O que é um aquário jumbo? Peixes e modelos de aquário!

O que é um aquário jumbo? Peixes e modelos de aquário!

Abrigando grandes peixes, o aquário jumbo está conquistando os amantes de peixes. Quer saber como montar o seu e se divertir fazendo isso? Confira as dicas!


Aquário jumbo: tudo o que você precisa saber para começar

Aquário Jumbo

Um desafio para os amantes de peixes, o aquário jumbo vem ganhando muitos adeptos. O aquarismo vai além da montagem de um mero espaço para peixes. É a criação e a manutenção de um ecossistema propício ao bem-estar de peixes e outros animais marinhos. Tratando-se do aquário jumbo, toda a construção desse ecossistema torna-se mais desafiadora e prazerosa aos amantes do mundo marinho.

Principalmente para aqueles que admiram peixes ornamentais grandes, que podem transformar o aquário em uma verdadeira obra de arte. Descubra quais são as principais características e tipos de peixes do aquário jumbo e saiba como você pode começar o seu.

O que é o aquarismo jumbo?

Aquário Jumbo

Nada mais é do que a prática da construção de um aquário para peixes jumbos, que são peixes maiores de 20 cm. É um tipo de hobby que requer muitos cuidados, pois como está lidando com peixes grandes, é necessário pensar em tamanho, alimentação, filtragem, entre outros.

Modelos e tamanho de aquário necessário

Como mencionado anteriormente, esse aquário vai abrigar peixes maiores que 20 cm, ou seja, será necessário um espaço maior para eles se desenvolverem. O ideal é 2 m x 0,7 m x 0,7 m, respectivamente comprimento, largura e altura. Parece muito grande, mas é o apropriado para o tamanho das espécies que irão habitar o aquário.

Principais diferenças do aquário jumbo para o comum

Por causa do tamanho, o aquário deve ser muito planejado por quem o deseja. Suas dimensões são grandes e ele pode ter até 300 litros ou mais, dependendo do tamanho. O aquário jumbo também requer uma boa condição financeira do responsável, pois ele terá que se dedicar a manter um ambiente propício aos peixes que lá viverão.

Uma outra diferença interessante do aquário jumbo para o comum é a interação que você pode obter. Peixes em geral não interagem muito pelo aquário com seus observadores. No entanto, os peixes grandes tendem a oferecer uma interação maior, algo que chama a atenção daqueles interessados pelos animais aquáticos.

Como começar no aquarismo jumbo

Aquário Jumbo

Para quem se interessou pela criação desses grandes peixes, o aquarismo jumbo requer todo um preparo, principalmente na questão do espaço. Para começá-lo você deve saber algumas informações cruciais para não errar na sua construção e decoração

Estrutura necessária para montar um aquário jumbo

Como dito anteriormente, o ponto principal na construção de um aquário jumbo é ter o espaço adequado para alocá-lo. Além disso é necessário obedecer às medidas já faladas, ou até aumentando se necessário.

Se você quer investir em um aquário jumbo, é importante saber que terá que estar preparado financeiramente, pois são muitos os cuidados que ele deve ter. E, como ele vai abrigar grandes peixes, é importante reservar um espaço grande e adequado para ele.

Plantas para aquário jumbo

Para inserir plantas no aquário jumbo é necessário prestar muita atenção. Alguns dos peixes que irão habitar o aquário jumbo se alimentam de plantas, ou seja, o seu objeto de decoração pode acabar sendo destruído pelos próprios moradores. Por isso, deve-se pensar bem se vale a pena inserir plantas no aquário.

Além disso, um aquário com muitas plantas necessita de injeção de gás carbônico, algo que não combina com o aquário jumbo, pois ele não se dá bem com CO². Logo, o número de plantas deve ser reduzido.

Filtragem e iluminação são indispensáveis

O aquário jumbo precisa de alguns cuidados específicos como filtragem e iluminação adequadas. Os peixes jumbo são diferentes dos encontrados na maioria dos aquários em casa, pois eles são grandes e seu tratamento requer mais atenção.

Devido ao grande volume de defecação, o ideal para esse tipo de aquário é a utilização do filtro Sump, que traduzindo significa “fossa sanitária”. Na maioria das vezes, ele fica localizado na parte inferior do aquário, e é recomendado porque a água passa por várias etapas até ser enviada de volta e sua manutenção é fácil.

