Personalidade do Shih Tzu: brioso, astuto, vivaz e mais

Personalidade do Shih Tzu: brioso, astuto, vivaz e mais

Venha conhecer a personalidade marcante da raça de cachorro mais fofa, astuta e afetuosa: o shih tzu! Aqui falaremos todas as características desse pet.


A personalidade do shih tzu vai te encantar!

Rosto de cão Shih Tzu.

O cachorro da raça shih tzu é bastante conhecido por ser pequeno e com uma aparência bastante fofa. Mas, para quem deseja adquirir um cachorrinho como esse é importante se questionar com relação à personalidade do pet.

Afinal, todos os animais de estimação podem ser graciosos num primeiro momento, porém eles escodem características e comportamentos únicos de acordo com a raça e o tipo do animal. Por isso, é importante conhecer um pouco mais sobre os principais aspectos do shih tzu antes de trazê-lo para a sua casa.

De forma a contribuir com este conhecimento sobre a raça para os futuros donos, resolvemos apresentar neste artigo os principais pontos que envolvem a personalidade desse cãozinho tão querido e afetuoso que é o shih tzu.

Nos próximos tópicos você irá descobrir como o shih tzu pode ser considerado um pet leal, independente e com muita energia, mas que esconde um lado bastante teimoso.

Traços positivos na personalidade do shih tzu

Cão Sih Tzu de pelo longo correndo

Neste primeiro momento temos muito a contar sobre os traços positivos da personalidade do shih tzu. Aqui você vai conhecer o motivo de grande parte do público querer ter um cachorro dessa raça em suas casas, pois além de lindo, ele é muito astuto, vivaz e afetuoso com seus tutores.

Astuto

Uma das características mais conhecidas com relação ao shih tzu é o fato dele ser bastante astuto, isto quer dizer que esse pet é extremamente esperto e os tutores não conseguiram enganá-los com tanta facilidade.

Por exemplo, se você colocar o pote de ração do cãozinho em um novo lugar da casa, com o objetivo de fazer uma pequena brincadeira com o seu shih tzu, provavelmente ele vai perceber a peça que seu dono está a fim de lhe pregar e em pouquíssimo tempo vai encontrar aonde foi colocado o tal pote de ração.

Independência é uma característica

A raça de cães shih tzu é conhecida por sempre querer estar perto dos seus donos, afinal, eles são animais muito amáveis e que adoram ganhar carinho de seus donos. Mas isso não quer dizer que eles são totalmente dependentes dos seus tutores, a realidade é que eles conseguem se virar muito bem sozinhos.

Contudo essa independência do pet não dura muitas horas é preciso estar atento ao tempo que você deixa o seu cachorro sozinho em casa. Eles gostam de ter esses momentos sozinhos, porém nada em excesso, para que não se sintam tristes.

Vivaz

Uma qualidade dos cães shih tzu é a sua vivacidade. Você encontrará nesse pequeno cachorrinho um amigo com muita energia e disposição. É muito comum que seja necessário que os tutores realizem no mínimo dois passeios com esse pet, para garantir que sua energia toda seja liberada durante as caminhas.

Claro que não precisam ser caminhadas muito longas, as quais irão desgastar o cachorro, mas que sejam o suficiente para que os pequenos shih tzu possam ficar mais felizes e manter-se bem para brincar durante os próximos dias. É sempre bom estimular essa vivacidade do pet.

Brioso

Brioso é um adjetivo que está ligado ao termo de dignidade, qualidade essa que encontramos nos cães da raça shih tzu. Isso porque eles são considerados amigos leais e que ficarão ao seu lado em qualquer situação.

Quem adota um cachorro da raça shih tzu terá um amigo para a vida toda, pois sua personalidade amigável e parceira irá mantê-lo sempre próximo aos seus tutores. Sendo um ótimo pet para ajudar as pessoas a superarem momentos complicados da vida, como crises de ansiedade e inclusive a depressão, já que eles gostam de estar junto das pessoas.

Temperamento afetuoso

A afetividade está entre as características mais marcantes do cachorro da raça shih tzu. Entre os grupos de cães certamente que essa raça está no topo dos pets mais afetuosos para se ter em casa. Eles são bastante carinhosos e amam quando seus tutores demonstram todo afeto brincando ou fazendo um bom afagado em suas cabecinhas peludas.

Além disso, se você ficar algumas horas fora de casa, quando chegar terá a grande surpresa de ele te recepcionar da forma mais alegre e carinhosa possível, dando vários beijos (ou melhor lambidinhas), para demonstrar que está muito contente em ver você.

Companheiro

Para que aqueles sentimentos de solidão em casa, seja durante o dia ou a noite, não existam mais o interessante é encontrar um animal de estimação que seja um companheiro para todos os momentos, por esse motivo nossa sugestão é que você tenha um shih tzu, eles são bastante conhecidos pelo companheirismo para com seus donos.

