Guppy: Curiosidades, características e mais sobre o peixe!

Guppy: Curiosidades, características e mais sobre o peixe!

Donos de lindas e coloridas caudas, o Guppy, queridinho dos aquaristas, vem conquistando a todos com sua beleza e comportamento. Conheça mais esse lindo peixe.


O peixe Guppy (lebiste)

Cardume de guppies

Você descobrirá neste artigo o originário da América Central e do Sul, peixe Guppy que pertence à Família Ciprinodontídeos e é muito admirado entre os apreciadores de peixes ornamentais. Também conhecido como Lebiste e Barrigudinho, esse peixe é muito adaptável e tem cores lindas, que deixam o aquário muito mais bonito.

Verá também, várias curiosidades do Guppy e principais características, como sua nadadeira caudal, que pode ter vários formatos e mistura de cores. Conheça aqui, mais sobre a história do Guppy, que é admirado pelo mundo todo, e aprenda mais sobre o comportamento desse pequeno peixe encontrado em muitos lagos, lagoas, rios e ribeirões.

Características do peixe Guppy

Peixe guppy em aquário

Admirados por vários amantes de peixe no mundo todo, o Guppy é um lindo peixe ornamental com características marcantes como sua diversidade de cores, suas nadadeiras e o seu tamanho. Conheça mais algumas a seguir.

Nome e origem

Seu nome se deve ao seu descobridor, Thomas Guppy, que identificou o peixe em uma das ilhas tropicais caribenhas em Trindad. Tendo sua origem nessa mesma ilha, o peixe guppy hoje em dia pode ser encontrado em muitos outros lugares como na America do Sul e Norte da Amazônia. Há também uma coincidência muito curiosa envolvendo seu nome, a qual abordaremos nesse artigo.

Características físicas do peixe Guppy

O peixe Guppy tem um formato de corpo bem específico que faz parte da sua beleza. No entanto, o macho e a fêmea têm algumas diferenças. A fêmea é maior, chegando a até 6,5cm, enquanto o macho vai até 3,5cm. Outra diferença entre eles são as cores. Apesar de maior, as cores das fêmeas são bem menos coloridas, fazendo com que o macho chame mais atenção.

Apesar das diferenças, no geral, os Guppys tem um corpo alongado e grandes nadadeiras caudais, que parecem verdadeiros leques. Essas nadadeiras podem incorporar diferentes formas, que caracterizam as variedades da espécie. Além disso, elas são muito coloridas com diversas estampas e cores, podendo ser combinadas de diversos jeitos.

Reprodução do peixe Guppy

A fêmea Guppy, tem características muito peculiares que fazem com que a reprodução deles seja algo diferente de muitos outros peixes. Os Guppys são peixes ovovíparos, ou seja, seus óvulos são fecundados dentro do útero, algo diferente de alguns peixes que tem seus ovos fecundados depois de serem colocados em um determinado lugar para os machos encontrarem e fecundarem.

As fêmeas têm um ótimo recurso que as tornam muito eficazes na hora de reproduzir. Elas podem escolher o melhor momento para fertilizar os seus óvulos, aguardando condições favoráveis para que seus filhotes sobrevivam. No entanto, é importante colocar obstáculos no aquário que protejam os ovos, pois as fêmeas podem comê-los.

Classificação e preço do Guppy

A principal característica do Guppy, a cauda, é muito mais do que enfeites coloridos que embelezam o aquário. Pela diversidade de formatos, elas são usadas para diferenciar as variedades dentro do peixe Guppy. Veja a seguir os tipos de caudas e como são classificadas.

Guppy Veiltail

Peixes guppies veiltil

Esse Guppy tem como característica uma cauda similar a um véu. Para que um Guppy possa ser considerado um Veiltail ele deve ter o formato da sua nadadeira igual a um triângulo isósceles, no qual dois lados são da mesma medida. Além disso, o comprimento da sua nadadeira caudal deve ser 10/10 em relação ao corpo.

Guppy Fantail

Peixe Guppy Fantail

Os Guppys Fantail são parecidos com os Veiltail, no entanto o formato não é de um véu e sim de um leque, no qual as caudas são um pouco curvadas nas bordas superiores e também um pouco mais baixas. Para ser um Fantail, algumas medidas também devem ser respeitadas, como o comprimento da sua nadadeira que deve ser 8/10.

