Maior cavalo do mundo: conheça 15 raças que impressionam!

Maior cavalo do mundo: conheça 15 raças que impressionam!

Saiba quais são as 15 maiores raças de cavalo do mundo e conheça detalhes interessantes como origem e tamanho exato desses animais fabulosos. Confira!


Os maiores cavalos do mundo

Desde os primórdios da civilização os cavalos ajudam o ser humano em diversas atividades, sendo eles próprios o primeiro meio de transporte, por assim dizer, usado por pessoas. No que diz respeito ao tamanho desses animais, geralmente nós lembramos dos cavalos como quadrúpedes nem tão grandes assim, apesar de muito musculosos e extremamente fortes.

Nesse artigo você verá que existem algumas raças de cavalo em específico que possuem como característica os seus tamanhos avantajados, que vão bem além da média. Continue lendo e conheça alguns detalhes interessantes sobre as 15 maiores raças de cavalo do mundo!

15 maiores raças de cavalo do mundo

A seguir apresentaremos detalhes sobre as 15 maiores raças de cavalo do mundo. Entre as espécies de cavalos apresentadas estão a raça brasileira Campolina e a Belgian Draft, raça do lendário Big Jake, um dos maiores cavalos já catalogados.

Cavalo Shire

Para iniciar a nossa lista, temos os cavalos da raça Shire. Esses animais fantásticos são originários da Grã-Bretanha, mas possuem grande incidência na região do condado de Sampson, no estado da Carolina do Norte, Estados Unidos.

Tempos atrás, a sua maior empregabilidade era puxar pesadas carroças com mercadorias e mantimentos em fazendas da região. Hoje em dia muitos Shires podem ser observados em locais de exposição, além das fazendas onde trabalham.

Seu tamanho médio é de 1,70 m de altura e seu peso é de, em média, quase 1 t . É importante frisar que a altura dos cavalos é medida do casco até o dorso, que a base do pescoço do animal.

Cavalo Campolina

Cavalo marrom correndo em pasto

Também conhecido como “Grande Marchador Brasileiro”, o cavalo Campolina é o resultado de vários anos de seleção e cruzamentos de raças de cavalo feitos por Cassiano Campolina, um rico fazendeiro do Estado de Minas Gerais, no Brasil. Campolina começou os esforços para criação da nova raça de cavalos nos anos 1870.

Muitos exemplares do cavalo Campolina, que geralmente ostentam uma sedosa pelagem marrom avermelhado, podem ser vistos em fazendas ao redor do Brasil, sobretudo nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde são verdadeiras estrelas. O Campolina pode ir de 1,58 m a 1,75 m de altura e pesar 500 kg.

Cavalo Bretão

O Bretão é uma raça de cavalos que foi desenvolvida na região da Bretanha, na França, a partir do início do século XX. Esses animais são frutos de cruzamentos de diversas raças de cavalo da Europa e da Ásia. Os Bretões são uma espécie de cavalo muito requisitada para apresentações, por causa da sua beleza.

Quase que em 100% dos exemplares dessa espécie de cavalo é possível ver uma pelagem marrom-escura contrastando com seções brancas nas patas e na cara do animal, mas existem alguns exemplares em outras cores. Sua altura média é de 1,60 m, pesando em torno de 800 kg.

Cavalo Clydesdales

A raça de cavalos Clydesdales é originária da Escócia, onde esses animais eram usados em campanhas militares e em fazendas de produção ao longo do rio Clyde. Na época das batalhas pela independência da Escócia, em que violentos confrontos eram travados entre os revoltosos escoceses e os soldados do rei da Inglaterra, os Clydesdales eram a montaria dos nativos.

Os Clydes, como também são chamados, podem ser encontrados em várias cores, além disso, essa raça de cavalos possui vários exemplares que chegaram a impressionantes dois metros de altura. E o peso médio desses animais também assusta: cerca de 1 t.

Cavalo Percheron

Os cavalos da raça Percheron são originários da província de Perche, na região da Normandia, França. O seu surgimento se deu de várias tentativas de cruzamento de outras raças de grandes cavalos. A raça é tão aclamada na França que até mesmo o governo do país investe na sua criação.

