Nomes de animais com a letra I: veja a lista completa!

Nomes de animais com a letra I: veja a lista completa!

Já parou pra pensar se existe um animal para cada letra do alfabeto? Se sim, e está curioso, descubra os animais de várias espécies diferentes com a letra i.


Lista de animais que começam com a letra I

Pássaro Inhapim

De A a Z, com certeza existe pelo menos um animal com uma das letras do alfabeto. Alguns inclusive que você provavelmente nem sabia que existiam. Seja por diversão, como por exemplo jogar stop, ou para fazer um trabalho de escola ou faculdade, saber dessas coisas não é perda de tempo.

Mas será que existem tantos animais com a letra "i" por aí? Será que existem nomes diferentes para animais conhecidos com a letra i? Nossa língua e nossa fauna são muito ricas, então provavelmente vamos encontrar nomes diferentes e espécies diferentes por aqui ou em outros países. Ficou curioso? Então vamos lá!

Nomes de mamíferos com inicial I

Vou te mostrar que dentro de cada classe de animais você pode encontrar algum ou mais de um com a letra inicial i. E a primeira classe a ser mostrada é a de mamíferos com i. Será que você conhece todos ou alguns deles? Confira.

Iaque

Animal Iaque, uma espécie de boi

Esse animal vive em locais de muita altitude na Ásia central, é uma espécie de boi mas com a pelagem mais densa. Por viver em locais de mais 4000 mil metros acima do nível do mar, precisa dessa pelagem para a proteção do frio. Tem chifres levemente curvados e podem ser domesticados para fornecer leite, carne, lã e ainda servem para transporte de cargas.

Impala

Antílope Impala

Um dos antílopes mais rápidos conhecidos, seu nome foi colocado em um modelo de carro criado inicialmente no ano de 1958 pela Chevrolet. Seu tamanho e peso não impressionam muito, chegam a pesar apenas 60 quilos, mas sua velocidade sim. Essa velocidade também é percebida em seus reflexos, podendo identificar um predador e fugir com muita agilidade.

Irara

Irara, da família das lontras

Esse animalzinho conhecido como papa-mel é da família das lontras, é encontrada na américa central e sul. Apesar de ser da mesma família de carnívoros, esse animal se alimenta também de plantas e mel, que é um dos pratos preferidos dele. São pequenos e fofos, chegam a medir apenas 60 centímetros.

Iguanara

Iguanara, um tipo de guaxinim

Conhecido como mão pelada, guaxinim, e outros nomes, esse animalzinho vive geralmente próximo a água e tem hábitos noturnos. Ele é carnívoro, se alimenta basicamente de peixes, caranguejos e frutos do mar. Um adulto pode chegar a medir 130 centímetros e pesar no máximo 10 quilos.

Indri

Macaco Indri

O Indri faz parte de uma espécie conhecida como lemur, primo dos macacos. O mamífero que é herbívoro geralmente se alimenta de folhas das árvores onde fica. Infelizmente é uma das raças que está em risco de extinção. Não passa dos 9 quilos e pode chegar a medir 73 centímetros.

Inhala

Antílope Inhala

Esse animal, que pertence à família dos antílopes, é encontrado no continente africano e é conhecido por listras verticais brancas em seu corpo. Apenas os machos têm chifres e seu pelo tem um tom avermelhado, já as fêmeas têm o pelo castanho. Sua alimentação é a mesma de outros antílopes, folhas, galhos verdes e flores.

Inhacoso

Antílope Inhacoso

Também conhecido como piva, esse animal possui chifres altos e com listras em preto e branco. O macho adulto mede cerca de 1,5 metro e costuma andar em manadas, sua alimentação consiste em folhas e brotos. São nadadores incríveis, o que é uma vantagem na hora de fugir de predadores.

Nomes de aves que começam com a letra I

Nessa classe animal que tem tantas espécies, algumas com certeza devem ter o nome iniciado com a letra i. Por mais que não sejam tantas, elas existem e tenho certeza que já ficou curioso. Quer saber quais são? Continue com a gente.

