Aranha vermelha em casa: elas podem ser perigosas? Descubra!

Aranha vermelha em casa: elas podem ser perigosas? Descubra!

Será que é venenosa? Confira aqui neste artigo informações e cuidados necessário em relação a aranha vermelha!


Conheça a aranha vermelha: uma aranha doméstica super comum

red house spider

A aranha é um dos animais que mais causam desconfiança e medo nas pessoas. No entanto, saiba que há muitas espécies, como a aranha vermelha comum, que são inofensivas e não precisam ser temidas pelo ser humano.

Atualmente, estima-se que existam mais de 40 mil tipos diferentes de aranhas espalhadas na natureza por todo o mundo. A aranha vermelha, que iremos explorar em detalhes ao longo deste artigo, é um animal pequeno que costuma aparecer com frequência em casas. Geralmente, ela é encontrada escondida em armários, atrás das portas e no canto de paredes.

Se você tem dúvidas a respeito da aranha vermelha, continue acompanhando este texto para entender mais sobre o comportamento e os hábitos desse artrópode.

Como é a aranha vermelha?

sombra de aranha em teia

Você sabia que a aranha vermelha é parente próxima da famosa viúva-negra? As duas espécies são parecidas fisicamente, mas na realidade apresentam comportamentos bem distintos e não podem ser confundidas.

O nome científico dessa aranha é Nesticodes rufipes, pertencente à família Theridiidae (ou teridídios). Saiba mais sobre os aspectos da aranha vermelha a seguir.

Principais características físicas e biológicas da aranha vermelha

A aranha vermelha é um dos menores aracnídeos encontrados na natureza. Em média, seu tamanho pode chegar a no máximo 10 milímetros, contando o comprimento das longas patas. Além disso, as fêmeas costumam ter o dobro do porte em relação aos machos.

Com isso, esse ser vivo acaba escondendo-se com facilidade em pequenos espaços dentro das casas, nas paredes e em objetos. Inclusive, pelo porte reduzido, às vezes nem é percebido por quem passa rapidamente. Ela também ocupa a área externa, como jardins e quintais, criando suas teias no meio de vasos com frequência.

A cor vermelha, que também pode ser identificada como marrom ou laranja escuro em alguns casos, é vista em todo o corpo da aranha. A porção do abdômen é mais escura, sendo essa uma das características visíveis para diferenciá-la da aranha-marrom e da viúva-negra.

Alimentação da aranha vermelha: o que elas comem?

A dieta da aranha vermelha inclui pequenos insetos, sendo formigas e mosquitos os principais alimentos da espécie. Um fato curioso é que os aracnídeos não têm capacidade de ingerir ou mastigar sólidos. Por esse motivo, eles injetam enzimas nas presas para dissolvê-las antes de digeri-las completamente.

Por terem os insetos como base da alimentação, as aranhas vermelhas acabam ajudando a eliminar esses animais indesejados das residências. Então, caso encontre um desses artrópodes na sua casa, saiba que ele pode estar evitando a presença de formigas e mosquitos.

Hábitos da aranha vermelha

O nome “aranha vermelha de casa”, como é usado para essa espécie, é uma tradução literal da denominação popular em inglês “red house spider”. Contudo, além desse termo, ela também é chamada eventualmente de aranha de canto de parede.

Ou seja, como o próprio nome alternativo já indica, a aranha vermelha é encontrada com frequência nas paredes de casa, formando teias em cantos, frestas e vãos. Ela tem hábitos quietos e movimenta-se pouco, preferindo o escuro à luz. Fora isso, percebe-se que está geralmente buscando lugares para ficar escondida ao invés de exposta.

Como é o comportamento da aranha vermelha comum

red house spider

A aranha vermelha é um animal solitário e inofensivo para os seres humanos. Em algumas situações, caso sinta que está correndo perigo ou quando se assustar, ela poderá picar para se proteger. Portanto, basta ficar longe ou ter cuidado ao se aproximar.

