Conhece o furão do Ártico? Confira curiosidades sobre o animal!

Conhece o furão do Ártico? Confira curiosidades sobre o animal!

Neste artigo, contamos algumas curiosidades sobre a doninha do Ártico, parente próxima do furão. Leia tudo e surpreenda-se aqui!


Furão do Ártico: um dos animais mais fofos que você vai ver hoje. Conheça!

Furão do Ártico sobre a neve

Com a pelagem inteiramente branca e um rosto muito simpático, o furão do Ártico é um animal realmente encantador. Essa espécie não é nada comum no Brasil, um país tropical, mas vale a pena conhecer mais sobre os hábitos desse bichinho curioso.

Como já deu para entender pelo nome, esse mamífero é natural de regiões bastante frias como leste e norte europeu, Rússia, Canadá, Estados Unidos e o estado do Alasca. A domesticação do furão do ártico não é adequada, principalmente por fazer parte de uma linhagem considerada em perigo de extinção.

Apesar da popularização do nome “furão” entre os amantes da natureza, “doninha do Ártico” é o termo correto para defini-lo, ou ainda a nomeação científica Mustela nivalis nivalis. Continue acompanhando este artigo para ler mais detalhes a respeito desse raro animal!

Características do furão do Ártico

Furão do Ártico sobre vegetação congelada

Fisicamente, o furão do Ártico destaca-se pela cor branca que está presente em todo o seu corpo. Por outro lado, os olhos escuros e pequenos chamam a atenção pelo contraste com a pele. Saiba mais sobre o mamífero ao longo dos tópicos seguintes.

Origem do furão do Ártico

Os locais que têm neve durante a maior parte do ano são o habitat preferido das doninhas do ártico. Esse animal surgiu no Canadá e também nos países frios da Europa e da Ásia. Ao longo dos séculos, foi introduzido em outros territórios do globo por meio da ação humana.

Acredita-se que em decorrência do avanço do aquecimento global e, consequentemente, com a diminuição da neve, o furão do Ártico esteja em risco de extinção. Isso acontece porque a camada branca no solo serve como um ótimo modo de camuflagem. Sem ela, a doninha estaria mais visível aos predadores.

Características físicas do furão do Ártico

Curiosamente, a doninha do Ártico é o menor animal carnívoro do mundo existente atualmente. Ele possui em média 23 centímetros de comprimento na fase adulta, resultando em um corpo bem alongado.

Em comparação com os parentes furões domésticos tradicionais, a espécie de pelo branco tem a metade do tamanho. Isso proporciona bastante agilidade para entrar e sair de esconderijos como buracos na vida selvagem.

Comportamento e temperamento do furão do Ártico

Apesar de fofos, os furões do ártico podem ser bem agressivos quando interagem com seres humanos ou animais de outras espécies. Aliás, eles são ótimos caçadores carnívoros, atacando presas menores sempre que precisam.

A doninha é um animal bem inteligente e curioso, além de explorador. Assim como os furões, gastam bastante energia correndo e pulando entre árvores e pedras.

Hábitos da doninha do Ártico

Na natureza, esse animal costuma ter hábitos predominantemente noturnos. Durante o dia, ficam escondidos em buracos ou tocas. Além do mais, essa é uma espécie solitária, que prefere viver sozinha, a não ser durante o período de reprodução.

Sabendo disso, dificilmente será possível ver uma doninha do Ártico debaixo do sol em seu habitat natural.

É possível criar um furão do Ártico?

Furão do Ártico sobre a neve

Por ser um animal silvestre, o furão do ártico não é tão dócil quanto o furão típico encontrado em lojas de pets. Fora isso, é imprescindível ter documentos autorizados para criar qualquer bicho exótico como animal de estimação. Essa autorização pode ser bem difícil de ser adquirida, principalmente em países que não fazem parte do habitat da espécie.

Alimentação: o que o furão do Ártico come?

Como mencionamos anteriormente, a doninha do Ártico é um animal carnívoro. Isso significa que ela caça e se alimenta de outras classes de animais, principalmente cães da pradaria, ratos e outros roedores maiores.

Em outros casos menos comuns, o furão também pode comer certos tipos de insetos, répteis, anfíbios, aves, coelhos e peixes. Seu metabolismo é acelerado e exige alimentação constante.

A doninha do Ártico pode ser domesticada?

A situação da doninha do Ártico na natureza é delicada, afinal, vários especialistas veem a espécie em perigo de extinção. Com isso, a domesticação do animal não é recomendada, justamente por oferecer riscos à continuação da linhagem.

Com isso em mente, quem vive em regiões que são habitadas por furões do ártico deve ter consciência ao tentar transportá-las.

