Melhores cães de guarda: 30 raças de grande, médio e pequeno porte!

Melhores cães de guarda: 30 raças de grande, médio e pequeno porte!

Será que você conhece quais são os melhores cães de guarda para proteger o seu lar? Venha descobrir!


Como escolher o melhor cão de guarda!

Cão de guarda deitado

Os cães de guarda são treinados para proteger a sua família contra pessoas ou animais que não deveriam estar lá. Não necessariamente um cão de guarda será agressivo. A sua principal característica é alertar as pessoas em sua casa sobre os problemas que estão chegando.

Entretanto, eles podem ser treinados para atacar e morder se o dono mandar. Tudo vai depender da criação. Isso não significa que eles não possam ser amorosos, leais, carinhosos e brincalhões. Muitos deles apresentam comportamento extremamente doce e generoso com a sua família.

Dessa forma, vamos entender quais são os melhores cães de guarda, como eles se comportam em situações de atenção, alerta, perigo, além de entender sobre a sua personalidade e hábitos gerais com estranhos. Vamos lá!

Os melhores cães de guarda de grande porte

Existem diversas raças de cães que podem ser ótimos na guarda da sua casa e ainda alertar e proteger a sua família contra problemas no momento. Vamos conhecer quais são eles!

Dobermann

Cão de guarda Dobermann em pé

O Dobermann é um cão muito conhecido no Brasil. Sua composição genética e músculos são bastante fortes, como é perceptível em suas atitudes. Eles são robustos, mas também muito flexíveis, o que lhes dá uma vantagem em proteção e segurança, proporcionando resistência e força para agir como cães de guarda.

Esses cães incríveis estão entre os cinco primeiros em inteligência e são muito conhecidos por sua facilidade de treinamento e obediência. Eles são considerados até “atletas” e apresentam uma mordida bem forte, sendo a sua principal defesa.

Bulmastife

Cão de guarda Bulmastife em pé

Bulmastifes são excelentes cães de guarda, pois antigamente eram caçadores. Como foram criados para serem cães de guarda silenciosos, eles normalmente não latem muito. Esses cães são de raça protetora que se colocaria em perigo para proteger sua família, portanto, são cães intimidados, porém sociáveis.

A adaptação é essencial para que eles não suspeitem de todos os estranhos. Com a socialização adequada, eles podem aprender quais comportamentos distinguem um intruso de um estranho amigável. Por isso, é importante antes de trazer um Bulmastife para sua casa, conversar com seus vizinhos e apresentar seu cão.

Schnauzer gigante

Cão de guarda Schnauzers gigante

Mesmo os Schnauzers gigantes são uma graça! Com sua energia e inteligência, não há fim para as tarefas que eles podem realizar. Originalmente criados para serem trabalhadores versáteis, eles eram usados principalmente para conduzir o gado da fazenda ao mercado, para transportar carrinhos e para proteger a fazenda e a família.

Para eles, o trabalho mais importante é proteger o lar e a família. Apresentam comportamento profundamente leal e são bem territorialistas. Esta não é uma daquelas raças despreocupadas que saúdam todos as pessoas abanando o rabo. Mas nada que um treinamento não possa adaptá-lo.

Pastor alemão

Cão de guarda Pastor alemão

Pastor alemão é uma das raças mais utilizadas no Brasil como cães de guarda. Dóceis e adoráveis, esses cães são conhecidos por serem inteligentes, e às vezes, protetores demais. Eles também são corajosos, por isso estão sempre prestando atenção em tudo.

Portanto, você precisa treiná-lo se quiser que ele fique mais sério e agressivo com estranhos. Geralmente seu instrumento principal são latidos fortes e olhar intenso. E um ótimo benefício é que não costumam sair por aí mordendo qualquer um.

Rottweiler

Cão de guarda Rottweiler

Muitas vezes, as palavras "cão de guarda" provocam em algumas pessoas a imagem de um Rottweiler rosnando e latindo para estranhos inocentes, ameaçando-os para mantê-los à distância. Mas não é bem assim que eles se comportam.

Essa raça é naturalmente protetora de suas famílias, consistente, e se forem devidamente socializados e treinados, sua atitude com estranhos que não representam uma ameaça é de indiferença. Com isso, ele se tornou um ótimo cão de guarda. Sempre treine o seu Rottweiler com constância, mostrando quem é o perigo e quem não é.

