Como espantar marimbondo? 15 dicas para afastar eles de casa

Como espantar marimbondo? 15 dicas para afastar eles de casa

Há coisa pior do que ter um ninho de marimbondos em casa? Com técnicas simples, é possível afastá-los de uma vez por todas. Veja as nossas dicas!


Quer saber como espantar marimbondo?

marimbondo construindo ninho

Se você tentou de tudo para afastar os marimbondos da sua casa, sítio ou fazenda e não conseguiu, saiba que há maneiras bem eficientes de fazer isso sem gastar muito.

Com métodos simples, é possível afastar as vespas ou evitar que elas apareçam em sua propriedade. Isso pode evitar muitos transtornos e garantir a segurança da sua família.

Neste artigo, você vai aprender como espantar marimbondos de uma vez por toda da sua propriedade. É totalmente possível usar receitas práticas com ingredientes fáceis de encontrar para proteger e dar tranquilidade a todas as pessoas que moram na sua casa. Confira a seguir!

Cuidados antes de espantar marimbondo

Marimbondo

Antes de espantar os marimbondos, tenha muito cuidado para que eles não te ataquem. Qualquer movimento brusco pode ser um motivo para o inseto dar aquela ferroada nada agradável. Por isso, antes de qualquer coisa, saiba como espantar marimbondo com segurança.

Use proteção

Marimbondos são um tipo de vespa encontrados em todo o Brasil. Os insetos são predadores vorazes de pragas que podem destruir plantações inteiras de uma lavoura, como gafanhotos, lagartas, mosquitos, aranhas, entre outros. Apesar de serem úteis, essas vespas também representam uma ameaça, já que a sua ferroada é dolorida e em excesso pode levar à morte.

Fazer o controle desses bichos é importante e requer cuidados. Para garantir que não seja picado ao encontrar um ninho de marimbondos, use roupas apropriadas ou vestes de apicultor. Também é recomendado usar luvas e óculos de proteção.

Evite agitar o marimbondo

Se você está à caça dos marimbondos, evite agitá-los. Jamais faça barulho perto do ninho, não use perfume nem produtos com cheiro forte. Isso pode irritar os insetos, que podem atacar quem se aproxime do vespeiro.

Outra dica importante de como espantar marimbondo é fazer isso sempre à noite, quando estão recolhidos. Mas nunca coloque luz direta no ninho. Ao utilizar uma lanterna, coloque um papel celofane no local que fica a lâmpada ou utilize uma que tenha filtro vermelho. Desse jeito, a iluminação não vai incomodar os insetos e você poderá retirá-los com segurança.

Busque ajuda profissional quando necessário

Para manter a sua casa segura, busque um profissional para afastar marimbondos. O recomendado é que a eliminação de vespas por conta própria deva ser realizada quando o ninho for pequeno e se estiver em um local visível e fácil para a aplicação de um repelente.

Chamar um profissional é sempre a melhor alternativa nestes casos. Ele fará uso de equipamentos e produtos apropriados e saberá agir em caso de ser surpreendido pela agressividade das vespas.

Como espantar marimbondo com métodos físicos

Marimbondo vermelho

Há muitos métodos para espantar marimbondos, desde repelentes às armadilhas. O importante mesmo é manter o cuidado para que nada dê errado no momento da retirada do ninho. Entretanto, se você tem uma plantação agrícola, não é necessário remover todas as vespas. Apenas faça o controle para evitar grandes proliferações.

Crie uma armadinha caseira

Para manter as vespas afastadas da sua casa, crie uma armadilha caseira. Pegue uma garrafa PET de dois litros, serre-a na altura da tampa. Depois, adicione água com açúcar ou suco de frutas. A mistura é uma das guloseimas preferidas das vespas.

Para completar, pegue a parte superior e a coloque invertida no recipiente com a solução. Depois, pendure a armadilha em um lugar ao ar livre. Ao serem atraídas pela isca, os marimbondos ficam presos na garrafa e morrem.

