Pelagem de gatos: veja o guia com tipos, cores e muito mais

Pelagem de gatos: veja o guia com tipos, cores e muito mais

Você já ouviu falar sobre a infinidade de tipos de pelagem de gatos? Venha conhecer algumas delas, suas colorações e tipos!


Quantos tipos e cores de pelagem de gatos existem?

Gatos de várias cores

Os gatos, no geral, são animais de estimação muito amados para criar em casa. São bastante adaptáveis e necessitam cuidados necessários, como qualquer bichinho de estimação: alimentação, diversão, cantinho para ele e cuidados com pele, pelos e limpeza adequados.

Ainda assim, existem especificidades quanto ao tipo de pelagem dos felinos. Há pets de diversas colorações e tipos, que podem abranger desde cores sólidas até cores manchadas e tigradas. Ademais, a textura dos pelos pode ser lisa, enrolada ou, ainda, inexistente, pois há gatos sem pelos! Devido à enorme quantidade de variações, este artigo foi feito com o intuito de trazer curiosidades e fatos bem interessantes quanto à pelagem dos gatos. Vamos entender mais a respeito? Continue lendo!

Tipos de pelagem de gatos de acordo com o tamanho

Os gatos possuem vários tipos de pelagem, que se distinguem, principalmente, em textura, cores, comprimento e maciez. Isso influencia diretamente nos cuidados que você precisa ter ao adquirir um gatinho. Mas fique tranquilo, a seguir você entender, em detalhes, características intrínsecas a cada tipo. Veja:

Pelagem de gatos longa

Gato persa de pelagem longa

Os pelos longos são comuns em gatos e caracterizam, por exemplo, os gatos persa. Dependendo da raça, os gatos de pelo longo têm pelos maiores que 3 cm, mas podem crescer até em torno de 12 cm. Gatos com essa pelagem precisam de muita escovação e podem perder a coloração se não forem bem cuidados.

Uma observação extremamente importante é que existem gatos de pelos longos enrolados. São bastante raros, porque o pelo encaracolado em gatos é o resultado de uma mutação genética. Entretanto, ainda assim, eles existem e precisam de cuidados especiais e de escovação diária para que o pelo não embarace. Entre os cuidados, dar banhos com shampoos apropriados e utilizar condicionadores para tornar os fios do gato mais macios é uma excelente ideia.

Pelagem de gatos curta

Três gatos de pelo curto

Os pelos curtos dos gatos não são todos iguais. Isso é um equívoco bastante comum para pessoas que não entendem muito sobre gatos e que apresentam uma visão abrangente sobre eles. Entretanto, é importante ressaltar que todos os gatos que possuem pelagem curta apresentam pelos que não ultrapassam 3 cm. O Gato-de-pelo-curto-brasileiro, o Korat e o Tonquinês são exemplos de gatos de pelo curto.

E, realmente, em comparação aos cuidados que os gatos de pelos longos demandam, eles dão menos trabalho. Eles precisam de pouca manutenção, exigindo pouca ou nenhuma escovação. Eles mesmos já possuem o hábito de “autolimpeza”, no qual ficam se lambendo para se limparem e se refrescarem. Esse hábito veio os ancestrais e é comum entre eles.

Gatos sem pelos

Gato sem pelos deitado

Nenhum gato é verdadeiramente calvo, mas várias raças têm uma camada de pelo muito fino semelhante à camurça. Vistos de longe, pode-se dizer que são pelados! Esses gatos geralmente adoram se aconchegar e aninhar em cobertores, pois não têm uma maneira natural de evitar a perda de calor corporal. Os grandes representantes do grupo de gatos sem pelos são os Sphynx.

Então, é bastante conveniente colocar roupinhas neles e oferecê-los uma cama quentinha. Ainda assim, de modo geral, é eles são mais adequados para viverem em locais que possuem climas quentes, pois têm uma pelagem muito fina, então, o Brasil configura um ótimo local para eles morarem! Ademais, eles também precisam de banhos regulares para remover a oleosidade corporal, por isso, de preferência, banhe-os com sabonete neutro quinzenalmente.

