Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cuidar de periquito dá trabalho?

Periquitos em galho fino

Neste artigo, demonstraremos que os periquitos são aves facilmente domesticadas e bem inteligentes, as quais deixam o ambiente residencial bastante animado, alegre e bonito. A criação dos periquitos geralmente estimula as pessoas por ser fácil e ter o custo baixo. É um bom reprodutor e não precisa de licença de órgãos ambientais para o manejo comercial.

Para amantes de aves, o periquito proporciona uma adaptação rápida, com tanto que seja bem tratado e colocado em um ambiente aconchegante, e ainda lembrando que comem pouco. Por isso, o retorno pode ser bem lucrativo. Confira no artigo tudo que precisa saber para iniciar a criação de um periquito.

Ainda não escolheu seu periquito para cuidar? Veja sugestões

Existem vários tipos de periquitos, onde cada um traz uma qualidade e uma forma específica de ser criado. As alimentações se diferenciam em cada uma das aves, assim como o comportamento. Aqui você verá qual periquito se adapta mais ao seu modo de ser e agir.

Periquito-australiano

Periquito-australiano

O periquito-australiano é uma das duas únicas espécies de aves que verdadeiramente podem ser domesticadas. Essa ave pode ter alguns codinomes como: ave-undulata, conhecido cientificamente por “Melopsittacus undulatus”.

A expectativa de vida delas aves em cativeiro chega a ser de 5 a 8 anos, nesse meio tempo eles podem colorar um número de 4 a 6 ovos, pesam de 30 a 40 g sendo adulto e estando no seu ambiente natural, tem comprimento de mais ou menos 18 cm, são do reino e animália. Essa espécie de ave psitaciforme de cauda longa, que se alimenta de sementes.

Periquito-verde

Periquito-verde

O periquito verde é muito conhecido pela sua coloração e comum em território brasileiro, por sua simpatia. Geralmente não chega a um grande tamanho alcançando até 21 cm e pesando em torno de 70 a 80 g, se alimenta de frutas com ajuda do seu bico que é alto e curvado.

Apresenta dimorfismo sexual, já que o macho é bem mais robusto, com bico maior e cabeça quadrada. É um pássaro muito falante e consegue imitar qualquer som humano, quando é treinado. Dura em média 20 anos ao lado do seu tutor ou na natureza.

Periquito-rei

O periquito-rei é uma ave psittaciforme, das mais conhecidas e abundantes representantes da família Psittacidae em nosso País. No Brasil o periquito-rei muito conhecido também por aratinga-estrela, jandaia, ararinha e maracanã-de-estrela-amarela.

Vivem em média 25 anos se forem criados em cativeiro, se alimentam de frutas, flores e sementes, são pássaros bem temperamentais e muito discretos. Por isso se reproduzem sempre escondidos em troncos ocos de palmeiras, rochas erodidas, barrancos e cupinzeiros.

Periquito-monge

Periquito-monge

O periquito-monge, também conhecido como periquito torrenho, catorra, miranha ou cocota, é uma ave da família Psittacidae. O periquito-monge é nativo das regiões subtropical e temperada da América do sul.

A expectativa de vida desse periquito varia entre 20 e 30 anos, nesse tempo podem chegar a colocar um número de 5 a 12 ovos, pesam até 100 gramas e atingem um tamanho de 28 a 33 cm. Essa ave requer bastante cuidado e uma grande quantidade de atenção de seus proprietários, pois seu temperamento curioso e arisco facilitam para sua fuga.

Periquito-de-colar

Periquito-de-colar

O periquito-de-colar contém sua plumagem na maior parte verde, sua cauda é longa e afiada, o bico grande e vermelho, e é uma espécie de psitacídea amplamente distribuída na Ásia, África e Europa. Chegam a pesar 130 gramas, vivem em média 30 anos e se alimentam de aveia, semente de girassol, ervas, cenouras e milho verde.

São aves bem sociáveis e que aceitam com facilidade a aproximação humana. Com bons cuidados elas sempre apresentarão um comportamento dócil e até podem conviver com outras espécies, porém preferem viver em casal.

Periquito-alexandrino

Periquito-alexandrino

O periquito-alexandrino, conhecido também por Alexandre o Grande, possui o nome científico Psittacula eupatria. Ele pertence à família Psittacidae. Acredita-se que tenham sido os primeiros papagaios a serem trazidos para a Europa.

Essa ave pode chegar até 60 cm de comprimento, pesam aproximadamente de 200 a 300 gramas, se alimentam de uma variedade de sementes selvagens e cultivadas, botões, frutas e nozes. Quando bem cuidado podem viver em cativeiro até 40 anos.

Os periquitos passam por uma fase hormonal difícil durante a adolescência, e nessa fase eles costumam atacar, beliscar, morder e gritar, ficando com certa resistência a interação.

