Quer saber se seu gato siamês é puro?
Ao adquirir um gatinho da raça siamês as pessoas ficam em dúvida, afinal, existem muitos gatos que não são um legítimo siamês mas que são parecidos. Pensando nisso, escrevemos este artigo para ajudar você.
Ao longo deste texto você irá descobrir que as características físicas desses gatos, seus olhos de um azul vibrante e pálpebras estreitas, são bem distintas das demais raças. Como também, que sua personalidade pode ser uma maneira de identificá-lo, pois são muito vocais, sociáveis e exigentes em relação à limpeza.
Para finalizar, você aprenderá a descobrir a raça do animal através do pedigree, do teste de DNA e conhecendo os pais do peludo. Sendo assim, continue lendo este artigo e descubra agora mesmo se o seu gato é da raça siamês ou não.
Como saber se o siamês é puro ou vira-lata pela aparência
Existem muitas formas de descobrir se o seu gato de estimação é da raça siamês ou um vira-lata, você pode descobrir através do tamanho ou da pelagem, por exemplo. Confira a seguir!
■Saiba diferenciar o gato siamês moderno e o thai
Existem apenas duas raças de gatos siamês, o siamês moderno e o thai. O gato da raça thai tem a cor branco predominante, mas podem ser encontrados na cor chocolate e castanho. Além disso, eles têm o corpo mais arredondado do que o siamês moderno.
Já o gato da raça siamês moderno, possui um corpo alongado e fino, pode ser encontrado na coloração branco, creme ou bege. Suas patas são longas e finas. A cabeça é triangular e o nariz levemente afinado, e as orelhas são mais pontudas.
■Tamanho da raça
Os gatos da raça siamês são considerados de médio porte. Sendo muito ágeis, logo têm pernas longas e com um corpo atlético, eles podem chegar a medir até 25 cm de altura e cerca de 33 cm de comprimento, sem contar o rabo.
■Olhos e orelhas
Outra característica marcante dos gatos siamês são seus olhos e orelhas. Embora muitas outras raças também tenham olhos azuis, o do gato siamês é diferente, os seus são de um azul brilhante. Outra característica são as pálpebras estreitas.
Os siamês de raça pura têm as orelhas grandes e pontudas, podendo ser às vezes do tamanho de sua cabeça e tem o formato de um triângulo. Além disso, suas orelhas ficam mais na extremidade da cabeça do que de outras raças.
■Pelagem do siamês puro
Um dos motivos que levam as pessoas a quererem adotar essa raça é porque soltam pouco pelo, tem uma pelagem curta e fina. Esse gato pode ser encontrado em diversas cores, desde o bege, o creme e o marrom.
Uma das características peculiares desses gatos é o fato de seu corpo ser mais claro do que suas extremidades, como a orelha, rosto, patas e cauda são mais escuras. Isso acontece devido um gene que regula a temperatura do corpo do animal.
■Formato da cabeça
O formato da cabeça de um gato siamês pode variar entre a raça pura e a moderna. Os de raça pura têm a cabeça triangular, a parte inferior é mais fina do que a parte superior da cabeça. Essas características fazem com que sejam parecidos com seus ancestrais.
Já a cabeça dos siamês modernos têm uma aparência mais suave. Suas cabeças são redondas no formato de uma maçã, o que faz com que suas orelhas pareçam menores do que a sua cabeça.
Como saber se o gato siamês é puro pela personalidade
Agora você já sabe identificar se um gato é siamês ou não através de suas características físicas. A seguir, aprenda a identificar através da personalidade dessa raça.
■Siameses gostam de miar
Todo gato gosta de miar, mas o que torna o siamês diferente das outras raças é o fato de serem muito vocais. A maneira que mais utilizam para se comunicarem com seus donos é o miado, sendo considerados “tagarelas” pelos seus cuidadores.
Sendo assim, quando o gato estiver satisfeito ele vai miar alto e ficará ronronando para seu dono. A voz desse felino pode soar rouca, sendo um bom sinal, pois quer dizer que a saúde vocal do animal está em dia.
■São gatos exigentes
Os gatos siamês são muito exigentes e persistentes quando querem algo. Por ser um animal muito sociável, eles gostam de receber atenção, mas como todo gato, tem seus momentos de paz, por isso é melhor deixá-lo quieto nesses momentos.
