Peixe Celacanto: veja características, alimentação e curiosidades

Peixe Celacanto: veja características, alimentação e curiosidades

Você conhecerá uma criatura que voltou da extinção para contar sua história. Quer saber mais sobre o Celacanto? Conheça a seguir esse incrível fóssil vivo!


O Celacanto é um verdadeiro fóssil vivo!

Coelacanthe

O Celacanto é uma criatura misteriosa que ressurgiu da extinção certa. Ele é chamado de peixe fóssil, pois sua estrutura vem de milhares de anos, sendo um ancestral vivo de diversos animais. Neste artigo vamos conhecer mais sobre esse ser tão intrigante. Também vamos entender suas características diferentes, como se alimenta, seu habitat e seu comportamento.

O Celacanto possui uma relevância maior do que sua aparência sugere. Por ele ser um fóssil vivo ele pode ajudar a compreender os impactos das ações humanas e a estabelecer medidas protetivas da vida marinha. Isso e mais sobre o fóssil vivo, você confere a seguir.

Características gerais dos Celacantos

O Celacanto possui traços que não existem mais em peixes atuais. Neste tópico, vamos acompanhar as características únicas deste animal, desde o seu nome, passando pela composição de corpo e até seu habitat.

Nome

O peixe foi descoberto por volta de 1938. A tecnologia da época era limitada e o processo de verificação era demorado. Portanto, algum tempo passou até que houvesse a confirmação de ser uma espécie já conhecida e tida como extinta.

Em 1939, um pesquisador deu a descrição completa e afirmou se tratar de uma espécie já tida como eliminada. O professor J.L.B. Smith fez uma homenagem a pesquisadora que havia descoberto o peixe, a pesquisadora Courtney-Latimer. Assim sendo, o peixe foi batizado cientificamente de Latimeria Chalumnae.

Características visuais

Pelo fato do Celacanto ser considerado um fóssil vivo, um animal que estaria em processos evolutivos de estágios passados, ele guarda características únicas para um peixe atual. Seu corpo é incomum, por exemplo: ele pode desdobrar o crânio e aumentar drasticamente o tamanho da boca e suas barbatanas são carnudas e lobuladas.

Estas barbatanas se estendem para longe de seu corpo, como se fossem pernas, e se movem em padrão alternado. Suas escamas são grossas, algo que até então só havia em peixes extinto. Ele também possui um órgão eletrossensorial no rosto, que usa para sentir a presença de outros peixes ao redor.

Alimentação

Os Celacantos são peixes que vivem em grandes profundidades, cerca de 150 a 240 m. Eles preferem estar próximos de costas rochosas e próximos a ilhas vulcânicas. Por estarem no fundo do mar, se alimentam dos seres que por ali encontram.

Dentre a sua dieta comum estão: peixes, choco, lulas, polvos e outros cefalópodes do fundo do oceano. O Celacanto é um animal espreitador, ele aguarda passivamente e ataca certeiro alguma presa que estiver vagando desavisada. O modo de ataque é abrir subitamente a bocarra e comer o a presa desprevenida.

Distribuição e habitat

Os Celacantos gostam de águas com clima temperado, pois há pouca variação de temperatura. Quanto a profundidade, eles são habitantes das chamadas "zonas crepusculares", que são aquelas que a luz do sol não consegue penetrar, logo, são muito escuras.

Os Celacantos estão distribuídos em diversos pontos, tais como: ilhas Comores, ao longo da costa leste da África e próximos da Indonésia. Eles têm preferência por cavernas submersas, próximas a depósitos de lava submarina.

Comportamento do peixe

O Celacanto também é uma criatura desconfiada. Não a toa ele passou tanto tempo despercebido dos olhos dos pesquisadores. Some isso ao fato de ele viver em zonas crepusculares dos oceanos, mais precisamente em cavernas submersas, e você terá um animal de difícil identificação.

Os Celacantos são geralmente noturnos, outro elemento que dificulta o encontro. Eles tendem a sair de suas cavernas apenas para buscar alimento. E, durante a caça, seguem uma abordagem de emboscada, ou seja, camuflar-se ou esconder-se para capturar a presa desprevenida. Por todos esses traços, o Celacanto é um peixe altamente arisco e prefere estar escondido.

Reprodução

O modelo de reprodução do Celacanto é o ovovíparo, o qual consiste em uma fecundação interna dos óvulos da mãe, seguido de uma gestação também interna dos embriões. O parto culmina em filhotes completamente formados e desenvolvidos.

Durante a gestação, os filhotes se alimentam do saco vitelino que os engloba, eles literalmente comem o "ovo" que fazem parte. A gestação pode durar até um ano inteiro e a mãe pode gerar de 8 até 26 bebês saudáveis.

Algumas curiosidades sobre o Celacanto

Dentro da história animal, é muito raro que um ser já considerado extinto "retorne das cinzas". O Celacanto é completamente diferente de seus parentes do oceano. Logo, nesta seção, falaremos sobre curiosidades e características que fazem do Celacanto um animal bem diferente.

