Aranha preta e amarela: o que você deve saber sobre elas!

Aranha preta e amarela: o que você deve saber sobre elas!

Neste artigo, você vai saber tudo sobre a aranha preta e amarela, essa interessante espécie de cores tão chamativas e hábitos tão peculiares.


Aranha preta e amarela: é perigosa?

Aranha preta e amarela em teia

As aranhas preta e amarela são, se isso é possível, provavelmente um dos aracnídeos mais elegantes que existe. Em ambos os sexos, elas têm o abdômen em forma de ovo brilhante com marcantes listras ou traços amarelos espalhados contra um fundo preto.

Sua “roupa de camuflagem” a faz passar mais despercebida do que seus colegas da cor do uniforme, por incrível que pareça. Não é bem assim com os humanos, sendo que alguns se aproximam delas com curiosidade, como os fotógrafos, que não perdem a oportunidade de tirar belas fotos!

Mas, como costuma acontecer, grande parte das pessoas se assusta. Por isso adiantamos logo que as espécies com essas características, embora não se possa dizer que são absolutamente inofensivas, não são perigosas para os humanos.

Quais são as espécies de aranha preta e amarela?

Por toda parte do mundo, existem dezenas de espécies de aranha preta e amarela. Essas cores são o que as aproximam, embora tenham tamanhos e às vezes até hábitos variados. Vamos enumerar aqui cinco entre as mais comuns:

Espécie Argiope Aurantia

Aranha preta e amarela em teia

A Argiope aurantia, como todas as espécies do gênero Argiope, é uma espécie de aranha preta e amarela da família Araneidae.

Como acontece com a maioria das aranhas, essa espécie apresenta um importante dimorfismo sexual: os machos têm 5,5 a 9,9 mm e as fêmeas 15 a 32 mm.

Nativa da América do Norte, é encontrada no sul do Canadá, Estados Unidos, leste da Costa Rica, América Central e nas Grandes Antilhas (Bahamas, Cuba).

Espécie Argiope Bruennichi

Aranha preta e amarela em teia. Ao fundo trigo.

Popularmente conhecida como aranha-de-jardim, aranha-do-milho ou aranha-vespa, a Argiope bruennichi, é uma espécie de aranha preta e amarela da família Araneidae.

Como praticamente todas as espécies do gênero Argiope, também exibe dimorfismo sexual, sendo o macho menor e mais opaco do que a fêmea.

Esta espécie é encontrada na chamada região paleártica (Europa, Norte da África, grande parte da Arábia e da Ásia até o norte do Himalaia).

Espécie Nephila Pilipes

Nephila pilipes em teia

Nephila pilipes é uma espécie de aranha araneomorfa da família Araneidae.

É uma das maiores aranhas do mundo e seu dimorfismo sexual é extremamente acentuado. A fêmea chega a 20 cm (com corpo de 30 a 50 mm), enquanto o macho mede no máximo 20 mm (com corpo de 5 a 6 mm).

É uma aranha capaz de tecer teias enormes, capazes de esticar sem quebrar e com capacidade para parar um pequeno pássaro no voo. Esta espécie de aranha preta e amarela é encontrada na Austrália, em grande parte da Ásia e em toda a Índia.

Espécie Nephila Clavipes

Nephila Clavipes em teia

Nephila clavipes é uma espécie de aranha araneomorfa da família Araneidae. O dimorfismo sexual é tão impressionante que se poderia acreditar serem duas espécies diferentes, com os machos sendo indivíduos muito menores.

Sua tela costuma ultrapassar um metro de diâmetro, mas no Brasil há relatos de uma bióloga que afirma ter encontrado na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, teias com quase 4 metros.

Esta espécie é encontrada dos Estados Unidos à Argentina, passando pelo Brasil.

Espécie Nephilingis Cruentata

Nephilingis Cruentata em teia comendo inseto

Conhecida popularmente como “maria-bola”, a Nephilingis cruentata é uma espécie de aranha araneomorfa da família Araneidae.

Seu dismorfismo sexual também é bastante acentuado. O macho mede no máximo 3,9 mm, enquanto a fêmea chega a 23,9 mm.

Esta espécie é encontrada na África Subsaariana, de onde provavelmente foi introduzida na América do Sul, sobretudo no Brasil, Paraguai e Colômbia.

Onde a aranha preta e amarela vive?

aranha no chão e pés descalços ao fundo

As aranhas estão por toda parte na natureza. No caso das aranhas preta e amarela, como todas as outras, costumam tecer suas teias em lugares silenciosos, protegidos do vento e das intempéries.

O hábitat delas pode ser sob rochas

Apesar de parecerem grandes por causa da grande quantidade de longas pernas, como vimos, o corpo da maioria das aranhas preta e amarela é bem pequeno, o que as ajuda a esconder-se com facilidade.