É aquele cachorrinho que estará presente em qualquer situação, isto é, quando você estiver assistindo um filme no sofá da sala ou enquanto você prepara a refeição, com certeza esse pet estará lá do seu lado.

Brincalhão

É importante que o dono do cachorro da raça shih tzu esteja disposto a investir no seu animal de estimação, pois eles são considerados cães que estão sempre brincando pela casa, logo é interessante ter pequenos e variados brinquedos para que ele possa se divertir a qualquer momento do dia.

Lembrando que esses brinquedos precisam ser seguros, estimulantes e principalmente saudáveis, para que além de brincar, o pet possa se desenvolver e extravasar um pouco mais da sua personalidade e vivacidade. Mas, também as brincadeiras entre tutor e pet devem existir, como a famosa brincadeira de esconde-esconde.

Receptivo

Encontramos no shih tzu um cachorro de personalidade receptiva. Em outras palavras, isso quer dizer que esse animal de estimação tem as principais características para receber de forma agradável qualquer transformação ou experiência que o seu dono tem a propor para o seu pet.

Um exemplo seria as mudanças que podem ocorrer durante a convivência. As vezes o tutor precisa mudar de casa ou alterar seus horários em casa, devido ao trabalho, enfim, essas situações atípicas não irão interferir no comportamento do bichinho, já que ele aceita muito bem qualquer mudança.

Gosta de crianças e outros pets

As pessoas com crianças pequenas em casa possuem um pouco de receio em trazer o cachorro shih tzu para o convívio, mas esse medo deve ser posto de lado, já que são animais de estimação que se acostumam muito bem com crianças e também com qualquer outro membro da família.

Inclusive, se você tiver outros animais de estimação, com toda a certeza esse cachorrinho fará amizade em pouco tempo. Ele gosta do convívio com outros pets, até mesmo com gatos, a raça shih tzu é conhecida por ter muita facilidade em conviver com os felinos.

Corajoso

Aquela famosa frase de que tamanho não é documento se faz bastante presente na personalidade da raça shih tzu. Isto porque o cachorro é conhecido por ser pequenininho, peludo e muito fofo, porém atrás dessas características meigas, ele esconde muita coragem e valentia. Ele irá enfrentar qualquer dificuldade a fim de proteger seus tutores.

Mas não devemos confundir coragem com agressividade, pois esse cachorro está longe de ser agressivo. Porém, se ele se sentir ameaçado com qualquer situação, provavelmente ele irá enfrentar o desafio sem medo. Esse é um dos aspectos muito valiosos da personalidade do shih tzu.

Sempre alerta

A raça shih tzu está sempre em alerta a qualquer situação que estiver acontecendo ao redor dele. Esse comportamento é muito comum, mesmo que o ambiente onde ele viva seja extremamente seguro, como um apartamento. Mas como seu instinto é muito ativo, ele sempre estará ligado a tudo o que acontecer.

Por isso dificilmente você o pegará de surpresa durante as brincadeiras, pois ele não se assusta com tanta facilidade. E também pode ser considerado um excelente cãozinho de guarda, pois se algo de estranho acontecer, provavelmente ele será o primeiro a perceber e avisar.

Paciente e reservado

O shih tzu é conhecido por ter uma personalidade paciente, se comparada a outros cães. Eles não são de ficar muito agitados nas situações, na realidade eles conseguem lidar bem com qualquer momento, por isso muitas vezes alguns tutores os deixam como babás caninas para brincarem com as crianças, pois eles podem ficar horas nessa brincadeira, sem exaltação.

Mas não espere esse mesmo comportamento com pessoas ou até mesmo animais que não sejam do mesmo convívio ou que tenham pouquíssimo contato com esse pet. Nessas ocasiões você irá conhecer o lado mais reservado do shih tzu.

Inteligente

Por mais que o shih tzu não esteja no topo das raças de cães mais inteligentes, ainda assim são considerados muito espertos. Esses cachorros conseguem aprender novos comandos com grande facilidade, além de serem adestrados com muita rapidez, especialmente se iniciar os treinamentos já desde filhotes.

Em pouco tempo eles podem aprender todos os diferentes comandos e o que estão ou não autorizados a fazer dentro de casa. Vale destacar que eles ficam bem atentos quando seus donos estão prestes a ensinar alguma novidade que possa acrescentar no comportamento desse cãozinho tão astuto.

Traços difíceis na personalidade do shih tzu

Rosto de cão Shih Tzu

Obviamente que se por um lado temos os aspectos positivos e muito legais sobre as principais características acerca do shih tzu, do outro lado temos a personalidade “negativa” do cachorro. Ou seja, os comportamentos e aquelas atitudes que poucos tutores realmente conhecem dessa raça de expressão tão amigável e cativante.

