Calopsita comendo cocô! Descubra as causas e como evitar!

Calopsita comendo cocô! Descubra as causas e como evitar!

Sua calopsita anda comendo o próprio cocô? Neste artigo você vai descobrir as causas que a levam a isso e como fazê-la parar.


Sua calopsita está comendo cocô?

Já se deparou com a sua calopsita comendo as próprias fezes? O comportamento, além de desagradável, é prejudicial. Quando a ave ingere o próprio cocô, ela também está ingerindo várias bactérias que podem resultar em um problema sério de saúde que, infelizmente, pode comprometer a vida do animal.

Os motivos que levam a calopsita a comer o próprio excremento são dos mais diversos, e isso é bem comum entre elas e tem até um nome: coprofagia. Mas qual é a razão desse comportamento estranho? Neste artigo você vai descobrir o porquê sua calopsita come o próprio cocô e como fazê-la parar com dicas simples e práticas!

Quais as causas da calopsita comendo cocô?

A calopsita pode comer o próprio cocô por problemas de alimentação, tédio, carência, estresse ou hábito. A melhor forma de descobrir quais destes motivos que leva a sua ave a comer fezes é observá-la.

Alimentação inadequada

Este é o problema que mais exige a sua atenção. A calopsita pode estar comendo o próprio cocô por falta de nutrientes na alimentação (colina, aminoácidos e vitaminas B e C) que são essenciais para a ave, e ela sabe disso, levando-a a procurar esses nutrientes na excreta para os repor de volta em seu sistema.

Para prevenir que isso aconteça, cuide bem da alimentação de sua ave para que ela não venha a desenvolver nenhuma deficiência nutricional. Apenas sementes não são o suficiente para a ave ter uma alimentação saudável. Insira, também, vegetais e ração (para calopsita) no cardápio.

Ela pode estar brincando com o cocô

Se você garantiu que está tudo certo com a alimentação de sua calopsita e ela continua comendo o próprio cocô, relaxe. Nem sempre ela precisa de um motivo. Calopsitas são aves bastante brincalhonas, e se tiver qualquer dejeto em suas gaiolas, elas vão brincar com isso.

A falta de brinquedos a faz criar o hábito nojento que você está tentando parar. Sem nada para se distrair, elas brincam com aquilo que têm. Como você vai ver mais para a frente, invista em atividades para a sua calopsita fazer, assim ela vai esquecer de comer as fezes.

Falta de socialização

Outro motivo que leva a sua calopsita a comer o próprio cocô é a falta de interação social em sua vida. A ave é aquela do tipo que gosta de socializar, e sem isso ela pode desenvolver o hábito de comer fezes para se distrair.

Este é um cuidado que você deve ter para com a sua calopsita: você não pode cometer o erro de deixá-la sozinha! Ao invés disso, porém, tire um tempo do seu dia para lhe dar atenção; até converse, se for preciso.

Temperamento faz a calopsita comer cocô!

O temperamento também é outro motivo que leva a calopsita a comer cocô. Barulhos, ameaças, mudança de ambiente e solidão são motivos o suficiente para estressar a sua ave por uma vida inteira.

Cuide da saúde mental de sua calopsita para que ela não desenvolva problemas de estresse. Há barulhos em volta de sua gaiola? Livre-se deles. Há ameaças que estão perturbando a sua ave? Um ambiente favorável é a chave para manter a sua calopsita feliz e calma, além da limpeza diária de sua gaiola.

Cocô com gosto doce

Saiba que não é só a falta de nutrientes na comida de seu pássaro que o leva a comer o próprio cocô, mas, também, a adição de alguns deles. A sua calopsita pode estar comendo fezes porque tem o gosto doce. Isso mesmo que você leu.

Isso se deve ao fato de alguns nutrientes darem essa condição, tal como o açúcar. Após a digestão de sua calopsita, ela se sente atraída pelo cheiro de sua excreta, que é doce, levando-a a mordiscar.