Guppy Lyretail

Dois Guppy Lyretail

Saindo das formas geométricas tem-se o Guppy Lyretail, no qual sua cauda tem o formato de uma lira, que é um instrumento musical parecido com a harpa, mas arredondado. Nesse caso, esse Guppy tem o formato base arredondado, e seu comprimento deve ser de 4/10, bem diferente dos outros Guppys mencionados anteriormente.

Guppy Roundtail

Guppy Roundtail

Voltando as formas geométricas. A cauda do Guppy Roundtail é bem distinta e chama muita atenção. A cauda é literalmente na forma de um círculo, sendo completamente redonda. É importante não confundir com o Pintail, que apesar de ter um círculo também tem uma ponta bem pontiaguda, diferente do Roundtail que é totalmente redonda. Nesse Guppy, o diâmetro deve ser de, no máximo, 5/10.

Guppy Selvagem

Peixe Guppy selvagem

Esse tipo de guppy, possui cores manchas e pintas de vários tipos o longo do corpo cinza. As fêmeas, por sua vez possuem o corpo completamente cinza e seu também costumam medir aproximadamente 4,5 cm, sendo maiores que os machos que não passam de 3 cm. Sua cauda é pequena e transparente, bem diferente dos outros tipos de guppy.

Guppy Scarftail

Peixe Guppy Scarftail nadando a baixo de guppy selvagem

Com os Guppys Scarftail nós deixamos os triângulos um pouco de lado e vamos para os retângulos. A nadadeira caudal do Scarftail é similar a um lenço ou uma bandeira, ou seja, adquiri a forma retangular. Como todos os outros, o comprimento da sua cauda também tem uma medida específica, que nesse caso é a mesma do Fantail, 8/10.

Aquário para o peixe Guppy

Peixes Guppy em aquário

Agora que já sabemos suas características e vários tipos de peixe Guppy, é hora de pensar no aquário e os cuidados básicos necessários para a espécie. Veja a seguir alguns dos principais

Tamanho do aquário para o peixe Guppy

Por se tratar de um peixe de tamanho pequeno o peixe Guppy não precisará de muito espaço se você for criá-lo sozinho. Um aquário que comporte 5 litros estará de bom tamanho. Caso queira criar mais, como duas fêmeas e dois machos será preciso um aquário que comporte de 8 a 19 litros de água.

Se seu objetivo é a reprodução da espécie, prefira aquários menores como os de 5 litros, isso facilitará que o macho capture a fêmea.

Temperatura e pH da água

A temperatura ideal para uma boa ambientação do peixe Guppy é entre 18ºC e 28ºC. O ideal é que seu aquário possua um aquecedor para fazer esse controle. Além disso, será importante também que você possua um acondicionador ou fitas de controle de pH para deixar sempre o pH da água entre 7 e 8, o mais adequado para essa espécie.

Criadeiras para o aquário do peixe Guppy

Como já vimos, as fêmeas da espécie Guppy podem ter ações canibais contra seus filhotes recém nascidos. Por isso, é importante que o aquário para essa espécie tenha criadeiras. Essas como caixas acrílicas a parte que, mesmo dentro do aquário, mantém os filhotes separados dos demais.

Isso impedirá que os filhotes sejam canibalizados até que tenham tamanho suficiente para se defender e fugir.

Mais informações sobre o Guppy

Peixe guppy de cauda azul

O peixe Guppy é dotado de muitas curiosidades envolvendo seu comportamento e até sua reprodução. Descubra algumas dessas curiosidades e saiba a melhor forma de proporcionar um bom ambiente para o seu peixe, que precisa uma boa alimentação e alguns cuidados para ter uma vida longa.

Diferenças entre machos e fêmeas

Como já dito anteriormente, o peixe Guppy é muito famoso e querido pelas cores presentes em seu corpo e em suas nadadeiras. No entanto, essas cores vívidas são características dos machos, pois as fêmeas têm uma coloração bege com uma pequena mancha preta, que pode aumentar durante a gravidez.

