Peixe agulha é perigoso? Saiba mais sobre esse peixe intrigante

Peixe agulha é perigoso? Saiba mais sobre esse peixe intrigante

Muitos temem o peixe agulha. Mas será que ele é realmente perigoso? Agora você vai saber isso e muito sobre essa interessante espécie de peixe.


Por que o peixe agulha tem esse nome?

Peixe Agulha em madeira

Basta olhar para a imagem do peixe agulha para saber porque popularmente ele tem esse nome. Além de ter um corpo alongado, o agulha possui um longo e fino bico que, em algumas espécies, pode chegar a um terço do seu comprimento total.

Na verdade, peixe agulha é como são chamados um conjunto com mais de 60 espécies de peixes com essas características. Entre as mais comuns estão as espécies da família Belonidae, como o Belone belone, sendo que a palavra “belone” em grego significa “agulha”.

Dependendo da região, o agulha pode ser designado com outros nomes, como o Strongylura timucu, que também é chamado de acarapindá, carapiá, petimbuaba, timicu ou timucu.

Outros ainda podem receber uma especificação a partir de características físicas. Nesse caso, temos, por exemplo, o agulha-branca (Hyporhamphus unifasciatus), o agulha-da-areia, agulha-lisa ou agulha-espada (Ablennes hians) e o agulha-preto (Hemiramphus brasiliensis).

As características principais do peixe agulha

Um peixe agulha em chão

Como vimos, a designação peixe agulha pode abarcar de um grande número de espécies, inclusive de famílias e gêneros diferentes. No entanto, evidentemente, todas essas espécies possuem muitas características em comum, motivo pelo qual se agrupam tão bem sob essa designação.

Características da alimentação do peixe agulha

Praticamente todas as espécies de peixe agulha são carnívoras e se alimentam quase sempre de pequenos peixes, como anchovas, sardinhas, além de crustáceos, larvas marinhas e plâncton.

O peixe agulha agarra suas presas com o bico. Apesar desse bico, pela sua finura, não ser muito potente em termos de força, ele tem uma fileira completa e regular de pequenos dentes pontiagudos e afiados que trituram as presas.

Além disso, por terem os bicos assim tão compridos e finos, eles têm facilidade de alcançar suas presas. Outra coisa é que seu ataque se dá em um movimento lateral, pegando-as de surpresa.

Características da reprodução do peixe agulha

O peixe agulha demora a atingir a maturidade sexual, que só ocorre por volta dos 5 ou 6 anos. Chegando a esse estágio, a desova ocorre no início de maio e prossegue até o final de junho, em águas rasas perto da costa. A fêmea põe, então, cerca de 50.000 ovos com filamentos, o que permite que se agarrem a plantas ou objetos flutuantes.

As larvas recém-eclodidas ainda não apresentam o focinho alongado característico que adquirirão na idade adulta. O bico, a princípio curto, alonga-se em duas fases durante o crescimento: primeiro a mandíbula inferior e depois a superior.

Características físicas

O peixe agulha, como se vê, é um peixe muito esguio. Dependendo da espécie, pode medir de 30 cm a mais de um metro e pode chegar a pesar 5 kg, sendo que o peso médio gira em torno das 500 g.

A cabeça, então, tem o famoso longo bico formado por duas finas mandíbulas, sendo que a inferior é ligeiramente mais longa que a superior. As narinas, por sua vez, estão localizadas na frente dos olhos.

Esse peixe tem como diferencial os ossos verdes a azuis, devido a um pigmento biliar resultante da oxidação da bilirrubina.

Habitat onde o peixe agulha vive

As várias espécies de peixe agulha podem ser encontradas em praticamente todos os oceanos. Algumas dessas espécies, como já vimos no início, podem habitar também rios e lagos de água doce.

Geralmente, quase todas as espécies preferem os climas com temperatura tropical, mas grande parte delas também suporta bem os climas temperados. Nesse último caso, costumam migrar com a chegada do inverno.

Sendo assim, o peixe agulha é comumente encontrado no Oceano Atlântico, dos Estados Unidos ao litoral brasileiro, nas áreas costeiras em torno das Ilhas Canárias, Açores, Madeira e Cabo Verde, nos Oceanos Pacífico e Índico, bem como no Mar Negro, no Mediterrâneo ao redor do Estreito de Gibraltar.

O peixe agulha é perigoso?

Mulher segurando um peixe agulha

Há muitas histórias sobre o peixe agulha e por isso muitas pessoas têm medo de ser atacado por esse peixe. Mas como isso acontece, embora não seja considerada uma espécie violenta? Por que há muito mais casos de pessoas feridas por esse peixe do que por tubarões?

Os saltos do peixe agulha são perigosos!

O peixe agulha não ataca humanos a priori, mas sua mandíbula pontuda pode causar ferimentos graves. O que acontece é que esses peixes nadam em alta velocidade e quando encontram algum obstáculo costumam saltar. Ou seja, se saltam por cima de um barco, há o perigo de ferirem humanos.