Como cuidar da calopsita comendo cocô

Agora que você já sabe os motivos que levam a sua calopsita a comer cocô, não fique alarmado. Nós preparamos as melhores dicas para você prevenir que isso aconteça de maneiras simples e efetivas.

Fique atento ao comportamento da ave

A primeira coisa que você deve fazer quando a sua calopsita começar a comer o próprio cocô é observá-la. É bem comum algumas raças fazerem isso, e são inúmeros os motivos que as levam para tal.

Como falamos anteriormente, preste bastante atenção ao comportamento de sua ave. Para saber qual dos motivos acima a sua calopsita se enquadra, fique de olho nela. Uma vez descoberto, continue lendo para colocar em prática as outras dicas que vão acabar com o comportamento.

Faça a limpeza da gaiola

Resquícios de fezes podem ficar grudados na grade da gaiola de sua calopsita. Neste caso, faça uma limpeza no ambiente onde ela fica e elimine toda a sujeira para que o erro não volte a acontecer.

A calopsita é uma ave que gosta de um ambiente limpo e organizado. Um ambiente favorável vai dar a ela o conforto que ela merece, além de fazê-la livre da sujeira que ela poderia estar ingerindo. O ponto mais importante aqui é que isso deverá ser feito diariamente, assim você se livra de toda a excreta que ela digerir.

Conte com um profissional

Contar com um profissional é a melhor atitude que você pode ter em caso da sua calopsita começar a comer cocô. Além de ser algo de suma importância para você entender melhor o comportamento de sua ave, você vai descobrir como cuidar melhor de seu pássaro.

Felizmente, há muitos profissionais por aí que estão dispostos a sanar todas as dúvidas que você venha a ter e colocar a saúde de sua calopsita em dia, além de lhes dar muitas dicas úteis.

Coloque brinquedos na gaiola

Para desencorajar o comportamento de sua calopsita, tenha certeza de colocar brinquedos em sua gaiola (de preferência que ela possa mordiscar). Como falamos anteriormente, uma gaiola sem graça e monótona é resultado de tédio, então investir em brinquedos e atividades é a melhor opção para o entretenimento de sua calopsita.

Brinquedos são a chave para manter a maioria dos animais ocupados, e ele vale para a sua ave. Atente-se a isso e os resultados virão com o tempo, pode ter certeza!

Propicie um ambiente favorável

Propicie um ambiente favorável para a sua calopsita se você quer que ela pare de comer o próprio cocô. Um lugar que não a agrada vai deixá-la ainda mais estressada. Um ambiente com ruídos e ameaças, como falamos, não fará bem para a sua ave.

Certifique-se de que a sua calopsita esteja em um lugar atenciosamente agradável para que, assim, ela possa levar uma vida confortável e sem problemas. E, vamos combinar, um ambiente favorável é o mínimo que ela merece.

Dê carinho para a sua calopsita

Como falamos logo acima, a calopsita é uma ave que gosta de socializar. Portanto, tire um tempo do seu dia para lhe dar a atenção que a pequena merece. Você não pode comprar uma calopsita e deixá-la jogada, como se fosse um objeto.

Faça carinho na sua calopsita e terá bons resultados a fazendo parar de ingerir o próprio cocô. Além de ser algo afetivo para ela, ajuda você a criar uma conexão com a sua ave. Todo mundo gosta de carinho, ainda mais a sua calopsita!

Calopsita comendo o próprio cocô é comum, porém prejudicial!

O comportamento de comer o próprio cocô é bem comum entre essas aves, mas bastante prejudicial. Uma vez ingerida as fezes, elas também ingerem bactérias ou outros organismos em seus sistemas que podem causar problemas sérios de saúde (como a giardíase). Por isso, compre aquelas gaiolas onde o fundo é separado da grade por uma bandeja, tornando impossível elas pegarem os excrementos.

Limpe bem a grade para que os excrementos não fiquem grudados nela. Um ambiente limpo e confortável vai fazer com que a sua calopsita pare com o hábito nojento. Além de uma boa alimentação diária e um tempo em que vocês interajam.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.