Faisão: veja descrição, espécies, criação e mais desta ave

Faisão: veja descrição, espécies, criação e mais desta ave

O faisão é um animal muito elegante que apresenta um alto valor comercial. Reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre essa ave!


O que é um faisão?

Faisões juntos

Os faisões são aves de tamanho médio, que podem ser encontrados em pequenos bandos. Eles passam quase toda a sua vida no solo e raramente sendo vistos em árvores. Comem uma grande variedade de alimentos, incluindo insetos, sementes e folhas.

Como são aves silvestres, são menos comuns em áreas urbanas e de planalto. Entretanto, podem ser avistados em campo aberto perto de bordas de bosques, pequenas florestas, matagais e cercas vivas.

Possuem um lindo corpo colorido, e são muito valorizados no mercado por sua beleza e por seu valor comercial. Em países norte-americanos a caça é bastante frequente, e muitos são considerados para abate.

Sendo assim, vamos entender melhor sobre tudo que envolve essa ave maravilhosa, seu comportamento, habitat, distribuição geográfica, além de saber mais detalhes sobre diversas espécies e quais são os processos de criação, caso você opte por adquirir um faisão.

Características gerais do faisão

Faisão voando

Os faisões são aves graciosas e muito companheiras entre si. Sendo assim, vamos começar a entender sobre as características físicas e comportamentais. Além do mais, lhe passaremos ótimas informações sobre sua origem, habitat, tamanho, coloração das penas, além da sua reprodução e ninhada.

Nome

A nomenclatura “faisão”, foi originada do nome grego phasianós, e também visto no latim phasianu. Seu significado abrange qualquer ave colorida que apresenta penas curtas.

Além disso, a nível mundial, qualquer uma das numerosas aves galináceas, frequentemente de cauda longa e cores brilhantes (Phasianus e gêneros relacionados da família Phasianidae), são considerados faisões, incluindo muitas aves criadas para fins ornamentais ou de caça.

Tamanho e peso da ave

O faisão é uma ave considerada média. O seu comprimento pode ficar entre 54 – 100 cm, com a sua cauda. Sozinha, ela pode chegar a medir até 40 cm. Além disso, existe dimorfismo sexual entre eles, o macho apresenta maior comprimento e peso, alcançando até 1,7 kg.

Já a fêmea é mais miúda e mais baixa. Seu peso pode se dar em torno de 550 g até 1,2 kg, e sua cauda também é bem menor.

Características visuais

Os faisões são aves grandes de cauda longa. A sua cauda pode chegar até a metade do seu tamanho. Os machos da espécie mais comum têm ricas marcações castanhas, marrom-douradas e pretas em seus corpos e caudas, com uma cabeça verde-escura e um rosto vermelho bem vivo.

Geralmente suas patas se dão em tons vermelho-claros. As fêmeas são menores e apresentam manchas de marrom mais claro e preto e sua cauda é bem pequena, comparada ao macho. Em sua grande maioria, os faisões são muito coloridos, realçando uma beleza extrema, que relembra os pavões.

Distribuição e habitat

Originário da Ásia e da China, mas foram introduzidos com sucesso em outras partes do mundo, incluindo a América do Norte. Desde então, a espécie alcançou populações bem estabelecidas no meio-oeste, nas Grandes Planícies e em partes dos estados montanhosos do Oeste.

Os hábitos dos faisões mudam com as estações: na primavera, grupos de aves podem ser encontrados em habitats abertos, enquanto no inverno eles se congregam nas bordas dos campos. Além disso, o seu habitat natural inclui uma combinação de pastagens, campos ociosos, pântanos, terras agrícolas, fenos e matagais.

Comportamento da ave

Faisões comuns são aves sociais. No outono, eles se aglomeram, às vezes em grandes grupos em áreas com comida e cobertura. Normalmente, a área de vida principal é menor no inverno do que durante a temporada de nidificação. Bandos formados no inverno podem ter até 50 faisões.

Embora os faisões sejam capazes de voar por curtas distâncias, eles preferem correr. Se assustados, no entanto, eles podem explodir para cima de repente em grande velocidade, com um distinto som de asa “zumbindo” e muitas vezes dando alertas para avisar membros da mesma espécie. Sua velocidade de voo em torno de 55 - 60 km/h, mas quando perseguidos podem voar até 90 km/h.

