Criação de peixes em tanques: Descubra o que fazer!

Criação de peixes em tanques: Descubra o que fazer!

Você sabia que pode criar peixes em tanques além de aquários? Espécies muito grandes e lindas podem fazer parte da sua criação de peixes! Saiba como agora!


O que fazer para iniciar a criação de peixes em tanques?

Senhor com mulher em tanques de peixes

A criação de peixes em tanques pode ter como finalidade a reprodução de determinada espécie para suprir uma demanda comercial ou ter finalidade ornamental para cada criador em particular.

A diferença está, principalmente, entre o tamanho do espaço requerido para proporcionar conforto aos peixes nos tanques, já que geralmente são espécies mais robustas: maior comprimento e peso em relação aos peixes de aquário.

Há uma série de detalhes que devem ser levados em consideração no momento de preparar um tanque para criação de peixes: profundidade do tanque, adaptação da espécie com outras espécies, resistência da espécie ao clima onde será instalado o tanque, etc.

Existem materiais diferentes com os quais se fabricam os tanques, e diferentes maneiras de como são instalados no ambiente e seus tamanhos. Portanto, é necessário saber qual será o modelo mais adequado para receber a espécie, ou as espécies, que você pretende criar. Vamos descobrir isso agora!

Detalhes sobre a criação de peixes em tanques

Tanques de criação de peixes

Apresentaremos aqui alguns tipos de tanques, as espécies que se adaptam melhor a cada um deles, além de suas vantagens e desvantagens. Isso ajudará a saber mais sobre a criação de peixes em tanques!

Cuidados na criação de peixes em tanques

Um dos principais cuidados a se tomar na hora de preparar um tanque para criação de peixes é saber qual tanque receberá melhor a espécie que você vai criar.

Também é necessário ter em mente que o abastecimento, e consequentemente, a circulação da água nos tanques é realizada por sistema de derivação - via nascentes, bombeamento ou canal. Então será necessário ter acesso a uma dessas fontes para manutenção adequada de seu tanque de peixes.

Além disso, para ter uma criação de peixes em tanque bem sucedida, é importante saber a adaptabilidade do peixe ao clima onde o tanque será instalado, seu crescimento em cativeiro, como é a convivência deste peixe com outras espécies - se for o caso - e o ciclo de sua reprodução.

A estrutura do tanque

Os tanques para criação de peixe normalmente são feitos com:

- Terra: mais próximos aos viveiros, reproduzem mais fielmente as condições naturais de vida dos peixes, podem ser mais fáceis de limpar e manejar quando instalados diretamente no solo;

- Lona de PVC: São bons para limpeza e manutenção, mesmo não sendo instalados dentro do solo. Além disso, economizam mais água por terem suas paredes impermeabilizadas

- Alvenaria: Na comparação com os modelos de terra, os de alvenaria são mais fáceis com manutenção. Podem ser feitos de concreto, cimento ou argamassa armada, com ou sem o piso em terra.

Formatos de tanque para criação de peixes

É fundamental saber qual formato de tanque será melhor para o desenvolvimento de seu peixe. Os formatos podem ser variados, e os mais recomendados e encontrados são: tanques quadrados, circulares e retangulares, sendo que cada um deles é ideal para uma espécie de peixe.

Os tanques quadrados e retangulares são ideias para espécies que não exigem muita renovação de água, ou seja, aqueles que usarão sistema de biofloco. Já os tanques circulares são preferíveis para espécies que movimentam-se com frequência e em cardume, além de permitir uma alimentação mais intensa durante a criação.

5 peixes ideais para criação em tanques

Cada espécie de animal possui uma necessidade diferente para ser criada de forma saudável e responsável em cativeiro. Agora vamos saber um pouco mais sobre as espécies ideais de peixes para criação em tanque!

Tambaqui

Peixes tambaqui em tanque

São peixes originários da Amazônia, excelentes para criação em tanques de policultura - tanques com mais de uma espécie - desde que não seja a espécie predominante.
Essa espécie de peixe pode geralmente chega até 45 quilos e seu comprimento vai até 1 metro. Ele se alimenta principalmente de sementes, frutos e rações balanceadas.