Instale ninhos falsos para afastar marimbondo

Por serem territorialistas, os marimbondos vão detestar a ideia de ver um outro ninho na área pretendida. Logo, eles se afastam. Mesmo sem comprovação cientifica, o método tem ajudado manter longe os indesejáveis visitantes do lar de quem decide usá-la.

Ao adquirir o ninho falso, pendure-o em um local estratégico na área externa. O material pode ser comprado, mas é possível fazê-lo com papel machê ou pardo. Deixe a estrutura em um local protegido do vento e da chuva e deixe a sua casa bem segura.

Faça remoção do ninho à noite de forma segura

Para aprender como espantar marimbondo, é importante ter muita atenção a cada detalhe. Se há um ninho de vespas no seu terreno ou em algum lugar na sua casa, uma das dicas é esperar à noite para fazer a remoção.

Este horário é o mais apropriado para a retirada, porque os bichos estão mais tranquilos por ser o período em que costumam se recolher. Mais atenção nunca esqueça de usar lanterna com filtro vermelho para iluminar a área em que estão os insetos. Caso contrário, os marimbondos podem se agitar e atacar quem os perturbou.

Atraia predadores para acabar com marimbondo

As aves são o maior pesadelo das vespas, porque são predadores desses insetos. Por isso, uma boa ideia é instalar comedouros de pássaros e colocar bastante alpiste para atraí-los. Isso vai afastar os marimbondos.

Outros animais também ajudam no controle natural das vespas. São eles: libélulas, centopeias, ácaro varroa, louva-deus, aranha de jardim, sapos, besouros, lagartos, salamandras, tartarugas e mariposas.

Para esses animais, os marimbondos são um prato cheio e indispensável. Atrair alguns desses para o seu quintal ou sítio, é uma ótima ideia para a busca da sua tranquilidade e da sua família.

Como espantar marimbondo com receitas caseiras

marimbondo na cesta

Para quem não quer gastar dinheiro com inseticidas e outros produtos químicos para espantar marimbondo, saiba que as receitas caseiras são maravilhosas e recomendadas por especialistas no controle desse inseto, que causa pavor em muita gente. Confira aqui as nossas dicas!

Borrife água e sabão

Com certeza você nunca imaginou que água e sabão podiam lhe ajudar na tarefa de espantar vespas. Pois é, essa mistura tão simples é uma solução eficaz para manter longe os indesejáveis bichinhos.

Para começar, encha de água um recipiente com spray e, por último, coloque 2 colheres de sopa de detergente. Agite bem. Com todo cuidado, borrife a solução no ninho das vespas. Seja bem generoso ao espalhar a mistura no vespeiro.

Ao terminar, perceberá que os marimbondos morrem um a um. Isso acontece porque o sabão obstrui os poros respiratórios dos insetos, lavando-os à morte.

Use vinagre para afastar o marimbondo

Para atrair as vespas, é possível fazer uma armadilha misturando água com açúcar, vinagre de maçã e um pouco de sabão em pó. Ao serem atraídos, os marimbondos morrem afogados dentro do recipiente.

Se não tiver vinagre de maçã, você pode preparar uma outra solução com vinagre branco. Misture-o com água em partes iguais borrife em lugares estratégicos da casa para manter as vespas distantes, principalmente em rachaduras. O resultado é maravilhoso.

Cultive plantas repelentes

Você sabia que algumas plantas podem repelir os marimbondos? Elas são repelentes naturais e não podem faltar no seu jardim. As vespas são atraídas pelas flores e se afastam do local ao sentirem o cheiro forte. Para ter sucesso na hora de espantá-las com os repelentes naturais, cultive capim-limão, hortelã, tomilho, citronela e absinto.

É recomendado plantar perto do ninho ou no entorno da casa. Assim, marimbondos e outros insetos indesejáveis ficarão longe do seu lar.

