Cachorro pode comer sardinha? Veja os benefícios, cuidados e mais

Cachorro pode comer sardinha? Veja os benefícios, cuidados e mais

Existem muitos mitos envolvendo peixes como alimento aos cães. Venha descobrir se seu pet pode comer sardinha, e quais são os benefícios oferecidos a eles.


É seguro oferecer sardinha para o cachorro? 

Cachorro deitado

As sardinhas são pequenos peixes, marrom-avermelhados e oleosos. A maioria de nós está familiarizada com as sardinhas usadas como isca durante a pesca ou com sardinhas enlatadas compradas no supermercado. Elas também são usados para serem grelhadas, em conserva ou defumadas, ou podem ser usadas para criar óleo de peixe.

Muitas pessoas procuram fontes naturais de ácidos graxos (ômega-3) para oferecer aos seus cães. Esses ácidos podem reduzir a inflamação do corpo ou ajudar na saúde geral do seu organismo (ou do seu pet). Sendo assim, as sardinhas são ótimas aos cães e possuem um grandioso valor nutricional.

Dessa forma, são consideradas uma ótima fonte de proteína para os cachorros e uma boa fonte de ácidos graxos, vitaminas e ômega-3. A seguir, vamos entender tudo sobre como você pode administrar esse alimento ao seu cão e conhecer mais detalhes sobre os benefícios oferecidos.

Como e quando oferecer sardinha para o cachorro

Filhotes de cachorro comendo em vasilha

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como oferecer a sardinha ao cão. Vamos entender tudo sobre isso, além de descobrir se cães filhotes também podem comer.

Qual a melhor forma de oferecer sardinha para o cachorro

As sardinhas são ricas em vitamina B12, vitamina D, cálcio e o antioxidante selênio. É importante começar com uma pequena quantidade de sardinha fornecida com a comida para garantir que o corpo do seu cão tolere bem o teor de gordura. Por isso, ofereça pequeninos pedaços misturados na ração.

Se não notar nenhuma indisposição para comer, aumente a quantidade administrada lentamente ou misture com carnes magras desfiadas.

Entretanto, vale lembrar que a sardinha é calórica e possui óleos, então administre corretamente e seja responsável quanto ao uso. O organismo dos cães não funciona igual ao nosso. Se ele não responder bem, não force o uso.

Em qual ocasião oferecer sardinha ao seu cachorro?

Não existe uma ocasião específica. Visto que a sardinha é um ótimo alimento em questões nutricionais, é uma ótima opção adicionar esse peixe aos poucos na dieta do seu pet. Entretanto, vale lembrar que apenas 10 – 15 % das calorias diárias do seu animal de estimação devem vir de aditivos ou guloseimas.

Então, caso o seu pet esteja precisando de um equilíbrio nutricional, ela é uma ótima opção. Quando você começar a introduzir novos alimentos (como sardinhas), consulte um profissional da área veterinária para dosar as quantidades ideais. Eles não devem causar problemas estomacais, mas é melhor estar seguro para administrar as doses corretas.

Posse oferecer sardinha ao cachorro filhote?

Não faz mal, mas é melhor não oferecer alimentos fortes ao seu filhote nos primeiros meses de vida. A sardinha, por mais que ofereça grandes proteínas e vitaminas ao corpo, ela possui um sabor forte; e se o seu cão comer demais, pode ficar cheirando a peixe.

Por isso, é melhor os filhotes comerem alimentos mais comuns, como ração – que já equilibra os nutrientes do organismo. Além disso, podem comer algumas carnes com sabores mais fracos e sem muito tempero, como frango.

Caso opte fielmente por introduzir a sardinha, dê quantidades bem pequenas para que ele não sinta aversão do gosto e para que seu corpo não fique sobrecarregado, pois ainda está em desenvolvimento.

Veja os benefícios da sardinha para o cachorro

Cachorro comendo em tigela

A sardinha é um alimento essencial para os humanos, e trazem inúmeros benefícios aos cães também. Vamos entender tudo sobre o seu valor nutricional e o quanto elas podem trazer benefícios aos pets!

