Você conhece a gigante Harpia Brasileira?
A Amazônia é o berço de uma enorme diversidade de espécies. Dentre elas, se destaca uma das maiores aves de rapina do mundo. Assim são caracterizados os pássaros carnívoros e caçadores. A Harpia Brasileira é uma poderosa predadora, especialista principalmente na captura de macacos e preguiças. Suas garras enormes e afiadas, correspondem ao tamanho das garras de um urso pardo.
Um fator que, junto a sua excelente visão e também ótima audição, contribui para ataques rápidos e fatais. Também conhecida como gavião-real, essa ave majestosa é uma gigante que enfeita a fauna brasileira. Veja neste artigo mais informações sobre um dos pássaros mais incríveis do mundo!
Ficha técnica da Harpia Brasileira
A Harpia Brasileira (Harpia harpyja) é fascinante nos mais diversos aspectos. Conheça a origem desse nome e as características que fazem desse pássaro uma das criaturas mais poderosas do planeta.
■Origem e nomes
De origem brasileira, esta ave possui o nome de harpia, que foi escolhido em referência às monstruosas criaturas da mitologia grega clássica. Também é chamada de Uiraçu, termo tupi que significa ave grande.
Além destes nomes, a gigante real também é conhecida por gavião-real, gavião-de-penacho, uiraquer, cutucurim, uiraçu-verdadeiro, uiruuetê, um termo em tupi que significa verdadeiro, uiracuir, que vem da junção dos termos, em tupi-guarani, gwirá e uirá que quer dizer pássaro, e ainda o nome kuir de significado cortante/afiado.
■Características visuais
Com uma aparência singular, a harpia brasileira quando jovem, apresenta uma plumagem em tons claros, que varia do branco ao cinza claro. Em 4 ou 5 anos, o animal adquire uma plumagem adulta, onde o dorso apresenta uma coloração cinza-escura, quase negra, com o peito e abdômen na cor branca.
Seu pescoço é enfeitado por um colar negro, enquanto a cabeça cinza adquire um penacho bipartido. O interior de suas asas apresenta estrias negras que contrastam em meio a cor clara. A cauda é escura e possui três barras na cor cinza.
■Tamanho e peso da ave
Imagine olhar para o céu e assistir ao espetáculo do voo de uma ave, cuja envergadura das asas pode atingir até 2 m. Essa é uma das características que fazem dessa gigante uma das maiores caçadoras aladas do mundo.
Podendo medir aproximadamente 1 metro de comprimento, uma harpia brasileira fêmea pode pesar até 9 kg. Os machos são menores, com um peso entre 4 a 5 kg. O animal é tão grande que, há quem diga que é possível confundi-lo com uma pessoa fantasiada. A Harpia brasileira também é caracterizada como a ave mais forte do planeta.
■Alimentação do gavião-real
Por se tratar de uma das maiores predadoras das florestas tropicais, essa ave de rapina caça animais vivos para se alimentar e compartilhar a refeição entre seus filhotes no ninho. O cardápio de um harpia brasileira varia muito, principalmente pelo fato de que um casal dessa espécie, opta por caças diferentes.
Como os machos são menores e mais ágeis, sua preferência alimentar abrange pequenos mamíferos terrestres, como cachorros-do-mato, veados, quatis, gambás, tatus e aves, como como seriemas, araras e mutuns. A fêmea, maior e mais lenta, captura principalmente macacos e preguiças.
■Comportamento da ave
Quanto ao comportamento, esta espécie é uma caçadora impecável! O gavião-real adota um estilo de caça do tipo que senta e espera. Ele pode ficar horas parado, aguardando a melhor oportunidade de capturar a sua presa. Essa postura faz com que seja muito discreto e pouco perceptível, apesar de seu grande tamanho.
Ao localizar sua presa, seus movimentos se tornam ágeis entre as copas das árvores. Esse animal possui hábitos solitários, mas também pode ser encontrado em pares, já que possui um único companheiro para toda a vida. Esse pássaro não é facilmente avistado na mata, vocalizando apenas em momentos de reprodução e em comunicação com seus filhotes.
■Habitat natural e distribuição geográfica
Essa gigante dos céus pode ser encontrada em habitats como florestas primárias densas e florestas de galeria ou planícies com altitudes de até 2.000 m do nível do mar. A Harpia Brasileira possui uma forte presença no Brasil, onde já foi registrada em quase todos os estados.
Porém, hoje é encontrada apenas na região amazônica e em alguns remanescentes florestais preservados da região centro-oeste e sudeste do país, além de alguns registros pontuais no sul do Brasil. Também já foi registrado aparições do pássaro pelo sul do México, Bolívia e nordeste da Argentina.
■Expectativa de vida e reprodução
Uma Harpia Brasileira vive em média 40 anos. Quanto a sua reprodução, esta ave constrói, no alto das maiores árvores, o seu ninho, que é feito à base de pilhas de galhos e é tão imenso que pode ser comparado ao de um tuiuiú. Ali, são postos 2 ovos que passam por um período de incubação de 52 dias.
Normalmente, apenas um filhote sobrevive, em razão do cainismo, um comportamento agressivo, comum entre aves predadoras, que consiste na aniquilação direta de um ou mais irmãos. A ave não se reproduz todos os anos, pois necessita de mais de um ano para atingir o período reprodutivo.
