O tempo de vida dos animais é diverso!
Enquanto alguns animais vivem, facilmente, por mais de 100 anos, outros nunca chegam a comemorar seu primeiro ano de vida. O tempo de vida dos animais é diverso e pode variar muito dependendo da espécie, ambiente, estilo de vida, condições de criação e diversos outros fatores.
Nesse artigo, apresentaremos o tempo de vida de alguns animais domésticos como cachorro, gato, calopsita, periquito, papagaio, cacatua, galinha, e muitos outros animais domésticos. Será apresentado, também, o tempo de vida de animais selvagens como mamíferos, répteis, anfíbios, aves, peixes e insetos. Além disso, citaremos dez dos animais com maior tempo de vida.
Tempo de vida dos animais domésticos
Mesmo entre os animais domésticos, que normalmente vivem em ambientes mais controlados, o tempo de vida pode variar bastante. Confira a seguir o tempo de vida dos cachorros, gatos, periquitos, papagaios, cacatuas, galinhas, patos, cavalos, roedores, cabras, ovelhas, bois e canários.
■Cachorro
O tempo médio de vida de um cachorro, usualmente, varia entre 10 e 13 anos. No entanto, a raça e as condições de vida do animal podem contribuir para que ele viva mais ou menos tempo. As maiores raças de cães, por exemplo, tendem a viver menos, entre 7 e 8 anos.
Enquanto isso, os vira latas, saudáveis e em boas condições de vida, podem viver por até 18 anos. Diferente do que ocorre com os animais em geral, em que normalmente as maiores raças vivem mais, com os cachorros ocorre o contrário, as raças pequenas tendem a viver por mais tempo.
■Gato
Na natureza, a expectativa de vida geral dos gatos é de 12 a 16 anos. No entanto, isso varia muito de acordo com a raça dos felinos. Os gatos Persa, por exemplo, vivem entre 10 e 17 anos, em média.
Segundo o livro dos recordes - Guinness book - o gato que viveu por mais tempo no mundo chegou a completar 38 anos e 3 dias de vida. No entanto, bem cuidados, alimentados, saudáveis e com acompanhamento veterinário, mesmo os gatos comuns, podem viver por cerca de 20 anos.
■Calopsita
Em geral, o tempo de vida de uma calopsita varia entre 10 e 15 anos. Esse tempo é o reflexo do habitat das calopsitas. Aquelas que vivem livremente na natureza, estão expostas aos perigos de seus habitats e são dependentes da caça para se alimentar. Algo que diminui sua expectativa de vida
Enquanto isso, as calopsitas criadas em cativeiro - ambientes controlados - tendem a viver mais, passando facilmente dos 20 anos de vida. Um dos registros de calopsita com maior tempo de vida foi registrado nos Estados Unidos, onde um animal dessa espécie chegou aos 32 anos.
■Periquito
Os periquitos são um exemplo de animais que vivem mais tempo na natureza do que em cativeiro. Na natureza, eles podem viver até os 18 anos de idade. Enquanto isso, em cativeiro, o tempo médio de vida dessa espécie varia entre 12 e 15 anos.
Além dos cuidados básicos e boa alimentação, criar um periquito na companhia de outro animal da mesma espécie também pode contribuir para aumentar a expectativa de vida. Isso porque os periquitos são extremamente sociáveis e não vivem bem sozinhos.
■Papagaio
O papagaio é um animal doméstico que poderá fazer companhia ao seu dono durante boa parte da vida, isso porque o tempo de vida desses animais é de cerca de 60 anos, mas pode variar entre 30 e 75 anos dependendo da espécie, saúde e condições de vida do animal.
Mesmo vivendo por um tempo considerável, alguns papagaios ainda extrapolam as expectativas. Segundo o que se tem de registro, o papagaio mais velho do mundo completou 94 anos em 2020.
■Cacatua
Cacatuas são aves domésticas bem populares. Seu tempo de vida varia entre 40 e 60 anos. No entanto, dependendo da espécie, elas podem viver por mais ou menos tempo. Segundo registros, existem cerca de 20 espécies de cacatuas espalhadas pelo mundo.
Entre as diferentes espécies de cacatua, a expectativa de vida varia bastante. Um exemplo é a Cacatua-de-crista-amarela cuja expectativa de vida fica entre 20 e 40 anos de idade. Já a Cacatua-branca, em cativeiro, pode viver até os oitenta anos de idade. Certificada pelo livro dos recordes, a cacatua mais velha do mundo morreu, em Chicago, aos 83 anos.
■Galinha e pato
As galinhas, usualmente, vivem entre 5 e 10 anos de idade até morrerem de causas naturais. As galinhas caipiras, no entanto, podem atingir os 12 anos de vida como máximo de sua longevidade. Essas estimativas servem também para os galos, os machos da espécie.
