Peixes de água ácida: veja espécies populares e dicas importantes

Peixes de água ácida: veja espécies populares e dicas importantes

Está procurando um peixe para o seu aquário de água ácida? Separamos 16 espécies para você escolher e criar!


Os peixes de água ácida

Peixes Neon em aquário

Ainda que existam muitas espécies de peixes dulcícolas e marinhos, a correção do pH, índice químico do potencial hidrogeniônico da água, é determinante no modo de vida dos peixes de água ácida.

Conhecer as principais espécies, seus hábitos e o nicho ecológico em que elas vivem é crucial antes de adotar um desses peixes. Para os aquaristas, controlar o pH de um aquário é um saber fundamental.

Neste artigo, além de conhecer 16 espécies, você saberá regular a faixa de pH do habitat desses peixes para que eles vivam ainda melhor. Vamos lá?

Conheça as 4 espécies mais conhecidas de peixes de água ácida

Há algumas espécies que, ainda que sejam muito visadas por aquaristas, não têm a predileção pela acidez da água tão difundida. Por exemplo, os peixes Tricogasters, Colisas, Néons e Cascudos, amplamente conhecidos, devem habitar aquários de água ácida, a maioria entre uma faixa de 6 a 7.

Peixes de água ácida: Tricogaster

Peixe Tricogaster em aquário

O peixe Tricogaster (Trichogaster trichopterus) é um animal naturalmente encontrado em pântanos, brejos e lagos. É originário da Ásia, de países como China, Vietnã e Malásia. Foi trazido à América do Sul como peixe ornamental e é, atualmente, muito apreciado por aquaristas de todo o mundo.

O animal é encontrado, geralmente, nas cores azul e amarelo, podendo mudar sua cor de acordo com variações de humor! Seus parâmetros de água ideais são: pH levemente ácido, entre 6 e 7 e dureza (concentração de sais de cálcio e magnésio) entre 5 e 19.

Peixes de água ácida: Colisa

Peixe Colisa em aquário

Os Colisas (Colisa ssp.) são peixes ornamentais muito pacíficos e territorialistas apenas com outros animais da mesma espécie. Também são originários da Ásia, predominantemente da Índia.Elas são facilmente encontradas em lojas especializadas em animais aquáticos, principalmente o Colisa Lalia e o Colisa Cobalto.

Os Lalias são bem coloridos e possuem listras azuis e vermelhas pelo corpo. Já os Cobaltos possuem um atraente e chamativo tom de azul. Devem ser criados em aquários com pH entre 6 e 7.5, com temperaturas, em média, de 24° C a 28º C.

Peixes de água ácida: Neons

Peixe Neon em aquário

Já os Néons ou Tetra-Néons (Paracheirodon innesi) provêm do continente sul-americano e são peixes cardumeiros, ou seja, apreciam bastante conviver em grupos. Eles são bem chamativos: possuem faixas iridescentes refletoras azuis, faixas vermelhas de ambos os lados do corpo e abdômen transparente.

Ainda que sejam fáceis de criar em aquários, a faixa de pH dos néons é um pouco mais restrita: de 6.4 a 6.8. Já a temperatura ideal ocorre por volta de 26º C.

Peixes de água ácida: Cascudos

Peixe cascudo zebra em aquário

Os Cascudos, popularmente conhecidos como “limpa vidros”, correspondem a várias espécies da família dos Loricariidae. Possuem a boca parecida com ventosas e se alimentam de lodo, algas e matérias orgânicas.

Em geral, os cascudos chamam bastante atenção devido aos singulares hábitos alimentares e ao formato corporal. Como são peixes grandes, podendo chegar a mais de 50 cm de comprimento, precisam de aquários grandes de, no mínimo, 200 litros e o pH ideal para eles é levemente ácido, entre 6 e 7. Ademais, eles vivem bem em temperaturas tropicais.

Descrição de mais espécies de peixes de água ácida

Além dos conhecidos animais anteriormente citados, há outros que também habitam águas ácidas. A seguir você conhecerá, em detalhes, 12 espécies de peixes: Black Phantom, Glowlight, Tucano, Mato Grosso, Ramirezi, Neon Negro, Foguinho, German Kaiser, Tanictis, Rasbora Naevus, Mocinha e Rodóstomo. Vamos lá?

Peixes de água ácida: Black phantom

Peixe Megalamphodus megalopterus em aquário

O peixe Tetra Black Phantom, também chamado de Fantasma Negro (Megalamphodus megalopterus) é um tetra singular devido aos seus diferentes atributos físicos e à sua coloração. O animal é nativo do tradicional rio Madeira, na Bacia Amazônica.

Há, inclusive, uma variação ornamental do Black Phantom a qual possui nadadeiras mais longas. Tais peixes de água ácida, precisam de acidez entre os graus 5.5 e 7 e apreciam águas tropicais até 28º C.