Configuração da gaiola para cuidar de um periquito

Periquitos em gaiola

Escolher a gaiola apropriada para cada espécie de periquitos é extremamente essencial para uma boa adaptação e interação com seu dono. Além de que esses animais quando bem tratados, maior a possibilidade de aumentar o tempo de vida deles

Melhor lugar para colocar a gaiola

Na maioria das vezes o melhor lugar para posicionar a gaiola onde os periquitos vão ficar, é em um lugar que pode ser facilmente escurecido.

Posicione longe de portas e janelas onde pode haver fortes correntes de ar, coloque a gaiola em um cômodo que tenha uma temperatura constante. Uma dica boa é manter os recipientes de comida e água sempre disposto no terço inferior da gaiola, mais próximo à portinhola. Coloque também um poleiro próximo ao local de alimentação, para que dali eles possam ter facilidade de beber água e descansar após as refeições.

Tamanho e tipo ideal de gaiola

Por serem animais pequenos uma gaiola para periquitos não deverá ser gigante, mas, devem ser espaçosa o suficiente para que possam se mover de forma confortável.

Se conseguirem abrir as asas sem que bata nas laterais da gaiola, está num tamanho apropriado e se for o dobro do seu tamanho medindo com as asas abertas ficará perfeito, para uma boa adaptação. É acertado que a gaiola tenha em média de 60 cm de comprimento, para que o periquito tenha a oportunidade de voar e quanto mais aves, maior deverá ser a gaiola.

Acessórios para criar um periquito

Os acessórios básicos para criar um periquito são, uma gaiola, comedouros, bebedouros e poleiros. Normalmente o poleiro já vem com a gaiola, quantos aos comedouros e bebedouros escolha de acordo com seu gosto, mas mantenha sempre no alto para que não entre em contato com as fezes do animal.

De antemão, os periquitos são pássaros sociáveis e brincalhões, que precisam ter um ambiente seguro, de fácil movimentação, confortável e limpo, para que se conservem descontraídos e estimulados.

Brinquedos para a gaiola

Sabemos que para manter uma boa relação é essencial considerar a confiança, e com os periquitos não são diferentes, por serem aves sensíveis e com uma percepção muito boa, manter um ambiente saudável e dar atenção é essencial para vida desse animal.

Os brinquedos são primordiais para a interação do animal, pois ajudará na prática de atividades físicas, além do que, precisam se divertir para não ficarem entediados. Será uma motivação incluir brinquedos de cores e texturas, tais como brinquedos pendurados, espelho, bola de plástico, escada ou brinquedos que façam barulho.

Material para o piso

Construir um viveiro que atenda às necessidades de aves de menor porte, como os periquitos, não é tão difícil quanto parece. Os materiais para a construção pode ser de tijolos de barro rebocados, alvenaria, placas de cimento ou blocos de cimento revestidos de argamassa, com cobertura de telhas de cerâmica.

O piso pode ser de concreto, é importante que tenha um escoamento para água, para que assim não faça poças no fundo, acumulando sujeiras, são pontos importantes a serem observados e providenciados.

Manutenção da gaiola

A manutenção da gaiola é primordial para a vida saudável do seu periquito, pois além do carinho e da companhia, a higiene e a limpeza é fundamental, tanto para evitar doenças quanto para afastar o estresse.

É importante deixar o local sempre limpo e organizado, para que os periquitos possam aproveitar ao máximo o ambiente. A forma correta de limpeza para os acessórios que estão dentro da gaiola é lavar com água quente e um sabão suave cada objeto e antes de voltar a colocar na gaiola, deixe secar bem.

Como cuidar de um periquito filhote

Periquitos dentro de gaiola

Os periquitos filhotes são muito frágeis assim que nascem, por isso é necessário manter o cuidado redobrado nas primeiras semanas. A alimentação, manutenção da gaiola e do ninho também será imprescindível para que possa manter esses filhotes saudáveis e vivos. Confira agora mais alguns cuidados!

Se possível, deixe o filhote junto aos pais

Deixar os filhotes junto aos pais é o mais adequado, ser for possível. Ofereça uma alimentação redobrada para os pais dos periquitos após o nascimento dos filhotes.

É importante que sejam alimentos fáceis para a fêmea comer como: ovo cozido, jiló, couve, etc. Esses alimentos serão regurgitados para os filhotes, eles crescem rapidamente por isso necessitam de comida o tempo todo. Observe se os pais estão cuidando adequadamente do periquito, mas não se desespere, periquitos costumam ser excelentes pais.

Arrume o ambiente e o ninho para criar

Para arrumar o ambiente e o ninho é necessário primeiramente uma limpeza bem inspecionada, para que os filhotes sobrevivam. Revista o local com serragem de pinho para que haja absorção dos dejetos da criação e impedir que os ovos pulem ou se movimente dentro da gaiola.