O tempo de vida dos patos também varia muito de acordo com a raça e a criação do animal. Em média, um Pato-real vive entre cinco e dez anos. Já um pato caseiro tende a viver entre dez e vinte anos de idade. No entanto, em cativeiro, um pato pode chegar aos 50 anos de idade.
■Cavalo
Um cavalo, quando bem cuidado e em boas condições de saúde, pode viver entre 25 e 30 anos. O tempo de vida desse mamífero pode ser descoberto quando observadas algumas características do animal como a cor e a quantidade dos dentes, além da mordida e mastigação do animal.
Na comparação, um ano de vida do cavalo representa cerca de seis anos e seis meses de vida de uma pessoa. Até onde se tem registro, o cavalo mais velho do mundo viveu no século XVIII e chegou aos 62 anos.
■Roedores
Alguns roedores também são excelentes opções de animais de estimação, principalmente, para quem não dispõe de tanto espaço em casa. Mantidos saudáveis e em boas condições, os hamsters, um excelente exemplo de roedor doméstico, podem viver até os três anos de idade.
A chinchila também é uma espécie de roedor ideal para se ter como companhia, além disso, ela vive bem mais. O tempo de vida desse animal é de aproximadamente 20 anos. Além dos animais já citados aqui, o porquinho da índia também pode ser um roedor doméstico. Seu tempo de vida varia, em média, entre 5 e 8 anos.
■Cabra e ovelha
Existem cerca de 230 espécies de cabras no mundo, sendo assim, o tempo de vida desse animal pode variar bastante. Uma cabra vive em média entre 15 e 18 anos. No entanto, alguns criadores afirmam que as cabras domésticas vivem entre 10 e 13 anos, sendo que as fêmeas da espécie costumam viver mais que os machos.
A ovelha tem uma expectativa de vida bem próxima das cabras. Esses animais costumam viver, em média, entre dez e doze anos. O mesmo vale para os carneiros, machos da espécie. No entanto, as ovelhas domésticas podem chegar aos 14 anos de idade, aproximadamente.
■Boi
O boi criado para o abate, normalmente, vive somente por cerca de 18 meses, ou seja, um ano e seis meses. Em condições naturais, no entanto, o tempo de vida do boi varia entre 15 e 20 anos, podendo chegar aos 22, dependendo das condições de criação do animal, prevenção de doenças, vacinação e outros.
As vacas, fêmeas da espécie, possuem uma expectativa de vida parecida, vivendo em média cerca de 15 anos, em condições naturais e com os devidos cuidados.
■Canário
O tempo de vida médio de um canário macho, em cativeiro, é de aproximadamente 10 anos. Já as fêmeas da espécie vivem menos, entre quatro e seis anos, aproximadamente. No entanto, o Canário belga, uma variação especificamente doméstica dessa ave, pode viver tranquilamente até os 20 anos.
Assim como outros animais, o tempo de vida dos canários também pode variar bastante de acordo com a espécie/raça. Além dos tipos já citados aqui, existe também o Canário-da-terra, que vive em média por 12 anos.
Tempo de vida dos animais selvagens
Assim como acontece com os animais domésticos, o tempo de vida dos animais selvagens também varia bastante e é influenciado por diversos fatores. Confira a seguir, a expectativa de vida de mamíferos, répteis, anfíbios, aves, peixes e insetos.
■Mamíferos
Existem diversos tipos de animais mamíferos, o homem é um deles e vive em média entre 70 e 90 anos. Algumas espécies, como o cachorro e o cavalo, por exemplo, já foram citadas neste artigo.
O tempo de vida de outros mamíferos varia bastante, enquanto um canguru vive por cerca de 11 anos, um burro e um esquilo podem viver até os 11, o carneiro e a girafa viveram entre os 14 e os 15 anos de idade e camelo tem expectativa de vida de até 50 anos.
■Répteis
O tempo de vida dos répteis também pode ser bastante distinto dependendo da espécie. No entanto, alguns dos animais com maior expectativa de vida são répteis. Uma Tartaruga-das-galápagos, por exemplo, pode viver até 170 anos. Já as tartarugas comuns vivem, em média, por até 100 anos.
Outro réptil que vive bastante tempo é o crocodilo, cujo tempo de vida é de, aproximadamente, 70 anos. Mas não se engane, nem todos os répteis têm expectativas de vida tão longas, um lagarto, por exemplo, vive em média até os 13 anos, e as jiboias 22 anos.
■Anfíbios
Os anfíbios são animais vertebrados cujo ciclo de vida, normalmente, se divide entre uma fase terrestre e uma fase aquática, alguns exemplos mais conhecidos de animais anfíbios são o sapo e a salamandra.