Na França, os Percherons precisam obrigatoriamente ser cinzas. Mas no resto mundo podem ser encontrados exemplares dessa raça de qualquer cor. Sua altura e peso médios são de 1,66 m e 900 kg, respectivamente.

Belgian Draft

“Belgian Draft” é uma expressão que faz referência a todo um esforço de melhoria da genética de alguns cavalos belgas, a partir da raça Braban. Esses animais incríveis foram “projetados” para puxar mais peso que o normal e terem uma saúde mais firme. E o resultado não poderia ser outro além de enormes e magníficas criaturas.

O mais conhecido dos cavalos de tração belgas, como também são conhecidos, foi um animal chamado Big Jake, que pesava cerca de 1,1 t e tinha 2,1 m de altura. Infelizmente Big Jake morreu aos 20 anos de idade recentemente, nos Estados Unidos.

Cavalo Suffolk

Os Suffolks são enormes cavalos de pelo acastanhado que foram desenvolvidos a partir do início dos anos 1800 por fazendeiros ingleses das cidades de Suffolk e Norfolk, na Inglaterra. O único propósito de criação dos Suffolks era o seu uso para trabalhos de tração nas fazendas.

Hoje em dia, porém, muitos animais da raça estão em parques de exposição onde podem ser apreciados. Além disso, o comércio dos genes da raça Suffolk é muito forte, com pessoas interessadas em cruzar éguas de outras raças com garanhões Suffolk. O tamanho médio de um exemplar da raça Suffolk é de 1,70m de altura e seu peso gira em torno de 810 kg.

Cavalo Boulonnais

Criada na França, a raça de cavalos Boulonnais é conhecida por abranger animais dóceis e prontos para o trabalho. As principais atividades em que os Boulonnais estiveram e/ou estão empenhados foram em missões militares, no passado, e em trabalhos agrícolas, onde ainda são usados.

Esses animais têm, geralmente, uma pelagem branca e brilhante. Para observar um Boulonnais em seu habitat natural, por assim dizer, é necessário viajar ao interior da França e encontrar fazendas de criação desses animais. Seu tamanho é de 1,62 m de altura e 600 kg de peso, em média.

Cavalo Calado Irlandês

O Calado Irlandês é uma obra prima da engenharia genética. Essa raça de cavalos é forte o suficiente para tracionar grandes quantidades de peso e ágil o suficiente para servir de montaria. Além disso, pode viver mais de 30 anos em cativeiro.

Esses animais podem ser encontrados na cor marrom escura e/ou branco, sendo vistos sempre em fazendas de exposição ou haras. Exemplares de Calado Irlandês têm, em média, 1,63 m de altura e 630 kg de peso.

Cavalo American Cream

Essa raça de cavalos não possui a alcunha de “American Cream” atoa. Acontece que absolutamente todos os exemplares desses animais possuem pelagem nas cores creme ou branca opaca. São equinos muito populares nos Estados Unidos, podendo hoje ser encontrados em todo o território norte-americano.

A pelagem na cor creme, um traço genético característico da raça, vem da “fundadora” da raça American Cream, que foi uma égua chamada Old Granny, usada para como ponto de partida de cruzamentos que deram origem a essa pujante linhagem de equinos. Estima-se que os primeiros “testes” para criar os Creams começaram por volta de 1850 no estado de Iowa, Estados Unidos.

Esses cavalos possuem a altura média de 1,60 m. Mas no que diz respeito ao peso, há uma pequena diferença entre machos e fêmeas, com os ganhões podendo chegar a 900 kg, enquanto as fêmeas pesam em torno de 770 kg.

Cavalo Comtois

A origem da belíssima raça de cavalos Comtois remonta ao século 4, na região da montanha Jura, na divisa entre França e Suíça. Os cruzamentos que originaram essa antiga raça de equinos geraram animais extremamente fortes e com traços característicos marcantes.

