiú, ainda assim, não costuma ter o hábito de contra-atacar humanos que o expulsam de suas casas, ele age de modo arisco, se esquiva e foge.

O lagarto Teiú não é venenoso

Ao contrário de outros répteis, como serpentes, os Teiús não são venenosos. Na realidade, são conhecidos apenas três lagartos peçonhentos: o Lagarto-de-contas, o Monstro-de-gila e o Dragão-de-komodo, logo, o Teiú não compõe o grupo.

Assim, caso alguém seja mordido por um lagarto Teiú, terá que se preocupar única e exclusivamente com as dimensões da ferida, posto que não será liberada peçonha no organismo do indivíduo.

Ficha técnica do lagarto Teiú

Teiú caminhando sobre a grama

Iremos abordar nesse artigo algumas informações e características sobre o lagarto Teiú, esse animal exótico, que desperta muita curiosidade em todos. Em que tipo de habitat vive o lagarto Teiú? Onde é possível encontrar esse animal? Continue acompanhando para descobrir essas e outras informações!

Características físicas do lagarto Teiú

O físico do lagarto Teiú é bastante característico. Sua cabeça é comprida e pontiaguda, de modo que sua boca contém uma mandíbula e um maxilar fortes. Dentro dela, há dentes que, apesar de pequenos, são bem pontiagudos. Ademais, sua língua é rosada, extensa e bifurcada.

Quanto ao corpo, é importante ressaltar que o Teiú é considerado um dos maiores lagartos do continente americano, podendo chegar a até 2 metros de comprimento, com a cauda. Sua coloração é predominantemente escura, de modo que há manchas amareladas ou esbranquiçadas sobre a cabeça, a garganta e o ventre.

Origem e habitat do lagarto Teiú

O Teiú é originário da América do Sul. No Brasil, é muito comum encontrar esse lagarto em certos ambientes rurais, principalmente em regiões da Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal. Ademais, sua distribuição geográfica pode variar muito. De acordo com algumas pesquisas, além do Brasil, foram descobertos lagartos Teiú na Bolívia, no Paraguai e no centro da Argentina.

Quanto ao habitat do bicho, regiões com muita presença de pedras, rochas e matas baixas são suas preferidas. Por isso, no Cerrado brasileiro, é muito fácil encontrar o Teiú, devido às características dessa região que são extremamente favoráveis para os hábitos do lagarto.

Comportamento do lagarto Teiú

O lagarto Teiú é, assim como a maioria dos répteis, detentor de hábitos diurnos e terrestres. Como é um animal ectotérmico, ou seja, precisa controlar sua temperatura corporal de acordo com as condições ambientais, toma constantemente banhos de Sol em gramados, em pedras e em árvores.

Ademais, o réptil passa boa parte de seu tempo procurando presas e, enquanto isso, pode se camuflar ou fugir rapidamente caso seja ameaçado. Ele costuma invadir galinheiros atrás de ovos de galinhas ou de pintinhos.

Reprodução do lagarto Teiú

O Teiú é um animal ovíparo. Sua ninhada pode chegar a até 36 ovos e o período de incubação pode variar de 60 a 90 dias. A reprodução do Teiú ocorre durante estações secas.

Durante a reprodução, a fêmea costuma construir uma espécie de toca, onde coloca os ovos á fim de protegê-los de outros predadores.

Os filhotes de Teiú nascem sempre com um tom esverdeado, e essa coloração vai mudando no decorrer do seu desenvolvimento. O Teiú pode viver até 16 anos dentro de um ambiente favorável para o animal.

Alimentação do lagarto Teiú

Esse animal possui hábitos diurnos e se alimenta, principalmente, de ovos de outros animais, vegetais, carnes de animais mortos e outros animais de pequeno porte.

O Teiú se alimenta também de frutas, e isso faz com que ele seja considerado uma espécie dispersora de sementes, o que o torna um animal muito importante para a preservação de alguns biomas.

O que fazer ao encontrar um lagarto Teiú?

Teiú mostrando a língua

Como já citamos anteriormente, o ideal é não afrontar o Teiú. Mantenha-se calmo, se afaste e não demonstre comportamentos agressivos. Dessa forma, o animal não se sentirá ameaçado e seguirá seu caminho sem causar nenhum problema.

