Tudo sobre ovelhas: curiosidades, raças, criação e mais

Tudo sobre ovelhas: curiosidades, raças, criação e mais

A ovelha é o mamífero que acompanha os humanos há muito séculos, ajudando, inclusive, na economia. Descubra a seguir, muito mais sobre esse animal peculiar!


Confira tudo sobre as ovelhas!

grupo de ovelhas e ovelha filhote

As ovelhas são mamíferos pertencentes à família Bovidae, famosas pela sua pelagem fofa, que dão a elas uma aparência levemente arredondada. Vale ressaltar que ovelha se refere a fêmea dessa espécie, sendo o carneiro o macho e o cordeiro o filhote. Apesar dessa diferença, todos são ótimos para criação e apresentam benefícios similares.

Esse animal ruminante está presente na sociedade humana há muitos séculos, sendo domesticadas e usadas para diversos fins, como na produção de lã e no consumo de carne. Estima-se que existam mais de mil raças de ovelhas, sendo encontradas em, basicamente, todos os países do mundo.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse fofo e especial animal? Então, continue lendo e conheça as características, origem, curiosidades, algumas raças e até como se dá sua criação. Você vai se surpreender!

Características interessantes das ovelhas

Ovelha na grama

Para começar a compreender como as ovelhas vivem e sua importância, é necessário saber algumas das suas características, como as visuais, comportamento e reprodução. Descubra a seguir as especificações desse mamífero!

Características visuais

As ovelhas, com seu corpo coberto com uma pelagem macia e robusta, possuem cerca de 1,5 m de comprimento e pesam entre 75 e 200 kg. Seu rabo é bem curtinho e seu focinho é bem alongado e estreito, sendo uma das suas principais características.

Além dessas citadas acima, as ovelhas possuem cascos em suas patas e possuem chifres. Diferente do que muitos pensam, esses chifres surgem tanto nas fêmeas como nos machos, mas neles ele é mais curvado e maior. Vale lembrar, que as ovelhas podem aparecer em diversas cores, como branca, cinza, preta, marrom, etc.

Temperamento do animal

O temperamento desse animal ruminante faz jus a sua fama de fofo e dócil. As ovelhas são muito calmas, com excelente memória e inteligentes, conseguindo até mesmo diferenciar expressões faciais de outros animais do rebanho.

Ademais, apesar do chifre, esses ovinos não possuem mecanismo de ataque. Apesar disso, elas são rápidas e conseguem se adaptar facilmente em condições não muito favoráveis. Um ponto interessante do seu temperamento é que as ovelhas, assim como os humanos, podem ficar estressadas e depressivas.

Tempo de vida e reprodução

As ovelhas são animais que vivem bastante, principalmente as domesticadas, tendo sua expectativa de vida por volta dos 20 anos. As selvagens podem viver menos que isso devido às condições da própria natureza.

A maturidade sexual das ovelhas costuma ocorrer aos 18 meses de vida, mas depende do ambiente podendo ser maior ou menor. O cio das ovelhas, diferente de outros animais, acontece apenas uma vez ao ano em uma época específica, que vai depender da localidade. Mas, há algumas raças que podem se reproduzir durante o ano todo.

Após a reprodução, a ovelha entra na fase gestacional que costuma durar cerca de 150 dias. O mais comum é nascer apenas um filhote, mas a fêmea pode gerar até três cordeiros.

As ovelhas possuem uma história interessante!

Fazenda de ovelhas

As ovelhas acompanham os humanos há muitos séculos, logo, é de se imaginar que sua história seja muito interessante a alinhada a nossa. Descubra, a seguir, como surgiram esses animais, assim como sua domesticação e importância na economia de cada país.

Como surgiram as ovelhas

Não se sabe ao certo como as ovelhas surgiram, mas, através de análise de DNA foi possível descobrir um pouco mais sobre a origem desse antigo mamífero. Acredita-se, que as primeiras ovelhas domesticadas são uma variedade de uma espécie originária do Iraque, conhecida como mufão.

