Cachorrinho do mato: veja características, se é venenoso e mais!

Cachorrinho do mato: veja características, se é venenoso e mais!

Você já viu um cachorrinho do mato? Esse inseto parece um pouco assustador, mas aparência não é tudo, certo? Conheça aqui mais detalhes sobre a espécie.


Você conhece o inseto chamado cachorrinho do mato?

Cachorrinho do mato

O cachorrinho do mato é um inseto muito comum em locais onde há muita plantação, atraindo a atenção de amantes de insetos por um lado, e por outro, o medo por pessoas que abominam insetos. Fato é que ele é muito ativo e também curioso, em sua forma, em seu nome e principalmente nos seus hábitos.

Neste artigo você vai conhecer tudo sobre o cachorrinho do mato, e também todas as suas características que chamam a atenção, como detalhes, curiosidades, habitat e tudo mais que você precisa saber sobre esse inseto tão interessante.

Características do cachorrinho do mato

Cachorrinho do mato cavando buraco

Se você não conhece ainda o cachorrinho do mato, nós iremos apresentar tudo sobre ele para você. A seguir, vamos ver algumas características interessantes sobre o inseto!

Origem e nomes do cachorrinho do mato

O cachorrinho do mato é um inseto específico de áreas florestadas, surgindo entre final do período jurássico e o cretáceo. Muito dificilmente pode ser visto na cidade, exceto se houver uma grande área verde com plantações.

Ele é conhecido também como paquinha, grilo da terra, frade, bicho terra, cava terra e tantos outros. Essa variedade se dá pelo fato de aparecer em diferentes regiões, e por isso ganha nomes decorrentes do costume local, com algumas diferenças.

Habitat natural e distribuição geográfica do cachorrinho do mato

O cachorrinho do mato é um inseto específico de florestas tropicais, como a floresta amazônica. No entanto, o fato de o desmatamento ter aumentando fez com que ele migrasse para outras regiões.

Assim, ele conseguiu se adaptar a outros climas, e pode ser encontrado em outras regiões de mata fechada no Brasil, mas com um número mais restrito. Possui hábitos noturnos e durante o dia fica escondido embaixo da terra.

Características visuais do cachorrinho do mato

Muitas pessoas tem medo do cachorrinho do mato, e definitivamente o seu visual não é lá dos mais amigáveis. Ele é um grilo um pouco maior, com presas frontais e com grandes patas traseiras. No aspecto geral, pode lembrar um escorpião ou mesmo uma barata gigante.

Sua cor sempre é bem parecida com a terra, e por este motivo nem sempre são vistos com facilidade. Esse é o seu disfarce para os seus predadores, ajudando a se camuflar na terra, o que ajuda também a se alimentar durante a noite, onde a sua visibilidade fica ainda mais prejudicada.

Importância ecológica

O que pouca gente sabe é que o cachorrinho do mato possui uma importância ecológica muito grande. Apesar de serem destruidores de algumas plantações, em outros casos, ele ajuda a controlar outras pragas.

Pelo fato de se alimentar de pequenos insetos, pode ajudar a controlar a ação de pragas menores em certas plantações que não costuma atacar. Vale lembrar também que inseticidas não são tão efetivos contra ele.

Características do cachorrinho do mato

Cachorrinho do mato em mão humana

A característica física do cachorrinho do mato você já conhece, mas é preciso conhecer também outras características: do que se alimenta? Quais os seus hábitos? Como controlar uma infestação desse inseto?

Alimentação do cachorrinho do mato

O cachorrinho do mato se alimenta de pequenos insetos e de folhas, o que a princípio é algo inofensivo. Acontece que pelo fato de ser um exímio escavador, ele destrói muitas plantações, e algumas delas pela raiz.

Em algumas regiões, pode ser considerada como praga, já que procura diretamente plantações para se alimentar na falta de insetos. Sendo assim, algumas estratégias de controle dessa infestação devem ser elaboradas, o que você vai ver mais a frente.

Impactos no ambiente causados pelo cachorrinho do mato

Além de poder devastar uma plantação em determinadas situações, o cachorrinho do mato também deixa alguns rastros no caminho, que são facilmente reconhecidos.

Ele é um animal que se esconde em buracos causados na terra, que ele faz com suas patas dianteiras. Por isso, em alguns lugares, é possível perceber a sua presença através dos muitos buracos no chão. No entanto, não costumam ser buracos muito grandes, mesmo assim podem ser encontrados em grandes números.

Controle para infestação de cachorrinho do mato

Por incrível que pareça, não existe nenhum tipo de veneno que dê conta do cachorrinho do mato, mas existem algumas práticas que podem ajudar no controle de infestação. O uso de inseticidas, por exemplo, não mata, mas pode ajudar a afastar.

Em campos que não são muito bem cuidados ou irrigados durante a primavera, dificilmente se encontra uma paquinha. Isso porque as fêmeas procuram o local ideal, com frescor e comida disponível para colocar os ovos. Em terras quentes elas acabam evitando e migrando para outros lugares.

