Animais fofos: filhotes, raros, perigosos, pequenos e mais

Animais fofos: filhotes, raros, perigosos, pequenos e mais

Quem não ama animais fofos, não é mesmo? Desde os grandes e peludos, até os pequenos e aquáticos. Clique e conheça diversos animais adoráveis e se apaixone!


Estes animais fofos vão te encantar

Panda vermelho dormindo

Quem não ama animais fofos, não é mesmo? Sejam os peludos, os filhotes, os marinhos e até mesmo aqueles que são perigosos. Quando se trata de fofura, é bastante comum que as pessoas se sintam fascinadas e inclinadas a querer acariciar ou, pelo menos, se aproximar de alguns animais.

No mundo todo existem diversas espécies diferentes de animais adoráveis de diversas formas: alguns bastante dóceis, que podem acabar virando pets, e outros que devem ser admirados apenas de longe.

Para conhecer mais sobre alguns animais fofos, confira abaixo alguns deles e saiba um pouco mais sobre seu comportamento, onde são encontrados, de que se alimentam e, claro, quais características mais atraem os amantes de fofura!

Animais fofos quando filhotes

Alguns animais são mais conhecidos por serem fofos quando são filhotes. Isso porque, quando crescem, podem se tornar belos ou intimidadores, características que podem se sobressair à fofura.

Entretanto, quando ainda são filhotes, estes animais arrancam suspiros por quem são vistos por serem adoráveis. Confira abaixo alguns animais fofos quando filhotes!

Mini pig

Mini pig no colo

O mini pig é uma espécie de porco que ficou bastante popular em meados dos anos 2000 por possuir características que todo mundo gosta: fofura em tamanho compacto. Aliás, justamente por seu tamanho - que varia entre 50 e 40 centímetros - a procura por eles foi grande. Criar porquinhos dentro de casa, em área urbana, ficou fácil!

Outro ponto positivo da criação de mini pigs é que, além de serem animais fofos, são extremamente sociáveis e inteligentes, assim como os porcos normais são. Eles podem aprender truques e comandos simples, o que faz com que esse fofinho seja ainda mais adorável!

Leão e tigre

Filhotes de tigre brincando

Quem é apaixonado por felinos normalmente já os considera encantadores em todos os tamanhos: desde os pequenos gatos domésticos até o rei da selva, portanto, ao se deparar com os felinos selvagens filhotes é normal considerá-los extremamente fofos.

Apesar de serem felinos, os leões e os tigres possuem características físicas e comportamentais diferentes. Por atuarem em bandos, os leões filhotes podem ser amamentados e cuidados por outras fêmeas de seu grupo, passando a acompanhá-las na caça assim que atingem a maturidade necessária.

Os tigres, por sua vez, são cuidados com muito carinho e dedicação pelas suas mães. Um fato curioso é que os filhotes possuem um padrão de pelagem - com listras e manchas - sempre diferentes, ou seja, um tigre sempre terá essa característica diferente dos demais.

Coruja

Filhote de coruja

As corujas são aves com hábitos noturnos e possuem uma dieta baseada em carne, normalmente de pequenos roedores, peixes, insetos ou até mesmo de outras espécies de aves. Extremamente hábeis na caça, são animais que simbolizam a sabedoria devido à mitologia: Atena, deusa grega da sabedoria e da guerra, tinha uma coruja de estimação.

Quando filhotes, as corujas são animais fofos que não descansam em ninhos, mas sim em tocas no chão ou em troncos ocos, por exemplo. Enquanto a mãe choca os ovos, o pai passa parte do dia caçando para alimentá-la, além de protegê-la de possíveis ameaças: durante essa época, podem ser bastante agressivas ao cuidar dos filhotes.

Morsas

morsa e filhote

Os filhotes de morsa são pequenos notáveis desde o nascimento: assim que deixam o ventre das mães eles já são capazes de nadar normalmente. Por terem um período de gestação muito longo, que dura um ano inteiro, as mamães morsas geram apenas um filhote por vez, que é amamentado durante mais um ano.