Teimosia é uma característica

Obviamente que o shih tzu não é 100% características fofas, amáveis e amigáveis, ele possui um lado mais complicado de lidar no dia a dia, e uma de suas personalidades mais difíceis que o tutor terá de enfrentar é com relação a teimosia. Esses cães são conhecidos por serem bem teimosos quando eles não querem fazer algo.

Por isso, como mencionamos anteriormente no post, é interessante que o adestramento comece desde pequeno, enquanto ainda forem filhotes, para que na fase adulta eles não sejam tão desobedientes ou teimosos em realizar alguns comportamentos dentro da sua casa.

Necessita de adestramento firme

Enquanto você estiver adestrando o cachorro da raça shih tzu, como ele é um pet um pouco teimoso, você pode encontrar alguns obstáculos no caminho até que ele de fato obedeça aos seus comandos. Por esse motivo, a sugestão é que seja usado pulso firme com eles, mesmo com os filhotes.

Se você os deixar mais soltos, pode ser que eles não queiram seguir suas regras, por isso seja firme no adestramento. Tente não se deixar levar pelos belos olhinhos desse cachorro e também não misture adestramento firme com ser agressivo com o seu pet.

Dominante

Caso você não inicie os treinamentos do cachorro shih tzu desde o começo da adoção ou aquisição do animal, você provavelmente terá grandes problemas quando ele chegar na fase adulta. Afinal de contas, como já foi possível observar ao longo do texto, o pet tem uma personalidade forte, logo o seu instinto de dominância acaba prevalecendo quando adulto.

Dessa forma, se ele não for ensinado desde pequeno a cumprir os comandos dados pelo seu tutor, ele se tornará um cãozinho que vai dominar toda a casa. Sendo assim, tente incentivar desde filhote o adestramento, para que ele cresça mais equilibrado.

Pode latir com visitantes

Ao receber visitas em sua casa, esteja preparado para os latidos do cachorro shih tzu. Sua personalidade adorável e afetuosa é vista sendo praticada apenas com os seus tutores e as demais pessoas que convivem na rotina desse animal de estimação.

Pessoas com quem ele não está acostumado, é bem possível que ele comece a latir sem parar, como um alerta aos donos de que há alguém estranho nos arredores. Fora isso, eles são bem tranquilos.

Shih tzu: Pequeno no tamanho, mas grande em personalidade

Cão Shih Tzu de costas com rosto voltado para trás.

O que não há como negar é o fato do shi tzu ser mais que um animal de estimação na vida de muitas pessoas, eles se tornaram grandes companheiros que estão sempre dispostos a estarem do lado de seus tutores a qualquer momento. Esse com certeza é o maior destaque dessa raça.

Porém, não devemos nos deixar levar por sua personalidade alegre e aparência adorável, é preciso ficar atento aos comportamentos difíceis, tais como teimosia e o fato de ás vezes ele latir de forma excessiva e sem motivos. Essas atitudes devem ser revistas pelo cuidador e é importante tomar uma atitude.

Sendo assim, se o seu cachorro shih tzu está apresentando uma personalidade muito difícil de lidar no dia a dia, o ideal é que você invista em bons adestramentos, para que a convivência seja harmoniosa e agradável, tanto para o tutor quanto para o companheiro de quatro patas.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Xoloitzcuintle: guia com características, preços, personalidade e mais!

Xoloitzcuintle: guia com características, preços, personalidade e mais!

Você já pensou em cuidar do curioso cão Xoloitzcuintle? Esse animal é um tipo de cachorro pelado! Entre e descubra tudo sobre ser tutor desse tipo de cãozinho.


Melhores cães de guarda: 30 raças de grande, médio e pequeno porte!

Melhores cães de guarda: 30 raças de grande, médio e pequeno porte!

Será que você conhece quais são os melhores cães de guarda para proteger o seu lar? Venha descobrir!


Como umedecer ração para filhotes de gato e cachorro? Confira dicas!

Como umedecer ração para filhotes de gato e cachorro? Confira dicas!

Está tendo dificuldades de introduzir a ração seca na dieta do seu pet? A solução pode ser umedecer a ração para filhotes. Entenda aqui como fazer isso.


Como adestrar cachorro filhote em casa? Veja dicas importantes!

Como adestrar cachorro filhote em casa? Veja dicas importantes!

Você sabe como adestrar cachorro filhote? Veja aqui dicas de como ajudar o seu amiguinho a se adaptar à uma rotina com um bom treinamento.


Bulldog francês filhote: preço, dicas de criação e muito mais!

Bulldog francês filhote: preço, dicas de criação e muito mais!

Saiba tudo sobre o bulldog francês filhote! Criação, saúde, comportamento e como adquirir. São cães encantadores e ótimos companheiros!


Últimos posts


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.