As espécies colocadas no aquário jumbo devem ser escolhidas e observadas com muito cuidado. A iluminação tem um papel fundamental nas rotinas desses peixes. Alguns vivem na superfície e estão acostumados com uma iluminação mais forte, ao contrário daqueles que vivem no fundo do aquário. Por isso é importante estudar sobre os hábitos dos seus peixes e descobrir a iluminação adequada, caso contrário o peixe pode ficar sob intenso estresse e não se alimentar corretamente.

Escolha dos peixes

Outro ponto importante no qual os novos criadores desse tipo de aquário devem se atentar é na escolha dos peixes. São inúmeras as espécies bonitas e interessantes que irão te chamar atenção. No entanto, é importante estudar sobre quais espécies são compatíveis umas com as outras, para que um peixe não ataque o outro.

Existem estratégias para ajudar os peixes a manterem uma certa distância ou evitar contatos frontais. Entretanto, o mais recomendável é escolher, corretamente, peixes que tenham um bom convívio.

Cuidados especiais com aquário jumbo

Aquário Jumbo

São diversos os tipos de peixes que podem ser criados em um aquário jumbo. Eles podem gostar tanto da superfície quanto das águas mais profundas, também podem vir da água doce e salgada. O ideal é não colocar peixes com hábitos muito divergentes, para que seja mais fácil criar um habitat favorável.

Saber a alimentação adequada é essencial

A maioria dos peixes jumbos são carnívoros, por isso costumam se alimentar com pequenos peixes e outros animais como camarões. No entanto, quando está fora do seu habitat natural, ele pode ser alimentado com rações específicas. Alguns peixes se alimentam no fundo do aquário, outros no meio. Por isso é importante prestar atenção.

Outra maneira de equilibrar a dieta desses gigantes é fornecer alimentos vivos e carnes. Pode ser crustáceos ou até pequenos peixes por exemplo. Mas, deve-se prestar atenção e equilibrar bem com a razão para que não falte nutrientes para esses seres marinhos. Outra forma de alimentá-los é fornecendo peito de frango em cubos ou outros tipos de carne.

Como evitar brigas entre os peixes do aquário jumbo

A maioria dos peixes jumbo são territorialistas. Logo, é muito provável que eles acabem brigando no aquário e ferindo o outro. Para isso não ocorrer existem algumas dicas que você pode implementar no seu aquário.

Além de escolher espécies compatíveis, você pode pegar uma sacola e uma pedra e montar uma distração para eles. Além de analisar qual peixe é compatível e qual não é, também deve-se prestar atenção em seus hábitos, principalmente os alimentares. Ao unir, por exemplo, dois peixes com os costumes de se alimentar um na superfície e o outro no fundo, você terá que fornecer duas alimentações diferentes.

Espécies de peixe para aquário jumbo

Como já mencionado anteriormente, são várias as espécies de grandes peixes que podem habitar o aquário jumbo. O mais importante é buscar peixes com características e hábito similares, para que o seu aquário não só fique bonito como com um ambiente saudável para os animais marinhos. Conheça alguns tipos de peixes ótimos para serem colocados no seu aquário jumbo.

Acará Jóia

Acará Jóia

Originário do continente africano, o Aracajá Jóia é membro da grande família dos Ciclídeos. É um peixe relativamente pequeno comparado aos outros peixes jumbo, podendo atingir de 13 cm a 15 cm na fase adulta.

O Aracajá Joia, que atualmente pode ser encontrado nas bacias hidrográficas africanas, tem uma expectativa de vida de cerca de 5 anos. É um peixe temperamental, logo, é importante ter certos obstáculos, como esconderijos, para diminuir sua agressividade.

Aruanã

Peixe aruanã

Esse peixe de corpo alongado e com boca grande, pertence à Família Osteoglossidae e pode ser encontrado na Bacia Amazônica e em Tocantins-Araguaia. Uma das suas principais características são suas grandes escamas que, na época de reprodução, adquirem uma cor avermelhada.

O Aruanã, que é um peixe carnívoro e tem a habilidade de respirar fora d’água, pode chegar a até 1 metro de comprimento e pode atingir até 5 kg em cativeiro. Esse peixe é muito conhecido em todo o mundo. Para o povo chinês ele é tido como símbolo de paz, sorte e prosperidade, além de ter muitas lendas indígenas sobre ele também.

