Como adestrar cachorro filhote em casa? Veja dicas importantes!

Como adestrar cachorro filhote em casa? Veja dicas importantes!

Você sabe como adestrar cachorro filhote? Veja aqui dicas de como ajudar o seu amiguinho a se adaptar à uma rotina com um bom treinamento.


Quer saber como adestrar cachorro filhote?

Mulher em parque adestrando cachorro

Saber como adestrar cachorro filhote é o sonho de qualquer criador de cachorro, e quem tenta sabe que não é uma tarefa fácil. Adestrar um cão ainda filhote é uma excelente oportunidade de você já criar o pet com todas as regras que você precisa que ele aprenda, e quando adulto a convivência tende a ser muito mais harmoniosa.

No entanto, o processo de adestramento para filhotes é algo que exige muita prática, energia e principalmente paciência, já que nem sempre eles estão focados no aprendizado, achando que o que você faz é uma brincadeira.

A seguir vamos trazer dicas de como adestrar o seu cãozinho da melhor forma, garantindo o seu aprendizado e também que será um processo feito sem colocar em risco a sua saúde. Sabendo como adestrar corretamente, certamente você vai ter um companheiro bastante educado, ainda que brincalhão, como costuma ser.

Importância de adestrar o cachorro filhote

Filhote em pé de adestrador

Saber o porquê de adestrar um cachorro é também entender quais são os limites que você precisa impor. Alguns especialistas falam que um cachorro filhote se assemelha muito a uma criança, e tal qual, devemos ensinar coisas positivas, até mesmo para o seu crescimento sadio.

Assim, fica mais fácil entender o caminho de como adestrar cachorro filhote, e as consequências que isso traz para todos os envolvidos.

Promove a sociabilização do cachorro

Cachorros são animais que convivem em sociedade com outras pessoas e também com outros cachorros. Mas o fato de saber como adestrar cachorro filhote é um detalhe que faz toda a diferença e que ajuda na convivência posteriormente, sem que ele se mostre agressivo no contato com outras pessoas ou animais.

Corrige comportamentos inadequados

Quando se sabe como adestrar cachorro filhote corretamente é possível eliminar alguns comportamentos inadequados logo de início, evitando que ele tenha o mesmo comportamento quando já crescido. Saber ficar sozinho em um ambiente ou como se portar diante de visitas é um dos exemplos que podem ser dados.

Melhora a relação do filhote com a família

Partindo de um trabalho bem feito, um cachorro filhote adestrado consegue conviver bem com todo o corpo familiar. Do contrário, sem as técnicas de como adestrar cachorro filhote, ele pode fazer muita bagunça ou até oferecer riscos para outras pessoas dentro de casa, já que ele não vai ter nenhum senso de hierarquia.

Ajuda na obediência

Todos querem ter um cachorro obediente, mas isso só é possível através de muito trabalho e de quais foram as técnicas de como adestrar cachorro filhote que você utilizou. Sem isso é possível que ele seja arredio por toda a vida, e acredite, quanto mais velho ficar mais rabugento vai ser.

Como educar cachorro filhote: passos iniciais

Homem adestrando cachorro

Saber como adestrar cachorro filhote exige de você paciência e planejamento de atividades ou tarefas que sejam importantes nesse contexto. É preciso saber por onde começar, para que então você consiga pensar no passo a passo de como conquistar a atenção e o respeito do seu amiguinho pet.

A seguir, citamos alguns passos iniciais que vão te ajudar bastante nesta difícil tarefa.

Primeiro cuide da saúde do seu cãozinho

Sem a saúde em bom estado não tem como adestrar cachorro filhote, já que ele precisa estar em perfeito estado nesse momento. Basta lembrar do esforço que nós fazemos quando precisamos aprender alguma coisa, e da dificuldade que é fazer isso quando não estamos muito bem.

Ensine o cachorro a atender pelo nome

O nome de um cachorro é algo que pode ajudar e muito no processo de adestramento, e esse é um processo bastante repetitivo. Todas as vezes que for e dirigir ao seu filhote o chame pelo nome. Com o tempo isso vai ajudando a como adestrar cachorro filhote já que ele vai ter aprendido pelo menos esse primeiro comando.

Seja carinhoso

Ser carinhoso com o seu cãozinho ajuda, muitas vezes, no seu comportamento ou reação frente a um momento mais crítico. Tratar com carinho o seu amigo pode ser um bom primeiro passo de como adestrar cachorro filhote. O carinho também pode ser visto como uma recompensa, um reforço positivo ao bom comportamento e obediência.