Esse animal iraniano remonta ao ano 9 mil a.C, durante a famosa Idade de Bronze. No entanto, apenas alguns anos mais tardes que foi surgir as ovelhas que conhecemos atualmente, com o corpo coberto de lá mais enroladinha. Com o passar dos séculos, elas foram mudando, mas essa característica da pelagem continuou.

Domesticação do animal

Também não se tem os dados exatos de quando começou a domesticação das ovelhas, mas imagina-se que não ocorreu muito depois da sua descoberta. Sabe-se que a prática se iniciou na Ásia, mais especificamente na Mesopotâmia.

Estima-se que essa domesticação acabou modificando algumas características mentais das ovelhas, como o reconhecimento de pessoas. Inicialmente, as ovelhas foram domesticadas para o consumo da sua carne, mas depois sua lã também foi aproveitada.

Importância econômica

Em diversos locais do mundo, a criação de ovelhas gera grande impacto econômico. Isso acontece não só pela sua carne e lã, mas por todos os outros produtos que esse fofo animal origina, que são, inclusive, muito valorizados no mercado. Alguns deles são couro, leite e queijo.

Como muitos países tem como base da sua economia a criação de ovelhas, foram surgindo, através de seleção artificial, diversas raças com características específicas para determinado produto. Há aquelas mais propícias ao aproveitamento da carne e outras da lã, por exemplo.

Conheça as principais raças de ovelha

Existem mais de mil raças de ovelhas espalhadas pelo mundo todo, até nas temperaturas e ambientes mais adversos. Conheça a seguir as principais raças de ovelhas e onde elas costumam viver.

Coopworth

Originária da Nova Zelândia, essa é a raça de ovelha mais comum no país. A raça Coopworth foi desenvolvida por cientistas através do cruzamento da Romney e do carneiro Border Leicester.

Essa ovelha de tamanho médio, é muito produtiva, por isso é tão admirada pelos criadores. Sua lã é bem grossa, seu parto é de fácil manuseio e cuidados, além de também terem uma boa prolificidade, que se refere ao número de filhotes. As Coopworth também são ovelhas tranquilas e om boas qualidades maternas.

Corriedale

Reconhecida como uma raça de ovelha pura em 1911, a Corriedale também surgiu na Nova Zelândia, mas com o intuito de aproveitar tanto a sua lã como a sua carne. Sua pelagem é branca e longa, podendo apresentar algumas manchas pretas e marrons. Já a lã costuma ser mais ressecada.

Com a sua produtividade dividida em 50% lã e 50% carne, a Corriedale ganhou espaço em diversos países, inclusive o Brasil. No Rio Grande do Sul, elas representam 60% do rebanho. Não só pela sua produção, mas pela sua adaptabilidade.

Dorper

Ovelha dorper

As ovelhas da raça Dorper são bem características, pois possuem uma pelagem curta com uma coloração clara e a cabeça completamente preta. Elas surgiram em 1930, na África do Sul, e conquistaram espaço no mundo inteiro pela sua excelente adaptação em diferentes climas e fácil alimentação.

Essa raça é voltada para a produção de carne, com boas taxas de reprodução e crescimento. Nos primeiros 4 meses, o cordeiro já atinge seus 30 kg e, após a desmama, eles ganham cerca de 90 g por dia. Além disso, em 2 anos, as ovelhas conseguem ter 3 partos, números considerados acima do normal.

Columbia

Ovelha columbia

A Columbia é a primeira raça ovina originária dos Estados Unidos. Elas são consideradas ovelhas grandes, pesando entre 70 e 135 kg. Inicialmente foram desenvolvidas para produzir mais quilos de lã de cordeiro, e, de fato, foram bem-sucedidas nesse processo.

A grande habilidade materna dessa ovelha, possibilita que os cordeiros se desenvolvam bem e rápido. Além disso, sua lã é admirada por ser resistente e ter um bom comprimento de fibra. A Columbia proporciona, em cada tosquia, cerca de 7 kg de lã.

