Como umedecer ração para filhotes de gato e cachorro? Confira dicas!

Como umedecer ração para filhotes de gato e cachorro? Confira dicas!

Está tendo dificuldades de introduzir a ração seca na dieta do seu pet? A solução pode ser umedecer a ração para filhotes. Entenda aqui como fazer isso.


Veja como umedecer ração para filhotes!

Ração umedecida espalhada por colher

A partir do momento que os filhotes se tornam capazes de ingerir comidas sólidas, é hora de fazer a transição para ração seca. Uma das maneiras mais práticas de suavizar essa troca é umedecendo a ração. Neste texto você vai entender como funciona esse processo e vai descobrir a maneira mais fácil de introduzir outros tipos de ração para o filhote.

Existem diversas opções, seja com água, com leite ou com patê. Há, ainda rações em sachê. No entanto, é preciso levar em consideração fatores, como o valor nutritivo e a aceitação por parte do animal. Por isso, aqui apresentamos diversas opções e elencamos e explicamos passo a passo como cada uma funciona. Vamos lá?

Quando é indicado umedecer ração para filhotes?

Filhote observando ração seca

A partir de 40 dias de idade já é possível oferecer alimento seco para filhotes. Porém, até que o pet se acostume com a troca, ou caso haja outros problemas envolvendo a ingestão da ração seca, é preciso acompanhar o filhote de perto. Por isso, a seguir, você entenderá em quais situações é realmente necessário umedecer a ração. Confira!

Quando os filhotes ainda não conseguem comer ração seca

É recomendado que, a partir de 12 meses, seja feita a troca de ração de filhotes. Entretanto, no caso de raças pequenas, o número cai para 10 meses. É normal que no começo haja certo estranhamento. Por isso é importante introduzir um novo tipo de ração aos poucos.

Caso a troca aconteça de forma repentina, o seu pet pode apresentar transtornos gastrointestinais, como vômito e diarreia. Isso acontece por se tratar de um alimento diferente em sua composição, já que o organismo de seu animal está acostumado a outro padrão alimentar.

Quando eles têm problemas dentais

Problemas dentários podem fazer da hora de mastigar um momento doloroso para o animal. Assim, tenha atenção quanto a mudanças de apetite e, caso as observe, leve o pet ao veterinário para entender o problema e procurar um tratamento adequado. Enquanto isso, umedeça a ração e alterne-a com sachês.

Quando eles não tomam água o suficiente

Muitos animais não bebem água o suficiente, o que pode acarretar em problemas para sua saúde. Neste momento, o acréscimo de líquidos à sua ração pode ser de grande ajuda para que o pet consuma água. Rações úmidas, por exemplo, possuem um teor mais alto de água, logo, o ato de umedecer a ração se torna, então, a solução.

Quando é preciso trocar a ração por razões médicas

Muitas rações medicinais ou dietéticas são secas. Se o seu pet está acostumado com sachês, a troca pode ser um desafio. Por isso, umedecer, até mesmo misturando o alimento seco com o sachê no começo, pode ser a solução. Uma transição assim pode ser um tanto desafiadora inicialmente, por isso, adicionar líquidos torna o processo mais fácil, pois causa menos estranhamento por parte do animal.

Como umedecer ração para filhotes

Vasilha com ração umedecida no meio de ração seca

Caso você tenha identificado a necessidade do filhote de consumir a ração com adição de insumos líquidos, a seguir você descobrirá quais são as melhores formas para umedecer o alimento. Isto é, além de água, podem ser utilizadas comidas e bebidas, como patês e leite. Além disso, bater a ração no liquidificador também pode ajudar o filhote. Veja:

Como umedecer a ração usando água

Esta é a maneira mais simples e comum de umedecer ração seca. Basta ferver a água e misturar com a ração enquanto estiver morna. Isso ajuda a liberar o sabor e o aroma do alimento, além de torná-lo mais saboroso para o animal. Basta misturar algumas colheres de água e esperar que a ração amoleça. Ademais, você pode até amassar a comida até formar uma pasta, se achar necessário.

Como umedecer a ração do cãozinho com patê

O patê para cães e gatos é um tipo de ração muito apreciada pelos pets. No entanto, pode ocasionar ganho de peso, além de ter um preço mais elevado. Portanto, muitas pessoas optam por substituir tal alimento por ração seca. Durante esse processo, é possível misturar um pouco de ambas para que o animal se acostume com o novo sabor. Tente alternar o patê entre as refeições convencionais e escolha sabores compatíveis.

Como umedecer a ração usando leite

O leite pode ser uma ótima opção para filhotes. Basta esquentá-lo e misturá-lo com a ração. No entanto, diferente da água, é recomendado que se espere um tempo para que a comida possa absorver todo o líquido e seus nutrientes. É muito importante que o leite seja adquirido em pet shops e que seja próprio para a espécie do animal, caso contrário, a saúde do seu pet pode ser afetada. Por isso, fique atento.