Um sapo comum vive em média entre 10 e 12 anos de idade, já o Sapo-cururu pode chegar mais facilmente aos 15 anos de vida. A rã tem tempo de vida médio de nove anos, enquanto as salamandras vivem mais, até os 25 anos, aproximadamente.
■Aves
O tempo de vida das aves também muda bastante de espécie para espécie, no entanto, a média aproximada da expectativa de vida das aves mais, varia entre os 30 e os 70 anos.
Enquanto um Pica-pau vive apenas cerca de 16 anos, uma coruja 23 e um pinguim e uma gaivota vivem até cerca dos 30 anos de idade, os avestruz e as garças vivem, em média, 50 anos, os corvos 65 anos. Ainda tem os incríveis papagaios, que podem chegar até os 75 anos de idade.
■Peixes
Em todo o mundo existem mais de 24 mil espécies de peixes. Então, é de se imaginar que a expectativa de vida dos animais aquáticos irá variar bastante de uma espécie para outra. Mesmo assim, algumas das espécies de animais que vivem por mais tempo são encontradas em mares e oceanos.
Enquanto uma truta, por exemplo, vive cerca de 23 anos, um Tubarão-branco vive entre 15 e 30 anos, um Tubarão gigante vive por 25 anos, normalmente, uma enguia tem expectativa de vida de 40 anos e um linguado - também conhecido como peixe Solea - pode viver até os 70 anos de idade.
■Insetos
O tempo de vida dos insetos é relativamente curto e quase insignificante se comparado ao de alguns outros animais. Os machos do pernilongo, por exemplo, vivem naturalmente por apenas oito dias, já as fêmeas dessa espécie podem viver até os 30 dias.
Outro inseto que também vive apenas por questão de dias é o Bicho-da-seda, que vive, em média, 15 dias. Já os machos das abelhas podem viver até os cinco meses e os gafanhotos até os sete. As formigas vivem mais, com seu tempo médio de vida podendo chegar a um ano.
O inseto que mais vive, por incrível que pareça, é o cupim. A rainha cupim, para ser mais exato. Embora alguns cientistas acreditem que a cupim rainha possa viver até 100 anos, hoje já se sabe que a rainha de um cupinzeiro pode viver até 50 anos, dependendo da espécie.
Conheça os animais com mais tempo de vida
Mesmo que a maioria dos animais, principalmente, selvagens não atinja sua idade máxima por diversas circunstâncias, algumas espécies apresentam expectativas de vida impressionantes. Confira a seguir os dez animais que viveriam por mais tempo em condições ideais.
■Arara
As araras são aves psitaciformes, marcadas pela cauda longa e por seu bico resistente. Em condições ideais de saúde, alimentação e no ambiente certo, as araras podem viver entre 60 e 80 anos. Por isso, elas ocupam o décimo lugar nessa lista de animais que vivem por mais tempo.
O habitat natural das araras são as florestas tropicais. No entanto, mesmo vivendo por tanto tempo, essas aves estão ameaçadas de extinção devido ao comércio ilegal de animais e também ao desmatamento e queimadas que atingem o ambiente em que elas vivem.
■Elefante africano
Com expectativa de vida de 70 anos, na natureza, o elefante africano ocupa o nono lugar desta lista. Além disso, a espécie é conhecida como uma das maiores - se não a maior - espécie de animal terrestre conhecida.
Enquanto as fêmeas atingem a idade de reprodução ao 10 ou anos de idade, o macho do elefante africano só atinge a maturidade sexual aos 20 anos. Cada gravidez desta espécie dura em média 22 meses e as fêmeas podem dar a luz a cerca de sete novos elefantes, no total.
■Enguia de atum longo
Encontradas principalmente na Austrália e Nova Zelândia, as enguias de atum longo ocupam o oitavo lugar na lista de animais com o maior tempo de vida. Elas vivem, usualmente, até os 60 anos de idade. No entanto, contrariando as expectativas, a enguia de atum longo mais velha do mundo chegou aos 106 anos.
Apesar do longo tempo de vida, a enguia de atum longo só se reproduz uma vez. Esses animais rumam para o Oceano Pacífico na época de reprodução e morrem logo após a desova.
■Tartaruga gigante de Galápagos
As tartarugas em si já são animais com tempo de vida bem longo. A tartaruga gigante de Galápagos, no entanto, chama a atenção por sua expectativa de vida extraordinária, podendo ultrapassar facilmente os 100 anos de vida. Como indica o nome, essas tartarugas são originárias das Ilhas Galápagos, sendo uma espécie de répteis herbívoros que podem chegar a 1,5 m de comprimento.