Reprodução

As faisões fêmeas nidificam no solo, produzindo uma ninhada durante um período de duas a três semanas, comumente de abril a junho. O período de incubação é de cerca de 23 dias. O faisão macho não aprofunda e mantêm relações com a fêmea após o acasalamento, pois a incubação e a criação dos filhotes são tarefas exclusivamente da fêmea.

Geralmente, uma ninhada típica pode ter de 2 a 22 ovos, mas as ninhadas maiores geralmente são o resultado de duas faisões fêmeas compartilhando o mesmo ninho. Os filhotes podem se alimentar logo após a eclosão, mas permanecem com a mãe por até 80 dias antes de se tornarem independentes.

Algumas espécies de faisão ornamentais

Os faisões, por apresentarem beleza extraordinária e serem bastante sociais, são muitas vezes usados como aves ornamentais, atraindo turistas e embelezando florestas e jardins. Vamos detalhar algumas espécies a seguir, abrangendo características físicas e personalidade da ave.

Faisão dourado

Os Faisões dourados apresentam penas com colorações amarelas muito vivas, em predominância na cabeça e costas. São aves distribuídas em locais com florestas montanhosas. Eles são um dos mais populares de todas as espécies de faisões mantidos em cativeiro por causa de sua bela plumagem e natureza resistente.

Infelizmente, a sua população está diminuindo devido à extração de madeira, captura para o comércio de aves ornamentais e caça excessiva para alimentação. As características físicas dos machos apresentam uma crista amarelo-dourada com um leve tom de vermelho na ponta. A parte superior das costas é verde e as asas possuem penas azuis.

A cor da fêmea é muito mais opaca do que a do macho. Eles são marrons com barras escuras e a cabeça e garganta amarelados. Ambos os sexos têm pernas e bico amarelos.

Faisão prateado

O Faisão prateado é uma espécie de faisão encontrada em florestas, principalmente nas montanhas do sudeste da Ásia, com populações introduzidas no Havaí e em vários locais no continente dos Estados Unidos. O macho é preto, com as costas e cauda brancos, enquanto a fêmea é principalmente marrom.

Ambos os sexos têm o rosto com pernas vermelhas. O Faisão prateado é comum na avicultura e, em geral, também permanece comum na natureza, no entanto, algumas de suas subespécies são raras e ameaçadas.

Faisão lady

O Faisão lady é o competidor mais próximo, exceto o Pavão Indiano, do Faisão Dourado. É uma ave que possui beleza conferida com penas coloridas e marcantes. Possui manto verde azulados, dorso amarelo e costas baixas alaranjada. As penas centrais da cauda são brancas com barras pretas, estilo listradas e as asas são azuis brilhantes.

Sua cabeça é verde escura com crista vermelha. Além disso, o Faisão lady é classificado como escasso: em termos gerais, apresentou diminuição em reprodução e hoje em dia são classificados como raros, em extinção.

Faisão Swinhoe

Os Faisões Swinhoe são grandes e de cores vivas, apresentando uma plumagem brilhante de azul escuro a preto com reflexos de azul metálico brilhante, verde e marrom. Possuem padrão ousado e distinto de manchas brancas na parte superior. Os ombros são de um marrom escuro e cintilante, e no rosto apresentam pernas e barbatanas vermelho escuro.

Fora da época de reprodução, os faisões de Swinhoe são mais frequentemente vistos sozinhos. De abril a setembro, os faisões podem aparecer aos pares. Infelizmente, o Faisão de Swinhoe é considerado globalmente quase ameaçado devido à perda de habitat e captura para comércio. A fragmentação das florestas representa uma ameaça crescente para sua população.

Faisão Prelatus

O Faisão Prelatus é uma ave magnífica e facilmente identificável. Eles atingem sua plumagem adulta no primeiro ano. Gostam de muito espaço e muita sombra. Geralmente o macho é acompanhado de 2- 3 fêmeas, e são naturais da Tailândia.

Uma marcante característica do macho é seu dorso bastante notável por sua crista longa de penas roxo-escuras. Sua coloração vai ficando mais clara, em tons cinzas ao redor do corpo. Embora as fêmeas não sejam coloridas, suas marcas exclusivas de preto e marrom as tornam mais atraentes do que outras espécies de fêmeas faisão.

Faisão Elliot

Os Faisões Elliot estão entre os faisões mais difíceis de criar, principalmente porque os machos são bastante agressivos com as fêmeas. Entretanto, são incrivelmente bonitos, com um anel vermelho brilhante ao redor de cada olho, cabeça e dorso cinza-claros, peito e pescoço castanhos e algumas listras cinzentas nas costas e cauda.