Pelagem de gatos de acordo com cores sólidas

Os gatos não apresentam monotonia de cores. Existem diversos tipos de colorações dependendo da raça. Podem ser inteiramente pretos, brancos, ruivos, cinzas ou mesclados. Dependendo da reprodução e dos pais escolhidos, podem acontecer manchas e combinações muito bonitas. Vamos entender primeiro sobre os gatos que possuem colorações em pelos totalmente sólidas:

Preto

Gato preto deitado

Os gatos pretos são bastante famosos e conhecidos. Existem até superstições a respeito deles! Muitas pessoas, ao verem-nos à noite em ruas escuras dizem que os belos animais trazem má sorte. Entretanto, contrariando tal lenda, os gatos preto são ótimos pets que trazem muita alegria para famílias de todo o mundo!

Os gatos pretos apresentam toda a pelagem preta, sem nenhuma mancha de outra tonalidade, de modo que apresentam a cor "base" para outras combinações de cores nos gatos, sendo que mutações advindas dos genes dos gatos pretos acabaram originando outros tipos de pelagem. Geralmente, eles também apresentam olhos pretos, porém, isso não é uma regra geral, já que existem gatos pretos de olhos mais claros que são igualmente bonitos!

Vermelho

Gato vermelho sentado

Os gatos vermelhos ou ruivos também são considerados determinantes na influência de colorações advindas de mutações com o passar do tempo. As colorações vermelha, assim como a preta, estão presentes no gene "X", que fornece o cromossomo que pode gerar fêmeas "XX". Então, se você encontrar um gato inteiramente vermelho, há grandes chances de ele ser fêmea!

A coloração vermelha pode ser mais forte, puxando para um alaranjado marcante, como o famoso gato televisivo Garfield, ou mais clara, estilo bege escuro.

Branco

Gato branco deitado

Ademais, é claro que a coloração branca também tem a ver com a cor "base" dos gatos, de modo que, depois do preto e do vermelho, ela é a terceira delas. Quando um gato é inteiramente branco, não necessariamente ele é considerado albino. Para que ele seja albino, ele precisa ter o gene do albinismo! isso. Então, pode acontecer que ele seja somente branco devido ao gene que apresenta essa coloração.

É importante ressaltar que os felinos brancos possuem maior sensibilidade à luz, de modo que precisam ser protegidos da exposição solar direta. Isso ocorre devido à ausência parcial ou total de melanina, que faz com que eles não sejam capazes de se protegerem de queimaduras solares ou de luminosidade excessiva.

Variações de cores de acordo com os tons

Gato cinza deitado

Quando ocorrem recombinações de genes e reprodução de gatos de colorações diferentes, pode acontecer a formação de gerações de felinos de diversas outras cores. Como se sabe, a cor dos pelos está totalmente associada à quantidade de melanina que o gato apresenta, assim como acontece com a nossa cor de pele.

A eumelanina, de modo geral, está associada à coloração escura de pelos, enquanto a feomelanina, aos pelos avermelhados. Assim sendo, quando os gatos apresentam genes dominantes, a melanina pode mostra-se mais evidente, configurando gatos de cores fortes ou extremas.

Já as cores mais claras e suaves geralmente estão associadas ao genes recessivos, que apresentam mais tonalidades diferentes e conseguem variar entre cinza, creme, bege ou vermelho claro.

Pelagem de gatos do tipo Tabby

Os gatos Tabby apresentam diversas variações em sua pelagem, podendo ocorrer desde listras até contrastes fortes em seus pelos. São bastante comuns e não existe uma cor ou padrão específico, variando de acordo com os pais. Vamos entender mais a respeito dos Tabby adiante:

Manchado ou clássico

Gato tabby clássico

Esse é um gato Tabby bem comum. Com certeza você já o viu em filmes, pessoalmente ou talvez até já teve um desse. Os gatos manchados são aqueles que apresentam manchas em seus pelos, que podem ser redondas, mais quadradas ou retangulares, por todo o corpo.