Além disso, quando não conseguem o que querem, o gato siamês pode ficar chateado. São também muito exigentes em relação à limpeza, sendo necessário trocar a areia até mais de uma vez por dia, caso contrário o animal não ficará no local.
■Gato siamês puro tem muita energia
Por serem gatos que gostam de muita atenção, brincar com eles é uma boa maneira de ajudar o felino a gastar sua energia e dar atenção. Assim sendo, dê bolas ou jogos que ele tenha que mover para poder liberar uma guloseima.
São animais muito brincalhões, por isso aproveite e brincar com ele e colocá-lo para gastar energia. Entretanto, quando for interagir com o animal nunca dê brinquedos de borracha, cordão ou faixa, por exemplo, pois o gatinho pode engolir.
■São sociáveis com outras pessoas
Como você pôde ler anteriormente, os gatos da raça siamês são animais que gostam de receber atenção, o que faz com que sejam sociáveis com as pessoas. Em geral, os gatos dessa raça não são tímidos, mas tudo vai depender de como foram socializados ao longo da vida.
Alguns gatos da raça siamês são mais sociáveis apenas com o dono e às vezes com pessoas que frequentam a casa. Mas, dificilmente ele se esconde debaixo das coisas quando chegar uma visita em sua casa.
■Se dão bem com outros animais
Além de serem uma raça muito sociável com as pessoas, se dão bem com outros animais. Caso você tenha outro animal de estimação, como um cachorro ou um gato de outra raça, fique tranquilo, o gato siamês não vai estranhar a presença de outro animal.
Mesmo que seu gato não seja um siamês puro, e seja apenas da linhagem da raça siamês como o moderno, ele terá essa característica em sua personalidade. Afinal, eles gostam muito de ter companhia.
Mais formas de saber se o gato siamês é puro ou vira-lata
Além de todas as formas que você pôde ler anteriormente de como diferenciar um gato siamês puro de um vira-lata, também é possível através de outras formas. Descubra como a seguir!
■Pedigree
Primeiramente, para saber se um animal é de pedigree é necessário no momento da compra receber um documento. Neste documento terá informações como quem são os pais desse filhote, quando nasceu e se foi registrado na FFB (Federação Felina Brasileira), por exemplo.
Por isso, ao adquirir esse animal, procure um criadouro de confiança e que tenha licença para comercializar esse animal e que lhe dê o documento. Assim, você não correrá o risco de comprar um gato sem raça por engano.
■Teste de DNA
A coleta do DNA do animal pode ser feita por você e depois levada a um laboratório veterinário. Com um cotonete você irá coletar as células da boca do felino, mas se preferir você pode ir em uma clínica veterinária.
Caso aconteça de o teste ter o resultado negativo, ou seja, for comprovado que o animal não é da raça siamês, não abandone o animal nas ruas, ele não tem culpa. Todo gato merece ter um lar e um cuidador.
■Se possível, conhecendo os pais do gato
Antes de adquirir o siamês, se possível, conheça os pais do animal, assim será mais fácil ter certeza que o gato é realmente é da raça siamês. Para isso, adquira em locais de confiança e nunca em locais sem licença. Como também, peça para ver os pais do filhote.
Caso você conheça alguém que tenha um gato que seja dessa raça, peça para ver os pais do animal, assim será mais fácil ter certeza sobre a raça do do gato.
Não é difícil identificar um gato siamês
Conseguir identificar se um gato é ou não da raça siamês não é difícil, logo ao longo deste artigo ensinamos várias maneiras de como diferenciar. Para isso, primeiramente é preciso analisar a aparência do felino, como o seu tamanho, formato da cabeça, dos olhos e das orelhas, por exemplo.
Em seguida, você aprendeu que esse animal amigável possui uma personalidade peculiar. Ao contrário dos outros gatos, este possui muita energia a ser gasta, ama brincar e se comunica muito com o seu dono através do miado. Além disso, são muitos exigentes e podem ficar chateados se não conseguirem o que querem.
Para finalizar, você descobriu que é possível saber se o gato é da raça siamês no momento da compra. Ainda no local você deverá receber um documento com todas as informações sobre o animal. Agora você não terá mais dúvidas se um gato é siamês ou não.
Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.