Assim como os outros animais da lista, o filhote de morsa é um animal fofo que, na fase adulta, apresenta inteligência elevada. Elas possuem a capacidade de aprender diversos truques, como rugir, resmungar e até assoviar.

Tamanduá

Tamanduá e filhote fofos

O tamanduá é um animal com características inconfundíveis, observado ao longo de toda a América do Sul. Seu nariz longo serve para alcançar locais mais estreitos em busca de comida, já que sua dieta é baseada, principalmente, em insetos, como formigas e cupins.

Os filhotes de tamanduá são pequenos e fofos, ficando presos às costas das mães enquanto ainda estão em fase de amamentação. Esse momento e o da época de acasalamento são uns dos poucos em que se pode ver este animal em pares, já que normalmente vive sozinho.

Tartarugas

Tartaruga

Tartarugas são animais que podem ser considerados fofos mesmo quando adultos, mas com os filhotes há uma adoração particular: quem acha versões em miniatura fofíssimas cai de amores por esses animaizinhos e não é por menos, já que parecem até que são de mentira devido aos seus olhos grandes e cores exuberantes.

Quando nascem, as tartarugas já precisam ser pequenas guerreiras. Ao deixarem os ovos, os filhotes precisam cavar sua saída dos ninhos escondidos na areia maciça e traçar seu caminho até o mar, escapando de eventuais predadores. Para alcançar a água, os filhotes usam a luminosidade do horizonte como guia.

Pinguins

pinguins juntos

Os pinguins são animais fofos e fascinantes que, ao invés de voar como outras aves, são exímios nadadores devido ao habitat em que vivem. Além disso, são excelentes caçadores embaixo d’água, diferente de como se comportam em terra. São conhecidos por serem desajeitados, já que suas pernas são curtas para protegê-los do frio.

Ao contrário do que se pensa, pinguins possuem penas, embora sejam bem pequenas - o suficiente para ajudá-los a se locomover na água perfeitamente e, até que seus filhotes as desenvolvam completamente, os pais pinguins cuidam de suas crias. As mães, por sua vez, fazem o trabalho da caça para alimentar a família.

Animais fofos e raros

Além de fofos, esses animais são bastante raros de ser encontrados na natureza por diversos motivos. Alguns, inclusive, tiveram que passar por processos de reintegração na natureza após serem recuperados em reservas. Conheça alguns animais fofos e raros!

Equidnas

Equidna ouriço

A equidna é um animal com características interessantes que se assemelham aos do ornitorrinco. Isso porque, apesar de ser um mamífero, elas são capazes de colocar ovos que permanecem em uma incubadora presente em seu abdômen.

Fisicamente, as equidnas apresentam um corpo arredondado, coberto por espinhos - que servem para protegê-las de predadores - e um bico alongado que utiliza para se alimentar, de onde se estica uma língua comprida, que usa para se alimentar de pequenos insetos.

Petauro-do-açúcar

Petauro-do-açucar

Muitas pessoas já viram na internet vídeos de pequenos esquilos voadores, de olhos grandes, cauda longa e tamanho pequeno. Esses animais fofos são os Petauros-do-açúcar, um marsupial que virou febre em países como Estados Unidos e Austrália por serem muito sociáveis e, claro, fofos!

Por serem animais muito ativos, eles precisam de bastante espaço para se exercitar e se empoleirar, já que gostam de saltar longas distâncias com suas patinhas abertas e membranas à mostra que os ajudam a planar.

Mara

Mara Animal

Apesar de se assemelhar muito a uma lebre - e, portanto, levar o nome alternativo de Lebre da Patagônia - o mara é um roedor considerado de porte grande que habita a Argentina. Seu corpo é longo, com pernas também alongadas e possui rabo curto.

É um animal fofo que possui outra característica muito amável: ao encontrar seu par, permanece junto dele por toda a vida, ou seja, possui comportamento monogâmico. Além disso, são muito ágeis, podendo saltar até dois metros em um só pulo.

Musaranho-elefante

Musaranho elefante

Considerado um animal fofo, o musaranho-elefante leva esse nome por possuir uma pequena tromba que o auxilia na alimentação. Eles são animais muito pequenos, pertencentes ao continente africano, onde já foram considerados extintos.