Fila brasileiro

Cão de guarda Fila Brasileiro

O Fila brasileiro é um ótimo cão de guarda de família, pois é uma boa companhia para seus donos e pessoas que eles conhecem. Entretanto, são conhecidos por não gostar de estranhos. Eles geralmente foram cães de plantação e pastoreio, então estão acostumados a ter muito espaço para correr.

Assim, forneça espaço e treinamentos desde filhote, pois ele não se adapta bem em apartamentos pequenos ou casas movimentadas com crianças. São cães mais silenciosos, ficam muito satisfeitos por ficar por aí e vigiando a propriedade. Ofereça sempre muitos exercícios para que não fiquem frustrados e excessivamente agressivos.

Dogue alemão

Cão de guarda Dogue alemão

O Dogue alemão é considerado umas das raças mas inteligentes de cães de guarda. Não necessitam de muitos exercícios e ficam bem em ambientes mais silenciosos. Além disso, apresentam forte instinto de proteção, sendo ótimos cães de guarda, pois desconfiam de estranhos com facilidade.

A sua principal característica é latir muito quando algo está incomodando a sua paz e seria interessante ele possuir treinamento desde cedo, porque apresenta níveis de obediência mediana. Assim, o respeito precisa ser recíproco entre vocês, para que não criem atritos em longo prazo.

Akita inu

Cão de guarda Akita Inu

Criado para guardar a realeza e a nobreza no Japão, esta raça é corajosa e alerta, desconfiando naturalmente de estranhos. Os Akitas zelarão por você e sua família o tempo todo, por isso são ótimos para vigiar a sua casa. Com isso, eles levam esta tarefa a sério e normalmente executarão seu dever de guarda com pouco (ou nenhum) treinamento.

Este cão exigirá apenas treinamentos de obediência. Como acontece com todos os cães, será necessária uma socialização adequada para ajudar a prevenir o distanciamento ou agressão desnecessárias.

Pastor belga

Cão de guarda Pastor belga

Os Pastores belgas são alertas, dedicados e protetores. Eles também são muito sensíveis e afetuosos, e podem ser excelentes companheiros de família. Assim, eles precisam de muito exercício e estímulo mental para permanecerem felizes e realizados.

Um cão entediado pode rapidamente se tornar um cão destrutivo. Eles precisam de espaço para correr e um pátio cercado de forma segura. Com isso, ofereça treinamentos desde filhote, para que ele já cresça com uma mentalidade de guarda e já saiba proteger a sua casa desde cedo.

Pastor-do-cáucaso

Cão de guarda Pastor-do-cáucaso

O Pastor-do-cáucaso é um cão obstinado, leal e destemido. É considerado um cão de guarda sensacional, por isso é bastante usado em grandes propriedades perigosas, como prisões e são treinados por militares. Apesar de ser muito afetuoso, esta raça não se apresenta como um animal de estimação de família.

Ele irá proteger quem ele acredita ser sua família (incluindo crianças, outros cães e até gatos), mas irá atacar todas as outras pessoas, incluindo amigos que não sejam muito próximos. Com isso, ele é geralmente destinado para pessoas que já apresentam experiência com cães de guarda, que podem dedicar muito tempo a treinar e socializar esta raça poderosa.

Dogo argentino

Cão de guarda Dogo Argentino

De acordo com treinadores profissionais de cães, Dogos argentinos pontuam em nota medianas em termos de habilidade de cão de guarda. Essa raça gosta de latir e alertará seus donos quando um intruso estiver presente. É moderadamente protetor de sua família e geralmente são considerados bons vigias.

Eles não apenas têm grande coragem, mas seus sentidos também os tornam altamente inteligentes. Seu olfato é bem desenvolvido e seu sentido de audição aguçado, podendo, inclusive, alertar sua família sobre invasores apenas com base nela. Além disso, apresentam agilidade, impulso de caça e são silenciosos e espertos.

Dogue canário

Cão de guarda Dogue canário

Os Dogues canários são animais fiéis ao dono, o que instiga ainda mais o seu instinto de proteção e alerta à perigos na casa. Eles literalmente dariam a sua vida pela sua família, por isso são muito usados como cães de guarda. Os donos constroem relações tão fortes com seus Dogues canários, que ficam literalmente devotos, um para outro.