Entretanto, quando se trata do macho essa coloração muda completamente. Vermelhas, amarelas, azuis, listradas e onças pintadas são algumas das estampas encontradas nos Guppys machos. Outra característica peculiar é que quando eles estão em um ambiente com predadores, suas cores são menos vibrantes. Já nos aquários, suas cores são ainda mais vívidas, deixando o aquário um verdadeiro festival de cores.

Alimentação do Guppy

O Guppy é um peixe onívoro, ou seja, come de quase tudo e como gosta de comer o tempo todo, em aquário é importante manter a alimentação do Guppy bem regrada e equilibrada. É recomendado que ele seja alimentado várias vezes ao dia, mas em pequenas porções. Enquitreias e artêmias salinas são algumas opções de alimentos vivos apreciados pelos Guppys. Além disso, rações granuladas e em flocos são ótimas opções também.

Comportamento do Guppy

O Guppy não é só admirado pelas suas cores, mas também pelo seu comportamento adequado para aquários comunitários. Esse pequeno peixe é muito tranquilo e se adapta bem com outras espécies e famílias. No entanto, o ideal é mantê-lo em um pequeno grupo com peixes da mesma espécie, pois ele se sente mais confortável.

Ao inserir o Guppy no aquário é importante seguir a proporção de cerca de três ou quatro fêmeas para um macho. Isso é importante, pois os Guppys reproduzem com muita facilidade e, durante esse processo, o macho acaba perseguindo a fêmea, algo que pode gerar um grande estresse para o grupo atrapalhando a boa harmonia.

Você está pronto para ter um Guppy!

Peixe Guppy em aquário

Vimos aqui que, apesar de pequeno, o peixe Guppy causa um grande impacto nos aquários. Suas cores são exuberantes e suas caudas chamam a atenção de qualquer um pela sua diversidade de formatos. Além disso, vimos que eles são pacíficos e ótimos para aquários com diversos tipos de peixes, no entanto, também embelezam qualquer ambiente se tiverem um aquário só para sua espécie.

Além desses benefícios, o Guppy é um peixe resistente e de fácil cuidado e manutenção. Logo é uma boa opção para todos os tipos de aquaristas no mundo. Agora você já conhece as principais características, curiosidades e como diferenciar cada tipo de peixe Guppy. Assim, está pronto para colorir seu aquário.

Autor deste artigo

Olá!!
Meu nome é Thulany Dhara, sou jornalista e amante de animais. No momento tenho uma gatinha, chamada Kesha(sim, amo nomes artísticos), um buldogue francês chamado Eros e uma linda dobermann chamada Nala. Eles são os amores da minha vida e quando não estou com eles, estou montando quebra cabeça sobre animais também haha.

Artigos relacionados


Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

A surucucu pico-de-jaca é uma cobra enorme e com um poderoso veneno que pode matar rapidamente. Veja aqui características marcantes desta espécie.


Conheça o cachorro Rhodesian Ridgeback, o Leão-da-Rodésia!

Conheça o cachorro Rhodesian Ridgeback, o Leão-da-Rodésia!

Conheça tudo sobre essa raça conhecida como caçadora de leões, da alta performance combinado à sua personalidade dócil, cuidados e custos necessários.


Cachorro sente quando o dono vai morrer? Descubra a verdade!

Cachorro sente quando o dono vai morrer? Descubra a verdade!

Neste artigo, veremos tudo sobre os mitos e verdades relacionados ao comportamento dos cães. Afinal, eles podem ou não sentir, ou pressentir? Veja aqui!


Tudo sobre ovelhas: curiosidades, raças, criação e mais

Tudo sobre ovelhas: curiosidades, raças, criação e mais

A ovelha é o mamífero que acompanha os humanos há muito séculos, ajudando, inclusive, na economia. Descubra a seguir, muito mais sobre esse animal peculiar!


Plano de saúde pet: veja o que é, benefícios e como escolher

Plano de saúde pet: veja o que é, benefícios e como escolher

Já ouviu falar do plano de saúde pet? Com ele é possível manter seu pet saudável e economizar ao mesmo tempo. Conheça mais sobre esse serviço!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.