Os músculos da parte traseira dos Comtois são muito avantajados e fortes, tornando os animais bastante aptos à atividade de tração de carroças. Enquanto isso, eles possuem uma pelagem um pouco mais abundante nas patas, sendo mais uma característica marcante. Os Comtois medem 1,52 m do dorso aos cascos e pesam, em média, 720 kg.

Dutch Draft

O Calado Holandês, como também é conhecida essa raça, consiste em animais de tração de madeira e trabalhos agrícolas. Estima-se que a raça tenha sido desenvolvida na Holanda a partir do final da Segunda Guerra Mundial.

Os Dutch Draft são cavalos enormes, porém considerados velozes para o tamanho que possuem. Podem ser encontrados em diversas cores e em fazendas, propriedades rurais e feiras de exposição de animais. Geralmente os Calados Holandeses têm 1,60 m de altura e pesam aproximadamente 700 kg.

Russian Heavy Draft

A expressão “Russian Heavy Draft”, quando traduzida para o português quer dizer algo como “Cavalo pesado e calado russo”. De toda forma, o termo se refere a uma peculiar raça de cavalos gigantes originada na Rússia em meados dos anos 1950. Os Calados Russos são cavalos que possuem as pernas mais curtas que o convencional, porém são muito musculosos.

Os esforços de criação da ração se originaram da necessidade de se ter um cavalo suficientemente capaz de suportar as baixas temperaturas das regiões agrícolas da Rússia, ao passo que pudesse tracionar grandes quantidades de peso em fazendas e centros agrícolas. As tentativas obtiveram êxito, com exemplares do Russian Draft chegando, em média, a 1,50 m de altura e 650 kg de peso.

Vladimir Heavy Draft

Os cavalos de tração Vladimir surgiram na Rússia, por volta da primeira metade do século 20. As pessoas que guiaram os processos de cruzamento para chegar à raça tinham como objetivo criar cavalos capazes de puxar trenós Vladimir pela neve densa do inverno Russo, por isso o nome dos animais.

Essa raça de belíssimos equinos é caracterizada por uma longa e negra crina, bem como por patas sempre brancas e um corpo coberto por pelos na cor castanho-claro. A altura média de um Vladimir é de 1,50 m e o seu peso pode atingir até os 720 kg.

Australian Draught

O cavalo de tração australiano moderno é o resultado de uma série de cruzamentos feitos por fazendeiros australianos a partir do ano de 1850. Esses agricultores precisavam de animais com a força de bois, porém mais ágeis.

Esse projeto obteve grande êxito e presenteou os amantes de criaturas equestres com belos e enormes animais. O cavalo de tração da Austrália possui franjas nas patas e é geralmente visto nas cores marrom-escuro e branco. A altura média de um exemplar de Australian Draught é de 1,72 m, e o seu peso pode chegar a 900 kg, colocando essa raça de cavalos australiana no top dez das maiores do mundo.

Agora você conhece os 15 maiores cavalos do mundo

Como pudemos observar no artigo, as 15 raças dos maiores cavalos do mundo são, em sua maioria, frutos de vários cruzamentos que tiveram como fim principal a criação de animais capazes de grandes feitos, sendo utilizados até mesmo em conflitos armados.

Esses magníficos e inspiradores animais coroam de uma vez por todas o legado dos antigos equestres que ajudaram o homem a se tornar o que é hoje. Criaturas como o lendário Big Jake, o enorme Belgian Draft conhecido por ser um dos maiores cavalos da história, comprovam essa tese.

Agora que você já conhece todas essas raças de cavalos gigantes e sabe de alguns detalhes sobre elas, pode continuar navegando pelo Guia Animal para ver curiosidades, informativos e muito mais sobre outros diversos animais incríveis.

Autor deste artigo

Professor de História, técnico em Recursos Humanos e Redator Web.

Palavras-chave relacionadas


Tipos características

Artigos relacionados


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Confira aqui como acontece o crescimento do Shih Tzu, no tamanho e no peso, do primeiro mês até a fase adulta, além dos cuidados com a raça.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.