Barbo Sumatra: veja informações e curiosidades sobre a espécie!

Barbo Sumatra: veja informações e curiosidades sobre a espécie!

Você conhece o Barbo Sumatra? Este peixe é ideal para colorir seu aquário! Confira mais esta belíssima espécie aqui!


Barbo Sumatra: um magnífico e colorido peixe!

Peixes Barbo sumatra em áquario

Ter um aquário repleto de peixinhos é uma experiência encantadora para pessoas que são apaixonadas por animais aquáticos. Se você ainda não sabe qual espécie é a melhor para viver em comunidade, poderá conhecer aqui um ótimo exemplo: o fantástico Barbo Sumatra!

Este peixe é encontrado em diversas cores e, por esse motivo, torna o aquário muito mais vivo, brilhante e divertido. O Barbo Sumatra não fica muito grande quando atinge a fase adulta, mas seu habitat deverá ser espaçoso para evitar conflitos por disputa de território.

Que tal aprender mais fatos interessantes sobre o Barbo Sumatra? Continue acompanhando nosso artigo e descubra se esta espécie de peixe é a ideal para o seu aquário!

Informações gerais do peixe Barbo Sumatra

Para conhecer a fundo o peixe Barbo Sumatra, há algumas características a respeito dele que não podem ser deixadas de lado. Por exemplo, o físico do animal, seu habitat e local de origem, sua reprodução e seu comportamento devem ser levados em consideração. Conheça tudo isso a seguir:

Características físicas do peixe Barbo Sumatra

O Barbo Sumatra (Puntigrus tetrazona) é um peixe de água doce bastante colorido e chamativo. Geralmente, um adulto fica com 6 cm de comprimento, mas pode atingir até 7,5 cm. O padrão de cores do peixe é "tigrado", posto que ele possui quatro barras verticais marcantes e escuras nas laterais de seu corpo.

Os machos costumam ser um pouco menores e mais finos do que as fêmeas. Além disso, eles são mais avermelhados e possuem cores mais intensas. As fêmeas, por outro lado, têm a boca da mesma cor que o restante do corpo e são mais espessas.

Habitat e origem do peixe Barbo Sumatra

Como seu próprio nome diz, o peixe é endêmico da Sumatra, uma ilha da Indonésia. Além disso, também é encontrado nas águas de Bornéu, ilha do Sudeste Asiático. Ainda assim, existem registros do Barbo Sumatra em outras ilhas da região. Ademais, com a popularização do animal no aquarismo, exemplares do peixe foram inseridas em outros territórios, como Austrália, Cingapura, Estados Unidos, Suriname e Colômbia.

Comportamento do peixe Barbo Sumatra

Geralmente, os peixes Barbo Sumatra convivem bem com outros representantes da própria espécie. Eles apreciam viver em grupos com mais de 8 indivíduos. Tais animais são territorialistas com outras espécies, porém, vez ou outra, ocorrem desentendimentos e disputas entre os próprios machos Sumatras pelas fêmeas e por territórios dentro do aquário.

Para evitar esse tipo de comportamento, é recomendado que o espaço escolhido para o aquário seja amplo e que haja mais fêmeas do que machos no recinto. Apesar disso, no geral, o Barbo Sumatra é um peixe muito brincalhão e ativo.

Reprodução do peixe Barbo Sumatra

Quando o macho está maduro para a reprodução, irá atrair a fêmea para que ela produza ovos e elimine-os na água, sendo fertilizados por ele logo em seguida. Caso a reprodução ocorra em um aquário, é fundamental que os dois indivíduos estejam em um ambiente diferente de outros peixes e com as condições adaptadas para a fecundação.

Além disso, como não existe cuidado parental, o Barbo Sumatra poderá comer os ovos de seus próprios filhotes. Portanto, para que a reprodução ocorra com sucesso, pais e filhos devem ser separados após o nascimento.

Dicas de criação do peixe Barbo Sumatra

Peixes Barbo sumatra em áquario

Caso você tenha se interessado no Barbo Sumatra, as dicas oferecidas a seguir serão ótimos artifícios para se ter um desses animais no seu aquário! Veja, então, onde e quanto custa o pet, qual é o aquário ideal para ele, quais são os parâmetros de água necessários e como alimentá-lo:

Onde encontrar e quanto custa o Barbo Sumatra?

Antes de entender as dicas para criar bem o Barbo Sumatra, peixe muito visado por aquaristas, é fundamental que se saiba onde e quanto investir em uma espécime. Para isso, é preciso encontrar um pet shop confiável ou um criador de peixes responsável e compromissado com o bem-estar de seus peixes. Também é possível verificar em sites seguros de venda de peixes a disponibilidade do animal.

Em média, o Barbo Sumatra costuma ser vendido a partir de R$45,00. No entanto, conforme foi falado, é imprescindível verificar a procedência do animal.

Aquário ideal para o Barbo Sumatra

Como o Barbo Sumatra não é um peixe tão grande, ele não requer um aquário gigante. Todavia, conforme foi explicado neste artigo, esta espécie vive melhor junto de, pelo menos, 8 peixinhos. Ainda assim, caso seja viável, 10 unidades do bicho é a quantidade recomendada.