Elas gostam de estar muito tempo quietas, preparadas tanto para atacar suas presas quanto para fugir de seus predadores. Por isso um dos lugares onde elas gostam de entrar são as rochas, frestas em paredes ou tijolos expostos.

O jardim é o hábitat mais comum

No entanto, sem dúvida nenhuma, o lugar onde as aranhas preta e amarela naturalmente preferem habitar são os jardins. Por esse motivo, mesmo de espécies diferentes, muitas delas são chamadas de aranha-de-jardim.

Por um lado, nesses espaços, as plantas lhe conferem material para suas teias e, por outro, há uma grande quantidade de insetos que lhe servem de alimento.

Em terrenos baldios também as encontramos

Não obstante, por preferir locais ensolarados, bastante quentes e secos, as aranhas amarelas e pretas parecem apreciar bastante a influência humana em preparar terrenos para elas.

Isso fica muito bem demonstrado pela sua presença em valas, beira de estradas, dunas, diques e terrenos baldios. Acima de tudo, a presença de outros insetos menores nessas áreas facilita para sua alimentação.

E algumas podem estar dentro da nossa casa

Finalmente, quer você more no campo ou na cidade, em uma casa ou apartamento, você inevitavelmente tem aranhas em casa, às vezes bem posicionadas no centro de sua teia e de cabeça para baixo em algum canto da sala.

Nesse caso, só temos duas opções: ou toleramos a elegante presença delas ou procuramos uma forma de expulsar essas moradoras ilegais.

Como evitar o aparecimento da aranha preta e amarela?

Especialistas dedetizando a casa

Embora as aranhas preta e amarela não sejam perigosas, muitas pessoas não as querem ter por perto. Uma das principais causas é o medo, porque mesmo com sua cor interessante, seu aspecto não parece muito agradável para um humano. Como evitá-las, então?

Os inseticidas de sempre

Embora as aranhas preta e amarela sejam inofensivas, assim que as pessoas as descobrem buscam expulsá-las, especialmente de casa. Uma das formas mais tradicionais para isso é com o uso de inseticidas.

Porém, se for utilizá-los, procure por produtos aprovados disponíveis em lojas especializadas e centros de jardinagem. Têm alguns, inclusive, próprios para serem colocados em portas e janelas.

Cuidados com a casa

Uma das formas mais saudáveis e recomendadas para evitar o aparecimento de aranhas preta e amarela é cuidando da casa para evitar que elas tenham os materiais que precisam para construir suas teias:

• Limpe e tire o pó de trás dos móveis;
• Elimine passagens e vãos em janelas e portas;
• Varra o chão ou aspire com frequência;
• Dia após dia desfaça suas teias;
• Use uma escova macia para expulsar as aranhas.

Utilize luzes apropriadas

Luzes brilhantes atraem todo tipo de insetos, inclusive aranhas preta e amarela, então controle as luzes externas e instale luzes repelentes de insetos.

Outra coisa que pode ser feita, é limitar a iluminação noturna e, se necessário, em casos extremos, instalar luzes de detecção de movimentos. Assim, será possível evitar que as aranhas deem o primeiro passo para o interior da casa.

Limpeza ao redor da casa

Limpe por completo a área ao redor da casa. Além disso, evite deixar objetos que possam reter a umidade procurada por pulgas e outros pequenos insetos, um verdadeiro bufê para as aranhas preta e amarela.

Igualmente, inspecione os itens que estiveram do lado de fora antes de trazê-los para dentro de casa, evitando assim de introduzir novos insetos em sua casa.

O que devo saber se encontrar uma aranha preta e amarela?

Rapaz gritando com aranha no ombro

Se encontrar uma aranha preta e amarela no seu caminho, você não precisa se desesperar. Desde o começo, já ficou claro que elas não são perigosas, mas têm mais algumas coisas que você talvez esteja se perguntando.

Elas são venosas?

De 40.000 espécies de aranhas catalogadas no mundo, somente 30 delas representam risco alto à vida humana, sendo que a grande maioria é inofensiva.

Assim sendo, como quase todas as outras espécies, a aranha preta e amarela não representa perigo à saúde. Seu veneno não é considerado um problema médico sério para humanos.

O que fazer se ela me morder?

A picada da aranha preta e amarela é comparável a uma picada de abelha, com vermelhidão e inchaço. Para um adulto saudável, uma mordida não é considerada um problema.

Contudo, embora não sejam aranhas agressivas, crianças pequenas, idosos e aqueles com sistema imunológico fraco, ou aqueles com alergia conhecida ao veneno, devem ter cuidado ao lidar com essas aranhas.

Alergia às toxinas da aranha preta e amarela

Essas espécies de aranha não transmitem doenças. No contato, entretanto, algumas pessoas apresentam sintomas de alergia, mas é bom saber que essas reações não estão associadas ao veneno.

Na maioria das vezes, a picada causa coceira na pele, inchaço e vermelhidão na área picada. Na pior das hipóteses, você pode sentir um pouco de dor muscular.

