Peixes para aquário pequeno: conheça as melhores espécies!

Peixes para aquário pequeno: conheça as melhores espécies!

Peixes são animais tranquilos, que ocupam pouco espaço e ainda são lindos. Descubra as espécies e veja dicas de como cuidar de um aquário pequeno!


Descubra os melhores peixes para aquário pequeno

Homem com aquários pequenos

Nem todos nós podemos ter animais de estimação, por vários motivos, mas um deles é o espaço. Cachorro, gato, pássaro, nem todos os prédios aceitam que os moradores tenham, pelo barulho ou higiene, por exemplo. Mas será que existe uma opção de animal de estimação que não ocupa muito espaço e não faz barulho?

Que seja fácil de cuidar mas ainda sim possa me deixar alegre de chegar em casa e saber que ele está lá? Tem e bem mais de uma opção para você escolher, do tamanho, cor e jeito que você quiser, isso tudo sem ocupar espaço. Vamos conhecer os peixes de aquário pequeno que você pode ter.

Peixes ornamentais para aquário pequeno

Peixes são criaturas silenciosas, pequenas e fáceis de serem cuidados. Além de ser a casa deles, o aquário pode servir de decoração mesmo sendo daqueles pequenos. Vamos mostrar opções de peixes ornamentais que podem deixar sua casa mais bonita.

Tetra neon

Peixe tetra neon em aquário

O pequenininho azul de origem amazônica é preferência nacional quando falamos de peixes. Sua capacidade de adaptação a diferentes águas é o que deixa ele mais chamativo na hora de escolher um peixe ornamental. Isso significa que ele pode ser colocado com outros peixes dependendo das necessidades dele e de seus amigos de aquário.

Peixe mato grosso

Peixe tetra mato grosso em aquário

O vermelho de suas escamas com certeza vão dar mais cor no seu dia, seu comportamento é pacifico caso vá ficar com outras espécies. É indicado que ele tenha companheiros da mesma espécie. Apesar de precisar comer alimento vivo é indicado que de uma ração específica, pois ele e os outros peixes podem ter problemas com parasitas.

Peixe limpa vidro

Peixe limpa vidro em aquário

Essa espécie pode ornamentar e ainda ajudar a manter a higiene do seu aquário, mas não se engane ele não é um faxineiro. Apesar de se alimentar de restos de alimentos e fezes de outros peixes, ele ainda merece atenção quanto a sua alimentação. Seu comportamento é quieto e tímido você não vai ter problemas quanto a convivência com outros peixes.

Coridora pimenta

Peixe Coridora pimenta

A regra da boa vizinhança é muito bem aplicada por essa espécie, você pode dormir tranquilo, ele não vai brigar com outros peixes. Um peixe bonito que não passa dos 5 centímetros, costuma andar em cardumes de no mínimo 6 peixes. Cuidado com a areia, eles podem se machucar com cascalhos e grãos muito pontudos.

Tanictis

Peixe tanicts

O maior cuidado a ser tomado aqui é, não coloque eles com peixes maiores pois ele acaba virando lanche deles. Seus 4 centímetros são de resistência e adaptação, ele pode lidar com modificações de ambiente, são bem pacíficos e convivem bem com outros peixes. A temperatura da água não pode ficar muito alta pois deixa em risco sua expectativa de vida.

Betta

Peixe betta

Quem não conhece sabe quem tem esse peixinho de estimação, ele pode facilmente viver em aquários pequenos mas não se engane, não pode ser muito pequeno. Eles precisam de no mínimo 15 litros de água para ter uma vida saudável. Eles podem ser brigões mas, entre si, não costumam brigar com outras espécies. Monitore o comportamento deles.

Barrigudinho

Peixe barrigudinho em aquário

Outra espécie que pode conviver em paz com outros peixes, pequeno ele chega a medir 5 centímetros. Com cores variadas eles com certeza vão ajudar a deixar o ambiente mais bonito, e umas das mais populares para aquários pequenos. Apenas cuidado com a areia, por gostar de comer restos de comida na areia, ele pode engasgar com grãos grandes.

Tetra foguinho

Peixe foguinho

Eles podem viver em aquários pequenos mas precisam de pelo menos 5 companheiros da mesma espécie. Eles medem apenas 2 centímetros, então cinco deles não vão ocupar tanto espaço assim. Precisa de aquários plantados e opte sempre por rações e evite alimentos vivos.