Cascudo Leopardo

Peixe cascudo Leopardo

Originário da Bacia Amazônica, esse lindo peixe é muito dócil e útil para o seu aquário jumbo. Membro da Família Loricariidae, esse peixe adora tirar alga de cascalhos, vidros, plantas e troncos, algo muito útil para deixar seu aquário mais limpo.

O Cascudo Leopardo pode chegar até 45 cm na vida adulta e sua expectativa de vida é cerca de 12 anos. Além disso, esse lindo peixe não é violento e tem uma boa convivência, logo é uma ótima aquisição.

Peixe Boca de Jacaré

Peixe de boca de jacaré

Encontrado na América do Norte e Central, o peixe Boca de Jacaré também é conhecido como Peixe Agulha e ou Gar. Pertencente à família Lepisoteidae, eles se classificam em dois gêneros: Lepisosteus e Atractosteus. A principal diferença entre eles é o tamanho, sendo o Atractosteus o menor podendo atingir até 90 cm, embora o mais comum seja 60 cm.

O Boca de Jacaré é um peixe pacífico e, consequentemente, de boa convivência. Esse peixe carnívoro tem como principal característica sua boca muito similar à de um jacaré, e por isso é conhecido por esse nome. Além disso, ele também respira ar atmosférico, o que faz com que ele seja mais resistente a águas poluídas.

Ciclídeo jaguar

■Ciclídeo jaguar

Encontrado na América Central, esse peixe carnívoro pertence a grande família Cichlidae, e mede entre 35 cm à 55 cm com expectativa de vida de cerca de 8 anos. Devido ao seu comportamento agressivo e muito territorialista, o Ciclídeo Jaguar é um peixe de difícil convivência.

Em consequência de seu comportamento, é importante não ter peixes menores que ele no aquário, para que não virem presas. Uma dica importante é que quanto menor o espaço mais agressivo ele se torna, logo, é crucial um grande aquário para uma boa convivência

Tucunaré amarelo

Tucunaré amarelo

O Tucurané Amarelo, também membro da Família Cichlidae, é encontrado nas Bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins e em alguns lagos no Pantanal. Esse peixe é o mais conhecido das várias espécies de Tucurané existentes devido a linda cor amarela e vibrante presente em suas nadadeiras e em suas escamas.

Esse peixe jumbo pode chegar até 1 m, mas o mais comum é ficar entre os 30 cm e 50 cm, chegando a pesar até 8 kg. O Tucurané Amarelo é muito territorialista e caçador, logo, deve-se prestar atenção ao colocá-lo no aquário com determinados peixes.

Green terror

Green terror

Originário da América do sul, o Green Terror, membro da Família Cichlidae, pode ser encontrado desde a costa do Pacífico do Equador até o Rio Tumbes no Peru. Uma das suas principais características é a coloração intensa e vibrante nos tons verdes misturados com tons mais azulados. O Green terror pode chegar a medir 30 cm e sua expectativa de vida é de 8 anos.

Ao inserir o Green Terror no aquário jumbo, é importante selecionar bem as outras espécies, pois ele é um peixe territorialista e agressivo. O ideal é colocar peixes do mesmo tamanho ou maior, e se possível, membros da mesma família, para facilitar a convivência.

Red devil

Peixe red devil

Traduzindo para o português, o Diabo Vermelho é mais um peixe da grande Família Cichlidae. Esse bonito peixe pode ser encontrado nos lagos Nicarágua e Manágua, na América Central. Ele pode viver por cerca de 10 anos e, o mais comum, é medir 25 cm, podendo chegar a 35 cm.

Uma das principais características do Red Devil é sua extrema agressividade, o que o torna um peixe muito difícil de conviver. Para colocá-lo em um aquário comunitário é necessário que ele tenha, no mínimo mais de 1.000 litros. Outra dica para diminuir sua agressividade, é inserir obstáculos, como objetos de decoração, dificultando assim o contato visual.

Ituí-cavalo

Peixe Ituí cavalo

O Ituí Cavalo, também conhecido como Fantasma Negro, é um peixe da Família Apteronotidae encontrado em toda a América do Sul. Esse é um lindo peixe todo preto, com exceção apenas de uma mancha branca na cabeça que pode ir até a cauda.

