Veja qual o preço de uma cacatua e dicas de como criar um filhote!

Veja qual o preço de uma cacatua e dicas de como criar um filhote!

Neste artigo você vai ficar sabendo mais sobre as cacatuas, bem como onde encontrá-las e quanto você terá que desembolsar por uma dessas magníficas aves.


Saiba qual o preço de uma cacatua e onde comprar

Cacatua

Você acabou de ir à casa de um amigo e ficou fascinado com uma majestosa cacatua? Você ficou surpreso com sua plumagem, seu bico e sua habilidade vocal.

Mas antes de correr para adquirir uma, é importante fazer a escolha certa de acordo com suas expectativas para não incomodar a ave à toa. Outra questão é o preço de uma cacatua. Além de não ser uma espécie barata, soma-se a isso os custos contínuos para o bem-estar do animal.

Depois de bem pensados esses aspectos, no caso de espécies comuns, você pode encontrar seu pássaro em criadores especializados. No caso de espécies mais raras, você talvez tenha que pesquisar mais e talvez tentar importar.

Características da cacatua

Cacatua em galho

A mania de criar cacatuas vem crescendo há vários anos. Muitas pessoas desejam ter um animal de estimação original, e essa ave fascina, por isso agora vamos ver mais informações sobre ela.

Ave exótica

Reconhecida por sua crista rosa, branca, vermelha ou amarela, dependendo da espécie, a cacatua desperta entusiasmo. Extremamente inteligente, curiosa, ela é dotada de um caráter forte.

Mas a cacatua também é muito carinhosa, exclusiva, adora ser o centro de todas as atenções e gosta de controlar quem está à sua volta. É um pássaro exótico que, em contato diretos com humanos, aprende a falar e a cantar.

Família

Cacatua é o nome comum dado a cerca de duas dezenas de espécies de aves psitaciforme, ou seja, da mesma ordem dos papagaios. São reconhecidas pela crista de penas erguidas sobre a cabeça.

As catatuas são nativas da Austrália e ilhas vizinhas, mas se espalharam como aves domésticas principalmente nos Estados Unidos e Europa. É um pássaro que tem uma média de vida entre 35 e 70 anos.

Diferença entre a cacatua e de outras aves

Embora as cacatuas sejam uma espécie de papagaio, a simples vista, não é difícil distinguir uma cacatua de um grupo de outros papagaios. Isso porque a ocorrência de crista em cacatuas é única entre outros papagaios.

Quanto à geografia, os papagaios são encontrados nos trópicos e em muitos continentes, exceto na Antártica, enquanto as cacatuas são encontradas na natureza, como dissemos, apenas na Austrália e nas ilhas vizinhas.

Doenças específicas da cacatua

A cacatua é particularmente vulnerável a certas doenças, uma das quais é transmissível aos humanos, como é o caso da clamídia, também designada por psitacose.

Outras patologias comuns nesses papagaios são herpes, hepatite e distúrbios nervosos. Mas as doenças mais frequentes são a poliomavírus (hemorragia interna), e a pterotilomania (hábito de bicar a si mesma).

Espécies de cacatua: valor do filhote

Como dissemos, existem umas vintes espécies de catatuas e os preços de um filhote variam com a espécie. Descubra quais cuidados tomar e nossas dicas para escolher a raça certa.

Cacatua branca

Duas cacatuas completamente brancas

A cacatua branca (Cacatua alba) tem a plumagem e a grande crista completamente brancas, exceto o interior da crista, a parte inferior da cauda e o interior das asas, que são amarelas.

Um filhote de catatua branca custa entre 15 a 17 mil reais.

Galerita

Cacatua Galerita

A galerita ou cacatua de crista amarela (Cacatua galerita) é uma das maiores e mais comuns cacatuas australianas. Essa ave mede de 45 a 50 cm de comprimento e pesa 800 a 900 g. Um filhote de galerita custa em média 15 a 19 mil reais.

Cacatua moluca

Duas cacatuas molucas

Com 50 cm de comprimento, a cacatua moluca (Cacatua moluccensis) é a maior ave do gênero. Tem plumagem rosa-esbranquiçada com um toque de vermelho, amarelo claro sob as asas e uma grande crista que levanta quando se sente ameaçada para assustar o oponente. Por ser um animal relativamente raro e de origem indonésia, não encontramos este animal a venda no Brasil. Dentre alguns exemplares encontrados no Estados Unidos, o preço costuma variar entre mil a 2 mil dólares.