Coloque óleo essencial de hortelã-pimenta pela casa

Colocar algumas gotas de óleo essencial pela casa também é uma boa ideia para afastar os intrusos. Embeba o algodão no óleo essencial de hortelã-pimenta e aplique em locais onde as vespas foram encontradas. Isso se elas já tiverem construído ninho. Mas se a intenção é apenas se prevenir, coloque o óleo em fendas, rachaduras, saliências, telhados.

Seguindo esta dica, com certeza os marimbondos ficarão afastados de sua propriedade e da sua família.

Mistura de óleo de gerânio e capim-limão

A mistura de óleo de gerânio e capim limão vai colocar para correr qualquer marimbondo que pretenda chegar próximo da sua residência.

Siga essa dica de como espantar marimbondo com esse óleo essencial e não vai se arrepender. Acrescente o óleo de gerânio e capim limão em um recipiente com água e duas colheres de sopa de detergente. Agite e borrife o produto em locais com ninho, que contenham rachaduras e no telhado.

Como evitar marimbondo em casa e torná-la segura

marimbondo em uma folha

Antes de fazer repelentes e armadilhas para afastar as vespas, evite-as com atitudes simples. É necessário manter tudo organizado, sem lixo e restos de comida expostos. Os marimbondos adoram um ambiente propício para se alimentar e procriar.

Evite frutas pelo quintal

Por serem doces, as frutas atraem muitas vespas. Não é nada bom jogá-las em qualquer lugar. Se no seu quintal tem árvores frutíferas prepare uma armadilha e pendure na plantação.

Ao comer frutas, jogue o resto em uma lixeira com tampa. Isso vai evitar que os marimbondos se aproximem. Latas de refrigerantes, garrafas de suco e sobras de doces também são chamariz para as vespas. Manter a higiene é essencial para impedir que insetos perigosos entrem na sua residência.

Mantenha lixeiras tampadas

Muita gente tem mania de deixar a tampa da lixeira aberta ou jogar restos de alimentos em recipientes sem tampa. Agir dessa maneira é convidar o marimbondo para a sua casa. Acabe com esse hábito e comece hoje mesmo a fechar as suas lixeiras.

O ambiente é tão propício, que as vespas podem fazer ninho próximo às latas de lixo só para ficarem pertinho da comida. Por isso, sempre confira se as lixeiras estão bem fechadas para não atrair esses e outros insetos nocivos à saúde.

Deixe alimentos longe do alcance

Assim como as frutas, outros alimentos devem ficar longe do alcance das vespas. Elas adoram comer e podem ser atraídas por doces e proteína. Além disso, se você tem churrasqueira, faça a limpeza sempre que utilizá-la. Caso contrário, o equipamento pode atrair centenas de marimbondos famintos.

Para ter a casa segura, manter a higiene é essencial. Por isso, nada de jogar comida em qualquer lugar. Não colabore com a infestação de marimbondos.

Recolha as fontes de água

As fontes de água também podem atrair vespas para a sua casa, principalmente aquelas que contém açúcar para atrair beija-flor. Lembre-se que marimbondos também gostam de uma bebida bem açucarada.

Para evitar os insetos peçonhentos, recolha as fontes de água. Deixe-as em vasilhames fechados ou garrafas. Isso é importante não só para manter as vespas distantes, mas outros insetos, como mosquitos.

A saúde da sua família deve ser prioridade. Então, mão na massa para afastar bichinhos indesejáveis.

Cuidado com aromas atraentes

Quem não dispensa perfume ou creme, deve certificar-se de que está longe de marimbondos. Esses insetos são atraídos pelo aroma e podem ser uma ameaça para quem estiver usando. Por isso, se for remover algum ninho, nada de ficar perfumado.

Evite também plantas com cheiros adocicados, como erva-doce. As vespas não resistem e vão ao encontro do perfume. Se for plantá-las, cultive em um local bem distante da sua casa. Assim, é possível afastar os insetos.