Além disso, apresentam comportamento dócil com a família. São animais que precisam de donos experientes, porque apresentam temperamento e personalidade forte, além de grande instinto de caça. Após treinamentos e estabelecimento de confiança entre vocês, com certeza você terá um melhor amigo por muito tempo.

Rhodesian ridgeback

Cão de guarda Rhodesian ridgeback

Originalmente criado para caçar leões, o Rhodesian ridgeback é um incrível cão de guarda. Com um impulso de querer sempre estar alertas, pegar presas, e são enérgicos, eles gostam de ser treinados e dedicam tempo às suas necessidades diárias de exercícios. São bastante obedientes e inteligentes.

Com isso, nunca deixe com que ele caia no tédio, pois isso geralmente leva à desobediência - o que não é bom quando seu cachorro é tão grande quanto ele - mas eles são companheiros amorosos e leais na medida certa. Você vai se apaixonar!

Cane corso

Cão de guarda Cane corso

Os Cane corsos são cães grandes com aparência digna e majestosa. Possuem uma aparência, por vezes, intimidadora e hipnotizante, e são criados para serem tutelados. Os Cane corsos são conhecidos há muito tempo como cachorros durões e trabalhadores que apresentam um comportamento muito obediente.

Antigamente eram usados para rastreamento, farejamento e caça, como ir atrás de porcos selvagens. Eles residiam em fazendas, onde serviam como guardas não apenas para seus donos humanos, mas também para o gado. Por isso, vigiar é uma atividade natural para ele.

Boxer

Cão de guarda Boxer

Os Boxers são considerados de guarda há muito tempo, pelos seus instintos aguçados e inteligência. Ficar cara a cara com um Boxer pela primeira vez pode ser bastante intimidante, o que é uma ótima notícia se você está procurando um cão de guarda eficaz.

Conhecida por ficar de pé nas patas traseiras e 'boxear' com as patas dianteiras, esta raça exigirá sua atenção e carinho. Eles são companheiros leais com necessidades mínimas de cuidados pessoais, mas seus níveis de energia são altíssimos, então prepare-se para muitas corridas e muitos exercícios de treinamento.

Mastim inglês

Cão de guarda Mastim inglês

O Mastim inglês é um cão muito grande e com aparência que, por vezes, gera receio nas pessoas. Entretanto, ele é um cão doméstico e não foi feito exatamente para ser cão de guarda, portanto se sua intenção é ter um cachorro que seja agressivo e sério, ele não seria a melhor opção. Mas, com os laços formados entre vocês, eles protegerão sua família em uma linha tênue de cão de vigia.

Frequentemente, eles latem e deixam as pessoas saberem que não são aceitas. Depois de aceitar o convidado, há boas chances de que ele também aceite e goste da presença. Com isso, eles são muito gentis e bastante tolerantes, além de serem obedientes e enérgicos.

Boiadeiro-australiano

Cão de guarda Boiadeiro-australiano

O Boiadeiro-australiano é um cão leal e bem corajoso que foi desenvolvido para ser trabalhador e obediente. Classificado como uma das raças mais inteligentes, esse cão adora aprender novas habilidades, mas pode ter uma veia independente.


Além de agilidade, instinto avançado, habilidades de pastoreio e treinamento avançado, apresentam um impressionante nível de energia e direção tornando-os companheiros ideais para uma família com um estilo de vida ativo. Não são muito agressivos, mas apresentam tendência para morder ou beliscar, portanto a raça pode não ser adequada para lares com crianças.

Cão da serra da estrela

Cão de guarda Cão da serra da estrela

O Cão da serra da estrela é um cão de raça pura de Portugal, não sendo frequente no Brasil. O seu comportamento é bastante corajoso, protetor e leal, sendo ótimos para serem criados como cão de vigia, apesar de alguns já terem sido usados como cães de resgate também. Além disso, são bem devotos e afetuosos, lidando muito bem com crianças.

Isso os torna perfeitos para duas situações: guarda e companhia. Eles amam o contato humano, e não são uma raça exigente. O instinto de guarda é forte e por isso a raça pode ser barulhenta, algo que pode ser considerado uma desvantagem, mas pode ser controlado com treinamentos para que não se tornem cães teimosos.