Dario dario

Peixe Dario dario

Seu vermelho intenso já chama a atenção, agora saber que ele pode viver num aquário com outros peixes é melhor ainda. Ele é um baixinho de 2 centímetros que precisa de vegetação para viver feliz em seu aquário. Mais conhecido como badis ele é tímido então escolha bem seus amigos de aquário, peixe mais mandões podem deixar ele sem comida.

Principais cuidados com peixes para aquário pequeno

Aquário pequeno com um peixe dentro

De todas as escolhas a serem feitas, a principal delas é, como vou cuidar de peixes diferentes em um aquário só? A temperatura, ph, iluminação, alimentação, limpeza etc. Tudo isso deve ser muito bem observado antes de comprar os peixes para seu aquário comunitário, confira os cuidados.

Compatibilidade entre as espécies é importante

Pela variedade de espécies existentes o cuidado faz todo o sentido, colocar similares no mesmo aquário comunitário facilita, mas como saber disso? Antes de mais nada, eles devem ser todos de água doce ou salgada, não misture. A temperatura deve ser a mesma para todos, escolha peixes que precisam da mesma temperatura.

Tamanho do aquário e quantidade limite de peixes

Para cada espécie é necessário uma quantidade de espaço e quanto menos água menos espaço certo? Então existem 3 maneiras de calcular a quantidade de peixes ideal, regra do porte, regra dos centímetros e a regra do comprimento máximo. Duas delas são pouco usadas, vale tentar as três. Consulte na loja onde for comprar, eles vão saber indicar.

Tenha cuidado com o pH da água

Cada espécie de peixe depender de um ph diferente fica uma questão. Tem como chegar em um consenso? Na verdade, tem sim e é muito simples: manter o ph da água neutro. Mas como saber se ele está neutro? Na mesma loja onde comprou seu peixinho pode comprar medidores de ph. O ph neutro fica sempre no 7.

Comida ideal para cada espécie

Além do cuidado com a ração, você deve prestar atenção nos hábitos alimentares de cada espécie em seu aquário. A quantidade de ração deve ser observada, existem espécies que comem a noite, outras são tímidas e evitam disputas, o que pode levar a ficar sem comida. Tudo isso deve fazer parte de uma rotina para manter seus peixinhos saudáveis.

Qual peixinho você quer?

Homem em loja de peixes

Todos os cuidados aqui citados fazem da vida dos peixes de aquário pequeno mais longa e feliz. Saber informações sobre as pedras, plantas e decorações presentes no aquário e claro a água também é bastante importante na criação de peixinhos. Muitos são resistentes, mas ainda assim são bichinhos delicados de serem cuidados.

Bichos de estimação não precisam ser apenas cachorros e gatos. Peixes podem ser uma opção divertida e fofa. Já escolheu quais deles você quer?

Artigos relacionados


Cachorro pode comer sardinha? Veja os benefícios, cuidados e mais

Cachorro pode comer sardinha? Veja os benefícios, cuidados e mais

Existem muitos mitos envolvendo peixes como alimento aos cães. Venha descobrir se seu pet pode comer sardinha, e quais são os benefícios oferecidos a eles.


Guppy: Curiosidades, características e mais sobre o peixe!

Guppy: Curiosidades, características e mais sobre o peixe!

Donos de lindas e coloridas caudas, o Guppy, queridinho dos aquaristas, vem conquistando a todos com sua beleza e comportamento. Conheça mais esse lindo peixe.


Peixe Paraíso: saiba tudo sobre esta espécie ornamental

Peixe Paraíso: saiba tudo sobre esta espécie ornamental

Neste artigo você verá a descrição do peixe paraíso e ainda aprenderá dicas importantes para a criação do peixe ornamental.


Conheça o peixe papagaio: alimentação, preço e cores!

Conheça o peixe papagaio: alimentação, preço e cores!

O peixe papagaio é uma espécie híbrida de cores exuberantes. Veja neste artigo alguns cuidados para manter o bem estar, longevidade e evitar estresses!


Peixes de água ácida: veja espécies populares e dicas importantes

Peixes de água ácida: veja espécies populares e dicas importantes

Está procurando um peixe para o seu aquário de água ácida? Separamos 16 espécies para você escolher e criar!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.