Cachorro sente quando o dono vai morrer? Descubra a verdade!

Cachorro sente quando o dono vai morrer? Descubra a verdade!

Neste artigo, veremos tudo sobre os mitos e verdades relacionados ao comportamento dos cães. Afinal, eles podem ou não sentir, ou pressentir? Veja aqui!


É verdade que cachorro sente quando o dono vai morrer?

Cachorro triste

Neste artigo, vamos conferir que os cães podem ser animais surpreendentes e quando há uma real conexão entre ele e seu dono esses animais se tornam tão leais que são capazes de detectar inúmeras situações que rodeiam seu tutor.

Por serem extremamente apaixonados por seu dono, eles observam todos os movimentos, gestos, atitudes e assim conseguem identificar algumas situações, antes mesmo que aconteça. O corpo humano exala muitas vezes cheiros imperceptíveis as pessoas, mas os cães alcançam de longe esse odor e na hora da morte não seria diferente. Confira em detalhes, esses e outros motivos aqui!

Como o cachorro sente quando o dono vai morrer?

Cachorro sente

Como dissemos a ciência ainda não é capaz de determinar de que forma um cachorro sente que seu dono irá morrer, porém os estudos inclinam para as mudanças químicas e biológicas no corpo humano, que podem ser perfeitamente entendidas pelo cão. Entenda tudo aqui!

Eles podem detectar doenças

Cães são animais que de fato por possuírem o faro muito apurado, estudos comprovam que conseguem detectar uma grande variedade de moléculas em concentrações muito pequenas: é considerado que eles possam identificar uma parte em um quatrilhão.

Os humanos por sua vez somente conseguem identificar uma parte em um bilhão. Por esse fato, esses animais são capacitados a perceber doenças pelas características químicas e pelos odores. Por exemplo, eles conseguem farejar e memorizar os compostos orgânicos voláteis que são formados na célula do ser humano tipo: saliva, suor, lágrimas, urina e etc.

Cães podem detectar epilepsia

Alguns estudos e treinamentos foram feitos com muitos animais, assim para ensiná-los a detectar a epilepsia em humanos. Ao treinarem um cão colocando alguns recipientes dispostos em laboratório, no qual continham amostras do odor exalado durante um ataque epilético, os dados mostraram que os cães, tinham um nível de acertos em todas as sessões que variavam entre 67% e 100%.

Esses resultados apontam que futuramente, as convulsões poderão ser antecipadas, por cães de companhia a partir de cheiros exalados por pessoas com epilepsia.

Cachorro capta emoções humanas

Por muito tempo, a despeito das alegações contrárias de tutores de cães, cientistas e outros especialistas acreditavam que quando um cachorro parecia entender seu tutor, eram apenas como robôs que seriam treinados em uma combinação de comportamento aprendido e o tutor projetando qualidades humanas.

Recentemente, parece que novos estudos sobre como os cães entendem e se relacionam com as palavras, emoções e a linguagem corporal das pessoas, estão surgindo muitas curiosidades e pesquisas.

Hoje em dia, foi comprovado que os cães entendem e se relacionam com as palavras inseridas pelos humanos, as expressões e linguagem corporal também são veículos para esse relacionamento de fidelidade.

Alterações bioquímicas em diabéticos

Já foram comprovados por pesquisas que os cães são animais muito sensíveis, inteligente e com o faro apurado ao extremo. Isso facilita bastante quando são adestrados para virarem cães de companhia e assim poder ajudar várias pessoas com comorbidades.

Esses cães passam por treino intensivo, são capazes perceberem muitas vezes cheiros exalados imperceptíveis as pessoas, com isso conseguem alcançar crises de hipoglicemia em seus tutores portadores de diabete.

As alterações climatéricas

Assim como nós humanos que apresentamos corporalmente algumas reações quanto à mudança de tempo, os animais domésticos também são assim. Principalmente os cães que sofrem bastante em dias de calor e acabam precisando de alguns cuidados específicos.

Em todas as mudanças climatéricas os cães apresentam uma postura diferente, já quando está chegando frentes frias ou chuvas fortes, geralmente sentem medo, por conta de barulhos dos raios e trovão, nesses momentos é essencial um cuidado, colocando seu amigo em um lugar que se sinta seguro e aquecido.

Cães detectam terremotos

Cientistas comprovam que animais têm a capacidade sensorial de prever fenômenos naturais, assim como terremotos. Esse fenômeno produz um gás que sai de baixo e vem para superfície e depois para atmosfera. Rico em íons positivos aumenta a produção de hormônios em cães, fazendo com que fiquem mais agitados.

Porém, alguns estudiosos dão o exemplo que devido à audição apurada dos cachorros, eles podem sentir e ouvir as pedras se mexendo ao longe e debaixo da terra. Como prevenção ter um cão pode ajudar bastante, em situações que podem acarretar perda de vida.

O que os cães podem sentir além da morte do dono

Cachorro sente quando o dono vai morrer

Vimos os por quês de o cachorro aparentar sentir a morte ou possíveis problemas com o seu tutor, mas não para por aí. Veja nesse trecho o que mais os cães podem sentir, além da morte do dono!