Mantenha rachaduras e buracos tampados

Os marimbondos adoram encontrar um cantinho para fazer a sua colmeia. Rachaduras, buracos e o canto da varanda são perfeitos. Por isso, é bom fechar pequenas aberturas por onde uma vespa pode entrar e fazer um ninho na sua casa. Para evitar que se instalem na varanda, coloque um ninho falso ou borrife soluções de óleos essenciais.

Essas técnicas vão manter as vespas afastadas por algum tempo. Para que os insetos não retornem, é importante verificar periodicamente cada canto da residência e aplicar os repelentes.

Veja se há novas colmeias

Mesmo depois de ter afastado as vespas do seu quintal ou casa, vasculhe a residência e veja se não há uma nova colmeia. Se encontrar, faça a remoção de imediato, seguindo as dicas caseiras ou chamando um especialista em remoção de marimbondos.

É mais seguro mantê-los sempre distante de sua casa. Deixar o terreno limpinho, lixeiras fechadas e ficar atento às possíveis infestações, ajudarão a afastar os invasores de uma vez por todas.

Agora você já sabe como espantar marimbondo

Marimbondo no ninho

Marimbondos podem representar perigo aos seres humanos e animais se houver uma proliferação exagerada da sua população. Caso façam um ninho em uma casa, a ameaça aos moradores é constante. Isso porque as vespas atacam e dão ferroadas. Por isso, se há vestígios desses bichinhos em sua residência, faça a remoção com produtos naturais ou com a ajuda de um profissional.

Vimos aqui dicas importantes para afastar marimbondos da sua casa. As receitas são muito práticas de fazer e utilizam produtos naturais, encontrados na sua residência. Agora, é só escolher a que seja mais ideal e garantir a segurança da sua família.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Preço do Pastor Belga Malinois? Veja como comprar e custos!

Preço do Pastor Belga Malinois? Veja como comprar e custos!

Sabe quanto custa um Pastor Belga Malinois e os gastos mensais com esse cão? Neste artigo te mostraremos tudo. Boa leitura!


Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Neste artigo, falaremos tudo sobre as particularidades e razões caninas que fazem seu cachorro amar dormir perto de você. Confira e conheça várias curiosidades!


Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Você sabe o que as posições do cachorro dormindo significam? Saiba os significados de diversas situações relacionadas ao sono canino. Confira


Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Entenda todo o planejamento que deve preceder esse ato de amor, da oferta de espaço aos custos e tempo disponível. Reunimos tudo o que você precisa saber aqui.


Red Heeler: veja características, preço e mais do cachorro!

Red Heeler: veja características, preço e mais do cachorro!

Conhecido por pastorear animais mordiscando os calcanhares do rebanho, o Red Heeler é um cão que encanta pela sua personalidade. Confira mais detalhes aqui!


Últimos posts


Curiosidades sobre gatos: veja 24 fatos fascinantes

Curiosidades sobre gatos: veja 24 fatos fascinantes

Neste artigo, te mostraremos 24 curiosidades e características dos gatos. Você não faz ideia das curiosidades que esse animal tão popular em todo mundo possui!


Preço do Pastor Belga Malinois? Veja como comprar e custos!

Preço do Pastor Belga Malinois? Veja como comprar e custos!

Sabe quanto custa um Pastor Belga Malinois e os gastos mensais com esse cão? Neste artigo te mostraremos tudo. Boa leitura!


 Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Conhece os hotéis para gatos? Confira aqui os benefícios e entenda se essa é uma boa opção para você e para seu pet!


Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Neste artigo, falaremos tudo sobre as particularidades e razões caninas que fazem seu cachorro amar dormir perto de você. Confira e conheça várias curiosidades!


Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Você sabe o que as posições do cachorro dormindo significam? Saiba os significados de diversas situações relacionadas ao sono canino. Confira