Assim, as áreas em que mais aparecem manchas abrangem toda a coluna dorsal até as laterais, chamando bastante atenção e podendo variar assemelhando-se até com asas de borboletas! Geralmente, apresentam de 2 a 3 tonalidades diferentes.

Mosqueado

Gato tabby mosqueado

Os gatos Tabby mosqueados geralmente relembram um pouco as onças-pintadas. Eles apresentam diversas marcações arredondadas espalhadas por todo o corpo, de modo que, geralmente, as patas e as caudas podem possuir listras. Se o gato mosqueado possuir colorações à base de vermelho ou de ruivo, ele pode lembrar ainda mais as famosas onças-pintadas. Os mosqueados possuem uma beleza singular!

Pelagem de tigre

Gato com pelagem de tigre

Os gatos Tabby que possuem pelagem com aspecto de tigre têm genes dominantes. Eles apresentam listras em todo o corpo, lembrando o animal mencionado. Podem possuir manchas um pouco mais escuras na testa ou na cabeça, fato que relembra ainda mais o padrão comum aos tigres. Além disso, é comum possuírem um risco preto perto dos olhos.

Os gatos tigrados estão intimamente ligados aos ancestrais felinos selvagens, de modo que o padrão listrado também está presente em leões e em linces. No geral, ainda que haja exceções, tais gatos costumam ser menos dóceis, possuindo um espírito mais selvagem.

Abissínio

Gato Abissínio com seu filhote

Enfim, os gatos Tabby abissínios ou pontilhados possuem marcações originais na pelagem. Eles são originários da Etiópia, do antigo império Abissínio, daí o nome.

Os abissínios possuem pelagem curta, macia e com marcas mais escuras que vão do dorso à cabeça, as quais aparentam sobras muitíssimo elegantes. A cabeça do animal é ovalada e seu nariz é pontudo e "arrebitado", o que coopera para a forte expressão facial do gatinho.

Pelagem de gatos do tipo Torbies ou Tortie

Os gatos do tipo Torbie ou Tortie podem ser sólidos, malhados ou listrados. Geralmente costuma-se encontrar gatos Tortie fêmeas, posto que os genes de tais felinos relacionam-se ao cromossomo sexual feminino "X". Ademais, descubra, a seguir, os principais gatos deste grupo tão belo e único:

Pelagem de gatos Bicolor

Gato bicolor preto e branco

Os gatos bicolores, como o próprio nome fala, são gatos que apresentam somente duas cores. Tais cores não são aleatórias, de modo que uma é sólida, por exemplo, preto, cinza, vermelho ou bege, e a outra cor é o branco. Cada uma das duas cores está presente na proporção de 50%.

Geralmente, uma marca bastante significativa dos gatos bicolores, é que possuem uma mancha em sua testa em formato de V para baixo. Além disso, os gatos bicolores possuem pelos brancos no focinho e em áreas mais inferiores, como patas, início das pernas, região abdominal e até mesmo no pescoço. As manchas de outra cor geralmente ficam na coluna e nas partes laterais.

Pelagem de gatos Tartaruga

Gato tortie tartaruga

Os gatos Tortie do tipo tartaruga chamam bastante atenção devido ao aspecto malhado e irregular de sua pelagem. Geralmente, eles são pretos com manchas avermelhadas ou alaranjadas, sendo que quem determina as tonalidades mais claras são os pais. Ademais, a coloração preta costuma ser a dominante, de modo que tais gatos não costumam possuir pelos brancos. Eles também possuem a maior parte das manchas na região da coluna e áreas laterais.