Entretanto, no ano de 2020, pesquisadores encontraram um espécime deste pequeno que não era encontrado há cerca de 50 anos. Por isso, aliás, ocuparam o quinto lugar de animais mais procurados.

Quoll Oriental

Quoll

Assim como os já citados musaranhos, o quoll oriental foi uma espécie já considerada quase extinta. Proeminentes da Austrália, esse marsupial simpático possui uma pelagem incomum: seu corpo é coberto por bolinhas brancas e pode apresentar pelos pretos, acinzentados ou amarronzados por baixo delas.

Em 2018, alguns indivíduos foram reintroduzidos em seu habitat novamente após um programa de reintrodução, que buscou recuperar a espécie.

Colibri Esmeralda

Colibri esmeralda

Esta pequena ave recebe o nome de colibri esmeralda devido às suas belas plumagens esverdeadas que se assemelham ao minério. Esses animais fofos são os únicos com essas características nas Honduras, seu habitat, e por isso são especiais para os habitantes locais.

Medindo de 9 a 10 centímetros, ele se alimenta principalmente de néctar retirado das flores de seu habitat natural, mas também já foi observado alimentando-se de pequenos insetos que as rodeiam.

Raposa Orelha de Morcego

Raposa orelha de morcego

A raposa orelha de morcego é um dos animais fofos que habitam o continente africano. Por serem pequenas, alimentam-se principalmente de insetos - como formigas e cupins - que caçam com técnicas deslumbrantes.

Elas possuem orelhas alongadas que se assemelham a morcegos (por isso o nome) que se sobressaem e a conferem um olhar meio rabugento, o que a torna extremamente fofa. Além disso, uma outra característica interessante desse canídeo é a monogamia.

Animais fofos e perigosos que podem te matar

O primeiro instinto de qualquer pessoa ao ver animais fofos é querer chegar perto e até tocá-los, já que muitos parecem ser bastante dóceis por sua aparência amável. Entretanto, mexer com alguns desses animais pode não ser uma boa ideia, já que sua aparência muitas vezes esconde um lado perigoso.

Conheça abaixo alguns animais que, apesar de fofos, podem ser fatais quando tocados ou provocados!

Panda

Panda

Os pandas são, talvez, os animais fofos mais populares no mundo todo: seus corpos redondos e macios, bem como sua pelagem preta e branca, orelhas arredondadas e fixação por bambu conferem a eles características que os fazem parecer adoráveis. Entretanto, toda essa fofura pode ser letal para alguns desavisados.

Por possuir uma crista sagital muito robusta e um crânio extremamente sólido, a mordida do panda pode causar incidentes graves, já que é necessária muita força mandibular para triturar os bambus, que compõem sua dieta. Apesar disso, o que muitos não sabem é que o panda já foi um animal carnívoro.

Por essa característica, apesar de ter desenvolvido uma dieta com base nos bambus, sua mordida ainda ocupa o lugar de uma das mais fortes dadas por animais carnívoros. A mudança em sua dieta ocorreu de forma gradual, já que a planta aparece em abundância em seu habitat, o que faz com que esses animais nunca passem fome.

Rã-dardo-venenosa

rã dardo venenosa

Tudo o que é colorido costuma chamar bastante atenção na natureza, o que hipnoticamente faz com que muitos animais sejam atraídos para armadilhas. Entretanto, no reino animal, colorido é sinônimo de perigo.

A rã-dardo-venenosa, por exemplo, é um dos animais mais tóxicos que habitam o planeta. Elas se alimentam de formigas, ácaros e cupins, mas, apesar de parecerem inofensivas, elas são letais a ponto de não possuírem predadores naturais, por isso não têm necessidade de sequer se camuflarem.

Habitante da América do Sul, especificamente da Amazônia, esse animal fofo e letal pode ser identificado da seguinte forma: quanto mais colorida, mais venenosa, portanto é necessário cuidado ao se deparar com uma delas e nunca manuseá-las.