Evite a violência

Na tentativa de como adestrar cachorro filhote pode ser recorrente que ele seja mais brincalhão ou não responda a nenhum comando. Isso é perfeitamente normal, e para que isso seja evitado o mais importante é evitar gritos desnecessários e ações violentas.

Apesar de muitas pessoas acharem que isso ajuda no adestramento, na verdade pode atrapalhar e muito no seu desenvolvimento.

Como adestrar o cachorro filhote para fazer as necessidades no lugar certo

Cachorro sentado no chão ao lado de xixi

Indo para as partes práticas de como adestrar cachorro filhote, o local onde ele vai fazer as necessidades é um dos passos iniciais. Quando ele consegue aprender isso, os outros comandos ficam mais fáceis de serem seguidos e também são mais simples para o seu entendimento.

Escolha um lugar adequado para as necessidades do filhote

Separar um local específico para que o cão faça as necessidades é uma forma de ir ensinando que existe um espaço dedicado exclusivamente para isso. Vale lembrar que essa estratégia de como adestrar cachorro filhote leva um tempo, e pode ser que ele ainda demore um pouco para desenvolver esse costume.

Identifique o momento que seu filhote quer fazer as necessidades

Entender o momento exato em que o filhote precisa fazer as necessidades pode ser uma boa oportunidade para ensinar, ainda que isso exija um pouco de sua disposição e de seu tempo.

Quando você consegue fazer isso mais de uma vez com o tempo o seu cão vai se acostumar, e por isso é uma das formas de como adestrar cachorro filhote que mais ajudam, especialmente no início.

Cuidado com a repreensão

Como já foi dito, é comum que ele ainda demore a entender esse tipo de comando, já que envolve um outro tipo de situação a qual ele ainda não conhece. Sendo assim, a forma correta de como adestrar cachorro filhote é saber como orientar, e não bater ou gritar com ele. Isso ajuda muito pouco no entendimento do que precisa ser feito.

Como adestrar o cachorro filhote para ele não morder

filhote rosnando

Morder é uma atitude que o cão tem e que quer dizer muita coisa. Alguns só utilizam para brincar, outros para chamar a atenção. De qualquer maneira não é sempre que outras pessoas estão abertas a isso, e por isso é preciso saber como adestrar cachorro filhote para que ele não morda.

Entenda por que o cãozinho morde

Um cachorrinho tem poucos instrumentos para comunicação, tendo recursos bastante limitados, e morder é uma forma de se comunicar, seja para exprimir uma insatisfação ou para brincar também.

Lidar com essa mistura de sentimentos é uma estratégia de como adestrar cachorro filhote que ajuda você a orientar melhor, sempre evitando reações mais explosivas.

Mostre ao filhote que a mordida dói

Para mostrar ao filhote que a mordida dói você pode utilizar de muitos recursos, e isso vai servir como estratégia de como adestrar cachorro filhote. Pode ser uma reação de dor natural, por exemplo. Assim você mostrará para o cãozinho que o que ele faz está machucando.

Com o tempo ele vai entender isso e pode diminuir a intensidade, caso esteja brincando, ou procurando outra forma de expressão.

Dê brinquedos

Algumas vezes as mordidas do cachorro são para estímulo da mandíbula e também para trabalhar os dentes que estão crescendo. Dê alguns brinquedos específicos para essa finalidade. É uma maneira muito efetiva de como adestrar cachorro filhote e fazer ele morder menos.

Linguagem corporal

A linguagem corporal é também uma aliada nas estratégias de como adestrar cachorro filhote, desde que utilizadas corretamente. O ideal, nesse contexto, é mostrar quando a mordida não é bem vinda. Se você está brincando com ele e a mordida é forte, reaja com tristeza ou medo e saia de perto. Isso ajuda no entendimento de o que está sendo feito não é tão legal assim.

Como adestrar o cachorro filhote para não latir

Cachorro branco sentado em sofá recebendo instrução do dono

Outro ponto muito importante nas dicas de como adestrar cachorro filhote é fazer com que ele não tenha o hábito de latir. Quando novos demais, esse é um recurso muito utilizado, e a depender do local onde esteja não é lá um dos cenários mais ideais. Mas existem técnicas que ajudam a evitar esse comportamento, fazendo tudo isso de uma forma muito delicada e sem sofrimento para ele.

Entenda o que pode fazer seu cachorro latir

Um cachorro pode latir por uma série de situações, seja por medo, por susto ou por empolgação também. Quando fizer tentativas de como adestrar cachorro filhote e eliminar o seu latido, o mais recomendado é procurar as causas.