Os machos têm sua plumagem completa por volta de um ano de idade, mas não são férteis até os dois anos de idade. As fêmeas são geralmente de cor um pouco mais opaca, com manchas marrons escuras e cinza por toda parte. Assim, embora as populações selvagens de Faisões de Elliot estejam em monitoramento, seu número em cativeiro é bastante estável.

Faisão Sangue

O Faisão Sangue é bastante comum em regiões do Himalaia e China. É um animal com uma característica física muito peculiar e bonita. Ele possui uma auréola em volta de seus olhos de cor alaranjada viva, além de possuírem pelas vermelhas no peito e na cauda.

Os machos são cinza prateados com extensas manchinhas como estrias claras por todo o corpo e rosto, cauda e peito. Já a fêmea possui tamanho bem menor em relação ao macho e apresenta colorações em marrom queimado com seu rosto puxado para ruivo-laranja.

Ambos os sexos têm uma cabeça pequena com uma crista ocasionalmente levantada. Geralmente são vistos em pequenos bandos no inverno e aos pares ou isoladamente no verão.

Algumas espécies de faisão criadas para abate

A seguir, vamos conhecer quais são as espécies mais escolhidas para serem tidas como faisões de abate. Por mais que não seja muito comum no Brasil, existem diversos países em que isso é bem comum, como Estados Unidos, Japão e alguns da Europa. Vamos conhecer tudo sobre eles!

Faisão comum

Os Faisões comuns, também conhecidos como faisões de pescoço anelado, apresentam uma impressionante plumagem colorida. No outono, os faisões comuns formam bandos nos quais viverão até a primavera seguinte. Essas aves ficam mais confortáveis no solo, onde procuram grãos, sementes, frutos silvestres, insetos e, ocasionalmente, pequenos animais.

Os faisões machos, têm cores vivas em seu rosto, que são cercadas por penas verdes elegantes em sua cabeça. Eles têm um anel branco no pescoço, simulando uma coleira, e possuem peito marrom e longas penas de coloração marrom dourado com barras marrom escuro.

As fêmeas, são marrons e bronzeadas claras, sem as cores brilhantes em sua plumagem que são exclusivas do macho. A falta de coloração ajuda as fêmeas dos faisões a se camuflarem melhor dos predadores.

Faisão verde ou Faisão versicolor

O Faisão verde, ou versicolor são endêmicos do Japão e foram introduzidos nas Ilhas Havaianas e Europa Ocidental. É sensível a tremores de terra não sentidos pelos humanos e preferem áreas gramíneas, arbustivas e áreas de floresta leve perto de terras cultivadas e prados.

Apresentam diversas colorações em sua pelagem, destacando-se para o verde metálico em seu peito. Seu pescoço apresenta tons maravilhosos em azul e o restante de seu corpo se dá em cores claras.

Faisão jumbo White

O Faisão jumbo White não é uma espécie muito conhecida. Ele é considerado uma subespécie do Faisão comum e apresenta tamanho um pouco inferior aos demais. O macho tem as penas do rosto vermelhas e toda a plumagem do corpo coberta por penas brancas.

Pode acontecer de aparecer com apenas em tonalidades beges ou amarelo claros. A fêmea tem as mesmas características do macho, mas não possui pele vermelha no rosto, sendo inteiramente de coloração clara.

Faisão resplandecente

O Faisão resplandecente também é uma ave colorida, nativa das florestas do Himalaia. O macho adulto tem plumagem em tons metálicos e degrade, enquanto a fêmea, como em outros faisões, tem cores mais suaves.

Dentre as características mais notáveis no macho incluem uma crista longa e verde metálica, penas acobreadas nas costas e no pescoço e a cauda em tons laranja-ruivos. A fêmea tem uma manchinha branca no pescoço e uma faixa branca na cauda.

Faisão esplêndido

Como o próprio nome diz, o Faisão esplêndido é uma espécie muito graciosa e de beleza extrema. É uma ave galiforme que apresenta a cabeça em colorações verdes, e o seu pescoço é dourado e vermelho.

Já o seu dorso se dá em tons de azul e cauda azul cobalto. As fêmeas, como a grande maioria, são menores e menos coloridas. Apresentam seu corpo em tons claros, beges e marrons com algumas manchas todas espalhadas de forma irregular.