Além disso, são peixes que também gostam de nadar na superfície, por isso podem atingir pessoas que trabalham na água e banhistas. Quando isso acontece, podem causar acidentes graves e mesmo, em alguns casos, a morte.

Casos famosos fatais

A maior parte dos acidentes registrados dizem respeito justamente a pescadores porque, ao puxar o pescado, o peixe inevitavelmente pula. Mas também foram relatados ferimentos à noite, com o peixe-agulha sendo atraído pela luz do barco.

Há relatos fatais famosos, como o de um menino havaiano que, em 1977, pescando com seu pai na Baía de Hanamaulu, faleceu depois que um peixe agulha de mais de 1 metro saltou e perfurou seu olho. Também outro menino na Baía de Halongm, no Vietnã, em 2007, morreu depois que um desses peixes perfurou seu coração.

Casos graves sem vítima fatal

Outro caso famoso é o de um turista russo que, em 2004, no Nha Trang (Vietnã) foi mordido no pescoço por um peixe agulha. A mordida atingiu a medula e por isso, embora tendo sobrevivido, o rapaz acabou ficando paralítico.

O caso mais recente foi o de um adolescente indonésio, Muhammad Idul, de 16 anos, que ficou famoso quando viralizaram fotos dele com um peixe agulha de 75 cm cravado ao pescoço. Felizmente, o acidente não foi fatal, mesmo o garoto tendo de viajar 90 km sem poder tirar o peixe até o hospital mais próximo.

Outras curiosidades sobre o peixe agulha

Peixe agulha em tábua de cozinhar

Além das informações sobre um peixe em particular, costuma ser de interesse dos humanos também, certas características específicas. Com o peixe agulha não poderia ser diferente, já que é um peixe tão distinto dos demais peixes.

São deliciosos e nutritivos!

Este peixe tem um cheiro muito forte quando cru e por esse motivo sua carne não é tão valorizada na culinária. Mas o que muitas vezes não se sabe é que sua carne é bastante firme e saborosa quando bem preparada.

Segundo cozinheiros especializados, a melhor forma de fazê-lo é cortando-o em rodelas e fritando-o na manteiga com um pouquinho de sal e pimenta. Além de delicioso como os melhores peixes, tem todos nutrientes que a maioria dos peixes têm, sobretudo a vitamina A.

Uma curiosidade é que, mesmo depois de frito, seus ossos permanecem verdes, o que pode parecer surpreendente.

O peixe agulha é uma espécie versátil!

O peixe agulha é considerado um peixe de grande versatilidade. Geralmente se aproxima da costa no início da estação quente e passam ali todo o verão, regressando ao mar aberto no primeiro frio do outono. E também têm, como vimos, as espécies que podem viver na água doce.

Na fase de crescimento, costumam formar grandes cardumes. Depois de adultos, no entanto, conformam pequenos grupos de indivíduos que se sucedem de forma dispersa.

Além disso, é um dos peixes que pode ser encontrado na companhia de outra espécie. Nesse caso, um pequeno número de peixe agulha pode ser encontrado acompanhando cardumes de cavala (Acanthocybium solandri).

Inquilinos do pepino do mar

Uma particularidade do peixe agulha que poucos conhecem é que ele pode ser um inquilino do pepino do mar. Mais interessante ainda é que esse peixe não retira nenhum tipo de nutriente da planta marinha. Ou seja, ele não a usa de forma parasitária.

Pelo seu corpo delgado, o peixe agulha entra no pepino do mar e o utiliza como casa e para se proteger da vista de espécies predadoras, como golfinhos, tubarões e outros peixes.

São famosos na pesca!

O peixe-agulha é amplamente pescado por pescadores esportivos, especialmente através da técnica de corrico quanto por profissionais com redes de cerco com retenção.

O peixe agulha tem uma visão baixa e por isso ataca o anzol do corrico seja com iscas vivas, como sardinha ou anchova, sejam imitações metálicas. Além disso, é um peixe muito aguerrido e saltador, o que torna a pesca emocionante, principalmente quando é uma espécie das que rondam em torno de um metro.

O peixe-agulha é geralmente pescado perto da costa, sendo a linha do anzol do corrico arrastada a uns 30 ou 40 metros da margem.

Um peixe impressionante

Peixe agulha e seu pequenos dentes

O reino animal, seja na terra, no ar ou na água é dos mais impressionantes. Entre tantas espécies, o peixe agulha é uma das espécies que mais causam curiosidade entre os animais aquáticos. Apesar de muito conhecido pelo seu aspecto, nem todo mundo tem conhecimento sobre seus hábitos.

Neste artigo você viu várias informações sobre esse peixe tão peculiar. Que coisas você achou mais surpreendentes sobre essa espécie? Tem mais alguma coisa que você gostaria de saber?

Deixe sua pergunta nos comentários!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Confira aqui como acontece o crescimento do Shih Tzu, no tamanho e no peso, do primeiro mês até a fase adulta, além dos cuidados com a raça.


Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

A surucucu pico-de-jaca é uma cobra enorme e com um poderoso veneno que pode matar rapidamente. Veja aqui características marcantes desta espécie.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.