Uma grande curiosidade do Ituí Cavalo é que ele utiliza um órgão elétrico e receptores por todo o corpo para encontrar e capturar sua presa. Isso ocorre pois o peixe é cego devido a uma pele que cobre seus olhos. Esse peixe negro pode chegar a 50 cm e vive cerca de 8 anos.

Bichir-de-cuvier

Peixe Bichir-de-cuvier

O Bichir-de-cuvier atende por muitos nomes como Bichir-cinza e Bichir-de-senegal. Esse peixe com formato de serpentina pertence à Família Polypteridae e pode ser encontrado em inúmeros países do continente africano.

Sua expectativa de vida é bem alta, podendo chegar a mais de 20 anos. O Bichir-de-cuvier pode chegar a 45cm, e é um peixe muito pacífico, sendo uma boa escolha para aquários comunitários. No entanto, ele deve ser colocado em um ambiente com peixes também pacíficos e do mesmo tamanho ou maior que ele, para não se tornarem presa dele.

Peixe Oscar Tigre

Peixe Oscar tigre

O Oscar Tigre é um peixe muito admirado pelos aquaristas em todo o mundo, sendo mais um membro da Família Cichlidae. Sua beleza encanta a todos, mas ele costuma ser criado por aquaristas mais profissionais devido ao seu difícil comportamento. Ele é um peixe agressivo e territorialista, logo é necessário atenção em escolher seus companheiros.

Com manchas irregulares pretas e laranjas, o Oscar Tigre pode atingir até 30 cm. Ele é originário da América do Sul e pode ser encontrado em países como Colômbia, Guiana Francesa, Peru e até no Rio Amazonas, aqui no Brasil.

Jacundá açu

Peixe Jacundá açu

Encontrado na América do Sul, o Jacundá Açu, também membro da Família Cichlidae, pode atingir até 40 cm e viver por mais de 10 anos. Esse peixe tem um comportamento muito difícil, pois pode ser muito agressivo. O ideal é mantê-lo com outros peixes territorialistas e agressivos, e de preferência, do mesmo tamanho ou maior

Acará Disco

Acará disco

Mais um peixe da Família Cichlidae, o Acará Disco pode ser encontrado na América do Sul, principalmente na Bacia Amazônica. Podendo viver cerca de 8 anos ou mais, o colorido Acará Disco pode medir até 25 cm, sendo o mais comum 15 cm.

O Acará Disco é um peixe muito pacífico, mas também é gregário. Isso significa que ele vive em pequenos grupos com uma forte hierarquia, logo, ao inseri-lo no aquário é importante colocar mais de 5 deles. Além disso, ele não pode ser colocado com outros peixes agressivos, pois pode ser ferido.

Labeo Bicolor

Labeo Bicolor

O Labeo Bicolor também é conhecido como Tubarão Bicolor ou Tubarão de Cauda Vermelha e pertence à família Cyprinidae. Esse peixe é originário da Ásia, no entanto, ele é considerado extinto na natureza, sendo criado em cativeiro para preservar a espécie.

Esse peixe é relativamente pequeno quando comparado a outros peixes jumbo. Ele mede cerca de 10 cm, podendo chegar a até 15 cm. O Labeo Bicolor é um peixe pacífico, no entanto, deve-se prestar atenção, pois quando se trata de peixes da mesma espécie, ele é territorialista e agressivo

Aquário jumbo: o novo queridinho dos amantes dos peixes

Aquário jumbo com um barco dentro

Esse lindo e complexo aquário vem encantando a todos. Além de ser um hobby divertido, ele também é uma ótima decoração para sua casa ou seu negócio. Para começar a desenvolver um aquário jumbo é importante estudar não só as espécies de peixes, mas também a estrutura do seu aquário, o tipo de alimentação dos peixes, os filtros adequados e os tipos de substrato.

Saber tudo isso é importante não só para fazer um trabalho bem feito, mas também para saber quanto você irá gastar e se está disposto a isso. O aquário jumbo é algo único e valioso e por isso vale muito a pena!

Autor deste artigo

Olá!!
Meu nome é Thulany Dhara, sou jornalista e amante de animais. No momento tenho uma gatinha, chamada Kesha(sim, amo nomes artísticos), um buldogue francês chamado Eros e uma linda dobermann chamada Nala. Eles são os amores da minha vida e quando não estou com eles, estou montando quebra cabeça sobre animais também haha.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.