Você sabe qual é a diferença entre carneiro e cordeiro?
Muita gente faz confusão e não entende a diferença entre carneiro e cordeiro, que, na verdade, se tratam do mesmo animal, porém, em diferentes fases da vida. O carneiro é o macho na fase adulta e o cordeiro é o macho na fase de filhote, com no máximo um ano de idade.
A carne ovina, como é chamada a carne de carneiros e cordeiros, é muito consumida no mundo todo e saber a diferença entre esses animais é fundamental para se ter uma carne de boa qualidade, pois fatores como idade e peso influenciam na qualidade da carne. Ao longo do texto vamos entender como identificar.
Existe diferença entre carneiro e cordeiro?
Sim! Eles apresentam diferenças quanto ao tamanho, aparência física e a carne, quando utilizada para alimentação humana. Essas diferenças são ainda mais nítidas em espécies selvagens. Veja a seguir quais são elas:
■Diferenças físicas entre o carneiro e o cordeiro
O carneiro por ser o animal adulto, tem o porte maior, naturalmente tem mais lã no corpo e tem o comportamento mais agressivo que o cordeiro, que é dócil e manso. No caso de carneiros selvagens, além da lã, eles apresentam pelos. E um comportamento ainda mais hostil quando ameaçados.
■Há diferença na alimentação?
Não há diferença na alimentação deles. Os cordeiros e carneiros são mamíferos e a fase inicial da alimentação começa através da amamentação. Como os cordeiros são os filhotes do cruzamento entre ovelha e carneiro, ainda se alimentam do leite materno. Com o passar do tempo, começam a se alimentar com gramíneas e vegetais, se estendendo até a fase adulta.
■Principais predadores
Os dois principais predadores dos carneiros e cordeiros são as raposas e os lobos, animais bastante ágeis, sorrateiros e oportunistas. Por essa agilidade e comportamento perspicaz que as raposas e lobos apresentam, os carneiros e, principalmente os cordeiros, se tornam presas fáceis.
■Carneiros tem chifres? E cordeiros?
Diferente dos cordeiros, que não têm chifres, algumas espécies de carneiros possuem chifres. Alguns carneiros selvagens podem apresentar chifres tão longos que chegam a medir mais de 1 metro de comprimento e 20 kg. Há espécies que têm dois pares de chifres, ao invés de um, tornando o aspecto bem inusitado e intimidador.
Carneiro ou cordeiro: culinária
Desde há muitos anos, esses animais foram reconhecidos pelas pessoas como uma ótima fonte de alimento, que além de fornecerem a carne para alimentação, fornece o leite como uma boa fonte de proteína. Veja um pouco mais sobre esses animais na culinária!
■Diferença entre a carne de cordeiro e carneiro
A carne de cordeiro é mais recomendada para consumo por ser mais macia, com aroma mais suave e aspecto mais saudável. A carne de carneiro é mais dura, com cheiro mais forte e intenso. O peso também influencia na coloração da carne. Os animais mais pesados costumam ter a carne mais escura.
A maciez da carne dos carneiros e cordeiros também é influenciada por vários outros motivos, como por exemplo, o sistema de manejo e o tempo de maturação da carne.
■Como saber se a carne escolhida é de qualidade?
O primeiro de tudo é saber a procedência da carne destes animais, pois os cuidados durante a criação ajudam a melhorar a qualidade dela. Cordeiros e carneiros estressados tendem a ter a carne dura.
A cor da carne e a gordura do cordeiro e do carneiro podem ser bons parâmetros de qualidade na hora de comprar. Opte por uma carne rosada e uma gordura branquinha. Quanto mais escura a carne, mais velho é o animal.
Curiosidades sobre carneiros e cordeiros
Agora que já sabemos a tudo sobre a como diferenciar carneiros e os cordeiros, vamos ver algumas curiosidades interessantes sobre eles!
■A relação entre o ser humano e o cordeiro é antiga!
As ovelhas, carneiros e cordeiros estão entre os primeiros animais a serem domesticados, há aproximadamente 13.000 anos. Existem mais de duzentas raças de ovinos, que são encontradas em todos os continentes, menos na Antártica. Podem ser selvagens ou domésticas. A maioria dos ovinos vive em áreas montanhosas e secas.
Diferente do que muitos pensam, eles precisam ter a lã retirada para ter mais conforto. Esse procedimento não agride e nem prejudica o animal se feito corretamente. Costumeiramente sua lã é usada na confecção de roupas e bolsas.
■O cordeiro e religião
Os cordeiros estão presentes em muitos textos bíblicos, sendo Jesus Cristo, a referência do cristianismo, denominado de cordeiro de Deus. No Antigo Testamento, havia o costume de se sacrificar animais, pois o sangue deles servia para o perdão dos pecados. O cordeiro era o principal animal oferecido a Deus para isso.
Jesus recebeu essa designação, cordeiro de Deus, pois assim como aquele cordeiro do Antigo Testamento, a sua missão era dar o seu sangue para o perdão dos pecados da humanidade, sessando a necessidade do sacrifício de animais.
Para nunca mais ter dúvida
Então para acabar de uma vez por todas com as dúvidas, cordeiro é o filhote da ovelha com o carneiro. A ovelha é a fêmea e o carneiro é o macho adulto. A nomenclatura de cordeiro é utilizada até um ano de idade. São animais importantes comercial e historicamente.
Vimos também que são muito mais que carne para uma refeição, que diga-se de passagem, maravilhosa refeição, as também que possuem características muito interessantes, que não são tão difíceis assim de reconhecer. Com toda certeza, depois desse texto, você não terá mais dúvidas em relação à nomenclatura deste fantástico animal.