Como umedecer a ração no liquidificador

Se, ainda com a mistura de líquidos, seu pet continuar rejeitando a ração seca, você pode tentar misturá-la no liquidificador. Basta juntar todos os ingredientes e batê-los até que se forme uma pasta. A consistência deve ser semelhante à um patê. Essa receita é mais atrativa para o animal e pode facilitar na hora da mastigação, caso esse seja um problema.

Vantagens de umedecer ração para filhotes

Filhote comendo na mão de humano

A grande vantagem em umedecer a ração no caso de filhotes é a facilidade da transição entre um tipo de comida e outra. Ademais, além de tal atitude contribuir na digestão do animal, ela também auxilia na sua hidratação, no balanceamento alimentar e na palatabilidade da comida. Confira, portanto, todos esses benefícios a seguir:

Facilita a mastigação e a digestão

Quando umedecido, o alimento torna-se mais agradável de mastigar, o que é ótimo, especialmente para filhotes, que possuem os dentinhos pouco desenvolvidos. Além disso, esse tipo de alimento também causa uma boa digestão, já que os nutrientes podem ser mais facilmente absorvidos. Sendo assim, o animal absorve o valor nutritivo necessário para uma dieta saudável e ainda tem uma refeição agradável ao paladar!

Alimentação balanceada

O fato de a ração estar úmida faz com que o animal coma com calma e absorva os nutrientes de forma mais rápida. Essas características garantem uma nutrição mais balanceada, afinal, o animal está bem hidratado e comendo tudo o que precisa para ter uma dieta nutritiva. Por isso, planeje qual líquido será utilizado para a mistura, pois, ao misturá-lo com a ração, você pode, assim, suprir necessidades do pet.

Além disso, escolher uma boa ração para o seu filhote é muito importante para garantir que ele consuma todos os nutrientes que o bichinho precisa para se desenvolver de forma saudável. Não deixe de conferir as melhores rações para raças pequenas para saber qual é o ideal para o seu animal!

Contém maior palatabilidade

A umidade faz com que o aroma e o sabor sejam acentuados! Ou seja, ela é capaz de aumentar a palatabilidade do alimento. Por isso, muitos animais preferem ração úmidas. Caso você não queira ou não possa fornecer esse tipo de ração, por questões de saúde, por exemplo, a melhor alternativa é umedecer a ração seca.

Ração umedecida é uma alternativa saudável para seu filhotinho!

Filhote comendo em vasilha

Umedecer a ração é uma forma rápida e prática de alimentar um filhote. Ao usar qualquer um dos métodos listados acima, basta esperar em torno de 20 minutos para que a mistura amoleça e o líquido seja absorvido. Com esse preparo simples, você poderá acostumar seu pet ao sabor e ao aroma da ração escolhida.

É assim, também, que você garante que seu gato ou cachorro esteja consumindo um volume adequado de água. É bom lembrar também que o animal está em fase de crescimento e precisa de uma dieta balanceada. Tenha paciência caso seja difícil no começo, e lembre-se de fazer a transição aos poucos. Com todo esse cuidado e atenção, o pet terá tudo para crescer feliz e saudável!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


cachorro gato curiosidades

Artigos relacionados


Características dos anfíbios: confira as principais.

Características dos anfíbios: confira as principais.

Os anfíbios são animais surpreendentes em suas características muito peculiares. Saiba neste artigo, todas as características dos anfibios no mundo animal.


Personalidade do Shih Tzu: brioso, astuto, vivaz e mais

Personalidade do Shih Tzu: brioso, astuto, vivaz e mais

Venha conhecer a personalidade marcante da raça de cachorro mais fofa, astuta e afetuosa: o shih tzu! Aqui falaremos todas as características desse pet.


Peixes de água doce: Brasileiros, grandes, pequenos e mais

Peixes de água doce: Brasileiros, grandes, pequenos e mais

Nesse artigo você conhecerá mais sobre as características e curiosidades de 48 espécies de peixes de água doce do Brasil e do mundo!


Gato siamês puro: como saber se ele é puro ou vira-lata?

Gato siamês puro: como saber se ele é puro ou vira-lata?

Como identificar se meu gato é siamês ou um vira-lata? Continue lendo e saiba diferenciar através do tamanho e do peso, por exemplo.


Border Collie: veja características, origem, preço e mais!

Border Collie: veja características, origem, preço e mais!

O Border Collie é considerado um dos mais inteligentes do mundo. Confira a seguir as características, custos, personalidade e outros detalhes dessa raça!


Últimos posts


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.