Quais são os horários que ele costuma fazer isso? É sempre depois de algum barulho na vizinhança? É próximo do horário de comer? São perguntas que ajudam a mapear qual o motivo de tantos latidos.

Dê brinquedos para o filhote se distrair

Na maioria das vezes um cachorro filhote late por estar brincando ou quando está com medo de alguma coisa. Ao dar brinquedos para ele você está tomando uma boa atitude de como adestrar cachorro filhote, distraindo o cãozinho para que ele possa brincar, e assim, esquecer o que o faz ficar desse jeito.

Nada de gritos

Se tem algo que não ajuda em nada nas estratégias de como adestrar cachorro filhote é gritar ou fazer barulho enquanto ele late. Além de ele não entender o recado que você precisa transmitir, existe o risco de se assustar ainda mais e latir cada vez mais alto. Também poderá deixa-lo mais estressado e agitado com o passar do tempo.

Conforte quando necessário

Em situações pontuais de sustos muito grandes, é recomendado que você possa também acolher, dar proteção e fazer um carinho no seu cachorro. Não deve ser algo recorrente, mas faz parte de todas as formas de como adestrar cachorro filhote que costumam dar certo. Isso fará com que ele se sinta seguro.

Como adestrar o cachorro filhote em casa

Mulher dando comando a cachorro

Saber como adestrar cachorro filhote em casa é importante já que é onde ele vai passar a maior parte do dia. Sendo assim, algumas regras dentro de casa precisam ser respeitadas, e neste momento, entram algumas dicas bem específicas e que ajudam.

Importância de adestrar o cachorro filhote em casa

Como já dito, o cachorro passa a maior parte do tempo dentro de casa, e muitas vezes até sozinho. Como se comportar nesse cenário?

A importância de saber como adestrar cachorro filhote é altíssima, e pode ajudar demais no comportamento do cão no dia a dia. Isso irá ajudar não só na sua convivência com ele, mas também com os vizinhos que podem se incomodar com latidos em horários indevidos, por exemplo.

Ofereça recompensas

As recompensas são as mais perfeitas aliadas de como adestrar cachorro filhote com a certeza de sucesso. Com recompensas em petiscos ou mesmo um afago eles costumam responder muito mais rápido ao seu treinamento, e por isso é uma excelente alternativa. O reforço positivo é muito importante principalmente no início.

Faça um bom planejamento

Planejar como adestrar cachorro filhote é interessante, pois você gera um tipo de rotina, o que é ótimo para eles. Além disso, é uma boa alternativa de como estabelecer cada atividade em diferentes pontos da casa, de modo que ao estar em um determinado cômodo, saiba exatamente como deve se comportar.

Explore o local

Uma casa geralmente oferece condições interessantes de como adestrar cachorro filhote, devido ao espaço e à liberdade que ele tem. Saber explorar esses locais é um diferencial e tanto, conseguindo também oferecer até mesmo um conforto maior para brincar com o seu amigo pet depois de uma boa sessão de adestramento.

Como adestrar o cachorro filhote em apartamento

Mãos humanas segurando rosto de filhote de cachorro

Procurar alternativas de como adestrar cachorro filhote em apartamentos também é muito importante para garantir o bom comportamento do cãozinho em um local com muitas restrições. Esse adestramento nesse local específico é muito importante para garantir que ele vai ser bem tratado e estar sempre bem comportado.

Separe o um lugarzinho para o seu filhote

Um bom local para o filhote ficar é um bom começo, para que ele tenha noção exata do seu espaço. Assim ele tem a real noção de onde deve ficar, descansar, se alimentar e buscar abrigo, sendo um bom começo de como adestrar cachorro filhote. Isso irá cooperar positivamente para o humor e adestramento do cão.

Mantenha o ambiente limpo

Ambiente bagunçado não é indicado para nenhuma pessoa, e principalmente para quem quer ter alternativas de como adestrar cachorro filhote adequadamente.

É importante deixar tudo sempre organizado, para que seja o ambiente que o cão vai encontrar todos os dias, se adaptando àquele local. Além disso, há também as implicações na saúde do seu pet. Ambientes sujos podem trazer doenças a eles.

Tenha horários definidos

Ter horários bem definidos para o treinamento e adestramentos de cães em apartamento é sempre uma boa alternativa. Esses horários ajudam em uma montagem de rotina que possa ser útil nas estratégias de como adestrar cachorro filhote, seja dentro ou fora do apartamento. Defina a hora de comer, de passear e de brincar, por exemplo.

