Aranha de prata: veja características e se ela é perigosa

Aranha de prata: veja características e se ela é perigosa

Você já ouviu falar na aranha de prata? Já encontrou uma no seu jardim e ficou com medo de ser venenosa? Leia este artigo e descubra mais sobre esse aracnídeo!


Você já conhece a aranha de prata?

Aranha de prata na teia

Você com certeza já deve ter encontrado uma aranha pela sua casa ou jardim, não é mesmo? Pode ser que um desses aracnídeos que você encontrou tenha sido uma aranha de prata. É uma aranha com cores marcantes e muito comum aqui no Brasil, mas não precisa ficar com medo dela, não!

Neste artigo você vai aprender muito sobre a aranha de prata. Será que é um animal venenoso? Será que este animal está em extinção? Do que essa aranha se alimenta? Pode ser um animal pequeno, mas há muito o que se falar sobre ele!

Então, está pronto para descobrir mais sobre a aranha de prata? Leia o artigo e saiba tudo o que precisa sobre esse aracnídeo interessante.

Ficha técnica da aranha de prata

Aranha de prata comendo um inseto

A aranha de prata é um animal com muitas especificidades. Este incrível aracnídeo tem um tempo de vida específico, um habitat próprio, é um animal que precisa se alimentar e viver em um ambiente conservado, etc. A seguir, você descobrirá todas essas coisas e muito mais sobre a aranha de prata.

Nome

O nome aranha de prata surgiu pela coloração prateada em seu cefalotórax, a característica mais marcante da espécie. Essa aranha é da família Araneidae e tem o nome científico de Argiope argentata.

Por ser muito encontrada nos jardins das casas, também é comumente chamada de aranha-dos-jardins.

Características visuais da aranha de prata

Esses animais são exóticos e belos. As aranhas cor de prata têm a região dorsal nas cores prata, amarelo ou laranja, além de serem refletoras da luz UV. O abdome dessas aranhas é mais escurecido, enquanto as áreas torácicas chamam mais atenção.

O animal tem seis patas longas e uniformes em relação ao tronco redondo e levemente alongado. O abdome possui relevos e pinturas distintas que caracterizam a identidade de cada animal. Também há alguns fios de pelo espalhados pelo corpo do aracnídeo que são sensores primordiais para a sobrevivência da espécie.

Tamanho e tempo de vida da aranha de prata

As aranhas cor de prata são pequenas, mas existe uma diferença chamativa entre o tamanho do macho e das fêmeas. As fêmeas têm 12 milímetros e os machos 4 milímetros. A diferença de tamanhos é suficiente para que as fêmeas possam se proteger de alguns possíveis predadores que os machos não conseguem.

Além disso, a aranha de prata tem o tempo de vida bem curto. O aracnídeo vive apenas dois anos e meio na natureza.

Habitat e distribuição da aranha de prata

Além de ser encontrada no Brasil, esta espécie reside também em outros países da América do Sul, como no norte do Chile e na Argentina. Além disso, está localizada em países da América Central, Estados Unidos e Caribe, sendo muito comum no sul da Flórida e nas Bahamas.

A aranha de prata gosta de ambientes áridos e quentes, por isso está localizada em regiões onde prevalecem essas características. Gosta de fazer suas teias em árvores, arbustos, no alto das paredes, jardins, regiões arborizadas próximas ao solo e áreas florestadas. Além disso, costuma também residir em cavernas nas pedras de países tropicais.

Alimentação da aranha de prata

A aranha de prata é um animal que adora caçar. Ela gosta de comer borboletas e mariposas, além de outros insetos como moscas, grilos, mosquitos e gafanhotos.

Sua teia chamativa seduz as presas que são hipnotizadas e então a aranha mobiliza suas vítimas e as enrola em seus fios. Após isso, a aranha morde a presa enquanto o veneno é depositado e, por fim, se alimenta.

Comportamento e reprodução da aranha de prata

A aranha de prata é um animal limpinho. Após devorar suas presas, as aranhas de prata passam vários minutos limpando suas patinhas. Isso acontece porque a espécie pode prejudicar sua saúde caso alguma presa tenha órgãos quimiossensoriais. Além disso, a aranha de prata defeca longe de suas teias para garantir que nada ficará sujo.

A aranha de prata é um animal que pratica canibalismo sexual após a cúpula. As fêmeas matam seus machos empurrando-os para bem longe. Na tentativa de preservação, os machos retiram seus órgãos sexuais e prendem nas fêmeas para evitar com que outros machos rivais tentem copular com suas fêmeas. Dessa forma garantem a propagação do gene.