Hampshire

Ovelha Hampshire

Originária da Inglaterra, a Hampshire Down é uma ovelha grande, musculosa e voltada para a produção de carne, apesar disso, elas também produzem lã na cor branca. Como surgiram com o objetivo de produzir carne, suas características principais são voltadas para essa função.

Os cordeiros se desenvolvem rapidamente e por volta dos 4 meses já atinge 35 kg, algo muito lucrativo para os produtores de carne ovina. Sua carcaça também é de boa qualidade e, além disso, a Hampshire possui uma boa fertilidade.

Texel

Ovelha texel

As ovelhas da raça Texel são originárias da Holanda, mas também são muito comuns no Brasil. Essas ovelhas de tamanho médio, tem uma produtividade é muito boa, pois elas fornecem uma lã de excelente qualidade e uma carne macia e magra.

Além das qualidades mencionadas anteriormente, a Texel também possui uma boa carcaça, um rápido ganho de peso e alta fertilidade. Tudo isso faz com que elas também sejam utilizadas para cruzamentos artificiais, com intenção do melhoramento na produção.

Suffolk

Ovelha Suffolk

Também originárias da Inglaterra, a ovelha Suffolk é o resultado do cruzamento do carneiro Southodown com ovelhas selvagens de Norfolk. Uma das suas principais características, que as distinguem das demais, são suas extremidades na cor preta, incluindo a cabeça.

A ovelha Suffolk serve tanto para produção de carne quanto para lã. Essa raça possui um corpo robusto e musculoso, tendo ótimos índices de nascimento e facilidade no parto. O macho chega a alcançar 150 kg. Já a lã, é grossa e resistente, sendo ótimas na fabricação de carpetes e estofados.

Herdwick

herdwick sheep

A raça Herdwick é considerada uma das mais resistentes das colinas britânicas. Sua pelagem apresenta diversas colorações como branca com extremidade pretas, pretas com extremidades brancas, totalmente branca, entre outras.

Umas das suas principais qualidades é a sua capacidade de forrageamento, que consiste na exploração por recursos alimentares. Algo que a faz ser mais adaptável. Em relação à lã, que é sua produção principal, a Herdwick não produz uma de alta qualidade. Ela é grossa e de baixo valor comercial, sendo mais utilizada para tapetes.

Lincoln

Ovelha Lincoln

Quando se trata de lã, a raça Lincoln se destaca no mundo todo. Essas ovelhas possuem a lã mais pesada, longa e brilhante de todas, também sendo uma das maiores raças de ovelhas do mundo. Elas são muito populares na América do Norte, em alguns países da América do Sul, Austrália, África do Sul, entre outros.

Originária da Inglaterra, a Lincoln foi levada para diversos países, como os Estados Unidos. Com todas as suas ótimas características, essa ovelha também foi muito usada no cruzamento artificial, gerando outras raças como a Targhee.

Merino

Merino Sheep

Nascida em Portugal, a raça Merino possui diversas outras variações que mudam de acordo com o país de origem. A ovelha Merino tem sua produção voltada totalmente para a criação de lã.

No caso da ovelha Merino, sua lã é extremamente valorizada, pois é tida como a mais nobre para uso em roupas e objetos de decoração. Elas também podem ser utilizadas para a produção de carne, mas o uso da sua lã é bem mais comum.

Romney

ovelha Romney

Finalizando a listagem das raças mais conhecidas, temos a Romney, antigamente chamada de Romney Marsch. Originária da Inglaterra, essa ovelha passou por um melhoramento da raça, já que inicialmente elas eram de pouca qualidade e com uma lã muito grosseira.

Focando esse melhoramento na produção de carne, a Romney acabou sendo boa tanto nisso quanto na produção de lã, com a porcentagem de 60% carne e 40% lã. Por causa disso, sua criação começou a ser muito admirada, tornando essa ovelha popular em alguns países.