Processo de criação de faisão

Ave faisão

Depois de conhecer sobre todas essas espécies você deve estar com muita vontade de criar um faisão com você, não é? A seguir te explicamos tudo sobre os processos de autorização e licenças para a ave, além das condições e cuidados que você precisa ter.

Autorização

Antes de tudo, é importante saber que o faisão é a ave silvestre e precisa de cuidados especiais para ser criado em casa. O primeiro delas é a licença de autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais).

Você precisa se cadastrar no site e requerer a licença para criação. O IBAMA analisa caso a caso, e você só poderá adquirir a sua ave após a aprovação do Instituto.

Após a autorização, busque criadouros especializados para você criar a sua ave e se certifique de que está adquirindo aves de locais legais. Nunca opte por criadouros não recomendados, pois a ilegalização pode trazer sérios prejuízos à espécie.

Preço da ave e investimento na criação

O Faisão comum apresenta valores mais acessíveis, em torno de R$ 300 reais por ave. Outras espécies mais coloridas, como o Faisão Swinhoe ou Faisão-esplêndido são mais valorizadas, e ficam em torno de R$ 500 até R$ 1.500 reais. Muitas vezes eles são vendidos por casal (fêmea + macho).

Além dos gastos com aquisição, você precisa ter em mente sobre o investimento do local em que criará a sua ave. Como os faisões são grandes, você precisa ter um quintal razoável para oferecer conforto à ele, como viveiros ou sítios e precisa colocar objetos como galhos, pequenas árvores, materiais rústicos, simulando uma floresta.

Escolha e montagem da estrutura

A estrutura do faisão não necessita de grandes segredos. Você precisará de um cercadinho, e talvez coberturas para que as aves não fujam. É interessante ter um tamanho adequado para o número de aves necessárias, para que se movimentem com liberdade.

O tamanho indicado é em torno de 5 m² por casal. Além disso, instale comedouros e bebedouros para alimentação e água, e sempre limpe e monitore a estrutura, fornecendo higiene a eles.

Condições do ambiente

Visto que os faisões são silvestres e não estão acostumados com a vida urbana, uma ótima opção é você criar a sua ave longe de muitos vizinhos ou barulhos, pois isso iria irritá-la e poderia dificultar o seu desenvolvimento.

Além disso, nunca crie os faisões em ambientes sozinhos. Eles gostam de conviver em bandos. É interessante você criar pelo menos um casal, ou um macho e mais fêmeas, visto que são poligâmicos.

Cuidados com a ave

De início, até se acostumar, o faisão pode apresentar comportamentos agitados ou estressados. Sendo assim, é importante você oferecer comida, água e espaço adequado para sua criação.

Além disso, sempre verifique seu comportamento, alimentação, condições físicas como unhas e penas e se estão se relacionando bem umas com as outras. Sendo assim, caso você esteja tendo problemas, consulte profissionais com experiência para lhe auxiliar e promover uma boa qualidade de vida à ela.

Manutenção do ambiente

Opte por avaliar o ambiente dos faisões diariamente. Além disso, seria uma ótima ideia optar por comedouros e bebedouros que podem ser limpos sem que você precise ficar entrando no aviário.

Opte por desinfetar semanalmente o local para que não se prolifere piolhos, carrapatos e percevejos. Lave as tigelas usadas e sempre remova lixos e sujeiras do local onde dormem. Além disso, sempre se certifique de que o chão do viveiro ou aviário possua areia limpa e fresca.

Gostou de conhecer sobre o faisão?

Os faisões apresentam muita beleza física e não animais muito espertos. São caracterizados por um forte dimorfismo sexual, com os machos sendo altamente ornamentados com cores vivas, adornos e caudas longas. Enquanto as fêmeas são menores e com cores mais neutras, variando entre o bege e marrom.

Em muitos países eles foram introduzidos como aves de caça. Entretanto, hoje em dia, o faisão vive na natureza ou em criadouros autorizados pelo IBAMA, onde pode ser solto ou considerado para abate/caça. Assim, em sua grande maioria, os faisões são mantidos em condições comerciais em sistemas de intervalo, ou podem ser criados como animais domésticos.

Caso você opte por criar faisões, lembre-se se pedir a licença necessária e forneça um local e ambiente adequado para uma boa qualidade de vida à ele. Opte por criar casais em viveiros ou quintais bem abertos, para que possam transitar livremente e sempre deixe a higiene do local em dia.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.