Já foi considerado extinto

Existe uma razão muito clara para o Celacanto também ser chamado de "peixe fóssil vivo". Durante muito tempo acreditou-se que se tratava de uma criatura extinta, pois os fósseis desses animais datavam de cerca de 400 milhões de anos. Logo, era inimaginável encontrar algum exemplar vivo dessa espécie.

Porém, em 1938, mais precisamente, na costa da África do sul, um deles foi capturado em uma rede de pesca. Por sorte, o capitão do navio conhecia alguns pesquisadores e rapidamente entrou em contato. Foi necessário um especialista apontar que aquela espécie era considerada extinta para que a criatura tivesse seu devido reconhecimento e atenção.

Registro fóssil da espécie

Ter amostras de comportamento e progressão genética dos Celacantos podem nos dar pistas sobre o processo de mudanças climáticas e como estas podem ter interferido nos números da espécie. A preferência dos Celacantos por águas temperadas, já é uma pista que sugere uma fragilidade a flutuações do clima.

Há um grupo de pesquisadores que afirmam que compreender os habitats dos Celacantos ajuda a desenvolver medidas de proteção climática mais precisas. Uma vez que é possível entender como o peixe fóssil desapareceu, torna-se mais fácil ajudar a preservar outras espécies marinhas.

A evolução deste peixe é algo fascinante

Por mais que o Celacanto seja chamado de fóssil vivo, sua história evolutiva é controversa. Há várias hipóteses que concorrem para explicar como o processo evolutivo desse peixe aconteceu. Isso acontece pois eles possuem diversas características incomuns a peixes contemporâneos, algo que levanta mais dúvidas do que respostas.

Em meio a diversas questões e discussões, os cientistas concordam que se trata de um peixe ósseo, diferente dos cartilaginosos, e que seria um elo dos tetrápodes, antigos vertebrados de quatro patas. O que acaba colocando o Celacanto como um dos possíveis ancestrais dos primitivos animais terrestres.

Até um século da vida

O Celacanto é uma criatura que porta a história consigo. Em tempos antigos, os ciclos de vida eram mais longos e demorados, sendo o peixe fóssil um reminiscente desse período. Previamente, imaginou-se que o Celacanto vivia apenas 20 anos. Porém, estudos feitos de marcas em suas escamas, semelhante aos anéis das árvores, sugerem que eles vivem até 100 anos.

Tendo um período de vida extremamente prolongado, há estimativas que apontam que eles se reproduzem apenas após a metade de sua vida. Somado a isso, há outras análises que sugerem que a gestação pode durar cinco anos.

Estado de conservação

O estado de conservação dos Celacantos é um tanto incerto, pois por se tratar de um peixe que vive em grandes profundidades é pouco preciso fazer uma estimativa de seus números. Pesquisadores tem feito mergulhos para estudar o estado do habitat e fazer contagem dos Celacantos.

Por contagem, são encontrados, em média, 60 unidades. Esse número pode variar para 40 dependendo da época do ano. Assim sendo, a estimava de números gerais, considerando as áreas que já foram encontrados, varia em torno 600 a 700 unidades, o que caracteriza uma espécie em sério risco.

Não é tão interessante para o consumo

O termo "celacanto" significa "coluna oca", pois o animal possui um fluido que preenche a sua coluna dorsal. Adicione o fato de que ele possui bolsas de óleo em seu corpo, como parte do seu metabolismo, e você terá uma criatura viscosa, mesmo sendo um peixe com ossos.

Todos esses traços conferem ao Celacanto um sabor altamente desagradável. Inclusive, estima-se que tubarões não os comam pelo seu sabor forte e, possivelmente, causar doenças. Logo, ele não é considerado viável para o consumo humano, não apenas pela grande oleosidade, mas pela possibilidade de transmitir doenças.

O Celacanto e a própria história viva!

Celacanto

O Celacanto é uma oportunidade para a biologia e para a climatologia em forma de animal. É raro animais considerados já extintos voltarem a serem vistos, ainda mais um que possui estruturas datadas de milhares de anos.

Muito do que se acreditava acerca do Celacanto mudou após seu ressurgimento. Foi mudada a idade estimada de vida e sua capacidade reprodutiva. Isso somado ao fato de que sua migração, no decorrer dos anos, oferece um mapa das mudanças climáticas, ele é um animal que conta uma história.

O fóssil vivo também exibe pistas claras sobre como o processo evolutivo pode ter ocorrido. Apesar de responder algumas perguntas, ele levanta outras dúvidas sobre como os elos do desenvolvimento animal se conectam. Essas características destacam o Celacanto de todos os animais conhecidos, fazendo com que ele seja um fóssil vivo e observável, levando o entendimento humano um passo adiante.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Confira aqui como acontece o crescimento do Shih Tzu, no tamanho e no peso, do primeiro mês até a fase adulta, além dos cuidados com a raça.


Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

A surucucu pico-de-jaca é uma cobra enorme e com um poderoso veneno que pode matar rapidamente. Veja aqui características marcantes desta espécie.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.