A gravidez

Os cães são animais tão sensitivos que, são capazes de perceber quando a mulher está grávida. Sabemos que toda mulher quando engravida, automaticamente sofrem alterações físicas e por isso, eles com seu faro apurado, sentem uma diferença no cheiro da tutora. Que fica forte por conta das alterações de hormônios durante a gestação.

Alguns desses animais até mudam seu comportamento junto com a tutora, mudam de humor, ficam mais protetores e vigilantes a qualquer gesto de outra pessoa para com sua dona.

O momento do parto

Os cães não são apenas capazes de perceber o que você está sentindo, mas também percebem qualquer alteração no cheiro, principalmente de uma mulher grávida. Quando a hora do parto chega, mais uma vez a mulher sofre imediatamente algumas transformações físicas e por isso ela libera uma série de hormônios que a prepara para a grande hora.

Esses hormônios liberam odores que passam despercebidos aos humanos, mas não a um cão, pois ele sabe exatamente o que está acontecendo.

O medo

Quando alguém diz que os cachorros percebem se uma pessoa está com medo, está certo, mas não é por conta do cheiro como muitos pensam e sim pela atitude, a postura, a tensão muscular e a expressão corporal. O cão consegue identificar todos esses exemplos.

O animal pode interpretar o medo da pessoa como uma ameaça e reagir para se defender, pois quando sentimos medo nosso organismo entra num estado de estresse que desencadeia reações físicas e o cachorro automaticamente entende essa atitude uma intimidação.

Sabem quando o dono vai sair e voltar

Basta você sair do lar, que o pet vai para algum canto, se isola nele e passa um bom tempo deitado e com uma expressão descontente, permanecendo assim até o seu regresso. A ciência ainda não é capaz de determinar de que forma um cachorro sente a nossa falta em condições normais.

A demonstração de saudade por parte dos cães pode ser, na verdade, um transtorno conhecido como ansiedade de separação. Ficar triste sem motivo aparente. Um dos principais sinais de que o cachorro sente falta do dono é quando ele fica triste sem razão aparente.

Sabem onde o dono esteve

Como já sabemos o cão é um animal com o olfato apurado e dessa forma consegue identificar geralmente onde você esteve, quando conhecem o cheiro do local ou quando esse cheiro se torna repetitivo.

Podem identificar a pessoa no qual você estava, ou até mesmo quando levado ao local, também consegue se aproximar perto o suficiente para onde pessoa saiu. Por essa grande qualidade canina, são treinados muitas vezes para ajudar os militares nos serviços, mais diversificados.

Cães sentem quando são injustiçados

Além de homens e certos primatas, cães também são animais que ficam incomodados quando se sentem injustiçados e param de cooperar com seu tutor. Uns dizem que é pirraça do animal, mas o cão de fato fica magoado.

E cuidado que algumas atitudes eles guardam na memória para nunca mais esquecer e isso cogita que um dia ele perca a lealdade e a obediência para com seu tutor e uma hora seu comportamento pode modificar de tal forma, que pode até chegar à agressividade.

O cachorro pode medir o tempo

Da mesma forma que humanos podem sentir que o tempo passa, usando sentidos, os cães também podem perceber o tempo por meio dos sentidos. Com sua visão, ainda que enxerguem em preto e branco, podem concluir pela temperatura, cheiro, quantidade de luz que entra pelas janelas e saber se é a hora que seu tutor está para chegar.

Outra forma, bem normal em que os cachorros entendem, é que o tutor está há muito tempo fora de casa e, por isso a chegada dele se aproxima como seu olfato e sentido aguçado é que eles tenham mais noção do tempo.

Escolher o banheiro pelo campo magnético do planeta

Um estudo feito por especialistas em biologia mostrou que os cachorros preferem fazer coco em um ângulo alinhado ao do campo magnético da Terra. O comportamento foi observado em situações estáveis de campo magnético, nas quais os cães defecaram alinhados com a direção Norte-Sul.

Em situações conturbadas, entretanto, a atividade dos cãezinhos não se repetiu, o que prova que eles têm sensibilidade magnética. Geralmente cães “livres”, ou seja, que não estavam de coleira tende em fazer suas necessidades mais alinhadas, enquanto os presos não repetem o comportamento.

Cachorro podem sentir quando o dono não está bem

Cachorro em portão

Agora você já que cães de fato são o melhor amigo do homem. Rematamos que apesar de todas as qualidades, como olfato apurado e audição sensível, na maioria das vezes os cães utilizam na finalidade de ajudar, está perto e salvar o tutor, a quem são tão leais e apaixonados.

Concluímos também que muitas vezes usam seus extintos e sensibilidade, onde podem perceber o medo, os cheiros, movimentos e expressões de quem está a sua volta e que eles podem sim perceber e sentir, coisa que humanos aos olhos nus e não conseguem.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


fatos curiosos Dicas

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Você tem a intenção de deixar seu cão bravo para ele realizar a guarda da sua casa e da sua família? Então, confira este artigo e confira todas as dicas!


Últimos posts


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.