Principais predadores da aranha de prata

As aranhas estão no cardápio de muitos animais. Quem costuma se deliciar com essa espécie são os passarinhos, lagartos, vespas e pássaros. Entretanto, essas aranhas usam seu veneno para defesa e ficam fixadas em suas teias de seda que fazem o formato x. A luz UV emitida por elas as defendem da atração dos pássaros e outros predadores.

Curiosidades da aranha de prata

Aranha de prata em uma superfície

Todos os animais possuem suas excentricidades e as aranhas cor de prata não ficam de fora disto! Agora, nós mostraremos se ela é perigosa para os seres humanos ou não, se elas consomem água, o porquê de sua teia ser tão interessante, além de outras informações. Continue lendo o artigo e aprenda mais agora mesmo!

A aranha de prata é venenosa, mas não perigosa

Finalmente falaremos sobre o temido veneno das aranhas! Pode ficar tranquilo se encontrar uma aranha de prata no seu jardim, pois ela não tem um veneno mortal aos humanos. O veneno da aranha de prata é nocivo apenas para suas presas, normalmente borboletas e mariposas.

O que pode ocorrer é a aranha de prata picar um ser humano por se sentir ameaçada. Essa picada poderá gerar uma pequena reação alérgica no local da mordida, provocando febre moderada em indivíduos mais sensíveis. Portanto, caso seja picado por uma aranha e sinta alguma reação, vá para o hospital mais próximo para receber o tratamento adequado.

A incrível teia da aranha de prata

A aranha de prata de fato tem uma teia impressionante. As teias dessas aranhas são de seda e refletoras de UV. Isso quer dizer que as teias ficam neon a fim de chamar atenção de insetos polinizadores.

A aranha de prata também cria algo chamado de stabilimentum, que consiste em formatos de raio nas teias. Além disso, as aranhas também usam um zigue-zague único para cada teia que preparam.

Alguns parasitas roubam a aranha de prata

Em toda cadeia alimentar sempre existirão ladrões de comida e aqueles que tentam ter vantagens. Com o ciclo alimentar das aranhas da prata não seria diferente: sempre há quem tente se aproveitar dos outros.

Alguns parasitas e as aranhas Argyrodes são responsáveis por se aproveitar dos restos de comida nas teias das aranhas de prata. Por existir um déficit na visão das aranha de prata, os cleptoparasitas passam despercebidos e conseguem esse feito frequentemente.

A aranha de prata bebe água

Você já parou para se perguntar como as aranhas bebem água? Este é realmente um fato curioso, mas a água é primordial para a sobrevivência de muitas espécies. Sendo assim, a água é importante para a manutenção da vida das aranhas, pois sem a água esta espécie pode morrer e entrar em extinção.

As aranhas de prata recebem água através da superfície de sua teia, pois dela captam a água, a névoa e a umidade do ar. Essa água nas teias costuma vir da chuva e, absorvendo as gotas que se formam ali, são capazes de passar por longos períodos sem beber água.

Estado de conservação da aranha de prata

As aranhas de prata não estão em extinção. No entanto, essas aranhas estão desaparecendo mais rápido do que o normal, apontam os pesquisadores. Diante desse fato, os cientistas começaram a alertar e educar as pessoas a respeito da preservação da espécie antes que os fatídicos índices de extinção comecem a ocorrer.

As aranhas cor de prata atingem apenas dois anos e meio de idade, e para que consigam viver suas vidas na média normal, é necessário que a vegetação esteja preservada, assim como os níveis da chuva e o solo sadio.

Aranha de prata, um artrópode singular

Aranha de prata

Nós vimos neste artigo como a aranha de prata é um animal singular. Com suas teias UV elas chamam atenção de suas presas, além de utilizar esse meio como fonte de água.

Você também leu neste artigo que esses aracnídeos são praticamente inofensivos aos seres humanos, mas letais para outras espécies como ratos e insetos menores. As aranhas de prata são animais pacíficos, não atacam pessoas, a não que se sintam ameaçadas. Portanto, se não mexer com ela, não há com o que se preocupar.

Não mate uma aranha prata caso encontre uma. A preservação desta espécie é importante para todo organismo do planeta Terra. Todas as espécies terrestres estão conectadas, por isso tenha em mente que a natureza deve ser respeitada em todos os aspectos.

Artigos relacionados


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.