Aves do Brasil: Curiosidades, espécies, tipos e muito mais!

Aves do Brasil: Curiosidades, espécies, tipos e muito mais!

Conhece pouco ou quase nada sobre as aves do brasil? Esse artigo irá trazer um resumo de tudo o que você precisa saber a respeito. Um guia completo para você!


Aves do Brasil: Um guia completo para você ficar por dentro do assunto!

Se você é brasileiro com certeza em algum momento de sua vida você acordou e percebeu que os cantos dos pássaros que invadiam sua janela estavam especialmente bonitos em uma dada manhã, ou já se pegou admirando o voo de uma ave desconhecida que dançava no céu azul.

Você também já pode ter visto um beija-flor que parecia estacionar no ar ou riu do “fiu-fiu” do papagaio numa visita a casa de seu avô, coisas normais no dia a dia de quem vive no Brasil.

De acordo com o BirdLife International, em todo o mundo, existem aproximadamente 10.426 tipos de aves, sendo 1.919 encontradas aqui nas terras tupiniquins.

Se você conhece pouco ou quase nada sobre as “aves que aqui gorjeiam” como diria o poeta Gonçalves Dias, esse artigo irá te proporcionar um resumo de tudo o que você precisa saber a respeito. Um guia completo para você estar por dentro do assunto!

Conheça as principais espécies de aves brasileiras

O Brasil possui uma variedade muito grande de espécies de aves dos mais variados tamanhos, tipos e cores. Vejamos quais são as principais espécies que podemos encontrar no céu brasileiro.

Seriemas

Aves do Brasil: Seriemas

ORIGEM DO NOME - O nome científico Cariama Cristata deriva das palavras em tupi (caria= crista) + (am=levantada), fazendo referência as penas que tem no alto da cabeça que formam um tipo de crista. Essa ave também é conhecida como Siriema ou Seriema-de-pé-vermelho, é uma das aves típicas do Brasil.

ONDE HABITAM - Encontrada no cerrado brasileiro, pastagens e campos. São pouco encontradas em ambiente de mata fechada e densa por ser uma ave que costuma andar, e o chão disforme desses ambientes não são favoráveis.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS - Possui um corpo alongado que costuma pesar 1,4kg, pode medir até 90 centímetros de comprimento e tem um canto alto e incansável muito característico, que pode ser ouvido a mais de um quilometro de distância.

Por volta dos 4 meses a Seriema começa a adquirir plumagens de tons cinzas e em algumas partes castanha, penas no alto da cabeça que formam um tipo de crista, longos cílios nos olhos de cor cinza e um bico curto levemente curvado.

CURIOSIDADES - Podem viver sozinha ou em grupos e sua alimentação é bastante diversificada, podendo conter insetos, grãos e mamíferos de pequeno porte. Ela costuma voar apenas em momentos de extrema necessidade, prefere correr, o que não é pra menos, já que correndo ela pode alcançar com facilidade a marca de 50 km/h.

Coruja orelhuda

Aves do Brasil:  Coruja Orelhuda

ORIGEM DO NOME – A Coruja Orelhuda de nome científico Asio clamator, pode também ser popularmente conhecida no Brasil pelos nomes de coruja-listrada, coruja-de-orelha, mocho-orelhudo e coruja-gato. Isso porque possuem penugens no alto da cabeça que se parecem muito com orelhas.

ONDE HABITAM – Encontrada em boa parte do território brasileiro, essa espécie é muito tolerante a ambientes com constantes intervenção humana, podem ser encontradas em parques bem arborizados, bosques, áreas rurais, savanas e florestas, mas costumam evitar matas muito densas.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS – Considerada a maior coruja da América do Sul, no geral, é classificada como porte médio, podendo atingir até 38cm de altura. Os machos chegam até 400 gramas e as fêmeas 560. Além de suas ditas orelhas, quando adultas, elas possuem uma coloração parda com listras verticais mais escuras, bico curto, estreito e de cor cinza escuro.

CURIOSIDADES – São aves de costumes noturnos, momento em que sai para caçar, localizando a presa somente pelo som, quando então desce em rasante para capturá-la. É bastante territorial, defendendo seu ninho e local de caça com bastante ímpeto.

Arara canindé

Aves do Brasil: Arara Canindé

ORIGEM DO NOME – A Arara Canindé de nome científico Ara ararauna, é uma ave muito popular no Brasil por trazer as cores da bandeira brasileira. Pode ser conhecida em outras regiões como Arara-Amarela ou Arara-de-Barriga-Amarela.