Como ocorre a criação de Ovelhas?

grupo de ovelhas

Já sabendo das principais raças de ovelhas e como elas podem ser desenvolvidas para fins diferentes, é necessário saber como criá-las de forma adequada e segura. Descubra, a seguir, o que é necessário para começar a criação de ovelhas e quais os benefícios disso.

Benefícios da criação

Como já citado anteriormente, a criação de ovelhas gera inúmeros benefícios ao criador, principalmente pela quantidade de produtos que esse dócil animal pode gerar. Leite, queijo, carne e lã são alguns deles que podem ser aproveitados pelo próprio criador, como usados para venda, pois são bem valorizados.

Outro ponto positivo na criação das ovelhas, é sua rápida reprodução. Entre 18 e 30 meses, elas já estão prontas para procriar, algo que se comparado a outros animais é muito mais rápido. Os ovinos também são fáceis no quesito alimentação, sendo a maioria das raças pouco exigentes.

Local para criação

Se você tem o interesse de criar ovelhas, deve saber que é necessário toda uma estrutura e ambiente adequado para começar. Cercas para conter os animais, pastos e currais são algumas das coisas essenciais para a criação de um local ideal para as ovelhas.

Uma das primeiras coisas que as ovelhas precisam é espaço, mas ao mesmo tempo, um local que possam se proteger das altas temperaturas, por exemplo. Por isso, o criador deve pensar não apenas no amplo espaço, como também, toda a estrutura necessária.

Montagem da estrutura

O pasto é essencial, mas é de extrema importância ter um local todo estruturado que corresponda as necessidades dos animais. As cercas para a contenção das ovelhas são necessárias para a segurança da ovelha, impedindo que ela fuja ou que predadores se aproximem. Elas devem ter 90 cm de altura com fios superiores e inferiores.

O abrigo precisa ser equipado com cochos, bebedouros e feno, além de ser bem arejado. O bebedouro deve ter, de preferência, água corrente e deverá ser protegido para que as próprias ovelhas não sujem a água. O ambiente também deve ser seco, para evitar doenças, e confortável.

Alimentação

As ovelhas possuem uma alimentação muito simples e fácil. O pasto é imprescindível, sendo o ideal um hectare a cada sete ovelhas, já que elas passam cerca de 8h por dia pastando.

Só o pasto não é o suficiente, logo, também é necessário inserir na sua alimentação uma mistura de grãos como milho, aveia e soja ou alguma ração adequada para ovinos. Água também deve estar sempre a disposição, tendo em mente que cada ovelha consome cerca de 7 l por dia.

Cuidados com a saúde das ovelhas

Manter o local em que as ovelhas vivem limpo e aquecido, é um dos cuidados necessários para manter esse animal com uma boa saúde. Também é importante manter visitas regulares do veterinário, garantindo que todo o rebanho esteja saudável e que não precise de nada, como algum complemento alimentar.

Assim como em outras espécies de animais, vacinação e vermifugação também fazem parte dos cuidados com as ovelhas. Além disso, aparar os cascos e tosquiar a lã são outros pontos que não devem ser esquecidos.

Curiosidades incríveis sobre as Ovelhas!

Ovelha no pasto

Agora que você já sabe quase tudo sobre as ovelhas, conheça a seguir algumas curiosidades sobre esse incrível animal. Além de acompanhar os humanos durante séculos, os ovinos nos ajudaram até no avanço da ciência. Confira:

O primeiro mamífero clonado do mundo

A ovelha entrou para a história científica ao se tornar o primeiro mamífero clonado do mundo. Isso aconteceu com a ovelha Dolly, que teve seu nascimento anunciado em 27 de fevereiro de 1997, após 277 tentativas falhas de clonagem.

Dolly foi clonada a partir de uma célula somática retirada da glândula mamária de uma ovelha adulta. Ela viveu apenas 6 anos, devido a uma infecção pulmonar incurável que fez com que os cientistas decidissem sacrificá-la para evitar mais sofrimento. Apesar do pouco tempo de vida, Dolly impactou o mundo e levantou questionamentos até de ética.