Polvos-de-anéis-azuis

polvos-de-anéis-azuis

Assim como a rã-dardo-venenosa, o polvo-de-anéis-azuis possui uma coloração única que serve para alertar desavisados sobre suas toxinas mortais. Apesar de serem animais fofos, quando provocados eles atacam as vítimas e, através de sua mordida, injetam a toxina que pode conferir uma morte certa.

Habitante do Oceano Pacífico, o polvo-de-anéis-azuis é a síntese de beleza e letalidade que conferem a ele um ar de romantismo. Além disso, eles normalmente são bastante pequenos - aproximadamente do tamanho de uma bolinha de golfe. Portanto, o cuidado deve ser redobrado!

Baiacu

baiacu

Além de serem animais fofos, com rostinhos simpáticos que parecem sempre estarem felizes e muito procurado como iguaria culinária, o baiacu é um peixe altamente tóxico que, se ingerido de forma errada, pode ser letal a ponto de conduzir o indivíduo à morte.

Seu corpo apresenta pequenos espinhos e pode ficar inflado quando o animal se sente ameaçado, em uma tentativa de parecer mais ameaçador, mas que acaba parecendo bastante fofo para seres humanos.

Sua carne é muito apreciada por não conter espinhos ou gordura, mas sim uma quantidade enorme de toxinas, para as quais não existem antídotos, e que ainda causam várias mortes todos os anos após o consumo.

Caracol do cone

caracol de cone

Quem não gosta de pegar conchinhas quando vai à praia? A prática é bastante comum, especialmente por crianças que adoram encontrar conchas bonitas para colecionar. Entretanto, é necessário muito cuidado antes de manuseá-las, pois algumas podem conter animais mortíferos, como algumas espécies de caracóis do cone.

Alguns destes pequenos moluscos podem conter uma série de venenos extremamente perigosos que servem tanto para defesa quanto para a caça de pequenos peixes, que compõem sua alimentação. O mais curioso é que um desses venenos é a insulina, que, por incrível que pareça, chega a paralisar alguns peixes de pequeno porte.

Com esse artifício, esses animais fofos e mortais podem paralisar cardumes inteiros de peixes para se alimentar, utilizando a insulina como uma poderosa arma. Portanto, antes de se deslumbrar com sua beleza única, é necessário ter cuidado com ele.

Glutão

Glutão

Quem é fã de quadrinhos - e até quem não é tão fã assim - certamente conhece Wolverine, um dos mutantes da série X-Men. O que muitos não sabem é que o design do personagem, bem como seu nome, são baseados em um animal real: o glutão ou carcaju.

Pertencentes à família das doninhas, esses animais fofos são encontrados em regiões frias, como o Alasca, a Sibéria e o Canadá. Além disso, esses animais fofos são solitários, mas são caçadores vorazes que podem caçar animais maiores que eles. Além disso, são bastante ariscos e obstinados, pois roubam presas até de outros caçadores.

Apesar de serem animais fofos semelhantes a pequenos ursinhos, é bom não mexer com eles, já que são caçadores mortais que possuem rivalidade com lobos e até mesmo ursos.

Alce

Os alces são animais fofos e belos bastante populares na América do Norte, mas que também podem ser encontrados na Ásia e na Europa. Apesar de parecerem dóceis, eles são responsáveis por diversos ataques a seres humanos, já que aparecem regularmente próximos aos habitantes locais.

Utilizando suas enormes galhadas em formato de taça para se proteger e atacar outros animais, os alces podem conferir ferimentos fatais àqueles que resolvem provocá-los, já que são animais enormes que podem alcançar mais de um metro e meio de tamanho.

Animais fofos e pequenos

Animais fofos já são muito almejados por suas características adoráveis, mas tudo se intensifica quando eles aparecem em versões miniatura. Além disso, muitos costumam ser dóceis e, portanto, requisitados como animais de estimação.

Confira abaixo alguns animais pequenos e fofos que chamam a atenção de todos por onde passam!