Irerê

Marreco Irerê

Uma espécie pequena da família dos marrecos, conhecida como marreca-viúva, cabeça-branca entre outros nomes. Comumente encontrada na África e na América do sul, essa ave se alimenta de plantas aquáticas, peixes e girinos, sua característica mais marcante é uma máscara branca em volta de seu bico e seu tamanho, apenas 44 cm.

Inhambu

Pássaro Inhambu

A menor ave da família, mede cerca de 19 centímetros e apesar de possuir asas ela não consegue voar, só quando se sente ameaçada chega a bater suas asas. Sua pelagem é marrom com leve tom avermelhado e se alimenta de grãos, sementes e vermes da terra. Ela é encontrada em quase todo o território da América do Sul.

Inhapim

Pássaro preto Inhapim

Uma ave que é alvo de uma lenda, segundo o que é contato, ela seria representante do ouro. Tudo isso por existirem penas douradas em cima de suas asas, sua coloração no geral é preta. Sua alimentação é basicamente frutas, e essa espécie é geralmente encontrada na América central e do sul.

Ibis

Pássaro Ibis

Essas aves que são mais vistas em climas tropicais, tem longas pernas e possui penas claras e vivem em volta de lagos, rios e pântanos. Sua alimentação é composta por moluscos e crustáceos, são territorialistas quando o assunto é comer. Podem medir até 75 centímetros e são aves monogâmicas, ou seja, só tem um parceiro.

Irré

Pássaro Irré

É pequena e magrinha, pode chegar a 19 centímetros, seu corpo todo tem penas em um tom de marrom e sua barriga tem penas amarelas. Na sua dieta estão presentes frutos e insetos, como borboletas e piolhos de cobra. Seu habitat natural são as borda da mata e cerrados, prefere lugares com pouca vegetação.

Ipecuá

Dois pássaros Ipecuá

Também sendo uma ave bem pequena, chega a medir apenas 14,5 centímetros, se alimentam de insetos e um tipo de formiga. O macho tem suas penas na cor cinza, já a fêmea tem suas penas em uma mistura de marrom com verde oliva. Esse pássaro pesa apenas 15 gramas, acredita?

Iraúna-do-norte

Pássaro negro Iraúna-do-norte

Uma espécie que os residentes da Colômbia e parte norte da américa do sul já devem ter visto rondando seus restaurantes favoritos. Esse pássaro vive tranquilamente em cidades, suas penas são pretas com tons de marrom, podendo variar para o roxo. O macho chega a medir 27 centímetros.

Nomes de insetos com inicial I

Nomes de pessoas com a letra i são poucos, imagina de insetos. Por mais que sejam poucos, eles existem e com certeza você conhece alguns deles. Dê uma olhada.

Içabitu

Formiga Içabitu, a saúva macho

O nome dado para o macho da espécie de formiga saúva, a formiga também conhecida como formiga-cortadeira. Por mais que ela seja uma praga, pode contribuir e muito para plantações. Seu trabalho ajuda a deixar o solo mais rico, já que quando corta as folhas e as leva para dentro da terra para produzir o fungo que é seu alimento.

Içá

Icá, a saúva fêmea

A fêmea das saúvas são chamadas de Içá, além de servir como ajuda para a lavoura ela pode virar um prato exótico. Sim, farofa de içá, rica em gorduras, a parte inferior de seu abdômen é misturada com farinha de mandioca, sal e óleo, é muito simples de ser feita. Você teria coragem de experimentar essa iguaria?

Idi Amin

Besouro Idi Amin

Esse besouro que pode ser chamado de besouro-preto é considerado uma ajuda em plantações pois se alimenta dos restos de folhas de café, soja, milho entre outros. Mas pode não fazer bem para os pés de morango, já que ele pode comer partes de morangos o que acaba prejudicando a venda dos produtores.

Irapuã

Abelha Irapuã

Irapua é o nome dado a aquelas abelhas que não possuem ferrão, aquelas abelhas pequenas e pretinhas. Não são muito amigas das outras abelhas, pelo contrário essa espécie costuma invadir colmeias maiores procurando alimento. Seus ninhos são feitos em botões de flores e outras plantas, às vezes prejudicando o crescimento.

Inhatium

Inhatium, ou pernilongo ou muriçoca

Tendo várias formas de nomear, esse é um dos nomes da famosa muriçoca, pernilongo ou mosquito-prego. Eles se alimentam de sangue de animais e de pessoas e alguns podem transmitir doenças. Doenças como a dengue e a malária, por exemplo, são duas das mais conhecidas transmitidas por esse inseto.

