Aves brasileiras: Conheça espécies belas e exuberantes!

Aves brasileiras: Conheça espécies belas e exuberantes!

Você conhece as aves mais comuns no Brasil? Nosso país é rico em diversidade e nossas aves estão ai pra provar isso. Conheça mais sobre elas aqui!


Conheça espécies de aves brasileiras incríveis e impressionantes

Duas araras vermelhas voando

A variedade de aves do nosso pais é uma das maiores do mundo, a arara azul, por exemplo, já virou até personagem principal de desenho animado. Periquitos, papagaios e até mesmo aves de rapina como a harpia (uma das maiores do mundo) só existem aqui na nossa terra. Sabia dessa?

Boa parte das espécies de aves que vamos citar aqui só existem no Brasil, por isso temos tanto orgulho em dizer que nossa fauna é tão rica. Muitos são populares, outros são menos comuns de serem vistos principalmente nas cidades maiores. Quer descobrir algumas das espécies de aves mais comuns no Brasil? Vamos lá!

Aves brasileiras populares

São tantas espécies que em um artigo será difícil citar todas, de vários tamanhos, cores e comportamentos vamos saber um pouco mais sobre cada uma delas. De norte a sul com certeza você já se deparou com alguma.

Coleiro

Coleiro em galho de árvore

Papa capim, coleirinho de gola e coleirinha, esse pássaro não é apenas encontrado na selva amazônica, ele pode ser encontrado em todo território brasileiro. Suas penas variam do preto ao marrom nos machos e na sua barriga a cor predominante é o branco. Já as fêmeas marrons escuro nas costas e claro no peito. Chegam a medir no máximo 12 centímetros.

Beija-flor

Beija-flor voando

Uma das espécies de aves mais populares, inspiração para músicas e tatuagens, são considerados místicos. Sinal de boa sorte, amor e renascimento. Dentro da família existem várias espécies e sua alimentação está presente principalmente no pólen das flores, as fêmeas são maiores que os machos, mas os machos são mais coloridos.

Bem-te-vi

Pássaro Bem-te-vi

Seu canto é bem específico e muito conhecido. Sua barriga tem um amarelo bem forte o que ajuda na identificação. No Brasil todo existem nomes diferentes para ele. Pitangua, tic-tiui e triste-vida, por exemplo. Não é muito pequeno, mede mais ou menos 23 centímetros e canta sempre ao amanhecer, um canto que alegra o nosso dia.

Jaçanã

Pássaro Jaçana

Um bairro leva o nome dessa curiosa ave, tem uma cor chamativa e um de seus nomes é cafezinho. Vive próxima a água e se alimenta de pequenos peixes, plantas aquáticas e insetos. Suas pernas são bem longas, podem medir 23 centímetros e a espécie é vista em parques públicos no sul do país.

Saíra-sete-cores

Pássaro Saíra-sete-cores

O verde é uma das cores mais chamativas na cor da nossa bandeira, o azul e o amarelo complementam isso. Um pássaro que poderia representar o Brasil seria esse. Pequeno e com as cores da nossa bandeira ele com certeza é brasileiríssimo. Apesar de possuir apenas 5 cores ele traz alegrias com as que tem: azul, verde, amarelo, laranja e preto.

Arara-vermelha-grande

Arara- vermelha-grande

Umas das maiores aves da nossa fauna, mede cerca de 90 centímetros, sua cor predominante é o vermelho, mas o azul e o verde são mais comuns de serem vistos. Encontrada em todo território brasileiro uma característica curiosa dela é que quando fica brava suas bochechas ficam avermelhadas. Sabia disso?

Outras espécies de aves brasileiras comuns

Como foi dito antes, existe uma enorme variedade de aves no nosso Brasil. Uns costumam viver bem perto de nós, outros nem tanto. Uns cantam ao amanhecer, outros alegram nossas tardes. O canto de muitos deles fazem parte da nossa rotina.

Sabiá laranjeira

Pássaro Sabiá Laranjeira

No dia das aves ela é o grande foco da comemoração e já foi até emblema da medalha de uma das copas das confederações aqui no brasil. E ainda é símbolo de todo o estado de São Paulo. Seu canto é inconfundível. Muito conhecido pela cor alaranjada presente em sua barriga e é uma espécie que pode se adaptar com facilidade a diferentes ambientes.

João de barro

Pássaro João de Barro

Pelo menos em uma rua do seu bairro deve ter um ninho de joão de barro feito em um poste. Um dos engenheiros mais talentosos da natureza, seu ninho é estrategicamente construído para o lado oposto que chove. Muito inteligente e pequeno, esse pássaro chega a medir só 20 centímetros. Tenho certeza que você conhece.

Rolinha roxa

Duas rolinhas roxas em galho

Esse você com certeza já viu rondando na rua da sua casa. Uma espécie que se adaptou as mudanças feitas pela mão humana. Muito chamada de pomba rola, sua alimentação consiste em grãos e insetos encontrados no chão. Seu canto também é bem conhecido e é pequeno. Mede até 17 centímetros. Aposto que hoje mesmo você viu uma.

Siriema

Siriema em lagoa

Todo mundo já ouviu falar desse tal siriema, uma ave grande de pernas longas. Costuma viver no cerrado e em pastagens. Se alimenta de pequenos roedores, lagartos, serpentes e insetos. Seu tamanho chega a 90 centímetros e quando canta até quem não entende de aves sabe que é ela que está cantando.