Reprodução da aranha vermelha

O período de reprodução dessa espécie de aracnídeo é durante a noite, sendo que não há uma época específica do ano para acontecer. Dessa forma, quando estão na fase de acasalamento, os machos saem à procura das fêmeas maduras.

Após encontrarem uma parceira, o macho introduz espermatozóides no órgão reprodutor da fêmea. De lá, sairão pequenos ovos protegidos pela mãe até o momento do nascimento. Além disso, o ninho da aranha vermelha fica próximo às teias, que são criadas de forma irregular.

As aranhas vermelhas picam?

Conforme já foi mencionado anteriormente neste artigo, as aranhas vermelhas não são agressivas com os humanos por instinto. Elas podem, eventualmente, picar uma pessoa caso sintam que estão sendo atacadas. Por esse motivo, para evitar ser mordido por uma aranha vermelha basta não tocar nelas.

A picada dessa espécie é prejudicial somente para os insetos e outros animais que sirvam como presas.

A aranha vermelha é venenosa?

Sombra

Todas as aranhas possuem veneno que são utilizados para a caça, imobilizando as “vítimas”. Contudo, acredita-se que apenas cerca de 30 espécies, das mais de 400 mil existentes no mundo, sejam perigosas para seres humanos. Com isso, o veneno da aranha vermelha não precisa ser temido.

Onde a aranha vermelha gosta de ficar?

Se você já viu uma aranha vermelha em sua casa, provavelmente ela foi encontrada em cantos escuros e frescos, com pouco acesso à luz do sol. Por exemplo, em armários, gavetas, portas, batentes, entre outros locais em que haja espaço para “esconderijos”.

Então, no momento de limpar esses cantos do mobiliário da sua casa, preste atenção para a presença da aranha vermelha.

Como fazer para mantê-las longe da casa

É fato que os aracnídeos não são os animais mais bem-vindos no ambiente doméstico. Com isso, é normal que as pessoas queiram evitá-los e eliminá-los das residências a todo custo.

Caso haja aranhas vermelhas no lugar em que você mora, você deverá limpar as teias com cuidado. Remova-as com atenção, sempre com uma vassoura, sem encostar diretamente para não ter perigo de encontrar uma aranha no caminho.

Além de tirar as teias, para que elas não voltem a construí-las, também será necessário impedir a entrada de formigas e mosquitos. Assim, a aranha não terá sua principal fonte de alimentação dentro das casas e irá procurar em outros lugares.

Fui picado por uma aranha: o que fazer?

Em alguns casos, a picada da aranha vermelha é completamente inofensiva. De qualquer forma, é possível que algumas pessoas manifestem reações alérgicas, tornando a pele vermelha e inchada, além da coceira. Apesar da dor que poderá surgir, as toxinas não são venenosas.

Em caso de picada de uma aranha dessa espécie, não há motivos de preocupação. Basta cuidar do local da mordida e tomar remédios antialérgicos, caso haja necessidade e recomendação médica. Para evitar machucados, a recomendação é aplicar bolsa de gelo, lavar bem com água, não coçar e manter a área hidratada.

Saiba o que fazer quando encontrar uma aranha vermelha

Aranha vermelha em teia

Neste artigo, você aprendeu que a aranha vermelha doméstica não é um animal perigoso. Mesmo assim, vale a pena conhecer sobre os seus hábitos para saber o que fazer e o que não fazer ao se deparar com a espécie.

Apesar de ser parente da viúva-negra, um dos aracnídeos mais nocivos para o homem, a aranha vermelha não apresenta o mesmo risco. Além do mais, ela também é uma parte importante para o equilíbrio do ecossistema, sendo responsável por reduzir a quantidade de insetos no ambiente em que estão inseridas.

Não deixe de verificar outros artigos do nosso blog para descobrir mais curiosidades incríveis sobre o mundo animal.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Últimos posts


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.