O que fazer para iniciar a criação de peixes em tanques?
A criação de peixes em tanques pode ter como finalidade a reprodução de determinada espécie para suprir uma demanda comercial ou ter finalidade ornamental para cada criador em particular.
A diferença está, principalmente, entre o tamanho do espaço requerido para proporcionar conforto aos peixes nos tanques, já que geralmente são espécies mais robustas: maior comprimento e peso em relação aos peixes de aquário.
Há uma série de detalhes que devem ser levados em consideração no momento de preparar um tanque para criação de peixes: profundidade do tanque, adaptação da espécie com outras espécies, resistência da espécie ao clima onde será instalado o tanque, etc.
Existem materiais diferentes com os quais se fabricam os tanques, e diferentes maneiras de como são instalados no ambiente e seus tamanhos. Portanto, é necessário saber qual será o modelo mais adequado para receber a espécie, ou as espécies, que você pretende criar. Vamos descobrir isso agora!
Detalhes sobre a criação de peixes em tanques
Apresentaremos aqui alguns tipos de tanques, as espécies que se adaptam melhor a cada um deles, além de suas vantagens e desvantagens. Isso ajudará a saber mais sobre a criação de peixes em tanques!
■Cuidados na criação de peixes em tanques
Um dos principais cuidados a se tomar na hora de preparar um tanque para criação de peixes é saber qual tanque receberá melhor a espécie que você vai criar.
Também é necessário ter em mente que o abastecimento, e consequentemente, a circulação da água nos tanques é realizada por sistema de derivação - via nascentes, bombeamento ou canal. Então será necessário ter acesso a uma dessas fontes para manutenção adequada de seu tanque de peixes.
Além disso, para ter uma criação de peixes em tanque bem sucedida, é importante saber a adaptabilidade do peixe ao clima onde o tanque será instalado, seu crescimento em cativeiro, como é a convivência deste peixe com outras espécies - se for o caso - e o ciclo de sua reprodução.
■A estrutura do tanque
Os tanques para criação de peixe normalmente são feitos com:
- Terra: mais próximos aos viveiros, reproduzem mais fielmente as condições naturais de vida dos peixes, podem ser mais fáceis de limpar e manejar quando instalados diretamente no solo;
- Lona de PVC: São bons para limpeza e manutenção, mesmo não sendo instalados dentro do solo. Além disso, economizam mais água por terem suas paredes impermeabilizadas
- Alvenaria: Na comparação com os modelos de terra, os de alvenaria são mais fáceis com manutenção. Podem ser feitos de concreto, cimento ou argamassa armada, com ou sem o piso em terra.
■Formatos de tanque para criação de peixes
É fundamental saber qual formato de tanque será melhor para o desenvolvimento de seu peixe. Os formatos podem ser variados, e os mais recomendados e encontrados são: tanques quadrados, circulares e retangulares, sendo que cada um deles é ideal para uma espécie de peixe.
Os tanques quadrados e retangulares são ideias para espécies que não exigem muita renovação de água, ou seja, aqueles que usarão sistema de biofloco. Já os tanques circulares são preferíveis para espécies que movimentam-se com frequência e em cardume, além de permitir uma alimentação mais intensa durante a criação.
5 peixes ideais para criação em tanques
Cada espécie de animal possui uma necessidade diferente para ser criada de forma saudável e responsável em cativeiro. Agora vamos saber um pouco mais sobre as espécies ideais de peixes para criação em tanque!
■Tambaqui
São peixes originários da Amazônia, excelentes para criação em tanques de policultura - tanques com mais de uma espécie - desde que não seja a espécie predominante.
Essa espécie de peixe pode geralmente chega até 45 quilos e seu comprimento vai até 1 metro. Ele se alimenta principalmente de sementes, frutos e rações balanceadas.
■Dourado
É também um peixe que se adapta bem a tanques e criações com policultura. São bons para criação em tanque por ganharem peso e crescer com muita facilidade, respondendo muito bem à alimentação artificial. Além disso, é um peixe com muita demanda no mercado de consumo de alimentos.
■Tilápia
A criação de peixes dessa espécie em tanques é interessante pelas facilidades de encontrar peixes recém-nascidos para compra e criação - alevinos - e também por sua alta resistência às mudanças de temperatura da água, e a concentrações de sal na água. Sua reprodução rápida também é uma vantagem, e um motivo para criação dessa espécie de peixe em tanque.
■Carpa
Carpas chegam até 100 quilos, por isso precisam de muito espaço e os tanques são ideias para criação dessa espécie. Entre as vantagens que apresentam estão a boa convivência com outras espécies, sua alimentação onívora - como animais e vegetais - e o fato de possuir demanda para alimentação e ornamentação.
■Pacu
Graças às vantagens em sua criação em tanques, é uma das espécies mais difundidas no Brasil. É uma espécie com alta demanda no mercado de alimentação, por conta de seu sabor e de sua textura. Além disso, suporta muito bem baixas temperaturas, resistindo a até 16ºC e adapta-se muito bem à alimentação industrializada.
O que mais você precisa saber sobre a criação de peixes em tanques?
Veja os principais detalhes para você começar a planejar sua criação de peixes em tanques:
Os motivos para a utilização do tanque, seus diferentes formatos e materiais, funções e vantagens. Bem como as espécies mais adaptáveis a esse sistema de criação.
Optar por esse modo de criação pode ser motivado por interesses comerciais ou apenas ornamentais. Independente do motivo é necessário saber quais são as vantagens e desvantagens de cada material e de cada formato para a espécie que você deseja criar.
Fique atento aos detalhes da profundidade do tanque, o quanto o tanque permitirá que você observe a saúde dos peixes, possíveis doenças, infiltrações e também o quanto o tanque permite o surgimento de vida microbiológica que será boa e saudável para os peixes.
Além disso, para qualquer criação de animais é extremamente necessário consultar um veterinário especialista para auxiliar em todos os outros detalhes para uma criação de sucesso!
É formado em Letras pela USP - Inglês e Português.
Ama todos os animais: grandes, pequenos, "bonitos" e "feios", ferozes ou amáveis!
Entre outros textos e letras, contribui com toda dedicação ao blog, para difundir cada vez mais o respeito aos bichinhos e a integração das pessoas aos animais que convivem em nosso planeta!