Assim que houver o acasalamento e a fêmea colocar os ovos, demorará em média de 35 a 40 dias para a eclosão, nesse período evite retirar o ninho do local. Os novos periquitos saem do ninho, porém esses filhotes ficam por lá ainda por cerca de 10 dias.

Mantenha as condições ideais para o filhote

Manter condições de vida dos periquitos criados em cativeiro é de extrema importância, para que sintam que esteja o mais próximo possível das classes naturais. O tutor por sua vez deve levar em (consideração) fatores que afetam a saúde do periquito.

Podemos considerar que a melhor temperatura para o ambiente do periquito seja de 22 a 25 graus Celsius. Periquitos são aves verdadeiramente com poucas exigências, já que seu espaço é consistente de uma umidade de 50 a 70% do ambiente.

Como cuidar de um periquito: alimentação adequada

Periquitos comendo  em gaiola

Uma boa alimentação é essencial para prolongar ainda mais a vida desses animais. Exigem alguns cumprimentos de cuidados necessários, incluindo frutas e verduras na alimentação. Veja alguns, neste trecho!

Papinha para periquito filhote

Nos primeiros dias de vida de um filhote de periquito requer um pouco mais de atenção, pois eles necessitam comer de 8 a 10 vezes por dia. Alimentos devem ser servidos, como uma espécie de mingau que serão regurgitadas pela mãe, então a importância de uma ótima alimentação para os pais é essencial.

Caso os pais não estejam por perto e você tenha que fazer esse trabalho por algum motivo, o certo é misturar papa + água morna. Nos primeiros dias uma consistência líquida, depois aumente gradualmente a consistências da alimentação.

Frutas para periquito

Assim como quando estão na natureza essas aves se alimentam com vegetais variados, por isso você deve oferecer algumas sementes germinadas, flores e frutas.

Exclusivamente, pode também oferecer alguns frutos secos. Entre as inúmeras frutas que poderão ser oferecidas aos periquitos, estão entre elas às bananas, maçãs e peras, que geralmente costumam ser bem aceites por essas aves.

Pode diversificar as frutas durante os dias para que mantenha as aves estimuladas, pois são animais que sempre estão precisando de estímulos para manter uma vida saudável

Verduras e legumes para periquito

Já sabemos que a alimentação tem extrema importância em nosso organismo, assim não é diferente com os periquitos. Fazem toda a diferença na vida dessas aves a inclusão de verduras e frutas, por serem ricos em vitaminas, minerais e fibras.

Devem estar presentes todos os dias nas refeições mantendo variedades. Tendem a aceitar com facilidade jiló, brócolis, mostarda, chicória, almeirão e couve, e como agrado pode oferecer de vez em quando frutos secos, mas bem esporadicamente, pois são alimentos extremamente calóricos.

Ração para periquito

Quando estão na natureza à alimentação dos periquitos tende a ser bem diversificada, incluindo grãos, brotos variados, insetos, flores e frutos. Por isso o mais acertado é de que quando vão para cativeiros, o seu tutor deve manter uma alimentação diversificada. Sabendo que mesmo assim, para equilibrar o organismo dessa ave será necessária a ração.

A ração dos periquitos é extremante balanceado e rico em vitaminas, proteínas e calorias, mantendo a saúde desse animal mais estável. Já que foram retirados da natureza para serem domesticados!

O que evitar na alimentação do periquito

Queremos ressaltar que é necessário o cuidado de alguns alimentos que não podem ser oferecidos aos periquitos, pois podem prejudicar a saúde e até mesmo levar a morte.

Qualquer tipo de carne está proibido, além de tomate, alface e alimentos cozidos. Nunca dê abacate, chocolate, cafeína ou álcool, pois eles são muito tóxicos para aves podendo causar diarreia e levando a uma imensa desidratação. Ressaltando o que já foi dito, uma boa alimentação é e extrema importância para uma vida saudável.

Lembre-se da hidratação

A hidratação tem uma função fundamental para a vida desses animais, tão queridos e que transformam o lar mais animado e leve. A água é de essencial para que esses animais mantenham a hidratação do corpo e a temperatura.

Geralmente a água não precisa ser filtrada, porém, deve ser limpa, cristalina e trocada diariamente. Não deve ficar debaixo dos poleiros para evitar que defequem nela. Em dias de extremo calor, é interessante colocar dentro da gaiola um recipiente maior com água, para que se os periquitos sentirem a necessidade se refrescar, estará ali à disposição deles.

Como cuidar da saúde do periquito

Periquito em galho de árvore

Por serem animais diurnos eles precisam ter uma boa noite de sono, para que possa aproveitar bem o dia. O local tranquilo para dormir é de grande valia para essas aves, precisam de um espaço só deles para o descaso. Reunimos alguns dos principais cuidados aqui.