Para campos com irrigação constante, uma alternativa é a utilização de um parasitário, como um método de controle biológico. No entanto é um tipo de estratégia que funciona por pouco tempo, a depender da quantidade que há em volta.

Curiosidades sobre o cachorrinho do mato

Inseto cachorrinho do mato

Já que você conhece um pouco mais sobre o cachorrinho do mato, chegou a hora de saber daqueles detalhes curiosos. São detalhes que poucas pessoas possuem, ou que ainda não tiveram nenhum tipo de resposta. Confira.

O cachorrinho do mato emite algum som?

Normalmente o cachorro do mato não produz nenhum som, pelo menos que seja perceptível ao ouvido humano. Isso porque a sua estrutura é muito rudimentar. Quase não se ouve o que eles emitem como ruídos.

Apesar de parecerem muito com os grilos, o seu som não é nada parecido. É mais fácil reconhecer a sua presença pela sua ação no ambiente, o que geralmente costuma deixar grandes rastros.

Como o cachorrinho do mato se reproduz?

Normalmente, a reprodução do cachorrinho do mato se dá na primavera, já que é um inseto adepto aos climas tropicais e, portanto, mais quentes. Nesse período as fêmeas vão em busca de alimento e local para desovar e os machos também se deslocam para esse ambiente.

Cada fêmea, em média, pode colocar de 200 a 300 ovos, e isso é feito sempre próximo à plantação onde estão ocupando. Se você quer encontrar alguma paquinha, aproveite esse período que costuma ser também o de maior circulação. Tudo isso depende do alimento disponível no local.

O cachorrinho do mato voa?

De uma maneira geral, o cachorrinho do mato não voa, mas alguns deles desenvolvem asas, e por isso podem ser encontrados em cima de árvores, por exemplo.

Mesmo assim, não é muito comum encontrar cachorrinhos do mato voando por aí, mesmo em época de reprodução. Ele é um inseto da terra, que inclusive, tem sua estrutura física pronta para cavar buracos e para dar grandes saltos em terra firme.

O cachorrinho do mato é venenoso?

O cachorrinho do mato possui um veneno que é nocivo somente para animais de pequeno porte. Normalmente, os outros insetos que ele come são os mais afetados, e por isso também não há com o que se preocupar no que diz respeito a esse assunto.

O seu veneno em humanos ou animais de grande porte pode causar somente uma pequena dormência e inchaço no local. Não há o que possa ser feito caso tenha uma mordida, e a dica mais importante é esperar até que melhore, e caso não tenha nenhuma melhora, procurar atendimento médico.

O cachorrinho do mato é perigoso para o ser humano?

Como já foi dito, o cachorrinho do mato não possui veneno capaz de fazer mal para o ser humano, o que faz dele um inseto inofensivo. Também é muito importante destacar que ele não costuma atacar ninguém.

Quando se pega uma plaquinha na mão, a reação dela é de cavar, e tenta fazer isso entre os dedos. Os pequenos beliscões, que não doem, são essa tentativa de abrir espaço para que se esconda. Dificilmente utiliza suas presas para atacar, e quando isso acontece, a reação do corpo é de inchar o local ou de ficar dormente por um tempo, mas nada grave.

Cachorrinho do mato: um inseto muito curioso

Cachorrinho do mato cavando buraco

Pudemos ver aqui neste artigo, que o cachorrinho do mato, apesar de assustador, não é venenoso e possui características tanto físicas, quanto comportamentais muito interessantes. Além disso, possui uma grande importância ecológica no controle de pragas, mas, se não controlado, pode causar grandes estragos.

Então, se você tem pavor de insetos assim, com certeza ficou mais calmo ao saber que esse tipo de espécie só não costuma aparecer em grandes cidades e é mais recorrente em áreas rurais, florestas tropicais e de mata fechada. Agora que você leu esse artigo, já está por dentro de tudo o que precisa saber a respeito da espécie.

Autor deste artigo

Redator e amante dos pets (especialmente os cachorros).

Artigos relacionados


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

A surucucu pico-de-jaca é uma cobra enorme e com um poderoso veneno que pode matar rapidamente. Veja aqui características marcantes desta espécie.


Conheça o cachorro Rhodesian Ridgeback, o Leão-da-Rodésia!

Conheça o cachorro Rhodesian Ridgeback, o Leão-da-Rodésia!

Conheça tudo sobre essa raça conhecida como caçadora de leões, da alta performance combinado à sua personalidade dócil, cuidados e custos necessários.


O que cachorro pode comer? Veja lista com 50 alimentos!

O que cachorro pode comer? Veja lista com 50 alimentos!

Às vezes bate aquela dúvida sobre quais alimentos naturais podem ser oferecidos a seu cachorro, certo? Confira neste artigo, quais são permitidos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.