Dourado

Peixe dourado

É também um peixe que se adapta bem a tanques e criações com policultura. São bons para criação em tanque por ganharem peso e crescer com muita facilidade, respondendo muito bem à alimentação artificial. Além disso, é um peixe com muita demanda no mercado de consumo de alimentos.

Tilápia

Peixe dourado

A criação de peixes dessa espécie em tanques é interessante pelas facilidades de encontrar peixes recém-nascidos para compra e criação - alevinos - e também por sua alta resistência às mudanças de temperatura da água, e a concentrações de sal na água. Sua reprodução rápida também é uma vantagem, e um motivo para criação dessa espécie de peixe em tanque.

Carpa

Carpas em tanque

Carpas chegam até 100 quilos, por isso precisam de muito espaço e os tanques são ideias para criação dessa espécie. Entre as vantagens que apresentam estão a boa convivência com outras espécies, sua alimentação onívora - como animais e vegetais - e o fato de possuir demanda para alimentação e ornamentação.

Pacu

Peixes Pacu

Graças às vantagens em sua criação em tanques, é uma das espécies mais difundidas no Brasil. É uma espécie com alta demanda no mercado de alimentação, por conta de seu sabor e de sua textura. Além disso, suporta muito bem baixas temperaturas, resistindo a até 16ºC e adapta-se muito bem à alimentação industrializada.

O que mais você precisa saber sobre a criação de peixes em tanques?

Homem cuidando de tanque de criação de peixes

Veja os principais detalhes para você começar a planejar sua criação de peixes em tanques:
Os motivos para a utilização do tanque, seus diferentes formatos e materiais, funções e vantagens. Bem como as espécies mais adaptáveis a esse sistema de criação.

Optar por esse modo de criação pode ser motivado por interesses comerciais ou apenas ornamentais. Independente do motivo é necessário saber quais são as vantagens e desvantagens de cada material e de cada formato para a espécie que você deseja criar.

Fique atento aos detalhes da profundidade do tanque, o quanto o tanque permitirá que você observe a saúde dos peixes, possíveis doenças, infiltrações e também o quanto o tanque permite o surgimento de vida microbiológica que será boa e saudável para os peixes.

Além disso, para qualquer criação de animais é extremamente necessário consultar um veterinário especialista para auxiliar em todos os outros detalhes para uma criação de sucesso!

Autor deste artigo

É formado em Letras pela USP - Inglês e Português.

Ama todos os animais: grandes, pequenos, "bonitos" e "feios", ferozes ou amáveis!
Entre outros textos e letras, contribui com toda dedicação ao blog, para difundir cada vez mais o respeito aos bichinhos e a integração das pessoas aos animais que convivem em nosso planeta!

Palavras-chave relacionadas


criação peixes tanques

Artigos relacionados


Peixes de água doce: Brasileiros, grandes, pequenos e mais

Peixes de água doce: Brasileiros, grandes, pequenos e mais

Nesse artigo você conhecerá mais sobre as características e curiosidades de 48 espécies de peixes de água doce do Brasil e do mundo!


Descubra o tempo de vida dos animais selvagens e domésticos

Descubra o tempo de vida dos animais selvagens e domésticos

Quanto tempo vive cada animal? Nesse artigo abordaremos o tempo de vida de diversos animais, além de listar as dez espécies que vivem por mais tempo


Peixe Celacanto: veja características, alimentação e curiosidades

Peixe Celacanto: veja características, alimentação e curiosidades

Você conhecerá uma criatura que voltou da extinção para contar sua história. Quer saber mais sobre o Celacanto? Conheça a seguir esse incrível fóssil vivo!


O que significa sonhar com salmão? No sushi, cru, congelado e mais

O que significa sonhar com salmão? No sushi, cru, congelado e mais

O sonho envolvendo salmão pode ter diversas interpretações. Você já sonhou com isso? Será que é algo bom ou ruim? Veja agora!


Animais da Mata Atlântica: répteis, mamíferos, aves e mais

Animais da Mata Atlântica: répteis, mamíferos, aves e mais

A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos do planeta em biodiversidade. Vamos conhecer um pouco sobre sua fauna?


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.