Pastor-belga-malinois

Cão de guarda Pastor-belga-malinois

Como a maioria das raças de pastoreio, os Pastores-belga-malinois têm um forte impulso de caça e estão interessados em objetos em movimento. Essa característica pode levar a perseguir pequenos animais, pássaros e até crianças, motos e outros veículos e, portanto, deve ser direcionada para atividades aceitáveis por meio do adestramento canino.

A socialização e o treinamento de obediência devem acontecer desde cedo. Esses Pastores são altamente inteligentes, atléticos e extremamente dedicados. Precisam estar ativamente envolvidos com a família, tanto mental quanto fisicamente. Exercícios, de preferência ao lado do dono, é fundamental para a felicidade da raça, porque são bem sensíveis e amorosos.

Os melhores cães de guarda de médio porte

A seguir, vamos saber quem são os cães de médio porte que também são usados como guarda. A maioria são bem inteligentes e afetuosos. Vamos conhecer seu comportamento, e analisar se eles iriam se dar bem você!

American Staffordshire Terrier

Cão de guarda American staffordshire terrier

Os cães da raça American Staffordshire Terrier são muito leais às suas famílias e são cachorros que costumam se dar bem com crianças. São conhecidos como cães trabalhadores e obedientes. Fazem uma boa mescla entre ser amável, protegendo sua família, e corajoso, desconfiando de estranhos.

Sendo assim, esses cães não são agressivos a menos que sejam provocados. Por isso a socialização e o treinamento precoce podem ajudá-los a ser amigáveis com estranhos e outros animais. Esta raça se beneficiará com um treinamento firme e dedicado para moderar sua tendência à guarda, além de terem rápido aprendizado pelo método de recompensa positiva.

Chow-chow

Cão de guarda Chow-chow

Chow-chows podem ser super afetuosos com a família, mas não se deixe enganar por seu exterior fofinho e peludo. Eles são, na verdade, ótimos cães de caça e guarda que existem desde sempre. Apresenta genes para agressividade, mas com treinamento adequado, ele se torna apenas cão de vigia, tirando o intuito de morder ou agredir desconhecidos.

Esta raça também é extremamente leal, muito independente e de baixa manutenção, o que os torna uma excelente escolha se você está procurando um companheiro fofo que também funcione como segurança para a sua casa.

Bull Terrier

Cão de guarda Bull Terrier

Bull terriers são muito protetores não somente com sua família, mas também com sua comida e brinquedos e seu território. Por isso, são excelentes cães de guarda. Sua estrutura musculosa e latido alto intimidarão os possíveis intrusos. Eles também se tornarão agressivos se sentirem que alguém está ameaçando a ele ou a sua casa.

Entretanto, esse seu lado aparecerá somente quando necessário, por isso não é uma característica muito encorajada entre as famílias. Dessa forma, os Bull Terriers são cães enérgicos e precisam de muito exercício para garantir que o excesso de energia não resulte em comportamentos indesejáveis e destrutivos.

Border Collie

Cão de guarda Border collie

Os Border Collies tendem a se relacionar muito intimamente com as pessoas de sua família, mas mesmo com uma socialização adequada, eles costumam ser reservados com estranhos. Eles são uma raça que literalmente usam a voz livremente - eles latem quando estão animados, entediados, estressados, com medo ou brincando.

Portanto, se um estranho se aproximar, é provável que seu Border Collie latirá para alertá-lo. No entanto, será seu trabalho assumir as rédeas da situação. Após essa atitude, eles se tornam submissos ao seu comando. Caso você não faça nada, há uma grande probabilidade de eles passarem de latidos para ataques. Por isso, é de grande responsabilidade você treiná-lo desde cedo para que ele sempre interaja com sucesso.

American Pit Bull Terrier

Cão de guarda American pit bull terrier

Esta raça não é para qualquer um, especialmente para aqueles que não estão dispostos a investir tempo em treinamento e não podem ou não querem fornecer orientação firme e consistente para que o Pit Bull Terrier aja como cão de guarda. Quando criado com a devida socialização, ele é um excelente companheiro para as crianças.

Além disso, ele é carinhoso e gentil com as pessoas e precisa de adestramento, pois pode ser um péssimo cão de guarda por causa de sua ansiedade quando chegam novas pessoas em sua casa. Dessa forma, Os Pit Bull Terriers são devotos e leais à família e extremamente inteligentes, aprendendo comandos e truques com facilidade.