Peixes de água ácida: Glowlight

Peixe Black phantom em aquário

O Tetra Glowlight (Hemigrammus erythrozonus) é uma espécie que possui um brilho intenso que cobre seu corpo especialmente na faixa vermelha que percorre toda sua lateral. Quanto mais o aquário estiver ambientado com as condições ideais para o peixe, com o pH entre 6 e 7.5 e a temperatura de 23º C a 28º C, mais seu brilho se evidencia.

Peixes de água ácida: Tucano

Os belos Tetras Tucanos (Tucanoichthys tucano), assim como os demais tetras, são cardumeiros. Provêm de uma afluente do Rio Negro, na Bacia Amazônica. São onívoros, apresentam dimorfismo sexual evidente e são, também, ovíparos. Precisam de águas com pH ácido, entre 6 e 7 e de um aquário que suporte, no mínimo, 30 litros.

Peixes de água ácida: Mato Grosso

Dois tetra mato grossos em aquário

Compondo a lista de peixes de água ácida, os peixes Mato Grosso (Hyphessobrycon eques) também compõem o grupo dos tetras e são belíssimos animais aquáticos ornamentais. Eles, relativamente pequenos, chegando a até 4 cm de comprimento, habitam tipicamente rios sul-americanos. Ademais, a predominância de cardumes no Pantanal os deu o nome característico do estado mato-grossense.

Esses peixes apreciam águas com faixa de pH entre 5 e 7, são onívoros e precisam de aquários com, no mínimo, 70 litros.

Peixes de água ácida: Ramirezi

Peixe ramirezi em áquario

Já o Ramirezi (Microgeophagus ramirezi) é um peixe pacífico e tímido originário do Rio Orinoco, na América do Sul. São peixes muito bonitos, chamativos e podem ser territorialistas com os demais da mesma espécie. Ademais, são pequenos, não atingindo mais de 4 cm de comprimento.

Para que se sintam confortáveis, é preciso que o aquário no qual os peixes habitarão seja bem estabilizado. Eles demandam águas com pH ácido entre 5 e 6.5.

Peixes de água ácida: Neon Negro

O peixe Neon Negro (Hyphessobrycon herbertaxelrodi), também chamado de Black Neon Tetra, assim como os peixes Mato Grosso, é abundante no Pantanal mato-grossense. Ainda assim, também é visto no Rio Taquari, um dos afluentes do Rio Paraguai. Em natureza, aprecia muito viver em córregos e em várzeas inundadas com vegetação submersa.

O Neon Negro possui o corpo predominantemente preto com uma faixa longitudinal brilhante, característica dos tetras, e deve ser preservado em águas com pH ácido entre 5.5 e 7.

Peixes de água ácida: Foguinho

Ademais, o Tetra Foguinho (Hyphessobrycon amandae) ou Tetra Amandae é outra espécie procedente de águas ácidas. É um animal originário da América do Sul e costuma ter porte bem pequeno, atingindo cerca de 2 cm de comprimento.

Quando em aquário, é recomendado mantê-lo em um habitat com plantas aquáticas abundantes, já que seu tamanho reduzido exige esconderijos efetivos capazes de assegurar segurança e conforto. Inclusive, é importante ressaltar que o pH ideal para o Tetra Foguinho costuma permanecer entre 6 e 7.

Peixes de água ácida: German Kaiser

O nome excêntrico dos German Kaiser (Hyphessobrycon elachys) ou Tetras Kaiser revela peixes pequenos, assim como os anteriores Foguinhos, cardumeiros e ativos. O animal é sul-americano e amplamente encontrado na bacia do Rio Paraguai. Chegando a até 2 cm, o Kaiser é bastante sociável, por isso é preciso colocá-lo em grupos de, no mínimo, cinco indivíduos no aquário.

O habitat do peixe também deve ter muitas plantas aquáticas e precisa permanecer ácido, com pH de 6 a 7.

Peixes de água ácida: Tanictis

Tanictis (Tanichthys albonubes) é um peixe de águas ácidas originário da Ásia e típico de rios chineses. O animal é de fácil manutenção, costuma ter entre 3 e 4 cm e, quando em aquários, deve viver prioritariamente em cardumes. A faixa de temperatura dos Tanictis é amplamente flexível, variando entre 5ºC e 24ºC! Já quanto ao pH ideal, certifique-se de que está entre 5.5 e 7.

Peixes de água ácida: Rasbora Naevus

Rabora Naevus (Boraras naevus), também conhecido como Strawberry Rabora, é um belíssimo e exótico peixe natural da Tailândia. O animal tornou-se muito popular entre aquapaisagistas de todo o mundo devido ao seu alaranjado corpo repleto de manchas pretas. O Rabora é um peixe tropical e cardumeiro, podendo ser criado em aquários comunitários com até dez espécimes semelhantes. O pH indicado para ele encontra-se entre 6 e 7.

