Calopsita pode comer uva? Veja dicas importantes sobre alimentação

Calopsita pode comer uva? Veja dicas importantes sobre alimentação

Alguns pets são proibidos de comer certas frutas. Mas será que a calopsita pode comer uva? Confira aqui informações importantes sobre a alimentação do animal!


Calopsita pode comer uva? Descubra!

quatro calopsitas comendo frutas

Na criação das calopsitas, alguns cuidados são necessários no que se refere à alimentação desses pets, como por exemplo, o consumo de algumas frutas. Uma das dúvidas mais recorrentes é sobre a possibilidade de oferecer uvas para o animal, já que o alimento pode ser proibido para algumas espécies de pássaros.

Mas fique tranquilo, pois a ave pode sim comer uvas! No entanto, alguns cuidados são necessários ao oferecer o alimento ao seu pet. Veja, a seguir, tudo sobre a introdução da uva no cardápio das calopsitas e informações importantes sobre a alimentação do pet!

Introduzindo uvas na alimentação das calopsitas: benefícios e cuidados necessários

Calopsita comendo sementes

Uma das maiores dúvidas a respeito da alimentação da calopsita é saber se elas podem comer uva. Fique tranquilo, pois seu pássaro pode e deve se deliciar com essa fruta, mas com atenção, porque é preciso estar atento a algumas informações importantes. Confira!

Benefícios da uva para a calopsita

A uva pode atuar com um suprimento energético importante na alimentação da calopsita. Para animais em situação de estresse, ou que passaram por uma mudança brusca de temperatura, a fruta é uma excelente adição ao cardápio do pet quando feita de forma moderada.

A uva não deve ser a principal alimentação da calopsita, já que pode aumentar e muito o nível de glicose no sangue do animal e causar danos à saúde do pet. No entanto, caso o animal esteja com essa deficiência, a uva é uma opção válida para ajudar com o problema.

Cuidados com as sementes da uva

Apesar de as calopsitas serem amantes das uvas, o consumo requer alguns cuidados. Como, por exemplo, as sementes da fruta que devem ser retiradas para não prejudicar a saúde do seu pet.

Além de conter substâncias que podem colocar em risco o bem-estar das calopsitas, as sementes podem também causar engasgos e problemas no trato estomacal, como irritações e sangramentos.

Observe a reação do pet à novidade!

Oferecer novos alimentos às calopsitas pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada. No caso da uva, é possível que a calopsita se sinta desconfiada e rejeite a comida. Isto é normal, já que a espécie não costuma consumir uvas na natureza.

Neste caso, insistir pode causar um efeito adverso. Portanto, varie as opções e não insista caso a calopsita não se sinta confortável ao comer uvas.

Não ofereça apenas uvas! Variedade é importante!

Quando vivem na natureza, as calopsitas são pássaros que migram de uma região a outra em busca de alimentos, tendo frutas como sua preferência.

Em cativeiro, portanto, elas devem ser alimentadas com uma grande variedade de frutas, como as uvas. No entanto, oferecer apenas uvas pode ser prejudicial, já que o animal precisa de diversas outras vitaminas e proteínas que não estão presentes na fruta.

Confira frutas para calopsitas além da uva

Calopsita comendo sementes

Existem uma infinidade de frutas que a calopsita pode comer. Cada uma delas trás benefícios para as calopsitas. Vejamos, agora, outras frutas que podem ser oferecidas para calopsitas para complementar a alimentação!

Goiaba

Uma das comidas que as calopsitas adoram é a goiaba. O principal benefício da fruta é a grande quantidade de fibras, que permitem que a calopsita faça uma melhor digestão dos alimentos. Contudo, ela deve ser oferecida após ser lavada, para que qualquer resquício de agrotóxico seja eliminado da fruta.

Maçã

Outra fruta que pode e deve ser oferecida a calopsita é a maçã, estando essa na lista das frutas mais apreciadas pelo pássaro. A fruta é uma boa opção para fortalecer o sistema imunológico do pet. Mas não se esqueça de retirar o caroço! A semente da maçã possui toxinas que podem fazer mal para pássaros.