Nomes científicos de animais que começam com a letra I

Nomes científicos são complicados, mas pela enorme variedade de animais existentes, nomes com a letra i não poderiam faltar. Vai ser meio difícil de pronunciar mas dá uma conferida em alguns dos nomes científicos com a letra i.

Ibacus alternatus

Animais com I: Ibacus Alternatus

Essa espécie de lagosta mais encontrada entre a Nova Zelândia e a Austrália, chega a medir 16 centímetros e é conhecida como Velvet fan lobster, que em português significa, lagosta leque de veludo. As fêmeas são mais vistas entre os meses de Maio e Outubro, época de colocar os ovos.

Iguana iguana

Animais com I: Iguana Iguana

Também conhecidas como Iguana-verde, camaleão, sinimbu e outros nomes, esse réptil é muito comum na América central e sul. Sua alimentação inclui plantas e de vez em quando proteína animal e frutas. Um adulto chega a medir 180 centímetros, e para os fãs de carnes exóticas ele pode virar uma receita bem diferente, se arriscaria?

Isoodon obesulus

Animais com I: Isoodon obesulus

Parecido com um ratinho, este marsupial é encontrado em ilhas como Austrália, Tasmânia e na Nova Guiné. Conhecido como quenda é pequeno, chega a pesar 1,5 quilos e medir cerca de 35 centímetros, as fêmeas são ainda menores. Se alimenta de insetos e tubérculos.

Iomys horsfieldii

Animais com I: Iomys horsfieldii

O esquilo voador japonês, como o próprio nome diz, é um esquilo encontrado apenas no sul da ásia. Tem apenas 18 centímetros de comprimento e seu pêlo geralmente é laranja com cinza nas costas e um pouco mais claro na barriga. Seus hábitos alimentares incluem frutas e nozes.

Conhecimento adquirido

Pássaro Ibis

Imaginava que tinha outro nome para aquelas abelhinhas pretas pequenas? Sabia da existência do esquilo voador japonês? E as famosas formigas tanajuras que são comestíveis? Tenho certeza que agora você vai ter mais opções para colocar no seu jogo de stop ou quando for fazer um trabalho sobre algum desses animais. Você se saíra muito bem.

Aprender algo novo é sempre muito interessante, pois conhecimento nunca é demais, desde informações mais complexas até simplesmente nomes diferentes para algo que já conhecemos. Muitos dos nomes aqui citados são desconhecidos, principalmente os nomes científicos, e tenho certeza que você adorou conhecê-los. Agora você deve ter ficado curioso quanto às outras letras do alfabeto não é mesmo?

Artigos relacionados


Tipos de aves: conheça 42 espécies e suas características!

Tipos de aves: conheça 42 espécies e suas características!

A beleza das aves enche os olhos e muitas delas também fascinam pelo canto que produzem. Conheça neste artigo mais sobre algumas espécies que vivem no Brasil!


Como espantar marimbondo? 15 dicas para afastar eles de casa

Como espantar marimbondo? 15 dicas para afastar eles de casa

Há coisa pior do que ter um ninho de marimbondos em casa? Com técnicas simples, é possível afastá-los de uma vez por todas. Veja as nossas dicas!


Animais fofos: filhotes, raros, perigosos, pequenos e mais

Animais fofos: filhotes, raros, perigosos, pequenos e mais

Quem não ama animais fofos, não é mesmo? Desde os grandes e peludos, até os pequenos e aquáticos. Clique e conheça diversos animais adoráveis e se apaixone!


Cachorro de madame: conheça 21 raças chiques e luxuosas!

Cachorro de madame: conheça 21 raças chiques e luxuosas!

Conhece as raças de cachorro preferidas das madames? Veja aqui as características e preços de 21 delas de pequeno, médio e grande porte!


Calopsita comendo cocô! Descubra as causas e como evitar!

Calopsita comendo cocô! Descubra as causas e como evitar!

Sua calopsita anda comendo o próprio cocô? Neste artigo você vai descobrir as causas que a levam a isso e como fazê-la parar.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.