Peixes de água ácida: Mocinha

Outro marcante peixe de água ácida é o Mocinha (Characidium fasciatum), o qual é muito popular no controle biológico dos caramujos Physa, Melanoides (Trombetas) e Planorbis, devido à predação natural. O Mocinha costuma chamar muita atenção por causa do peculiar hábito de se apoiar sobre suas nadadeiras frontais no fundo do aquário, dando a impressão de rastejamento. No mais, o pH indicado para ele é ácido, entre 5.5 e 7.

Peixes de água ácida: Rodóstomo

Enfim, o Rodóstomo (Hemigrammus rhodostomus) é um peixe de água ácida natural da América do Sul e amplamente utilizado por aquaristas que criam peixes tropicais. Seu corpo é fusiforme e predominantemente prata com escamas iridescentes e refletoras, além de possuir nadadeiras levemente translúcidas.

Os Rodóstomos precisam de um aquário capaz de suportar, no mínimo, 100 litros. Além disso, a faixa de pH indicada para eles permanece entre 5.5 e 7.

Como modificar o pH do aquário

Peixe ramirezi em aquário

Além de conhecer as principais espécies representantes de habitats ácidos, é preciso saber como modificar o pH do aquário. A faixa, que vai de 0 a 14, mede a concentração de íons de hidrogênio capazes de determinar a acidez da água. Entre 0 e 6.9 é ácido; entre 7.1 e 14 é básico. Descubra como controlar o pH do seu aquário!

Como aumentar o pH do aquário?

Caso seu peixe seja de água ácida e o ambiente em que ele vive esteja demasiadamente ácido, pode ser que seja preciso aumentar seu pH para controlá-lo. Aquários com pH básico são aqueles em que a faixa se mantém entre 7.1 e 14. Para isso, uma alternativa é adicionar sais básicos, como bicarbonato de sódio: uma colher de chá para 20 litros de água pode ser suficiente para cumprir tal função.

Como diminuir o pH do aquário?

Para diminuir o pH de um aquário, há algumas opções. Dentre elas, optar pela inserção de troncos no aquário faz com que a madeira seca libere substâncias, como ácidos orgânicos, que combatem o aumento natural do pH do ambiente. Outras matérias vegetais, como a turfa e a fibra de coco também cumprem a mesma função.

Outro método que possibilita acidificar o aquário é adicionando algum elemento ácido, como ácido acético (presente no vinagre) ou ácido cítrico (presente nas frutas cítricas). No entanto, é preciso ter cuidado ao optar por esse método, já que é preciso adquirir um tamponador de pH para controlar o índice e as variações de acidez.

Os peixes de água ácida são excelentes para seu aquário!

Peixe ramirezi em áquario

Conhecer algumas das espécies de peixes que habitam águas de pH ácido é fundamental para aquaristas e quaisquer apreciadores de peixes. Considerando que a diminuição desse índice geralmente eleva a frequência respiratória dos peixes e que, por isso, eles costumam “abocanhar” ar atmosférico da superfície do aquário, é possível compreender que esses animais possuem muitas particularidades e fenótipos distintos.

Ademais, lembre-se de que é interessante comprar indicadores descartáveis de pH para controlar o índice do meio, além de pesquisar a ficha técnica do peixe que for habitar o aquário. Conhecendo o animal, é possível estabelecer as condições ambientais ideais e prezar pela boa qualidade de vida do seu peixe.

Autor deste artigo

Sempre me interessei muito pela escrita e, principalmente, por pets. Uni ambas as coisas e comecei a escrever me inspirando, primeiramente, em meus pets e, posteriormente, em outros.

Artigos relacionados


Cachorro pode comer sardinha? Veja os benefícios, cuidados e mais

Cachorro pode comer sardinha? Veja os benefícios, cuidados e mais

Existem muitos mitos envolvendo peixes como alimento aos cães. Venha descobrir se seu pet pode comer sardinha, e quais são os benefícios oferecidos a eles.


Guppy: Curiosidades, características e mais sobre o peixe!

Guppy: Curiosidades, características e mais sobre o peixe!

Donos de lindas e coloridas caudas, o Guppy, queridinho dos aquaristas, vem conquistando a todos com sua beleza e comportamento. Conheça mais esse lindo peixe.


Peixe Paraíso: saiba tudo sobre esta espécie ornamental

Peixe Paraíso: saiba tudo sobre esta espécie ornamental

Neste artigo você verá a descrição do peixe paraíso e ainda aprenderá dicas importantes para a criação do peixe ornamental.


Conheça o peixe papagaio: alimentação, preço e cores!

Conheça o peixe papagaio: alimentação, preço e cores!

O peixe papagaio é uma espécie híbrida de cores exuberantes. Veja neste artigo alguns cuidados para manter o bem estar, longevidade e evitar estresses!


Peixes para aquário pequeno: conheça as melhores espécies!

Peixes para aquário pequeno: conheça as melhores espécies!

Peixes são animais tranquilos, que ocupam pouco espaço e ainda são lindos. Descubra as espécies e veja dicas de como cuidar de um aquário pequeno!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.