Um caso famoso de tartaruga longeva, é o do Jonathan, que vive na ilha Santa Helena, em território britânico. O Jonathan é uma tartaruga-das-seychelles, e é reconhecido como o animal terrestre mais velho do mundo, com a sua idade estimada em 189 anos.
■Ouriço-do-mar Vermelho
Não é um animal que você vai encontrar facilmente por aí, mas o ouriço-do-mar-vermelho é conhecido pelos estudiosos da vida marinha por ser praticamente imortal. Esses animais podem viver até mais de 200 anos sem registrar qualquer tipo de sinal de envelhecimento, sendo um ouriço-do-mar-vermelho de 100 anos tão ativo quanto um jovem da mesma espécie.
Apesar do tempo de vida longo, o ouriço-do-mar-vermelho é muito mais propenso a morrer como refeição de algum outro animal do que de causas naturais, como envelhecimento ou doença. Ainda sim, ele ocupa o sexto lugar na lista de animais com tempo de vida mais longo.
■Peixes Koi
A maior parte dos animais dessa lista são aquáticos e o nosso quinto lugar é um deles. Originário do Japão, o peixe koi vive, aproximadamente, 40 anos. No entanto, as condições certas podem prolongar expressivamente o tempo de vida desses animais.
Até onde se tem registro, o peixe koi a viver por mais tempo alcançou os 226 anos de idade. Os cientistas teriam sido capazes de determinar sua idade por meio da contagem dos anéis de crescimento presentes em suas escamas. O peixe koi mais velho do mundo morreu em 1977.
■Baleia-da-groenlândia
Também um animal aquático, o quarto lugar dessa lista pertence ao mamífero que vive por mais tempo, a baleia-da-groenlândia. Esses animais ultrapassam facilmente o tempo de vida de 200 anos.
Conhecida também como baleia franca da Groenlândia, baleia polar e baleia russa, a baleia-da-groenlândia, além do tempo de vida impressionante, apresenta também peso e altura espetaculares. Classificado como o quinto maior mamífero da terra, a baleia-da-groenlândia pode chegar até os 18 m de altura e pesar mais de uma tonelada.
■Tubarão-da-groenlândia
Vivendo a vida muito lentamente, o tubarão-da-groenlândia é o animal vertebrado com maior tempo de vida, vivendo aproximadamente entre 300 e 500 anos. Esses animais crescem cerca de 1 cm por ano e as fêmeas só atingem a idade adulta aos 100 ou 150 anos de idade.
Segundo uma pesquisa publicada pela revista Science, em 2016, uma fêmea do tubarão-da-groenlândia, que viveu até os 400 anos de vida, seria o animal vertebrado a viver por mais tempo no mundo.
■Ocean Quahog
Já ouviu falar em Ocean Quahog? Não? Não se preocupe! Ocupando o segundo lugar na lista de animais que vivem por mais tempo, eles nada mais são do que moluscos comestíveis nativos do Oceano Atlântico Norte que vivem cerca de 400 anos.
Segundo registros, um Ocean Quahog de 507 anos foi capturado na costa da Islândia em 2006 e seria o animal dessa espécie mais velho do mundo. Para determinar a idade desses animais, os cientistas realizam a contagem dos anéis de crescimento presentes nas cascas dos moluscos.
■Água-viva imortal
Sim, é isso mesmo que você leu. O animal a viver por mais tempo, primeiríssimo lugar nessa lista de animais com maior tempo de vida, é a água-viva imortal. Com nome científico de Turritopsis nutricula, a água-viva imortal possui uma incrível capacidade de regeneração, que a permite driblar qualquer tipo de lesão ou doença e, até mesmo, a velhice.
Sendo assim, quando exposta a qualquer situação de ataque ou estresse, a água-viva imortal ativa seu processo de rejuvenescimento. Devido a essa sua habilidade natural impressionante, a água-viva imortal só pode morrer se sofrer danos pesados, que comprometam a sua habilidade de regeneração.
O cuidado aumenta o tempo de vida dos animais!
Como você pode perceber ao ler esse artigo, o tempo de vida dos animais é diverso e pode variar bastante por inúmeros motivos, desde a espécie, as condições de vida e saúde do animal, além de muitos outros. No entanto, um animal com alimentação adequada e demais cuidados básicos tem tudo para viver por mais tempo.
Algumas atitudes humanas podem ajudar a elevar as expectativas de vida tanto dos animais domésticos quanto dos animais que vivem soltos na natureza. Por exemplo, a preservação dos habitats naturais dos animais silvestres - como florestas e oceanos - ajudará a fazer com que eles atinjam seu tempo de vida ideal. Já o acompanhamento veterinário regular, alimentação adequada e prática de atividades físicas fará o mesmo pelos animais domésticos.