Não machuque o lagarto Teiú

Como o lagarto Teiú é um animal morfologicamente diferente e chamativo, pode ser que, ao vê-lo, surja algum estranhamento e até medo. Ainda assim, é muito importante não tentar capturar o bicho ou feri-lo, já que os instintos do animal não são ameaçadores e dificilmente o animal representará perigo. Logo, proteja a fauna e a flora locais e não machuque o Teiú ao vê-lo!

Respeite o território do lagarto Teiú

Ao encontrar um lagarto Teiú, o mais importante é respeitar o espaço no qual o animal se encontra, caso ali seja seu território. Não tente enfurecer ou causar medo no Teiú, pois é esse tipo de comportamento que pode levar o animal á atacar.

Se o animal não se sentir ameaçado, provavelmente ele seguirá seu caminho sem causar nenhum tipo de problema. Então apenas mantenha distância do Teiú e deixe-o seguir em paz.

Tente espantar o lagarto Teiú

Embora não seja recomendado ameaçar o Teiú, demonstrar que é maior que ele pode ser uma maneira de espantá-lo. Porém, não faça isso sozinho e mantenha uma determinada distância para que não corra nenhum risco.

O ideal nesses casos seria chamar alguma ajuda profissional. Caso o Teiú apareça dentro da sua casa ou em um ambiente público e você se sinta ameaçado, busque imediatamente a Polícia Ambiental. Além de ter mais experiência para lidar com esse tipo de situação, eles irão capturá-lo de uma maneira segura e devolver o animal ao seu habitat natural.

Curiosidades sobre o lagarto Teiú

Teiú com maçã na boca

Além dos fatos apresentados, há algumas curiosidades bem interessantes a respeito do lagarto Teiú como, por exemplo, quanto à origem de seu nome. Além disso, você sabia que é possível criar um Teiú em casa? Descubra mais sobre tais dados curiosos a seguir:

Origem do nome "Teiú"

O nome Teiú origina-se da língua dos nativos Tupinambás. Em Tupi, "Te'Yu" significa, literalmente, lagarto. O lagarto Teiú ainda conta com algumas variações em seu nome. É conhecido por diferentes nomes que variam de acordo com determinadas regiões.

Em suas variações encontramos: Teiú-branco, Tiú, Teiuaçu, Tejuguaçu, Teju, Tejo, Teiú-açu, Tiju, Tejuaçu ou Teiú-brasileiro. Porém, todas elas se tratam do mesmo animal.

Importância do lagarto Teiú nas teias alimentares

Teia alimentar é o fluxo orgânico de energia que ocorre na natureza, onde alguns animais se alimentam de outros animais comumente através da predação. Nesse contexto, o papel do Teiú nas teias alimentares é extremamente importante. O lagarto é conhecido como predador oportunista, já que come variadas classes alimentares, como vegetais, artrópodes, cobras, roedores e outros pequenos vertebrados.

Ou seja, à medida que o lagarto está inserido em uma comunidade ecológica, ele estabelece relações alimentares hierárquicas que promoverão o equilíbrio da fauna e da flora. Assim, caso o homem mate o bicho na natureza, ele desregulará todo o fluxo ambiental. Tal fator é mais um indício da necessidade de conscientização quanto à preservação do lagarto Teiú.

É possível criar um lagarto Teíu em casa?

Sim, é possível criar um Teiú em casa! Porém, isso requer muitos cuidados. É necessário um ambiente muito bem preparado para se criar esse lagarto. Pelo fato de serem animais que crescem muito, eles precisam viver em grandes alojamentos.

Quando criados em cativeiros, esses animais podem se demonstrar muito dóceis, por incrível que pareça! Portanto, se você quer domesticar um Teiú, certifique-se que o animal venha de um criadouro. Jamais pegue um animal silvestre do seu habitat e tente domesticá-lo sozinho.

Além disso, busque criadouros fiscalizados e autorizados pelo IBAMA. Não compre animais proveniente de tráfico.

Não tenha medo do incrível lagarto Teiú!

Lagarto teiú caminhando

No fim de tudo, podemos concluir que o Teiú, embora seja um animal de natureza aparentemente agressiva, não costuma atacar de graça. Apenas quando se irrita, se sente ameaçado ou com medo, é que esse animal parte para suas técnicas de defesa. Portanto, é melhor não irritar o bicho! Respeite seu território.

Mesmo que a aparência do Teiú possa causar medo em algumas pessoas, não é necessário partir para a agressividade. Se quiser se livrar de algum Teiú que esteja incomodando seu espaço, busque uma ajuda profissional para que tudo ocorra com segurança e nem você ou o animal acabem se machucando.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.