Tuiuiú

Tuiuiú Voando

Conhecida no centro do Brasil como jaburu, essa ave inconfundível tem grandes pernas, cabeça e bicos pretos. O resto de seu corpo é branco, e está mais presente na áreas pantaneiras e rios. Ela pode chegar a medir 1,4 metros, o que facilita quando for se alimentar, já que encontra seus pratos favoritos embaixo da água.

Aves brasileiras silvestres

Você deve estar se perguntando: “Mas todos os pássaros não são silvestres?”. Existe uma diferença, os pássaros silvestres são aqueles que vivem na natureza, sem interferência humana. Confira a seguir algumas espécies!

Ararinha azul

Ararinha azul em galho

O azul de suas penas é com certeza inconfundível, foi declarada extinta há 20 anos. Menor do que a arara azul, ela chega a medir apenas 57 centímetros e graças a projetos de preservação das espécies, ele está retornando aos poucos à natureza. Em março de 2020 foram trazidas de volta para o Brasil 52 ararinhas, fruto de um projeto alemão de reprodução em cativeiro.

Papagaio verdadeiro

Ppagaio verdadeiro

Assim como outros pássaros dessa lista, ele também serve de inspiração para personagens da televisão. O famoso louro pode viver mais do que outras aves. Podendo ser um bicho de estimação ele com certeza é um dos queridinhos nesse Brasil. Sua cor verde viva chama a atenção, mas alguns da espécie estão em risco de extinção. Uma pena, não?

Tucano toco

Tucano toco em galhode árvore

Mais uma ave em risco de extinção, essa que é uma das aves mais lindas e populares da nossa fauna possui as cores marcantes preto de suas penas e o laranja em seu bico são. Seu comportamento é dócil e é um animal muito inteligente. Se alimenta de frutas e insetos, podendo invadir ninhos alheios para comer ovos e filhotes. Sendo assim, não é um vizinho muito confiável.

Canário da terra

Cnário da terra

A cor amarela viva nesse pássaro pode ser vista de longe. São comuns em climas de cerrado e caatinga e se alimentam de sementes, frutos e insetos. As fêmeas da espécie geralmente mantém a cor acinzentada na qual eles nascem e para conquistar uma fêmea os machos brigam entre eles, mas sempre com o estímulo de uma fêmea.

Azulão

Pássaro azulão pousado em mão humana

Cada região do Brasil tem um nome para esse pássaro silvestre, bicudo-azulão, guarundi-azul e muitos outros. Como o próprio nome já diz sua cor é um azul bem definido, mas apenas o macho possui essa cor, a fêmea e os filhotes são pardos. Sua alimentação, assim como a maioria dos pássaros, é composta de frutas, insetos e sementes.

Pintassilgo

Pássaro pintassilgo

Silvestre e baixinho ele e seus 11 centímetros são com certeza uma fofura. Mas o que realmente chama a atenção é a sua cor, o amarelo de seu corpo e o preto de sua cabeça são um contraste perfeito. Fora o seu canto que chama bastante a atenção. Eles são encontrados mais no sudeste e no sul do nosso país.

De todos os cantos

Tucano

As aves aqui citadas são um exemplo de como a nossa fauna é rica e exuberante. De norte a sul temos diversas espécies de aves que são únicas. Aves como a harpia, lavadeira-mascarada, pica-pau, pardal, quero-quero e muitos outros símbolos do Brasil.

Já parou pra pensar que muitos deles podem estar cantando bem perto de você? Já deve ter visto um desses voando perto de algum parque ou praça os quais frequenta. Com certeza vai, encontrar mais de uma dessas aves brasileiras aqui. E se gostou e quer saber mais sobre aves e pássaros é só fazer uma visita ao nosso site. Lá você encontrará muito mais!

Artigos relacionados


Tipos de aves: conheça 42 espécies e suas características!

Tipos de aves: conheça 42 espécies e suas características!

A beleza das aves enche os olhos e muitas delas também fascinam pelo canto que produzem. Conheça neste artigo mais sobre algumas espécies que vivem no Brasil!


Calopsita comendo cocô! Descubra as causas e como evitar!

Calopsita comendo cocô! Descubra as causas e como evitar!

Sua calopsita anda comendo o próprio cocô? Neste artigo você vai descobrir as causas que a levam a isso e como fazê-la parar.


Harpia Brasileira: conheça a ave gigante da Amazônia

Harpia Brasileira: conheça a ave gigante da Amazônia

Imagine um animal que parece ter saído diretamente de um conto fantástico! Esta é a Harpia Brasileira. Conheça a maior ave de rapina do Brasil!


Você sabe quanto tempo vive uma galinha? E um galo? Saiba agora

Você sabe quanto tempo vive uma galinha? E um galo? Saiba agora

Você já se perguntou quando anos em média vive uma galinha? E um galo? Neste artigo falaremos sobre o tempo de vida delas e os fatores que interferem nisso.


Pássaro tesourinha: veja o guia completo desta espécie

Pássaro tesourinha: veja o guia completo desta espécie

Continue lendo e descubra características, curiosidades e informações interessantes sobre o gracioso pássaro tesourinha, dono de uma cauda singular.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.