O furão do Ártico não pode ficar preso

Esse animal raro na natureza precisa de muito espaço para gastar sua energia. Por esse motivo, é normal que corram em alta velocidade e também subam e desçam de árvores. Esse comportamento é refletido no furão comum, que gosta de ficar solto quando criado em casa.

Assim como seu parente, o furão do Ártico não pode ficar preso em gaiolas pequenas. Além do mais, caso estejam em cativeiro por algum motivo, as dimensões da gaiola devem ser bem grandes e amplas.

Clima ideal para a espécie

Outro motivo que torna a domesticação do furão do Ártico inviável em países quentes como o Brasil é o seu habitat. A neve é um componente fundamental para a sobrevivência da espécie. Inclusive, a pelagem branca que difere a Mustela nevalis nevalis das doninhas-de-patas-pretas foi uma condição adquirida por meio da evolução.

Curiosidades sobre o furão do Ártico

A doninha do Ártico é um animal independente e não está habituada a conviver com outros seres vivos. Confira a seguir algumas curiosidades interessantes que foram descobertas sobre esse mamífero.

Tamanho e peso do furão do Ártico

O furão macho costuma ser maior do que as fêmeas. Enquanto a espécie do sexo masculino tem entre 17 e 26 centímetros de comprimento, a doninha do sexo feminino possui entre 15 e 19 centímetros.

Além do tamanho reduzido, esses animaizinhos também são leves. Os machos maiores podem chegar a 170 gramas, enquanto as fêmeas não costumam passar dos 65 gramas.

Expectativa de vida

A doninha do Ártico tem uma expectativa de vida variável, que pode durar de 2 a 4 anos, de acordo com a região em que se encontra e da disponibilidade de recursos para sobreviver. Isto é, quanto maior for a quantidade de presas, mais tempo o animal irá viver.

Além do mais, a média de idade do furão depende do estado da natureza. Com o aquecimento global, estudos constatam a redução da população de doninhas do ártico no meio ambiente.

Reprodução

Cada gestação da doninha do Ártico fêmea pode gerar de 4 a 6 filhotes na maioria dos casos. O período de acasalamento tem início em fevereiro e, após pouco mais de um mês, as crias nascem.

Os kits, como é chamada a ninhada, dependem da mãe para a amamentação. Alguns meses depois, os furões filhotes começam a conquistar a independência.

Conheça também o furão doméstico

Furão doméstico sendo segurado

Se você ficou encantado pela doninha do ártico, poderá ter um parente próximo desse animal como pet de forma legalizada. O furão comum é permitido no Brasil, sendo encontrado em diversas lojas com a venda autorizada e pouca burocracia.

Criadores autorizados de furão

Grandes lojas de animais de estimação costumam ter furões domésticos à venda. Apesar de serem considerados exóticos (ou seja, que não pertencem à fauna brasileira), existe autorização para criá-los em casa.

No momento da compra, certifique-se de que está negociando com um criador autorizado pelo IBAMA.

Criatórios e petshops especializados em furão

Contar com a confiança de lojas especializadas em criação de furão doméstico é fundamental. Nunca compre artigos que não são apropriados para esse animal, ou então a saúde do pet será prejudicada.

Algumas lojas que são referência no Brasil em animais domésticos são Cobasi e Petz. Além delas, a Ferrets é exclusiva em artigos para o furão.

Quanto custa um furão?

Por ser um animal importado, o preço de um furão pode ser bem caro. O valor varia entre R$1.000,00 e R$4.000,00. Quanto mais raro, maior será o preço da aquisição.

Lembre-se que existem diversos outros gastos para cuidar do furão ao longo da vida. Com isso, o orçamento sempre deverá considerar a compra de gaiola, alimentação apropriada, equipamentos, consultas em veterinários e vacinas.

Outros cuidados importantes

O furão de estimação é um ótimo companheiro, portanto dedique o máximo de seu tempo e atenção para interagir com ele. Tenha cuidado para não mantê-lo preso na gaiola por muitas horas, já que essa espécie precisa gastar energia constantemente.

O furão do Ártico deve ser preservado

Furão do Ártico sobre a neve

A doninha do ártico é um ser vivo realmente especial. Mesmo pequena, destaca-se como uma ótima predadora na natureza e possui uma beleza peculiar. No entanto, por ser um animal silvestre, sua domesticação não é apropriada.

Agora que você já conhece as principais características da doninha do ártico, não deixe de ler outros artigos para aprender mais sobre outros animais incríveis!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Confira aqui como acontece o crescimento do Shih Tzu, no tamanho e no peso, do primeiro mês até a fase adulta, além dos cuidados com a raça.


Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

A surucucu pico-de-jaca é uma cobra enorme e com um poderoso veneno que pode matar rapidamente. Veja aqui características marcantes desta espécie.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.