A sardinha é rica em ômega 3

Assim como as pessoas, os cães se beneficiam dos ácidos graxos (ômega 3) presentes na sardinha. Esses ácidos ajudam tanto a pelagem quanto a pele. Eles podem prevenir e reduzir a inflamação e também ajudarão seu cão a se livrar de algumas coceiras.

Mesmo que seu cão não tenha alergias específicas, o ômega 3 auxilia na imunidade e ajuda a manter o equilíbrio do corpo dele, combatendo essas alergias.

É principalmente recomendado para cães mais velhos, mas cães de todas as idades podem lucrar com isso. O ômega 3 também atua diretamente em funções celulares, prevenindo envelhecimento precoce.

Cálcio e Fósforo

O cálcio e o fósforo atuam diretamente na formação saudável dos ossos dos nossos pets. Por isso, quando administrados corretamente, auxiliam na qualidade do osso, o que é essencial para os animais em práticas de exercícios físicos e, principalmente, para cães com problemas de quadril e displasia.

Além disso, podem ajudar a eliminar a inflamação e também reduzirão a dor associada a ela. Uma vez que essas substâncias fornecerão suporte para o sistema esquelético do seu animal de estimação, ele terá uma boa saúde mental também. Mesmo que o seu cão ainda não tenha esses problemas, a sardinha ajudará a evitá-los a longo prazo.

Antioxidantes

Os antioxidantes são ótimos para os cães. Eles reduzem os problemas associados ao envelhecimento, mas também melhoram a aparência e estimulam o sistema imunológico. O ubiquinol está presente no corpo do seu cão, mas aumentar seus níveis será ainda melhor, e a sardinha consegue fazer isso.

A sardinha também é essencial para o funcionamento geral do coração, e sua necessidade é ainda mais óbvia em cães com um problema congênito atual.

Por isso, fornecer antioxidantes aos cães trazem inúmeros benefícios e reduzirá a incidência dos sinais de algumas doenças, como câncer. Além disso, eles eliminam grande parte dos radicais livres, que atuam em várias doenças. Ele também ajudará no crescimento natural e minimizará os problemas associados ao envelhecimento natural.

Proteínas

Com base em todos os nutrientes disponíveis nas sardinhas para cães, não poderia faltar as proteínas. A sardinha possui, praticamente, os aminoácidos essenciais que seu animal de estimação necessita para um estilo de vida saudável (brincar, correr, pensar, latir e todas as funcionalidades normais).

Assim, todos os órgãos serão afetados de maneira positiva, sem mencionar um sistema digestivo de primeira linha. Além disso, vale lembrar que as proteínas atuam diretamente na formação e regeneração dos músculos. Então, seu pet consegue ter uma ótima qualidade muscular se ele for bastante ativo.

Veja os malefícios em oferecer sardinha para o cachorro

Prato de sardinha

Como tudo tem o seu lado bom e o lado ruim, vamos conhecer alguns malefícios que a sardinha pode oferecer ao seu cachorro, quando ingerida de forma inadequada ou com superdosagem.

Presença de mercúrio na sardinha

O peixe e os seus óleos estão sempre sob ataque devido a várias preocupações e ideias sobre o mercúrio. Então, a toxicidade do mercúrio poderia ser um problema se você alimentar o seu cão com muita sardinha. Porém, a verdade é que tudo o que vive no oceano, ou se alimenta de algo proveniente do oceano, terá mercúrio no corpo.

Entretanto, as sardinhas são pequenas. Quanto maior o organismo, maiores são as quantidades de mercúrio. Mas, isso não significa que não haja riscos, e com o tempo, o mercúrio vai se acumular no corpo do seu animal. Portanto, a sardinha não deve ser oferecida diariamente. Elas são, de fato, extremamente saudáveis, mas você deve ficar de olho nos peixes que oferece ao seu cão.

A sardinha é bastante calórica

As sardinhas são extremamente densas. Eles são ricas em nutrientes, mas também têm muitas calorias. Por menores que sejam, uma minúscula sardinha pode gerar cerca de 25 calorias. Essas calorias vêm de proteínas e gorduras, em proporções iguais.

Por isso, alimentar seu cão com bastante sardinha regularmente pode causar obesidade. Em vez disso, opte por pequenas porções, como um suplemento. Se você for rigoroso com a dieta do seu cão, certifique-se de verificar as calorias adicionadas e lembre-se sempre de oferecer muitos exercícios.