Cuidado com as rotinas

Uma rotina bem montada é fundamental para ter como adestrar cachorro filhote, especialmente em apartamento. Sem uma rotina bem definida você pode atrapalhar todo o processo de aprendizado, e assim, dificultar o adestramento como um todo.

Sendo assim, é importante manter os hábitos, horários e reforços, ajudando a preencher o tempo do cão de forma a não se sentir ocioso

Como adestrar o cachorro filhote para andar de coleira

Cachorro andando de coleira

Outro ponto importante de como adestrar cachorro filhote é preparar o cãozinho para os passeios diários. Também nesses passeios é preciso cuidar de condições para que ele consiga entender como é o processo e se comportar adequadamente na rua, quando está em contato com outros animais e com o ambiente externo.

Promova distrações para o cachorrinho

A distração em meio à caminhada é uma boa estratégia de como adestrar cachorro filhote. Isso ajuda a tornar o passeio algo mais prazeroso, de modo que ele aproveite e deixe de lado algumas situações em que fique mais agitado ou assustado com tudo o que acontece à sua volta.

Não aperte a coleira

Deixar a coleira apertada é uma péssima estratégia de como adestrar cachorro filhote, e pode tornar esse momento mais descontraído em um sofrimento enorme. O ideal é deixar sempre justa, para que não aperte demais, e nem machuque. Observe como a coleira fica no filhote, se gera feridas ou se pode causar algum tipo de lesão a longo prazo.

Não puxe a coleira com força

Algumas pessoas, para chamar a atenção do cachorro ou repreender algum comportamento, acabam puxando a coleira com muita força, mas essa não é uma indicação de como adestrar cachorro filhote. Isso pode machucar o cão, e não ajuda em nada no aprendizado. O melhor é manter a coleira mais folgada, sem pressão sobre a corda.

Estabeleça horários bem definidos

Ter horário certo para sair com seu cachorro é sempre uma boa dica, já que eles adoram toda a preparação para passear. Esses horários também podem ajudar no processo de como adestrar cachorro filhote para fazer as necessidades, estimulando o horário utilizado para isso.

Mais coisas para educar o filhote de cachorro

Cachorro sentado tocando a mão de dona com a pata

Para além das dicas de como adestrar cachorro filhote para o dia a dia com comportamento, existem também os treinamentos que nós mais conhecemos.
São tidos como “truques” e costumam divertir bastante. É interessante também para o cachorro que tem outros estímulos feitos e novos comportamentos adquiridos.

Como ensinar o filhote a dar a pata

Dar a pata é uma das maneiras mais eficazes de como adestrar cachorro filhote e verificar se ele está aprendendo. Fique de frente para ele e repita a frase fazendo o gesto de receber a pata do cão. Todas as vezes que ele der a pata você entrega um petisco, até que ele entenda o que você pede e responda adequadamente.

Como ensinar o filhote a deitar

Para saber como adestrar cachorro filhote e ensinar ele a deitar é preciso dizer que não se trata de um deitar como castigo. A indicação tem a mesma ideia que a anterior, trabalhando com petiscos para agradar o cão e ensinar a deitar a partir do seu comando.

Como ensinar o filhote a dormir na cama

Para dormir na cama, o trabalho de como adestrar cachorro filhote é mais complexo e exige um pouco mais de energia. Colocar ele na cama diariamente no horário de dormir é sempre uma boa dica. Outro ponto importante é deixar sempre um travesseiro para ele dormir neste local.

Rolar

Para ensinar o seu filhote a rolar, primeiro tem que aprender a deitar, e então utilizar de dicas de como adestrar cachorro filhote para avançar. Quando ele deitar, mova o petisco para mais longe, estimulando que ele role. Quando o fizer, entregue o petisco e repita muitas vezes.

Antes de tudo, a diversão

Esses são truques relativamente simples, e costumam divertir muitas pessoas. Eles devem ser divertidos também para os cachorros, e por isso é preciso pensar em como adestrar cachorro filhote de uma forma mais leve e sem pressão. O cão deve se divertir também. Do contrário, de nada vai adiantar.

Dicas extras para adestrar o cachorro filhote

Cachorro vestido como se fosse fazer atividades físicas

Sabendo como adestrar cachorro filhote e ensinar truques também, é preciso entender o que é importante para o aprendizado do cão, e para que ele consiga absorver tudo o que é ensinado. Não se trata somente de uma simples repetição de ações, mas de todo um protocolo que é utilizado e que ajuda o seu amiguinho a entender exatamente o que você diz.