Curiosidades sobre a Harpia Brasileira
A Harpia Brasileira é sem dúvidas um animal repleto de curiosidades, sendo majestosa, observadora e sábia, é considerada sagrada para várias culturas. Veja mais informações sobre essa incrível predadora, a seguir:
■Importância ecológica na Amazônia
Vários órgãos de proteção ambiental tem se unido para o resgate e conservação da Harpia Brasileira. O objetivo é contribuir para a reposição da fauna. Esta ave está no topo da cadeia alimentar e necessita de uma floresta em bom estado de conservação para sua sobrevivência.
Os projetos ajudam na conscientização de comunidades locais, regionais e nacional, para que haja uma valorização e reconhecimento da importância da espécie, bem como a preservação da Amazônia.
O animal também possui o papel de bioindicador de alterações ambientais e condições do habitat, por apresentar suscetibilidade à contaminação pela cadeia alimentar e aos impactos das ações antrópicas.
■Ameaças e conservação do gavião-real
Infelizmente a Harpia Brasileira se encontra em risco de extinção, em razão do desmatamento das florestas, fragmentação de habitats e a caça ilegal, que é um dos problemas mais preocupantes, pois se trata de uma espécie rara, com reprodução longa e necessita de indivíduos adultos para a manutenção da estabilidade populacional.
Foram criadas medidas propostas para a proteção desta ave, que incluem a preservação das áreas de ocorrência do animal, fiscalização, pesquisas, ações para conservação ex situ, aprimoramento de técnicas para reprodução em cativeiro, soltura e reintrodução, ações educacionais ambientais e acompanhamento de populações das presas do animal.
■Sua visão é 8 vezes melhor que a dos humanos
Quando dizemos que os sentidos da Harpia Brasileira são extremante aguçados, é disso que estamos falando! Além de uma audição super favorável, esse animal possui uma visão que lhe permite identificar sua presa a milhares de metros de altura, sendo 8 vezes mais potente que a visão humana.
Entretanto, apesar dessa característica, durante a órbita, a mobilidade do olho se torna reduzida, fazendo com que o animal se vire constantemente para adquirir noção do que há ao seu redor.
■É capaz de levantar um corpo de até 40 kg
Assustador, não é mesmo? Se esse essa animal consegue carregar facilmente grandes macacos e preguiças pesadas, utilizando apenas suas garras, dedos e pernas, já se tem uma noção da sua força e ferocidade.
Com suas pernas grossas e fortes, em conjunto com as garras longas (que podem medir até 7 centímetros) e muito eficazes na captura de suas vítimas, a Harpia Brasileira pode ser capaz de levantar uma criança de 40 kg. Existem inclusive, lendas indígenas sobre este animal, onde é relatado que a ave predadora levava crianças de suas tribos para alimentar seus filhotes.
■Faz parte de diversos brasões
Frequentemente utilizada como ícone nacional, a Harpia Brasileira está presente no brasão do Panamá, no brasão de armas do Paraná, nos brasões do estado do Mato Grosso, do Rio de Janeiro e de Campo Grande. É símbolo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, bem como símbolo e estampa do escudo da tropa de elite da Polícia Federal do Brasil, o Comando de Operações Táticas.
Também é simbólica no 4º Batalhão de Aviação do Exército Brasileiro. Seu nome é utilizado por um esquadrão da Força Aérea Brasileira, o 7º/8º Esquadrão Harpia e caracteriza as aeronaves do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo.
■Baseou a fênix do filme Harry Potter
Você sabia que a Harpia Brasileira baseou o Fawkes, a fênix, do filme Harry Potter e a Câmara Secreta? A ave das telinhas é caracterizada como um animal de grande inteligência, companheira e defensora de Dumbledore.
Ela ajudou a derrotar o brasílico de Salazar Slytherin, cujas lágrimas possuíam propriedades curativas. Em um livro da National Geographic, está registrado que os designers do filme utilizaram a Harpia brasileira como inspiração para o fascinante personagem.
A Harpia Brasileira é um símbolo cultural que precisa ser preservado!
Não há dúvidas do quanto este animal é admirado, sendo símbolo cultural que inspirou até mesmo o personagem de uma história conhecida mundialmente. Para os povos indígenas da região amazônica, também existe um simbolismo para esta ave tão imponente. Eles descrevem a harpia como a "mãe de todos os pássaros", e é reverenciada como o espírito mais intrépido das florestas. Infelizmente, estima-se que restam apena 50.000 harpias em todo o mundo.
De acordo com estudos realizados por pesquisadores da UNEMAT, campus de Alta Floresta, em colaboração com cientistas da UFMT e instituições de Israel, Inglaterra e Estados Unidos, foi constado que a perda da distribuição da espécie já chega a mais de 40%. Por isso, torna-se tão importante as medidas de proteção e conservação desta ave tão majestosa que contribui para o equilíbrio ecológico.
Olá, sou Jessyca, muito prazer! Sou bióloga e amo escrever! Já faço isso há um bom tempo. Outra coisa que me deixa apaixonada é a companhia dos meus "filhos de pelo". São dois cachorros (Zorro e Sid Wilson) e dois gatos (Dastan e Ulisses), que me servem de inspiração muitas vezes, principalmente aqui no Guia Animal. Animais me encantam! Todos eles e suas peculiaridades. Convido você a descobrir sobre muitos deles comigo.