ONDE HABITAM – Gosta de matas úmidas e altas, características do Brasil, Colômbia, Peru, Guiana Inglesa e Francesa, Venezuela e Bolívia onde são encontradas nos cumes de altas árvores como os buritizais e coqueirais comumente achados no norte do Brasil.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS – Essa ave pode atingir 80 cm de comprimento e chegam a pesar 1,3kg. Possuem duas cores predominantes, o azul encontrado em seu dorso, desde a cabeça até o fim do rabo formado por longas penas, e o peito amarelo.

Seu bico é preto, com a parte superior curvada e o pescoço com uma linha grossa de mesmo tom. Como característica de aves dessa mesma espécie, também possuem patas com dedos e garras longas.

CURIOSIDADES – As Canindés tem uma característica muito rara no mundo animal, são monogâmicas e muito carinhosas. Elas escolhem seu parceiro e permanecem com eles até o final de suas vidas. Por isso é muito comum você encontrá-las voando em duplas e, às vezes, até tocando uma asa na outra.

Espécies de aves do Brasil em extinção

Infelizmente, algumas espécies do Brasil estão ameaçadas de extinção. Estas espécies são protegidas pelos órgãos ambientais, havendo também um constante esforço em estimular sua reprodução. Vejamos algumas delas.

Arara-azul

Aves do Brasil: Arara-Azul-Grande

A Arara-Azul-Grande ou simplesmente Arara-Azul, de nome científico Anodorhynchus hyacinthinus, recebe esse nome porque refere-se à cor que predomina em todo seu corpo.

A parte interna de suas asas são de cor preta e amarela, assim como ao redor dos olhos e bico. Podem chegar a 1 metro de comprimento desde o topo de sua cabeça até a ponta de sua calda, que é formada por longas penas, além disso, essas aves podem atingir 1,5kg. Por isso, ela é considerada hoje a maior ave entre sua família de Psittacidae.

Devido às intervenções humanas como degradação do ambiente, caça e comércio de aves, essa espécie de grande beleza está sob ameaça de extinção.

De acordo com a BirdLife International, em 1999 o número de araras-azuis adultas eram de 1.500 e hoje é de 4.300, um crescimento significante, mas ainda muito pouco e não suficiente para tirá-las do risco de extinção.

Tucano-De-Bico-Preto

Aves do Brasil: Tucano-de-Bico-Preto

O Tucano-de-Bico-Preto de nome científico Ramphastos Vitellinus, é uma das imagens de animais mais usadas para representar a Mata Atlântica.

Com seu bico de cor característica preta, contendo uma faixa amarela em sua base, essa ave tem dorso e calda preta, pescoço amarelo e barriga vermelha com uma listra branca semelhante a um colar. Pode chegar a medir 34 centímetros de comprimento e pesar até 390 gramas.

Ele ainda pode ser visto em lugares como Floresta da Tijuca e Jardim Botânico no Rio de janeiro, mas esse tucano é uma espécie que também encontra-se sob ameaça de extinção.

Soldadinho-do-Araripe

Aves do Brasil: Soldadinho-do-Araripe

O Soldadinho-do-Araripe de nome científico Antilophia bokermanni, é um pássaro relativamente recém-descoberto. Visto pela primeira vez em 1996 no Nordeste do Brasil, região que deu origem ao seu nome, Chapada do Araripe, esse pequeno soldadinho pode chegar a medir 15 centímetros e pesar 20 gramas.

O Soldadinho-do-Araripe é uma ave endêmica, ou seja, faz parte de grupo que só é encontrado em uma região exclusiva. No caso dele, essa região é o Ceará onde, posteriormente, foram encontrados outros gêneros da mesma espécie.

Em 2003 esse pássaro ficou entre as cinco espécies da fauna cearense mais ameaçadas de extinção e se encontra na lista global de extinção do IBAMA.

Curiosidades e características dos pássaros

Aves são animais que possuem as mais diversas peculiaridades. Por exemplo, você sabia que existem aves que não conseguem voar? Vamos ver algumas curiosidades interessantes sobre esses animais.

Aves do Brasil: você sabia que o papagaio é o mais inteligente para se ter em casa?