Banana

A banana é uma das frutas que pode ser oferecida como comida à calopsita com a casca, e nesse caso, é interessante que você corte alguns pedaços médios e deixe ela se alimentar sozinha. As bananas são ricas em várias vitaminas e nutrientes para manter a saúde e bem estar das calopsitas, como as vitaminas A, B6 e C. O potássio contido na banana é outro elemento benéfico, já que controla os níveis de proteína do pet, ajudando também no sistema imunológico.

Frutas proibidas para calopsitas

Calopsita comendo sementes

Algumas frutas não devem ser oferecidas como comida à sua calopsita, pois podem fazer mal á saúde do pássaro e, nesse caso, é necessário ficar alerta. Veja quais são para não correr o risco de oferecê-las à sua calopsita.

Abacate

Não é aconselhável oferece abacate como comida para sua calopsita. Isso porque há nessa fruta uma toxina de nome 'persin' que é um tipo de fungicida e, embora não cause mal aos seres humanos, pode causar insuficiência cardíaca e levar o pássaro à morte. É sempre bom estar atento a essas possíveis fragilidades que uma dessas comidas pode causar em seu pássaro.

Cereja

A cereja também entra na lista das frutas que possuem o cianeto em sua semente e, portanto é bom que sejam evitadas. Contudo, a polpa da fruta está liberada, com tanto que tenha o cuidado de retirar completamente a semente. Ainda assim, é mais apropriado alimentar sua calopsita com outras frutas menos danosas, como as que citamos aqui.

Ameixa

Outra fruta que pode fazer mal à sua calopsitas é a ameixa e o vilão nesse caso também é o cianeto existente na semente. Essa fruta costuma não ser indicada para à maioria das aves da espécie psitacídeo, exatamente pelo mesmo motivo descrito aqui, suas sementes. Porém, retirando-a com cuidado, você pode oferecer apenas a polpa.

Morango

O morango é outra fruta que requer atenção ao ser oferecida como comida para sua calopsita, pois ele pode carregar uma quantidade muito grande de pesticida, sendo muito prejudicial ao pássaro que come. Também por isso, não sendo indicada a qualquer outra espécie de ave doméstica. Contudo, você pode oferecer a fruta na forma orgânica ou quando plantada em casa em vasos ou no jardim.

Varie a alimentação da calopsita!

Calopsita branca com rosto amarelo

As calopsitas podem comer uva e vão adorar todas as frutas que você oferecer, entretanto, assim como os humanos, terão suas preferências. Isso é normal. Tenha atenção às cascas das frutas, pois elas podem possuir muitos agrotóxicos. Além disso, opte por oferecer frutas orgânicas à sua calopsita, pois assim você diminuirá possíveis problemas causados por má sua alimentação.

Não esqueça também de oferecer outras comidas (como os grãos e os legumes) para que elas tenham uma alimentação balanceada.

Gostou de saber quais frutas a calopsita pode e não pode comer? Não esqueça de conferir outros artigos legais sobre essa e outras aves em nosso site!

Artigos relacionados


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


O que cachorro pode comer? Veja lista com 50 alimentos!

O que cachorro pode comer? Veja lista com 50 alimentos!

Às vezes bate aquela dúvida sobre quais alimentos naturais podem ser oferecidos a seu cachorro, certo? Confira neste artigo, quais são permitidos!


Coelho Nova Zelândia: veja características, preço e cuidados

Coelho Nova Zelândia: veja características, preço e cuidados

Venha conferir uma raça incrível e exótica de coelho, conhecida como Coelho Nova Zelândia. Conheça tudo que precisa saber para ter o seu!


Animais ruminantes: o que são, sistema digestivo e exemplos

Animais ruminantes: o que são, sistema digestivo e exemplos

Você conhece os animais ruminantes? Entenda como funciona a fisiologia de um animal ruminante e conheça algumas espécies!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.