Lagartixa é perigosa ou transmite algum tipo de doença?

Lagartixa é perigosa ou transmite algum tipo de doença?

Comum dentro de casa, a lagartixa não é venenosa e muito menos perigosa. Inclusive, ter lagartixas em casa pode ser bom para você! Saiba tudo neste artigo!


As lagartixas são venenosas?

lagartixa

A lagartixa costuma ser encontrada no mundo todo e, com bastante frequência, nas nossas casas. Às vezes, são consideradas venenosas e são muito mal compreendidas por muitas famílias.

Apesar do aspecto viscoso, sendo esse o motivo de algumas pessoas acharem que é venenoso, esse bichinho é inofensivo a nós seres humanos e pode até nos beneficiar com sua companhia dentro de casa. Interessante não?

De “vilão” a controlador de pragas, nesse artigo você irá conhecer mais sobre a lagartixa doméstica. Desde informações, como se ela é perigosa, transmite doenças, se é venenosa, o que come e até mais algumas curiosidades a respeito da lagartixa!

Lagartixa é perigosa?

lagartixa

Por falta de conhecimento, muitas das pessoas acreditam que as lagartixas possam secretar algum tipo de veneno como os sapos, porém não é uma afirmação verdadeira. Mas atenção! Não ser um animal venenoso, não significa que não possa ser perigosa. As lagartixas podem transmitir doenças para os humanos.

A lagartixa possui veneno?

Não, é um mito popular errado pois a lagartixa doméstica não possui veneno e até hoje não foi encontrada nenhuma espécie de lagartixa ou lagarto que seja venenosa. Em geral, as lagartixas não oferecem nenhum risco aos seres humanos, pois são animais muito tímidos e costumam fugir quando tem um contato próximo.

Lagartixa transmite doença?

Sim meu caro amigo, infelizmente as pequenas lagartixas podem transmitir doenças para os humanos. Os répteis são portadores comuns da salmonella e isso não é diferente em relação às lagartixas. Portanto é sempre importante lavar bem as mãos se for manusear uma delas, e também lavar bem todas as frutas e verduras que forem comer, caso alguma lagartixa tenha passeado pelos alimentos.

Outra doença comum que a lagartixa transmite é a Platinosomose, conhecida popularmente como doença da lagartixa. Essa doença é transmitida aos gatos que morderam ou comeram uma lagartixa que possua essa bactéria.

Quando contaminados os gatos podem apresentar os seguintes sintomas:

• Fezes amareladas
• Vômito
• Perda de peso
• Sonolência
• Diarreia

Esse parasita ataca diretamente o fígado, pâncreas e intestino do gato, podendo gerar graves problemas na sua saúde. Para ter um diagnóstico definitivo, é preciso a detecção de ovos nas fezes do felino.

Lagartixa transmite cobreiro?

O cobreiro é um vírus que não tem nenhuma relação com as lagartixas. Este vírus que pode ficar adormecido durante muitos anos até o portador ficar adulto, normalmente se desenvolve no corpo devido a baixa resposta do sistema imunológico da pessoa contaminada.

Durante muitos anos houve relatos de pessoas associando a doença causada por esse vírus, que na verdade se chama Herpes-Zóster, com a presença das lagartixas dentro de casa. Contudo, a lagartixa não transmite cobreiro!

Informações gerais da lagartixa: como é a lagartixa?

lagartixa


Você sabia que as lagartixas não possuem pele e sim minúsculas escamas? Se você achou essa informação, interessante continue lendo para saber mais curiosidades e características das lagartixas.

Vida e reprodução da lagartixa

A média de vida da lagartixa é de 10 anos, variando muito de local e espécies. A espécie mais comum encontrada dentro das casas é a Lagartixa-doméstica-tropical ou Lagartixa-de-parede e ela pode chegar até 10 cm de comprimento.

Presentes praticamente no mundo todo, com exceção dos lugares com o clima muito frio, as lagartixas possuem hábitos noturnos, se escondendo durante o dia entre rachaduras, buracos na parede, no forro, onde coloca e protege também seus ovos. Ela pode conceber 2 ninhadas por ano com até 4 ovos em cada uma delas.

Alimentação da lagartixa, o que elas comem?