Kiwi

Kiwi

O kiwi, além de conceder o nome de uma fruta peludinha por fora e docinha por dentro, também representa uma pequena ave nativa da Nova Zelândia conhecida por sua fofura e peculiaridade. Seu corpo redondinho parece muito com a fruta mencionada, com penas que se assemelham a pequenos pelos amarronzados e um bico fino e longo.

Assim como algumas outras aves, o kiwi não é capaz de voar e, portanto, é considerado uma ave ratita, já que necessitam correr com suas patas para se locomover. Por esse motivo, o kiwi habita pequenos buracos no solo e se alimenta de invertebrados através de seu bico fino.

São extremamente raros e, portanto, ameaçados de extinção por serem presas fáceis de animais mais ágeis e maiores. O tamanho médio do kiwi varia entre 45 e 25 centímetros, o que faz com que eles sejam animais fofos e amáveis.

Gato munchkin

Gato Munchikin

Gatos já são animais fofos por natureza, mas existem ainda algumas raças que se sobressaem quando o assunto é ser adorável! Conhecidos como gatos anões ou até mesmo gatos salsichas (em referência aos cães da raça dachshunds), esses gatinhos possuem patas curtas e membros alongados que os deixam ainda mais adoráveis.

Os munchkins são resultado de uma mutação genética que foi bastante controversa na época em que surgiu, em 1944, já que muitos acusaram a prática como maus-tratos, sendo aceita como raça oficial apenas em 1994.

Além disso, os munchkins possuem uma variedade enorme de coloração de pelagem, inclusive uma versão Sphynx (aquela dos famosos gatinhos pelados) e possuem patas traseiras pouco maiores que as dianteiras. Sem dúvida, um sonho para amantes de felinos!

Colibri-abelha-cubano

Colibri cubado

O colibri-abelha-cubano, natural de Cuba, como sugere o nome, é a menor espécie de beija-flor do mundo, alcançando até 5,8 centímetros de tamanho e aproximadamente 2 gramas de peso.

Como é comum no reino animal, os machos costumam ser bem mais coloridos do que as fêmeas, já que necessitam de sua bela plumagem para atrair a atenção delas no período de acasalamento.

Enquanto eles apresentam penas rosadas, avermelhadas e amareladas, as fêmeas são acinzentadas com leves plumas azuladas. São polinizadores muito importantes, já que se alimentam majoritariamente do néctar das flores.

Esses animais fofos e pequenos chegam a velocidades aproximadas de 48 km/h, já que precisam fugir de seus predadores que são, em sua maioria, sapos e corujas devido ao seu tamanho reduzido.

Chinchila comum

Chinchila

As chinchilas são animais fofos e pequenos, muito populares como animais de estimação. Por serem, além de extremamente adoráveis, bastante dóceis e simpáticas, são muito almejadas por aqueles que são fãs de animais que precisam de poucos custos de manutenção.

Esses pequenos roedores possuem corpos redondos, com pelos muito macios, que podem alcançar tonalidades esbranquiçadas, pretas ou acinzentadas. Suas caudas são longas e bem peludas, além de possuírem pequenas mãozinhas que usam para segurar comida e outros objetos.

Além disso, as chinchilas são animais muito limpos, que tomam sozinhos banhos secos diariamente com produtos especiais para eles. São roedores muito amorosos que também precisam fazer o desgaste diário dos dentes para que não cresçam demasiadamente.

Loris

Loris

Famosos na internet, os loris são pequenos primatas que chamam atenção por serem estranhamente fofos. Eles possuem grandes olhos que expressam muita ternura, mãozinhas que agarram alimentos lentamente e pelos bem curtinhos.

Provenientes da Ásia, os loris são animais ameaçados de extinção devido à caça ilegal, já que, por sua fofura, muitas pessoas almejam tê-los como pets, especialmente depois da popularização desses animais fofos na internet.

Apesar de serem adoráveis, é importante tomar cuidado com esses animaizinhos, já que sua mordida carrega um veneno ameaçador.

Coelho Angorá

Coelho Angorá

Provenientes da Turquia, os coelhos angorás foram criados para o fornecimento de pele para a produção de roupas e outros tecidos. Contudo, por serem animais fofos e bastante dóceis, passaram a ser criados como pets e se popularizaram principalmente na Europa.