Aracnofobia é o maior dos males

Com certeza, entre todos os males que uma aranha preta e amarela pode causar a um ser humano, o maior deles é a aracnofobia. As origens da fobia à aranha podem ser muito variadas. Um encontro traumático com essa fera peluda na infância, por exemplo.

Contanto que você possa evitar aranhas e sua fobia não estrague seu dia, não há problema. Mas quando você sofre com isso diariamente, não hesite em consultar um psicólogo ou um psiquiatra.

Curiosidades sobre a aranha preta e amarela

Aranha preta e amarela em teia e menina admirando ao fundo

As aranhas estão entre os animais mais curiosos do planeta terra. Quando se trata das aranhas preta e amarela, a curiosidade é maior ainda devido à particularidade de sua coloração. Portanto, enumeramos aqui as principais informações adicionais sobre elas.

Do que ela se alimenta?

Como todas as aranhas, as aranhas preta e amarela são carnívoras. Elas costumam tecer uma teia para capturar pequenos insetos voadores como pulgões, moscas, gafanhotos, vespas e abelhas.

Uma fêmea pode capturar presas com até o dobro do seu próprio tamanho. Se o clima for adequado, a maioria delas podem ser ativas dia e noite, atacando insetos presos em sua teia.

Seu veneno paralisante permite que a aranha imobilize sua presa antes de digeri-la externamente, graças aos seus sucos digestivos.

Como se reproduzem?

Os machos adultos vagam em busca de parceiras em potencial. Assim que encontram uma fêmea, eles constroem pequenas teias próximas e a cortejam.

Quando chega a hora de acasalar, o macho tece uma teia ao lado da teia da fêmea. Após o acasalamento, a fêmea põe seus ovos e coloca sua bolsa de ovos na teia. A bolsa contém entre 400 e 1400 ovos. O saco de ovos é feito de várias camadas de seda e protege seu conteúdo contra danos.

Os machos provavelmente morrem após o acasalamento no primeiro ano.

Canibalismo sexual

Embora não seja um comportamento generalizado, algumas espécies, como a Argiope aurantia, praticam canibalismo sexual.

No acasalamento dessa espécie, quando o macho consegue introduzir seus dois apêndices genitais na fêmea (que é quatro vezes maior que ele), seu coração para de bater imediatamente.

Aprisionado, seu cadáver permanece no abdômen de sua companheira e parece servir para que outros machos não possam engravidar a mesma aranha.

Cega, surda e muda

Juntamente com o número de pernas, uma das coisas mais interessantes nas aranhas é a quantidade de olhos que possuem.

No caso das aranhas preta e amarela fica mais interessante ainda pois, mesmo tendo oito olhos, elas são cegas. E não só isso, essas aranhas também são surdas e não têm olfato.

Então, como elas detectam suas presas? O único sentido desenvolvido é o tato, graças aos pelos corporais e pedipalpos.

Não é impressionante a aranha preta e amarela?

aranha dentro de casa

Agora que já temos bastante informações sobre as aranhas preta e amarela, sabemos que, salvo no caso de alergias, elas são praticamente inofensivas aos humanos.

Em vez disso, como todas as espécies, elas fazem parte da biodiversidade necessária para o equilíbrio da natureza e podem ser muito úteis em um jardim ou uma plantação comendo os insetos.

E lembre-se: aranhas geralmente só atacam se forem provocadas ou molestadas.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


O que é um aquário jumbo? Peixes e modelos de aquário!

O que é um aquário jumbo? Peixes e modelos de aquário!

Abrigando grandes peixes, o aquário jumbo está conquistando os amantes de peixes. Quer saber como montar o seu e se divertir fazendo isso? Confira as dicas!


Lagartixa é perigosa ou transmite algum tipo de doença?

Lagartixa é perigosa ou transmite algum tipo de doença?

Comum dentro de casa, a lagartixa não é venenosa e muito menos perigosa. Inclusive, ter lagartixas em casa pode ser bom para você! Saiba tudo neste artigo!


Aranha vermelha em casa: elas podem ser perigosas? Descubra!

Aranha vermelha em casa: elas podem ser perigosas? Descubra!

Será que é venenosa? Confira aqui neste artigo informações e cuidados necessário em relação a aranha vermelha!


Veja qual o preço de uma cacatua e dicas de como criar um filhote!

Veja qual o preço de uma cacatua e dicas de como criar um filhote!

Neste artigo você vai ficar sabendo mais sobre as cacatuas, bem como onde encontrá-las e quanto você terá que desembolsar por uma dessas magníficas aves.


Nomes para calopsita: encontre aqui os mais criativos!

Nomes para calopsita: encontre aqui os mais criativos!

Qual é o melhor nome para sua calopsita? não sabe? É macho ou fêmea? Qual é a sua cor? Confira neste artigo nomes incríveis!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.