Termo “Ovelha Negra”

Ovelha Negra é uma expressão com sentido pejorativo, que denomina uma pessoa que foge dos padrões do seu grupo social. Esse termo também é utilizado como Ovelha Negra da Família, se referindo também ao indivíduo que a família considera diferente ou até mesmo errado.

Esse termo surgiu devido à genética das ovelhas. A maioria dos ovinos nasce com uma pelagem branca ou clara, no entanto, existem algumas que sofrem uma mutação genética e surgem com uma pelagem preta. Como essa cor impossibilitava o tingimento da lã, os criadores preferiam as brancas, pois tinham um maior valor de mercado.

Não confunda a Ovelha e a Cabra!

É normal a confusão entre cabras e ovelhas. No entanto, apesar desses animais serem pertencentes a Família Bovidae, eles possuem diversas diferenças, inclusive em sua genética. As ovelhas, por exemplo, possuem Glândulas Interdigitais e as cabras não.

Além disso, as cabras possuem um pelo liso e apresentam bigodes, enquanto as ovelhas têm o pelo ondulado e chifres enrolados. Os caprinos também possuem cauda levantada e curta, e os ovinos, compridas e caídas. Há ainda mais algumas diferenças entre elas, mas as citadas são as mais fáceis de identificar.

Ovelhas podem reconhecer outras da mesma espécie

Como mencionado anteriormente, as ovelhas possuem a incrível habilidade de reconhecer outros animais da mesma espécie. Dessa forma, conseguem identificar quais são as ovelhas do seu rebanho e quais não são.

Esse reconhecimento foi adquirido com o decorrer dos séculos de convivência com os humanos. As ovelhas são, inclusive, capazes de reconhecer e diferenciar rostos humanos, conseguindo saber quem é de fato o seu cuidador. Algo que indica o quanto esses animais são inteligentes.

Ovelhas possuem uma automedicação instintiva

Essa é uma característica muito interessante das ovelhas. Como elas costumam ser infectadas por parasitas com uma certa regularidade, elas adquiriram uma habilidade pouco comum no reino animal: a de automedicarem através de uma alimentação selecionada.

As ovelhas conseguem detectar qual tipo de corpo estranho está presente em seu organismo e montar uma dieta adequada para combatê-lo. As substâncias que possibilitam isso por ser encontradas em sementes, cascas e caules de frutos verdes.

Ovelha: um animal dócil essencial para a sobrevivência humana!

Ovelha no pasto

Muitos não conseguem imaginar toda importância das ovelhas para a sociedade humana. Elas estão presentes na vida dos homens há milhares de anos e sua domesticação é uma das mais antigas da história. A história das ovelhas e dos homens é tão entrelaçada que não se sabe ao certo quando elas surgiram e quando foram domesticadas de fato.

As ovelhas impactaram em diversas áreas humanas, começando pela economia. Todos os produtos vindos da cabra são valorizados e possuem um bom valor de mercado. Alguns deles são leite, queijos, carne e a famosa lã. Mas, além disso, esses ovinos também tiveram grande impacto na ciência, sendo o primeiro mamífero a ser clonado.

Com todas essas informações, fica evidente o quão importante as ovelhas são para a sociedade mundial. Por isso foram desenvolvidas tantas raças, que podem ser encontradas em todos os locais do mundo. Se quiser ter seu próprio rebanho, esse artigo com certeza te deixou preparado e informado.

Autor deste artigo

Olá!!
Meu nome é Thulany Dhara, sou jornalista e amante de animais. No momento tenho uma gatinha, chamada Kesha(sim, amo nomes artísticos), um buldogue francês chamado Eros e uma linda dobermann chamada Nala. Eles são os amores da minha vida e quando não estou com eles, estou montando quebra cabeça sobre animais também haha.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.