Aves do Brasil: Papagaio

O papagaio, de nome científico Amazona aestiva, é um dos pets mais comuns encontrados nas casas brasileiras por serem aves muito adaptáveis, fáceis de cuidar e de quebra, são bem engraçadas ao reproduzirem quase que perfeitamente os sons, falas e até canções.

O que quase não se sabe é que comparado às outras aves, o papagaio é inteligentíssimo, e isso se dá pelo fato de ser geneticamente mais evoluído que os demais. Sua capacidade cognitiva em alguns aspectos pode ser considerada ainda melhor que a do primata, com exceção do ser humano.

Beija-flor-abelha: menor pássaro do mundo!

Curiosidades: menor pássaro

Pequenino Beija-flor de nome científico Mellisuga helenae, popularmente conhecido como beija-flor-abelha ou colibri-abelha-cubano, exatamente por ser originário de Cuba, é considerado o menor pássaro do mundo, medindo apenas 5 centímetros e chegando a pesar 2 gramas, o que para se ter uma ideia, equivale a uma colher de chá de maisena.

Esse pássaro é considerado uma ave endêmica, ou seja, esse é um termo usado na biologia para certos grupos que só se desenvolveram em uma restrita região. Por ser uma espécie endêmica, encontra-se sob ameaça de extinção ao sofrer com o desequilíbrio de seu habitat.

A ave mais antiga do mundo

Curiosidades: Ave mais antiga

Com uma mistura genética entre dinossauro e pássaro, essa ave - conhecida como "Asa Antiga" - de nome científico Archaeopteryx é o registro de fóssil mais antigo que viveu no período jurássico, aproximadamente 150 milhões de anos atrás.

Diferente dos pássaros de hoje, ele tinha características bem distintas como dentes, garras nas asas e estrutura óssea na calda. Com aproximadamente 30 centímetros e 500 gramas, essa ave possuía penas nas asas, mas poucas evidências de que pudesse alçar voos longos e estáveis. Tudo indica que seu voo seria parecido com o de um pavão.

O pássaro que não possui asas

Curiosidades: Kiwi

O pássaro “sem asas” de nome científico Apteryx, conhecido popularmente como "Kiwi", é uma ave que pode chegar a 45 centímetros e pesar 3,3 quilos. Boa parte do seu peso está em suas pernas que, além de fortes, são musculosas também.

Esse pássaro fora do comum tem plumagens tão pequenas que mais parecem pelos. Não voam, mas são bem velozes ao correr, principalmente ao se ver impelido a defender seu território.

A importância das aves

Após ler esse guia atualizado você está por dentro das principais aves do Brasil, bem como de algumas curiosidades de pássaros de outras regiões. Conseguimos ver como nossa fauna é muito variada e cheia de peculiaridades, e também conhecer sobre os detalhes desses animais fantásticos.

Além disso, é importante mencionar que as aves são muito importantes para entender diversos conceitos biológicos. São animais que evoluíram e se adaptaram das mais diversas formas, cada espécie com sua singularidade. E, portanto, são animais muito interessantes para estudar a analisar.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


aves animal espécies pássaros

Artigos relacionados


Tipos de aves: conheça 42 espécies e suas características!

Tipos de aves: conheça 42 espécies e suas características!

A beleza das aves enche os olhos e muitas delas também fascinam pelo canto que produzem. Conheça neste artigo mais sobre algumas espécies que vivem no Brasil!


Calopsita comendo cocô! Descubra as causas e como evitar!

Calopsita comendo cocô! Descubra as causas e como evitar!

Sua calopsita anda comendo o próprio cocô? Neste artigo você vai descobrir as causas que a levam a isso e como fazê-la parar.


Harpia Brasileira: conheça a ave gigante da Amazônia

Harpia Brasileira: conheça a ave gigante da Amazônia

Imagine um animal que parece ter saído diretamente de um conto fantástico! Esta é a Harpia Brasileira. Conheça a maior ave de rapina do Brasil!


Você sabe quanto tempo vive uma galinha? E um galo? Saiba agora

Você sabe quanto tempo vive uma galinha? E um galo? Saiba agora

Você já se perguntou quando anos em média vive uma galinha? E um galo? Neste artigo falaremos sobre o tempo de vida delas e os fatores que interferem nisso.


Pássaro tesourinha: veja o guia completo desta espécie

Pássaro tesourinha: veja o guia completo desta espécie

Continue lendo e descubra características, curiosidades e informações interessantes sobre o gracioso pássaro tesourinha, dono de uma cauda singular.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.