Opte por mais de um periquito

Essas aves não gostam de viver sozinhas então, se você tiver a ideia de adotar um periquito, opte por adotar sempre um casal, para que além deles terem sempre uma companhia eles possam interagir melhor.

Geralmente, aves que são mantidas no mesmo cativeiro, se acostumam a presença um do outro, além disso, pode acasalar com mais facilidade do que as que não se conhecem. Isso acaba acontecendo porque o periquito acaba se dando bem e tento uma excelente convivência.

Incentive brincadeiras e exercícios

Os periquitos são brincalhões e adoram carinhos, esses animais geralmente desenvolvem um vínculo extremamente forte com seus tutores. Seus periquitos ficarão saudáveis e felizes por muitos anos, para isso um dos requisitos necessários é incentivar brincadeiras e exercícios com esses animais.

Os exercícios e brincadeiras são muito mais importantes do que se possa imaginar, em aves ajudam na estimulação, ajudam também a manter o periquito saudável, além de manter sempre a distração e não permitindo que fiquem entediados.

Valorize o sono do periquito

Periquitos são aves diurnas e necessitam de uma noite de sono tranquila para que possam socializar tanto com seus tutores, quanto um com os outros. Manter um local seguro, sem entrada de luz, sem correntes de ar, com menos barulho possível é de extrema importância para que esse animal permaneça saudável e viva bastante ao seu lado.

No cativeiro deve ser colocado um canto aconchegante, como uma caixinha de madeira, com algumas serragens, se possível onde o periquito possa se despojar em uma bela noite de sono tranquila, calma e quentinha.

Consulte um veterinário regularmente

Assim como todo animal, o periquito também precisa ser acompanhado por um profissional veterinário. A avaliação clínica do estado de saúde desses animais é de extrema importância para que eles tenham qualidade de vida.

Podemos chegar à conclusão que as aves também precisam de cuidados e normalmente levar o periquito para fazer um check-up, uma vez ao ano é primordial.
Além disso, manter seu animal com todas as vacinas e exames em dia, é uma forma de dedicar carinho e amor.

Mais dicas para cuidar de um periquito

Periquitos em gaiola


Veremos ainda mais dicas de como cuidar de periquitos, evitando pragas, ensinado alguns truques ao seu pet e principalmente ensinando que a dedicação e o amor são os melhores passos para vitória de uma boa socialização com esse animal.

Cuidado com fugas

Para quem cria aves sabe que sempre uma ou outra tenta fugir e o número de casos que temos de fuga é grande, por isso vamos dar algumas dicas de como conseguir mantê-las no cativeiro.

Os periquitos são aves muito ariscas e ter cuidado para que não fujam é primordial. Fique sempre atento ao abrir a gaiola. Lembre-se sempre de manter a gaiola com acessórios para que eles não se sintam entediados, incluam também vários poleiros e uma gaiola grande para que possam dar pequenos voos.

Ensine truques ao pet

Para que o periquito possa aprender mais facilmente alguns truques, diga uma palavra por vez, para que ele não confundir a ave. Comece cumprimentando todos os dias, com um “oi” ou “bom dia”, quando passar pelo viveiro ao sair diga “até logo” e vá observando o comportamento dos periquitos.

Pode também treiná-los para tocar um sino, subir escadas por um simples movimento de sua mão, sempre que tiverem o comportamento desejado recompense com algo saboroso.

Dê muito amor e carinho ao seu periquito

Observe que o periquito gosta de um chamego, pode deixar que ele se aproxime de você. No começo utilize movimentos leves até que o animal crie confiança e comece a roçar a cabeça contra sua mão, subir em seu corpo, se esfrega contra seu pescoço e muito mais.

Com o tempo vai perceber que quanto mais dedicação e carinho depositarem ao periquito, mais ele fará de tudo para te recompensar, principalmente virando uns dos melhores companheiros que você poderia ter dentro de casa.

Pronto para cuidar de periquitos e obter sucesso!

Periquitos em gaiola

Vimos neste artigo, que adotar um periquito pode ser um bom negócio, porém não vive sozinho, então se puder ter a possibilidade de adotar no mínimo um casal, será bem melhor! Por não darem muitas despesas, são animais bem fáceis de manter e será uma boa companhia, manterão o tutor bem ocupado e o ambiente bem mais leve.

Para qualquer amante de ave, basta saber que este animal é inteligente, divertido e relativamente fácil de domesticar e adestrar aprende truques rapidamente se você estiver disposto a disponibiliza atenção e carinho.

Vimos também que, por serem animais sensíveis, vai precisar sempre estar atento a pequenas necessidades, para que a vida do seu pet se torne saudável e longa. Uma boa alimentação, boas noites de sonos, um local aconchegante e a visita frequente de um veterinário são de extrema necessidade.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.