Então, conforme o número de indivíduos aumenta, maior também deverá ser o espaço disponível. O tamanho mínimo indicado para ele deve ser de 60 litros, sendo que 115 litros é o mais apropriado para manter boa qualidade de vida e evitar temperamento agressivo.

Em relação à decoração, é interessante acrescentar itens, como plantas aquáticas, rochas, troncos e enfeites, os quais podem servir de esconderijo para os peixinhos explorarem.

Parâmetros da água para o Barbo Sumatra

Para que o peixe Barbo Sumatra viva bem, é preciso que a água do seu aquário seja levemente ácida, com o pH mantido entre 6.5 e 7. Ademais, a temperatura ideal do tanque deverá permanecer entre 23º C e 27º C. Enfim, o nível de dureza da água indicado deve ser de até 10 dGH, ou seja, deve ser mole ou médio.

Alimentação do Barbo Sumatra

Em seu habitat natural, o Barbo Sumatra é onívoro e come principalmente animais vivos, como larvas de insetos, vermes e pequenos crustáceos. Com isso, quando criado em cativeiro, o ideal é oferecê-lo uma alimentação balanceada e em horários específicos, já que qualquer mudança poderá ser percebida por ele.

Para facilitar as refeições, a dieta geralmente tem como base ração seca em grãos ou flocos. Eventualmente, poderá ser oferecida ao animal uma porção de animais vivos ou congelados, facilmente encontrados em lojas de artigos para peixes domésticos.

Curiosidades do peixe Barbo Sumatra

Peixes Barbo sumatra em áquario

Além de ser um belo peixe, há algumas curiosidades quanto ao Barbo Sumatra que devem ser conhecidas. A etimologia do nome do peixe, além dos hábitos e da compatibilidade do animal com outros bichos aquáticos são fatos bastante interessantes. Acompanhe a seguir:

Etimologia do nome do Barbo Sumatra

A etimologia do nome científico do Sumatra, Puntigrus tetrazona, é bastante curiosa. Puntigrus, o gênero do animal, é formado a partir de parte do nome genérico "Puntius" com "tigrus", que significa "tigre", em latim. Isso ocorreu graças à alusão que as barras escuras nas laterais do corpo do peixe provocam, fazendo com que ele lembre o padrão de cores do corpo do felino em questão

Hábitos do Barbo Sumatra

O Barbo Sumatra é um peixe de fácil manutenção e que, por isso, é recomendado para aquaristas iniciantes. Ainda assim, o Sumatra, quando estressado, possui o hábito de mordiscar as nadadeiras de seus semelhantes e de outros peixes, principalmente se forem muito pacíficos ou se possuírem caudas extensas, como lebistes.

Compatibilidade do Barbo Sumatra com outros peixes

Conforme foi falado, o animal pode ser um pouco agressivo. De fato, a espécie é territorialista e pode desenvolver o costume de atacar peixes menores e mais lentos, principalmente aqueles que possuem nadadeiras longas.

Esse comportamento pode ser controlado quando o Barbo Sumatra vive em cardume. Pelo menos 8 indivíduos devem viver juntos no mesmo aquário para que tais animais se tornem menos territorialistas com outros peixes. No entanto, considere que, quanto mais espécimes e quanto maior for o espaço para nadar, melhor.

Caso você opte por montar um aquário com várias espécies diferentes e ainda desejar incluir o Barbo Sumatra, outros peixes possíveis são: Tetras, Danios, Platys e Bagres!

O Barbo Sumatra embelezará seu aquário!

Peixes Barbo sumatra

Aqueles que procuram um aquário colorido para alegrar um espaço da casa não irão se decepcionar com o Barbo Sumatra. Encontrado em diversas cores, esse peixe pode ser cuidado até mesmo por quem não tem muita experiência com animais de estimação. Contudo, lembre-se que se trata de um ser vivo e que oferecer cuidados diários é uma parte essencial da rotina.

O aspecto único do Barbo Sumatra, combinado com um aquário bem decorado, garante um belo visual para os amantes dos pets aquáticos. O principal ponto de atenção refere-se ao comportamento da espécie, algo que deve ser analisado com atenção diariamente.

E agora, será que o Barbo Sumatra é o peixinho ideal para você? Lembre-se das dicas do nosso artigo e consulte sempre a opinião de um veterinário ou de um especialista no assunto!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


peixes criar ornamentais

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Criação de codorna: Guia completo para iniciar e ter lucro

Criação de codorna: Guia completo para iniciar e ter lucro

Saiba tudo que um criador precisa conhecer para poder ter uma avicultura de criação de codorna de sucesso.


O que cachorro pode comer? Veja lista com 50 alimentos!

O que cachorro pode comer? Veja lista com 50 alimentos!

Às vezes bate aquela dúvida sobre quais alimentos naturais podem ser oferecidos a seu cachorro, certo? Confira neste artigo, quais são permitidos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.