Thai Ridgeback

Cão de guarda Thai Ridgeback

Como uma raça vigilante, eles são naturalmente protetores de sua casa e podem ser reservados e desconfiados com estranhos. Entretanto, são muito amorosos, então caso esse cão não seja bem criado e devidamente socializado, ele pode ser um animal de estimação leal e carinhoso ao invés de cão de guarda.

Dessa forma, o Thai Ridgeback precisará de um dono paciente, consistente e experiente com um bom conhecimento do comportamento canino. Eles são inteligentes e apresentam habilidades para saltos e ataques. Por isso, caso você esteja querendo adquirir esse cão, ofereça o devido treinamento, porque conseguem aprender comandos com facilidade.

Shar-pei

Cão de guarda Shar-pei

Muitas pessoas não levam o Shar-pei a sério, por possuírem todas aquelas rugas que são consideradas fofas e uma carinha bem amigável. Entretanto, o Shar-pei é um cão de proteção familiar bem sério e um ótimo cão de guarda.

Eles foram criados para ser o cão de fazenda versátil, correndo e organizando a propriedade, bem como protegendo rebanhos e matando invasores. Hoje, eles ainda têm um forte desejo de proteger sua família e podem ser agressivos com estranhos que entram em sua casa.

Os melhores cães de guarda de pequeno porte

Sim, por incrível que pareça os cães de pequeno porte podem ser ótimos cães de guarda. Como o próprio ditado diz: tamanho não é documento, não é mesmo? Vamos conhecer essas ferinhas e suas principais características que o fazem assumir o papel de guarda!

Chihuahua

Cão de guarda Chihuahua

Os Chihuahuas, em particular, são uma raça brilhante e, por sua vez, fáceis de treinar para a obediência. Por serem leais e animados, os chihuahuas são ótimos cães de guarda. Eles são uma raça leal, portanto, se alguém se aproximar de sua casa ou quiser se intrometer, seu Chihuahua vai garantir que todos saibam disso.

Além disso, caso queira intensificar essa postura, ofereça treinamentos desde cedo para que ele acostume com essas situações. Quando os Chihuahuas são tratados com respeito, eles formam animais domésticos leais, amigáveis e companheiros.

Pinscher

Cão de guarda Pinscher

Os Pinschers possuem o instinto natural de desconfiança. Com o treinamento adequado, ele pode ser um excelente cão de guarda para sua casa. Apresenta comportamento destemido, e até possessivo com a sua família. Dessa forma, seus instintos protetores são bem aguçados e estão prontos para a briga em qualquer momento.

Por mais que sejam pequenos, fazem muito barulho, alertando a sua família de perigos e não tem medo de morder. Por isso, acostume o seu Pinscher com amigos e familiares quando forem te visitar, pois eles podem estar abanando o rabo em um momento e querendo te morder 5 minutos mais tarde.

Shiba Inu

Cão de guarda Shiba inu

Os Shiba Inus não foram criados e treinados para serem cães de guarda, e sim para caçar pássaros e outros pequenos animais. Então, proteger seu dono de um intruso humano simplesmente não é seu ponto forte. Entretanto, com treinamento desde cedo, você pode adaptá-lo para que se torne mais desconfiado e corajoso.

Poodle

Cão de guarda Poodle

Essa raça é extremamente amorosa, devota e leal às suas famílias. Por mais que não possuam genes agressivos, eles podem se tornar teimosos e combativos. Adoram discordar de tudo que não faz bem à sua família.

Sendo assim, apresentam grande postura protetora, sempre alertando sua casa com latidos e fazendo barulho, além de rosnarem muito também. Por isso, ofereça bons treinamentos se quiser transformá-lo em um cão de guarda eficiente.

Já está querendo um cão de guarda para te proteger, não é?

Cão de guarda

A característica em comum em todo cão de guarda é o instinto de proteção e a inteligência. A grande maioria já apresenta esses comportamentos pois eles são passados de geração em geração. Além disso, precisam ser obedientes e estabelecer conexões de confiança e respeito com o dono e isso precisa partir de você.

Por isso, sempre opte por cães de guarda se você tiver tempo para se dedicar a ele, treinando-o e oferecendo boa qualidade de vida. Assim, com certeza, ele fará de tudo por você. Essa relação precisa ser recíproca, pois além de proteger a sua família, ele oferece lealdade e amor.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.