Cacatua negra

cacatua negra

A cacatua das palmeiras ou cacatua negra é uma ave de 50 a 70 cm de comprimento e pesa entre 500 g e 1 kg. Caracteriza-se por sua cor preta, incluindo bicos e pernas. Essas aves raras podem custar cerca de 16 a 35 mil dólares, dificilmente sendo visto a venda no Brasil.

Como cuidar de um filhote de cacatua

Duas cacatuas pousadas em galho

Evidentemente, para criar um filhote de um pássaro tão caro, é fundamental oferecer-lhes as melhores condições de vida em cativeiro, levando em conta que não é um animal adequado para principiantes.

Estrutura para o animal

A cacatua precisa de um ambiente totalmente equipado. Claro, ela precisa de poleiros sólidos, que devem ser de vários diâmetros. Esse cuidado é fundamental para limitar o risco de osteoartrose nos dedos.

Os galhos colhidos na natureza são poleiros perfeitos para esse pássaro, devendo ser colocados em alturas diferentes, longe o suficiente do comedouro e bebedouros.

Como alimentar

A cacatua precisa de um alimento bem balanceado e de qualidade. Existem bolinhos adequados para essas espécies. Muito bem dosados, podem representar quase 70% de sua dieta.

As sementes não são essenciais, pois tendem a engordar. Reserve-os como guloseimas. Você pode dar ao seu animal de estimação frutas e vegetais frescos.

Gaiola ideal

É necessário comprar um aviário ou uma grande e robusta gaiola de aço inoxidável que resista ao ataque de um bico poderoso. Escolha, então, um modelo suficientemente amplo, cujas dimensões devem ser adaptadas ao tamanho da catatua.

Por outro lado, lembre-se que materiais tóxicos para cacatuas, como chumbo e zinco, são proibidos.

Brinquedos

Quanto aos brinquedos a serem colocados no aviário, é necessário dedicar um pequeno orçamento a eles porque devem ser numerosos, variados, e é aconselhável substituí-los com muita frequência.

A cacatua gosta de aparafusar, desatarraxar, tirar botões, abrir mosquetões ou portas, desamarrar nós, brincar com miçangas de acrílico muito grandes (escolha apenas miçangas que ela não consegue engolir).

Uma ave magnífica!

Perfil de cacatua

A cacatua é um animal magnífico, mas que não suporta aborrecimento. Para o equilíbrio de sua saúde mental, portanto, ela deve estar sempre ocupada e deve passar muito tempo em companhia, senão manias e transtornos obsessivo-compulsivos o aguardam.

A socialização de uma cacatua, portanto, requer grande disponibilidade por parte do seu dono ou cuidador. Isso é absolutamente essencial para que sua adaptação à vida em cativeiro seja o mais tranquila possível.

Esta bela ave é exigente de forma excessiva em todos os níveis, especialmente se for um macho, e sua libido não é excepção. Portanto, é melhor criar um casal do que um único macho.

Evidentemente, pelo valor de um pássaro assim e os gastos que demanda, é condição fundamental comprá-lo de um criador sério que detenha todas as autorizações.

E você, tem mais alguma coisa que você gostaria de saber antes de procurar uma dessas no mercado? Deixe sua pergunta ou sua opinião nos comentários!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Dachshund arlequim: origem, características, preço e mais!

Dachshund arlequim: origem, características, preço e mais!

Popularmente conhecido como "salsichinha", o Dachshund arlequim é uma raça encantadora. Se quer saber tudo sobre ele, entre e confira!


Qual o preço do Schnauzer (mini, gigante e  standard)?

Qual o preço do Schnauzer (mini, gigante e standard)?

Quer saber o preço deste adorável cãozinho? O Schnauzer é um cachorro companheiro e guardião para a família! Veja aqui, tudo sobre o preço e custos da raça!


Criação de codorna: Guia completo para iniciar e ter lucro

Criação de codorna: Guia completo para iniciar e ter lucro

Saiba tudo que um criador precisa conhecer para poder ter uma avicultura de criação de codorna de sucesso.


Conheça o cachorro Rhodesian Ridgeback, o Leão-da-Rodésia!

Conheça o cachorro Rhodesian Ridgeback, o Leão-da-Rodésia!

Conheça tudo sobre essa raça conhecida como caçadora de leões, da alta performance combinado à sua personalidade dócil, cuidados e custos necessários.


Samoieda filhote: preço, personalidade, cuidados e mais!

Samoieda filhote: preço, personalidade, cuidados e mais!

Você conhece Samoieda? Se deseja saber sobre essa raça, reunimos nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre esse cachorro.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.