Pode causar problemas digestivos

Visto que o intestino é responsável por digerir todos os alimentos que os cães comem, se eles ingerirem quantidades exacerbadas de sardinha, isso pode sobrecarregar essa absorção de nutrientes e fazer mal.

O cão teria muitas vitaminas, proteínas e principalmente muito óleo para digerir, causando inflamações e até mesmo atrapalhando o funcionamento do aparelho digestivo. Por isso, não exagere, pois um alimento que faz muito bem ao seu cão, poderá acabar fazendo mal.

Cuidados antes de oferecer a sardinha para o cachorro

Cachorro vendo comida

Antes de você optar pelo uso contínuo da sardinha ao seu cão, vamos entender quais cuidados você precisa ter para que ele tenha uma saúde equilibrada e não sobrecarregada de alguns nutrientes.

Ofereça a sardinha em pequenas porções

Apesar da sardinha possuir um sabor forte e não ser tolerada por alguns cães, muitos deles adoram e ficam esperando o momento de comer. Sendo assim, por mais que o seu cachorro goste e fique esperando para comer mais, ofereça pequenas quantidades misturada em outros alimentos.

Jamais substitua uma refeição do seu cão por um prato de sardinha! Em grandes quantidades, elas podem ser tóxicas e fazer mal, assim como acontece com os humanos. Por isso, seja responsável e dê em torno de uma colher (20 - 30 g) em alguns dias da semana. Devido ao acúmulo de mercúrio não deve ser oferecida diariamente.

Oferecer a sardinha fresca ou enlatada

Muitas sardinhas enlatadas são embaladas com azeite, que geralmente é considerado um ingrediente benéfico. No entanto, alimentar os cães com essas sardinhas não é recomendado porque ambas são uma fonte rica em gordura.

Em vez disso, opte por sardinhas frescas ou enlatadas em água, sem sal ou quaisquer ingredientes adicionais. É importante saber que temperos não fazem bem aos cães. Por isso, esses peixes embebidos em molhos de tomate, temperos ou sal, não são benéficos para eles.

Oferecer cruas ou cozidas

A melhor opção é sempre a mais natural quando falamos de peixes. Sendo assim, é importante você dar a sardinha crua ao seu animalzinho. Da mesma forma que comemos o peixe cru com todos os nutrientes, os cães podem comer sem problemas. Amasse bem, ou pique em pedaços minúsculos ou misture com a ração.

Caso você opte por cozinhar, não use muitos temperos. Eles podem ser prejudiciais à saúde canina, pois o organismo deles não está acostumado com esses alimentos.

Remover as espinhas é essencial

Nutricionalmente falando, as espinhas não oferecem riscos aos cães. Entretanto, pode fazer com que eles engasguem com facilidade. Dessa forma, você pode optar por oferecer filé de sardinha, ou amassar bem o alimento até que as espinhas estejam moles, ou bater tudo em um mixer.

Caso não tenha sucesso, retire as espinhas para que não criem empecilhos na alimentação do seu pet e ele pegue aversão ao alimento. Além disso, o cão pode não mastigar da forma adequada, dificultando a digestão e causando problemas no intestino.

Viu como administrar sardinhas pode ser ótimo ao seu cão?

Cachorro feliz

Como pôde perceber, as sardinhas são carregadas de nutrientes, como: ômega 3, vitaminas, aminoácidos, cálcio e ferro. Você já sabe que os cães podem se beneficiar de muitos alimentos saudáveis que colocamos em nossa dieta, e as sardinhas não são diferentes.

Além disso, a introdução de pequenas quantidades às refeições regulares do seu cão algumas vezes por semana pode ajudar a desenvolver músculos e outros tecidos conjuntivos, fortalecer seu sistema imunológico, melhorar a saúde dental e proteger contra doenças renais e envelhecimento precoce.

Eles também os manterão com uma aparência elegante, já que os ômega 3 ajudam a manter a pele bonita e macia. Sendo assim, caso ainda tenha dúvidas sobre isso, consulte um profissional, mas pode ter certeza que as sardinhas oferecem mais benefícios do que malefícios ao seu pet.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.