Use o reforço positivo

O reforço positivo é a melhor estratégia de como adestrar cachorro filhote, e também é o que mais dá certo. O reforço positivo pode ser um petisco, o que geralmente é entregue, e também pode ser um carinho ou afago. Cães adoram mimos, sejam eles comestíveis ou não, também adorando serem bem tratados por seus donos.

Não repreenda o seu cãozinho

Se por um lado eles gostam de mimos, por outro repudiam muito qualquer tipo de reclamação, de modo que é importante não utilizar essa estratégia de como adestrar cachorro filhote.

A repreensão pode gerar sofrimento para ele e a reação pode ser imprevisível, de modo que ele possa até mesmo se irritar e ter um comportamento que não é aceitável de propósito.

Tenha paciência com o seu filhote

Um filhote é cheio de energia e de disposição, e por isso quando for utilizar de técnicas de como adestrar cachorro filhote tenha bastante paciência. Eles podem desobedecer, podem se distrair, ou podem se empolgar e de um momento sério fazerem muitas brincadeiras.

Procure não repreender esse momento, e até entrar na brincadeira de vez em quando. Se for o caso em que seja necessário parar aquele comportamento seja firme, mas sem gritos ou ameaças.

Não adestre a todo o momento

Apesar de ser necessário entender como adestrar cachorro filhote e de que maneira fazer com que ele aprenda rápido, seja também acolhedor e brinque com seu amigo. Não seja somente aquele que passa treinamentos e é rígido. Cachorros domésticos precisam se sentir amados e à vontade, necessitando esse tipo de postura mais leve de vez em quando.

Cuidado com surpresas

Cães lidam muito bem com rotina e repetição. Quando você tem uma situação menos previsível, o cachorro pode se sentir incomodado e não saber como se comportar naquela situação que não foi apresentada.

Caso precise fazer alguma mudança no local, ou inserção de uma novidade no dia a dia, procure sensibilizar o cão para isso, ou busque formas de como adestrar cachorro filhote visando esse novo cenário.

Cachorro bem adestrado é um cachorro feliz

Homem com vários cachorros sentados, todos de óculos.

Se engana quem pensa que aplicar técnicas de como adestrar cachorro filhote faz dele um robô ou que ele sempre tenha um comportamento adequado o tempo todo. Ele pode ter momentos em que faz tudo ao contrário, e por ser filhote é super normal.

Em muitos momentos pode ser a felicidade de estar aprendendo algo novo, de estar sendo bem mimado por seu dono ou até mesmo por receber alguns petiscos depois das sessões de adestramento.

Com as dicas que foram trazidas, você conseguiu entender que um adestramento não precisa e nem deve ser sofrido para o cão, e a forma como é conduzido esse processo faz a diferença. Adestre o seu cãozinho para ser um bom companheiro, e não somente para ser um animal que obedece a tudo e não compartilha dessa felicidade.

Autor deste artigo

Redator e amante dos pets (especialmente os cachorros).

Palavras-chave relacionadas


como adestrar cachorro filhote

Artigos relacionados


Personalidade do Shih Tzu: brioso, astuto, vivaz e mais

Personalidade do Shih Tzu: brioso, astuto, vivaz e mais

Venha conhecer a personalidade marcante da raça de cachorro mais fofa, astuta e afetuosa: o shih tzu! Aqui falaremos todas as características desse pet.


Gato persa branco: veja características, preço e cuidados

Gato persa branco: veja características, preço e cuidados

Você conhece o gato persa branco? Venha conferir tudo sobre este pet, suas características, o custo para adquiri-lo e dicas para os melhores cuidados da raça!


Shar-pei filhote: personalidade, preço, cuidados e mais!

Shar-pei filhote: personalidade, preço, cuidados e mais!

Você está interessado em comprar um Shar-pei filhote? Então leia neste artigo tudo o que você precisa saber sobre como cuidar de um cãozinho desta raça.


Pinscher: preços, custos, características e mais sobre esta raça

Pinscher: preços, custos, características e mais sobre esta raça

Você sabia que existem diversos tipos de Pinscher? Entenda mais sobre essa raça, seu temperamento, características e cuidados.


Xoloitzcuintle: guia com características, preços, personalidade e mais!

Xoloitzcuintle: guia com características, preços, personalidade e mais!

Você já pensou em cuidar do curioso cão Xoloitzcuintle? Esse animal é um tipo de cachorro pelado! Entre e descubra tudo sobre ser tutor desse tipo de cãozinho.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.