O que mais chama a atenção nesses animais fofos e pequenos são seus pelos longos e muito macios, que podem ter uma diversa variação de cores. Por conta disso, são muito sensíveis ao calor e por não fazerem a troca de pelos como outros animais.

Animais marinhos fofos

Os mares e oceanos são, muitas vezes, considerados territórios assustadores por serem muito vastos e até desconhecidos. Muitas pessoas acreditam que existem animais sequer conhecidos dentro dos mares e, por isso, surgiram diversas lendas ao longo da história.

Entretanto, o mar não é somente um lugar assustador: nele habitam diversos animais fofos que não apresentam nenhum risco em potencial. Conheça alguns deles logo abaixo!

Peixe palhaço

Peixe palhaço

Famosos principalmente depois dos filmes da Pixar Procurando Nemo (2003) e Procurando Dory (2016), os peixes palhaços são animais fofos e pequenos encontrados em oceanos tropicais e que habitam anêmonas do mar, como mostrado nos filmes.

Apesar de as anêmonas serem animais com células urticantes que atingem outros animais, os peixes-palhaços não sofrem com as consequências de tocar seus tentáculos, o que as torna perfeitas para viver em família: a mãe e o pai podem viver com seus filhotes tranquilamente nessas criaturas através de uma relação de simbiose.

Esses animais fofos possuem pequenas listras brancas e alaranjadas por todo o corpo, muitas vezes contornadas por pequenas listras pretas, o que faz com que eles pareçam terem sido desenhados à mão.

Lontra marinha

Lontra marinha

As lontras-marinhas são outro caso de mamíferos adoráveis. Possuindo um corpo bastante peludo e comprido, um rostinho redondo com bochechas grandes e patinhas que utilizam para segurar seus filhotes e dar longos abraços, são consideradas animais fofos marinhos.

Passam grande parte do tempo espalhando gordura das bolhas de ar por seus pelos lustrosos, já que, diferente de outros animais marinhos, não possuem uma camada de gordura natural para protegê-las das águas frias.

Além disso, elas utilizam ferramentas, como pequenas conchas, para realizar atividades necessárias para sobreviver no mar, sendo um animal inteligente, além de adorável.

Cavalos marinhos

Cavalo marinho

Encontrado comumente em águas tropicais e recifes, o cavalo-marinho é um animal fofo e instigante que é bastante conhecido por seus cuidados parentais, em que o macho é quem carrega os ovos fecundados em uma bolsa incubadora localizada na barriga.

Com uma média de 36 centímetros de comprimento, esses pequenos animais se assemelham bastante aos cavalos terrestres por possuírem um rosto longo. Diferente de outros peixes, eles apresentam exoesqueleto que os protegem.

Baleia orca

Orca

Apesar de popularmente levar o nome de baleia, a orca pertence à mesma família dos golfinhos, apesar de seu porte grande. Com manchas brancas e pretas por todo o corpo, junto ao seu nariz arredondado, são consideradas animais fofos. Contudo, são predadores muito competentes e perigosos.

As orcas habitam águas frias e profundas e costumam caçar leões-marinhos, outros golfinhos, baleias e até mesmo tubarões. Sempre em bandos, elas são predadores ferozes e super inteligentes.

Golfinho roaz

Golfinho

O golfinho roaz, ou golfinho-nariz-de-garrafa, são animais extremamente inteligentes, muito populares em parques aquáticos por serem estrelas de grandes truques junto aos seus treinadores.

O seu nariz ou bico forma uma pequena curvinha na lateral, o que faz com que pareça que eles estão sempre sorrindo para quem chega perto. Além disso, eles utilizam ecolocalização para se encontrarem com outros de sua espécie, seja para caçar juntos, seja para solicitar ajuda quando feridos. Assim como as orcas e baleias, precisam voltar à superfície para respirar de vez em quando.