Pelagem Pointed ou Colourpoint

Gato Colorpoint ou Pointed

A coloração dos gatos Pointed ou Colourpoint se dá nas extremidades do corpo. Ou seja, geralmente, tais pets apresentam cores mais fortes nas patas, focinho, cabeça, cauda e orelhas. Essa coloração pode ser sólida ou em formato de listras ou manchas. Esse padrão é bastante querido, pois tais animais ficam bem graciosos com a base dos pelos brancas e as extremidades pintadas!

Pelagem de gatos Particolor

gato Particolor deitado

Os gatos particolores são gatos que quase sempre possuem três cores! Isso significa que geralmente a base é branca e as outras cores presentes acabam sendo desmembradas em até duas. Tais cores, além do branco, podem ser: preto e cinza; preto e laranja; laranja avermelhado e bege. Além disso, um gato particolor pode possuir aspecto tigrado e branco ou, até mesmo, arlequim, van e branco, que veremos adiante!

Cores de gato Arlequim e Van

Gato van

Os gatos arlequin não possuem um padrão de manchas. Elas são totalmente distribuídas de forma irregular por todo o corpo dele. Já os gatos van apresentam base dos pelos branca. Já as manchas podem ser nas cores preta, vermelha, cinza, bege ou creme, geralmente presentes nas costas ou em extremidades do bicho, como a cauda e a cabeça.

Pelagem Golden

Gato de pelagem Golden

Os gatos com coloração Golden remete ao cachorro Golden Retriever por possuírem pelagem em tons dourados. Seus pelos podem assumir uma tonalidade dourada mais clara, puxando para o bege, ou mais escura, puxando para o vermelho.

Ainda assim, a tonalidade acontece por recombinações genéticas que geraram essa cor dourada. O pelo em si possui uma única cor, mas podem acontecer algumas variações em alguns locais do corpo, como patas, focinho e barriga. Além disso, o nariz dos gatos Golden acaba possuindo um tom mais alaranjado e os olhos costumam ser claros, sendo verdes ou acinzentados.

Pelagem Shaded

Gato Shaded

Os gatos Tortie do tipo shaded apresentam os seus pelos com uma base branca que vai se pigmentando ao longo das extremidades do corpo. Há dois tipos de shaded conhecidos: os tradicionais, que podem apresentar até 60% dos seus pelos coloridos, e os "chinchilas", que possuem apenas 20% de coloração em sua pelagem. De modo geral, a pigmentação pode variar, mas costuma ser cinza, avermelhada ou vermelha, com a base sempre branca.

É muito válido conhecer mais sobre a pelagem de gatos!

Três gatos filhotes

Hoje você entendeu um pouco mais sobre a pelagem de gatos. Todo animal de estimação apresenta suas particularidades e cada raça reage à estímulos e genes diferentes. De modo geral, os gatos apresentam 3 colorações base para sua pelagem, que vem desde o preto, branco e vermelho. Dependendo da reprodução dos pais, ocorrem as recombinações genéticas, gerando gatos com os mais variados tons de pelos.

Cada tipo de pelo, seja ele longo, curto, enrolado ou liso, precisa dos cuidados necessários, e mesmo que os gatos não gostem de tomar banho, é necessário realizar escovações frequentes, tanto para estimular a renovação da pelagem, quanto para higienizá-los e fazer com que eles não embaracem. No mais, independente da cor, todos os gatos são amáveis e ótimos companheiros. E então, qual é o padrão da pelagem do seu gato?

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


Tipos Fatos curiosos Mamíferos

Artigos relacionados


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


O que hamster pode comer? Banana, cenoura, morango e mais

O que hamster pode comer? Banana, cenoura, morango e mais

Você já se perguntou o que um hamster pode e o que não pode comer? Neste artigo, falaremos sobre o que oferecer em uma dieta correta para o seu pequeno roedor!


Gado tabapuã: origem, características e criação da raça!

Gado tabapuã: origem, características e criação da raça!

Você conhece o gado tabapuã? Neste artigo, você vai conhecer tudo sobre o animal, desde informações técnicas até curiosidades sobre a origem desse bovino!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.