Um predador nato, inofensivo aos humanos, caçadora implacável de insetos! A lagartixa consegue contribuir beneficamente para o ecossistema doméstico, quando o clima fica mais ameno, a lagartixa sai de sua toca e fica próxima a fontes de calor, como as lâmpadas. Dessa forma, estará perto da maior concentração dos seus alimentos preferidos: os pequenos insetos!

Além de oferecer risco mínimo à saúde do ser humano, as lagartixas ainda caçam e comem os insetos que possam trazer riscos à nossa saúde, como as aranhas e os escorpiões.

Os alimentos preferidos das lagartixas são:

• Moscas
• Mosquitos
• Aranhas
• Baratas
• Pequenos insetos
• Pequenos escorpiões

Comportamento entre espécies

Uma curiosidade muito legal a respeito do comportamento das lagartixas, é que elas conseguem se comunicar de um jeito muito singular com outras lagartixas da mesma espécie. Elas fazem movimentos padronizados e ritmados e em algumas espécies é possível a mudança de cor de acordo com o temperamento.

Além do mais, um fato curioso é a diferenciação de uma lagartixa macho de uma fêmea Pois é, o macho possui manchas escuras sobre o corpo e a fêmea listras cruzando por todo ele.

Curiosidades sobre a lagartixa

pata de lagartixa


A lagartixa possui outras duas habilidades que são muito conhecidas e geram sempre surpresas nas pessoas, você sabe quais são?

Habilidade de regenerar um membro amputado

Quando encurralada por um predador, a lagartixa tem a habilidade de torcer uma vértebra de sua cauda, forçando a fratura, que não gera nenhuma dor para ela. Assim que a cauda se desprende do resto do corpo, ela continua se movimentando, pois impulsos elétricos ainda estão trabalhando para isso.

Aproveitando o foco do predador na cauda, a lagartixa tem tempo suficiente para poder fugir. Esse processo de auto amputação se chama Autonomia e o tempo para crescer uma cauda nova é de até 3 semanas.

Como a lagartixa consegue ficar de ponta cabeça?

As lagartixas só conseguem isso por causa da física. Antes, acreditava-se que as lagartixas tinham ventosas nas patas, ou que existia uma substância pegajosa. Porém, em 1960, um cientista alemão chamado Uwe Hiller deduziu que a habilidade em se manter na parede estava relacionada a uma força de atração e repulsão entre as moléculas da pata da lagartixa e a parede. Apesar disso, a teoria deste cientista apenas seria comprovada quarenta anos depois.

Nas patas das lagartixas, existem milhoẽs de pelinhos chamados de setae, e quando a lagartixa se movimenta e vai tocar a pata na parede, esses pelinhos que são microscópicos e tem as pontas bem finas, geram um deslocamento de elétrons, gerando uma força de atração que a mantém na parede, essa força de atração é conhecida na física como Força Intermolecular de Van der Waals.

Contribuições da lagartixa para a ciência

As lagartixas também inspiraram a criação de adesivos e ventosas, e mais recentemente, um curativo interno que é usado em cirurgias e também em ferimentos na parte interna do corpo. Esse curativo possui uma estrutura muito parecida com aquela que torna as lagartixas aderentes às superfícies.

Como evitar o aparecimento de lagartixa em casa?

Caso depois de todas essas informações você acredite que mesmo assim as lagartixas não são as companhias que você quer ter em casa, é possível controlar o aparecimento dela seguindo alguns processos simples. Por exemplo, a limpeza de locais onde exista a concentração de insetos, como cantos altos de parede, onde é possível encontrar pequenas teias de aranha.

Que incrível é a lagartixa e suas habilidades únicas!

lagartixa

Com feições amigáveis e parecendo sempre estar sorrindo, a lagartixa está sempre por perto e nos surpreendendo. Agora você pode explicar para os amigos e familiares que não é preciso ter medo nem fazer mal a esse bichinho.

Compartilhe com mais pessoas que se interessam por esse assunto e juntos vamos contribuir para espalhar o conhecimento!

Artigos relacionados


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Confira aqui como acontece o crescimento do Shih Tzu, no tamanho e no peso, do primeiro mês até a fase adulta, além dos cuidados com a raça.


Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

A surucucu pico-de-jaca é uma cobra enorme e com um poderoso veneno que pode matar rapidamente. Veja aqui características marcantes desta espécie.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.