Vaquita marinha

A vaquita marinha é um animal bastante incomum, apesar de ser da mesma família dos golfinhos. Com cerca de meio metro de comprimento, possui pequenos círculos escuros ao redor de seus olhos, o que faz com que seja parecida com vaquinhas e, portanto, receba esse nome.

Apesar de serem animais fofos, elas correm risco de extinção, já que são localizadas apenas no Golfo da Califórnia e, de acordo com estudos, existem apenas poucos exemplares desse animal que sequer chegam a 20.

Animais australianos fofos

A Austrália é amplamente conhecida por ser berço de diversos animais diferentes, intrigantes e até mesmo assustadores, como as famosas aranhas. Apesar disso, o que muitos não sabem é que nesse país também habitam animais fofos.

Saiba quais são os animais australianos fofos que mais chamam a atenção dos moradores locais, pesquisadores e turistas!

Dasyurus

Dasyurus

O dasyurus é um animal australiano que pode habitar desde Queensland até a Tasmânia. Desde a colonização da europa na Austrália, esses animais fofos foram diminuindo em quantidade devido à caça desenfreada e mudanças em seu habitat.

Possuem cauda longas e manchas esbranquiçadas por todo o seu corpo, além de um focinho longo e pequenas orelhas pontudas. São marsupiais, mas se assemelham bastante a roedores e, por isso, são bastante fofos.

Casuar

Casuar

O casuar é outra ave ratita (ou seja, que não voa), considerada uma das mais belas existentes. São enormes, com uma média de tamanho de 1,5 metros. Sua plumagem se assemelha a pelos, por serem bem finas, e muito pretas. Além disso, possuem uma pele azul que se destaca.

Suas garras são longas e afiadas, o que faz com que seu ataque seja perigoso. Apesar de serem animais fofos, são considerados perigosos, portanto, não é aconselhável provocá-los ou se aproximar demais sem as devidas orientações.

Canguru

Canguru com filhote

Cangurus são os animais mais populares da Austrália ao lado dos coalas. As mamães canguru, como outros marsupiais, cuidam dos bebês em bolsas de pele localizadas em suas barrigas, onde eles ficam protegidos e podem ser amamentados.

Os cangurus são animais fofos e muito bonitos, com pernas bastante fortes que sustentam seus corpos e são responsáveis por sua locomoção. Eles podem alcançar até 70 km/h com seus saltos! Além disso, possuem uma cauda longa que auxilia no equilíbrio.

Vombate

Vombate

Conhecidos por sua fofura e corpinho rechonchudo, os vombates são animais fofos australianos que possuem uma característica bastante incomum: suas fezes são em formato de cubinhos, o que faz com que eles sejam ainda mais engraçadinhos.

Esses mamíferos se alimentam, principalmente, de grama e capim, por isso possuem dentes adaptados para retirar as graminhas com mais facilidade, além de membros curtos que ajudam na sua locomoção pela pastagem. Parecem miniaturas de ursos, o que faz com que sejam adoráveis!

Dingo

Dingo

Dingos são animais fofos que tornam-se bastante simpáticos porque se assemelham a animais muito presentes no dia a dia dos humanos: os cachorros. Da família dos canídeos, esses fofinhos sequer parecem animais selvagens, mas são predadores natos muito importantes para seu habitat.

Por ser muito parecido com um cão doméstico, com orelhas pontudas, cauda longa de pelos espessos e cor amarelada (que lembra bastante os famosos cachorros caramelos), o dingo atrai olhares de todos que são amantes de cães. Entretanto, não se deve provocá-los, já que eles não são realmente cachorros.

Gostou dos animais?

Red panda

Por mais que existam milhares de animais fofos mundo afora, é importante saber um pouco mais sobre eles para que as pessoas saibam de quais é possível se aproximar, quais devem ser evitados e quais podem ser, inclusive, domesticados.

Na busca pela fofura, é normal que o primeiro instinto seja o de chegar perto de alguns deles e acariciá-los, mas é importante saber que, além de perigoso, é necessário respeitar o espaço e o habitat de muitos animais, especialmente os selvagens. Mesmo assim, é sempre bom receber uma dose de fofura mesmo de longe!